Koh Lipe, Tailândia: O que saber antes de viajar pra lá
Muita gente me pergunta se vale a pena viajar pra Koh Lipe, na Tailândia. Confesso que voltei completamente apaixonado por essa ilha que ainda não entrou pro roteiro oficial de quem visita o país.
E isso se explica por sua localização, mais perto da Malásia (40km do porto mais próximo) que do próprio continente tailandês (60km).
A boa notícia é que não é tão complicado ir até a ilha quanto parece. Já publicamos um guia de como chegar em Koh Lipe a partir de várias cidades da Tailândia e até mesmo da Malásia.
Se vier de avião, já dá pra comprar junto da passagem o seu transfer até o porto e de lá o barco até a ilha. Essa viagem saindo do aeroporto mais próximo dura pouco mais de 2h, incluindo transporte por terra e mar.
Koh Lipe: O que saber antes de viajar pra lá?
Sim, eu achei esse um dos lugares mais paradisíacos que visitei durante meus dois meses na Ásia. A ilha é uma delícia e as praias de Koh Lipe entraram pra minha listinha de preferidas na Tailândia.
Se você já quer saber se há boa estrutura de hospedagem, há sim! E nós já publicamos um guia de hotéis em Koh Lipe que irá te ajudar. Mas vamos às dicas pra você se planejar quando resolver vir pra cá!
1. Ilha isolada e deserta?
Há poucos anos, viajar pra Koh Lipe ainda era sinônimo de completo sossego e isolamento. Como tudo na Tailândia, já não é mais bem assim.
A ilha pode ainda estar fora do roteiro dos brasileiros, mas é cada vez mais descoberta por turistas do mundo todo.
E essa moeda tem duas faces: se por um lado, a estrutura melhorou absurdamente, por outro já começam a surgir alguns problemas como poluição, gente demais e preços elevados. É o que se paga pra visitar um lugar tão bonito.
Mas confesso que quando fui pela última vez, no final de 2016, foi amor à primeira vista. O lixo despejado nas ruas, como em todo lugar que fui no país, me deixou um pouco assustado, mas por outro lado, encontrei as praias tão lindas que eu procurava e uma atmosfera única, aquele clima de filme na praia.
2. Quando ir pra Koh Lipe
Apesar do calor o ano inteiro, Koh Lipe segue o mesmo clima das mais famosas Phi Phi ou Railay, com duas estações bem definidas: a seca e a chuvosa (a época das monções).
Os meses com menos chance de chuva vão de Novembro a Março, enquanto o período de chuvas vai de Abril a Outubro. Mas é aquilo: já fui em Dezembro e peguei um pouco de chuva e, em Maio, peguei sol. Mudanças climáticas…
As temporadas seguem o calendário de chuvas. A alta vai de Novembro a Maio, quando os preços podem subir um pouco e a ilha ficar mais cheia, principalmente em Dezembro, Janeiro e Fevereiro. Já a baixa estação vai de Maio a Novembro, quando há bons descontos na hotelaria.
Pela viagem um pouco longa pra chegar aqui, vale ficar ao menos uns três dias. Mas confesso que eu ficaria bem mais de uma semana curtindo as praias.
3. Visto e imigração
Se você está planejando viajar pra Koh Lipe, provavelmente já tenha olhado outros destinos na Tailândia e sabe que o país não exige visto de brasileiros a turismo (você pode ficar até 90 dias).
Mas não se esqueça de tomar a vacina contra febre amarela pelo menos 10 dias antes da viagem e trazer seu Certificado Internacional de Vacinação, que é fornecido pela ANVISA.
Se você chega da Malásia, irá encontrar dois pontos de imigração na ilha e eles ficam na praia mesmo, em Pattaya Beach. Ou seja, o guarda irá carimbar seu passaporte quando você já estiver com os pés na areia (tem gente até que toma uma cervejinha na fila).
4. Taxa para visitar Koh Lipe
Logo ao desembarcar, você terá que pagar uma taxa por entrar no parque nacional no valor de 200 baths* (cerca de US$ 6).
Se você vier num barco grande ou de ferry, eles irão atracar numa balsa a alguns metros da ilha. Será preciso então desembolsar mais cerca de 50 baths* (US$ 1,50) para um longtail boat fazer o seu transfer até a praia.
5. Dinheiro na ilha
Há caixas eletrônicos em diversos lugares da ilha, principalmente na Walking Street, a rua de comércio mais famosa. Se trouxer dólares, euros ou moedas dos países vizinhos, também é bem fácil encontrar casas de câmbio. Mas valem duas dicas:
- A cotação em Koh Lipe é pior que em outros lugares como Bangkok, Phuket ou Phi Phi. Portanto, se estiver vindo de cidades na própria Tailândia, evite deixar pra fazer o câmbio aqui.
- Em todas as casas de câmbio que fomos no país as cédulas de 50 ou 100 dólares valiam mais. Sim, as menores valem menos. Portanto, tente não trazer pra Tailândia dinheiro já trocado.
6. Koh Lipe é cara?
Koh Lipe provavelmente tenha a hotelaria mais cara da Tailândia. E mesmo com o desenvolvimento da ilha e abertura de cada vez mais hotéis, dá pra ver que essa prática de preços altos não mudou.
Então fique sempre com o pé atrás com alguma oferta que se distancie muito da concorrência, pois há hotéis super simples e que nem água quente oferecem.
Na Ásia, lembre-se sempre que resort nem sempre é resort como nós brasileiros conhecemos. Como essa pousada abaixo que se autodenomina um “resort de praia” estando a quase um quilômetro da mais próxima.
De modo geral, os custos por aqui são mais altos que no resto dos lugares turísticos do país. Provavelmente por conta do “isolamento”, a alimentação, por exemplo, não é bem aquela pechincha que encontramos nos demais destinos tailandeses.
Mas se você comparar com o Brasil, com exceção de beach clubs ou restaurantes badalados, os preços ainda são bons.
7. As praias
As praias são simplesmente lindas e são apenas três, que podem ser conhecidas facilmente a pé. A minha preferida é a Sunrise Beach, com água azulzinha e um clima mais paradisíaco (ainda!).
Mas fizemos um post especial explicando cada uma das praias de Koh Lipe e como se locomover. Elas são tão lindas que entrar pra nossa lista de melhores praias da Tailândia.
8. Transporte na ilha
Por ser uma ilha, o principal meio de transporte, claro, é pelo mar. Mas ao contrário de Phi Phi ou Railay, onde praticamente não há motos ou carros, em Koh Lipe existem os tuk tuks.
Eles servem tanto pra transportar mercadoria como na função de táxi. Quando você desembarca pela primeira vez, encontrará diversos deles já estrategicamente estacionados.
Mas é sempre bom perguntar antes ao seu hotel se não há transfer grátis na chegada, pois a maioria oferece.
9. Estrutura de Koh Lipe
Como já disse algumas vezes, a infraestrutura da ilha melhorou muito nos últimos anos. Hoje é possível até encontrar hotéis de luxo, com bangalôs na areia da praia. E Koh Lipe parece mesmo um grande canteiro de obra, por conta de tantos novos empreendimentos.
A região da Walking Street é onde fica a maioria dos restaurantes, bares e agências de turismo que fazem os passeios pelas ilhas vizinhas e ajeitam transfer para o aeroporto ou outras cidades.
Pra quem precisa economizar, há muitos mercadinhos, inclusive a famosa loja de conveniência 7-Eleven por ali (mas os preços dela são um pouco mais altos por aqui).
O hospital fica perto da escola, na Sunrise Beach, e há médicos que falam inglês. Em casos mais graves, o paciente é encaminhado para o continente. Já a maioria das farmácias fica na Walking Street.
O Wi-Fi na ilha é um pouco mais lento, mas é encontrado facilmente nos hotéis e restaurantes. Se preferir, você pode comprar um chip local pra usar no seu smartphone.
10. Passeios em Koh Lipe
Se você se cansar das praias e quiser fazer passeios de barco, os mais comuns à venda nas agências são para fazer snorkel nas ilhas vizinhas, mergulho ou tours para o Parque Nacional Tarutao, uma área protegida que reúne 51 ilhas.
Eu acabei não fazendo nenhum, aproveitei meus cinco dias nas praias mesmo.
Tem mais dicas pra quem quer viajar pra Koh Lipe? Conta pra gente nos comentários!
* Preços checados em setembro de 2022
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!