13 curiosidades sobre os Lençóis Maranhenses pra sua viagem pra lá

Viajar pros Lençóis Maranhenses é o sonho de muitos brasileiros. E não é à toa. É um dos lugares mais bonitos do mundo e que chega a nos emocionar por tamanha beleza. Neste post damos dicas para quem está pensando em viajar para lá. Confira:

Curiosidades dos Lençóis Maranhenses

Veja algumas curiosidades dos Lençóis Maranhenses:

1. Os Lençóis Maranhenses não são perto de São Luís

Embora muita gente acredite que os Lençóis Maranhenses estejam bem próximos de São Luis, capital do Maranhão, não é bem assim que funciona.

Para quem vem de longe, o melhor é realmente pousar no aeroporto de São Luís e depois alugar um carro ou pegar um ônibus até a cidade de Barreirinhas, a mais estruturada para o turismo e que está a 262km da capital.

A viagem dura em média 4h. Ainda há a possibilidade de ficar hospedado em Santo Amaro. Dizem que lá a estrutura é menor do que em Barreirinhas, mas que os Lençóis são ainda mais bonitos.

Aproveite para ver mais detalhes sobre como chegar nos Lençóis Maranhenses.

Viajar pros Lençóis Maranhenses (Foto: Esse Mundo é Nosso)
2. Ingressos para os Lençóis Maranhenses

Pelo menos por enquanto não é cobrada nenhuma taxa para entrar no Parque Nacional dos Lençóis.

3. Quanto tempo ficar nos Lençóis Maranhenses

Quem quer viajar pros Lençóis Maranhenses deve saber que apenas um dia é muito pouco para explorar a região, além de ser muito corrido, há o risco de pegar o tempo fechado. Portanto, nada de chegar em Barreirinhas hoje e já ir embora amanhã. Faça tudo com calma para poder aproveitar de verdade.

Aproveite para ver onde ficar nos Lençóis Maranhenses e veja pousadas em Barreirinhas.

Viajar pros Lençóis Maranhenses (Foto: Esse Mundo é Nosso)

4. Passeio pelos Lençóis Maranhenses

Os passeios para os Lençóis Maranhenses costumam ser divididos em dois. Geralmente, em um deles você vai para um lado do parque, por exemplo o da Lagoa Bonita, e no outro você segue para o lado da Lagoa Azul.

Os passeios aos Lençóis Maranhenses são de meio dia. É possível fazer um de manhã e o outro à tarde, mas o ideal é que se faça um a cada dia.

5. Acesso aos Lençóis Maranhenses

Quem quer viajar aos Lençóis Maranhenses também deve saber que muitas vezes a escolha das lagoas que serão visitadas naquele determinado dia depende de como está o acesso até lá.

Quando estivemos em Barreirinhas, por exemplo, fomos para a Lagoa Bonita, já que o acesso à Lagoa Azul estava muito complicado

Viajar pros Lençóis Maranhenses (Foto: Esse Mundo é Nosso)

6. Trilha para os Lençóis

Falando em acesso complicado, a trilha para chegar aos Lençóis não é das mais tranquilas. Ao contratar o serviço, uma jardineira pega o turista em seu hotel e de lá segue por Barreirinhas até uma balsa. A travessia dura em torno de dez minutos.

Depois disso, a trilha começa de vez. Por quase 1h o carro passa por uma estrada de areia cheia de buracos e que chacoalha muito. E quando digo muito é muito mesmo. Se a pessoa costuma passar mal nestas situações, é melhor avaliar bem esta trilha para conseguir aproveitar o passeio.

7. Não esqueça a água e o protetor solar

Outra dica pra quem quer viajar pros Lençóis Maranhenses é levar água e protetor solar ao passeio. O parque não possui estrutura para atender esse tipo de necessidade, já que é um parque natural.

Logo na chegada, antes de subir para ver as dunas, há algumas barraquinhas que vendem refrigerantes, água e tapiocas, mas depois de subir, não encontramos nada. Na alta temporada é possível que exista alguém vendendo água em determinados locais, mas melhor não contar com a sorte.

Viajar pros Lençóis Maranhenses (Foto: Esse Mundo é Nosso)

8. Não existe sombra nos Lençóis Maranhenses

Os passeios costumam ser divididos em meio período cada porque não existe sombra no parque, além da areia clara que deixa o sol ainda mais forte. Por isso, é difícil aguentar passar tantas horas assim por lá. Além disso, prepare-se para andar bastante e ficar muito sujo de areia.

9. Não perca o pôr do sol nos Lençóis

O que praticamente toda pessoa diz para quem quer viajar pros Lençóis Maranhenses é “Não perca o pôr do sol”.

Talvez por isso o ideal seja escolher fazer o passeio depois do almoço. Desta forma, dá para aproveitar as dunas, tirar fotos e depois contemplar um pôr do sol inesquecível.

Viajar pros Lençóis Maranhenses (Foto: Esse Mundo é Nosso)

10. Melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses

A época de chuvas vai até o final de maio. Por isso é bom viajar pros Lençóis Maranhenses entre junho e setembro principalmente, que é quando as lagoas atingem os maiores níveis de água sendo junho e julho os melhores os meses.

Acompanhe sempre pela internet notícias para saber se choveu bastante e se as lagoas estão cheias ou não. Como tudo depende da natureza, nem sempre está tudo tão perfeito como imaginamos, já que as lagoas são formadas através da água da chuva.

Aproveite para ver o post que fizemos sobre a melhor época para viajar para os Lençóis.

11. Existem outros passeios além dos Lençóis Maranhenses?

Além dos Lençóis Maranhenses, existem outras atrações na região, como o passeio pelo Rio Preguiças, passando pelos povoados de Vassouras, famoso pelos macaquinhos, e por Mandacaru, que possui um forte com uma vista linda, além de uma parada em Caburé. Tem também ida a Atins, boia-cross, voo pelos Lençóis e muito mais.

Viajar pros Lençóis Maranhenses (Foto: Esse Mundo é Nosso)
12. Leve dinheiro aos Lençóis Maranhenses

Uma dica importante é não deixar de levar dinheiro vivo para Barreirinhas. Embora muitos lugares aceitem cartão, o sinal de internet não é dos melhores e nas barraquinhas próximas ao Parque, por exemplo, só é possível pagar com dinheiro.

13. Águas cristalinas

Quem quer viajar pros Lençóis Maranhenses provavelmente sonha em nadar em suas lagoas. A boa notícia é que dá para nadar sim. A água tem uma cor linda e uma temperatura muito agradável.

E você? Tem alguma dica para quem quer viajar pra os Lencóis Maranhenses? Deixe um comentário!

* O jornalista viajou a convite da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECTUR) em parceria com o blog Na Mochila do Chris com apoio da Barreirinhas Adventure, Brisamar Hotel, Gran Lençóis Flat e Gekos Receptivo, mas todas as opiniões dadas aqui são pessoais e isentas.

Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há mais de 15 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
patrícia disse:

gostaria de saber as dificuldades para se levar criança… 5 anos

Alexsandre disse:

Obrigado pelas dicas.

Aline Martins disse:

Obrigada pelas dicas!

Aline e Ríghel disse:

Gostei das dicas!

Aline e Ríghel disse:

Boas dicas!