Conheça rituais e superstições de réveillon em outros 10 países
Fogos de artifício e espumantes já são tradição na hora virada ao redor do mundo, mas muitos povos têm superstições de réveillon que talvez você nem saiba. Não importa em que lugar, mas o objetivo é normalmente o mesmo: deixar pra trás as coisas ruins e pedir boa sorte no ano novo.
Aqui mesmo no Brasil, já é um ritual nosso passar a virada com roupa branca. Nos locais onde tem praia, também é comum ver pessoas pulando sete ondinhas, fazendo pedidos e oferendas para Iemanjá.
SUPERSTIÇÕES DE RÉVEILLON PELO MUNDO
Copacabana (Foto via Shutterstock)
1. ESPANHA
Assim que o ano novo chega, os espanhóis comem 12 uvas (uma para cada badalada do relógio à meia-noite). A esperança é que o costume traga sorte em cada mês do ano.
2. ALEMANHA
Embora nas grandes cidades uma multidão encare a noite gelada para ver a queima de fogos, é tradição ter porquinhos em miniatura em casa como símbolo de sorte e fartura. Para completar a superstição, a ceia tem o leitão como um dos pratos principais.
3. COLÔMBIA
Sabe o Judas que no interior do Brasil costuma ser malhado na Semana Santa? Pois na Colômbia bonecos que lembram esse nosso costume ganham máscaras de algumas personalidades, como políticos, e são incendiados na virada do ano. O mesmo acontece em alguns lugares do Panamá.
4. PERU
Os peruanos gostam de subir escadas para “subir na vida” no novo ano.
5. DINAMARCA
Os dinamarqueses costumam subir em cadeiras e pular delas à meia-noite. É tradição também deixar comida em pratos na porta das casas dos amigos como prova de amizade ou até mesmo quebrá-los. Quanto mais cacos ou comida o ritual deixar na frente da casa, é sinal de que o morador tem muitos amigos e é querido por eles.
Foto via Shutterstock
6. FILIPINAS
É tradição comer coisas redondas e usar roupas com bolinhas na virada. Para os filipinos, os círculos são sinal de prosperidade.
7. EQUADOR
Os equatorianos têm o costume fazer fogueiras e queimar fotos que representem coisas ou pessoas que queiram deixar pra trás no próximo ano.
Nesta ilha caribenha, depois da virada, famílias e amigos se juntam pra limpar calçadas, casas e jardins para que o novo ano comece com tudo em ordem.
9. ITÁLIA
Como os brasileiros, os italianos têm muitas superstições de réveillon. Eles costumam comer lentilha, usar roupas novas e jogar fora uma velha, dar um beijo embaixo do visco (uma planta comum por lá), jogar objetos velhos pelas janelas para se livrar de algo ruim que já tenha se passado…
10. VENEZUELA
Esse é sem dúvida dos rituais que mais interessam a gente por aqui. É que os venezuelanos, à meia-noite, saem às ruas e dão uma volta no quarteirão carregando malas vazias para garantir muitas viagens no ano seguinte. Acha que vai faltar grana pra essas viagens? Pois eles ainda guardam uma nota de dólar no sapato para atrair dinheiro.
Foto via Shutterstock
Fontes: Consulado da Dinamarca, Portal Turismo España e Lâmina McDonald’s Feliz Ano Novo (Dez/2014)
+ Quanto custa o réveillon no Copacabana Palace?
+ Finlândia: Paisagens de tirar o fôlego da terra do Papai Noel
+ Curta nossa página no Facebook
+ Siga o @essemundoenosso no Instagram
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!