Roteiro em Gramado e Canela: O que fazer na cidade em 5 dias ou mais
Gramado é uma daquelas cidades que tem tantas atrações, que fica até difícil escolher o que fazer. São lojas de chocolate, passeios para crianças, lugar para esquiar, restaurantes, café colonial, parques… Tem para todos os gostos! Para te ajudar a organizar a sua viagem pra lá, vamos mostrar aqui o nosso roteiro em Gramado e Canela e sugerir o que dá para fazer pela cidade de 5 a 6 dias.
ROTEIRO EM GRAMADO E CANELA
| DIA 1 DO NOSSO ROTEIRO EM GRAMADO E CANELA
CHEGADA EM PORTO ALEGRE E IDA PRA GRAMADO
O nosso roteiro em Gramado e Canela começa, na verdade, em Porto Alegre. Provavelmente, o seu voo será até a capital do Rio Grande do Sul. Tente chegar o mais cedo possível. De lá, você terá algumas opções, entre elas, pegar um transfer até Gramado, que sai do próprio aeroporto, ou alugar um carro. O trajeto até lá é de 120km e leva cerca de 1h30.
A gente fez um post bem completo explicando todas as formas de chegar em Gramado saindo do aeroporto de Porto Alegre, mas os jeitos mais simples são:
ALUGAR UM CARRO: Ótimo para quem pretende usá-lo durante a viagem. Em Gramado, o carro é bem útil, já que as atrações são espalhadas, além da possibilidade de ir para Canela quando quiser. Aproveite para fazer a cotação no site da Rentcars, que busca os melhores preços entre as principais locadoras de veículos do Brasil. O melhor é que dá para parcelar e é possível fazer tudo online.
TRANSFER: Outra forma bem fácil de ir para Gramado é usando o transfer. Muitas empresas prestam este serviço. A gente já usou o da Brocker e foi bem tranquilo. É possível ir no transfer compartilhado ou privado.
Ainda dá para ir de táxi ou usando algum aplicativo. Pra quem quiser gastar menos, dá para pegar o ônibus da Viação Citral, que passa pelo aeroporto.
Não deixe de ler o nosso post com todas as dicas de como ir do aeroporto de Porto Alegre a Gramado.
CHECK-IN E ALMOÇO
Como a viagem de Porto Alegre a Gramado não é tão curta, provavelmente você chegará na cidade na hora do almoço. Se não tiver parado para comer nada na estrada, o ideal é fazer check-in no hotel e ir almoçar.
Em Gramado há diversas opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. A gente já ficou em dois tipos diferentes de hotéis: o Cercano, que é ótimo e fica perto da Rua Coberta, e o Bangalôs da Serra, que é sustentável e está localizado em meio à mata, mas próximo da cidade. Os dois hotéis são muito bons.
ANDAR PELA AV. BORGES DE MEDEIROS
Depois do check-in e do almoço, vale a pena começar o seu roteiro em Gramado e Canela pela Avenida Borges de Medeiros, uma das mais famosas da região. Como é o primeiro dia, é bom andar à-toa e conhecer alguns pontos importantes como a Paróquia São Pedro (Av. Borges de Medeiros, 2659), o Palácio dos Festivais. que sedia o Festival de Cinema da cidade (Av. Borges de Medeiros, 2697), e passear por algumas lojas. Ahh, vale a pena até mesmo passar pelo McDonald’s (Av. Borges de Medeiros, 3088), que tem uma arquitetura muito divertida.
+ O que fazer por lá: Veja todas as nossas dicas
+ Vai nevar durante a minha viagem? Dá pra saber?
+ Veja as nossas dicas de restaurantes
Se estiver no pique, passe pelo Mundo de Chocolate, atração que mostra diversos pontos turísticos do mundo feitos com o chocolate Lugano (Av. Borges de Medeiros, 2497). Aliás, a gente fez um post contando como foi nossa experiência por lá.
RUA COBERTA À NOITE
À noite, vale a pena conhecer a Rua Coberta. Ela tem 100 metros de extensão e fica também na Av. Borges de Medeiros. Está pertinho do Palácio dos Festivais e possui diversos restaurantes, entre eles, a Rasen Platz, o Bistrot Pastasciutta e o Caracol. É ótima para dias frios e chuvosos, já que, como o nome diz, ela é mesmo coberta. Não deixe de ler o nosso post sobre a Rua Coberta.
| DIA 2 DO NOSSO ROTEIRO EM GRAMADO E CANELA
MINI MUNDO
O segundo dia do nosso roteiro em Gramado e Canela começa com um dos clássicos da Serra Gaúcha, o Mini Mundo. Como o nome já diz, por aqui você vai encontrar miniaturas de diversos pontos importantes espalhados pelo mundo, como o Museu do Ipiranga, em São Paulo, o aeroporto de Bariloche, na Argentina, e construções de Mônaco, Alemanha, Suíça e Holanda. Reserve de 1h a 2h para conhecer esta atração. Aliás, a gente fez um post contando como foi a nossa visita ao Mini Mundo. Vale a pena dar uma lida.
End.: Rua Horácio Cardoso, 291
Tel.: 54 – 3286.4055
RUA TORTA
Aproveitando que já estará no Mini Mundo, vá até a Rua Torta. Sim!! Temos uma versão brasileira para a Lombard Street, na Califórnia. No nosso caso, o nome da rua é Emílio Sorgetz.
Se quiser, aproveite para dar uma volta pela região, que tem muitos restaurantes e lojas.
End.: R. Emílio Sorgetz, 120
LAGO NEGRO
Depois, está na hora de ir ao Lago Negro. Aproveite para andar de pedalinho e passear pelo parque com a sua família. Lá, também há opções de lugares para comer e beber.
End.: R. A. J. Renner – Bairro Lago Negro, Gramado
LOJAS DE CHOCOLATE
Essa dica vale para qualquer outro dia também. Se estiver pela região da Borges de Medeiros, vale a pena passear pelas lojas de chocolate para escolher o seu favorito. Tem a Prawer (Av. Borges de Medeiros, 2795), a Lugano (Av. Borges de Medeiros, 2784), a Planalto (Av. Borges de Medeiros, 2918), a Caracol (Av. Borges de Medeiros, 2935) e a Florybal (Av. Borges de Medeiros, 2771).
Essas lojas estão espalhadas pela cidade. Dá para encontrá-las nestes endereços ou em muitos outros. Fizemos um post bem completo falando das lojas de chocolate espalhadas pela Serra Gaúcha.
FONDUE
Para encerrar o dia, que tal um fondue? Dá para encontrar vários restaurantes que oferecem o fondue de queijo, carne e chocolate. Ande bastante porque os preços variam muito. Ahh, e vale a pena negociar! Dependendo do número de pessoas, eles até diminuem o preço.
Nós fomos na Alpine La Table (Av. Borges de Medeiros, 2959) e no Alpes Verdes (Av. das Hortências, 1141). Gostamos bastante dos dois.
| DIA 3 DO NOSSO ROTEIRO EM GRAMADO E CANELA
SNOWLAND
O terceiro dia do nosso roteiro em Gramado e Canela começa no Snowland, parque indoor, com 16 mil metros quadrados e muita neve. Sim, lá é o lugar ideal para que quiser esquiar no inverno ou no verão. As temperaturas chegam a -5º C. Uma experiência inesquecível para todas as idades. No site oficial, tem todas as informações sobre ingressos e horários, mas não deixe de ler também o nosso post contando como foi a nossa experiência por lá.
End.: RS 235, 9009 – Gramado/RS
Tel.: 54 3295-6000
VINÍCOLA RAVANELLO
Bem em frente ao Snowland está a Vinícola Ravanello. Com produção de vinhos de qualidade, eles fazem tour de degustação de seus vinhos finos brancos, tintos e espumantes.
O tour dura 50 minutos e tem degustações durante o percurso. Vale se atentar para os horários das visitas guiadas (de segunda a sábado, às 10h, 11h, 14h, 15h e 16h). Veja o nosso post completo sobre o passeio.
End.: Rodovia RS 235 KM 28,3 – Carazal – Gramado/RS
Mais informações no site oficial
PÓRTICO DE GRAMADO
Aproveite também para tirar uma foto no Pórtico de Gramado. Um dos mais fotografados também fica perto do Snowland, na saída da Avenida das Hortências.
Saiba como é o café colonial da Serra Gaúcha
Rua Coberta: O que tem pra fazer por lá
Chocolate: As melhores lojas e marcas da cidade
CAFÉ COLONIAL
Outra atração clássica, e que eu amo, é o Café Colonial. Prepare-se para comer muito em qualquer horário do dia. São cerca de 80 tipos de doces e salgados que chegam à sua mesa. Não é buffet. Tudo é servido especialmente pra você. Tem bolos, cuca, queijos, pães, frango a passarinho, linguiça, legumes, croquete, tortas… É muita coisa! A gente foi no Coelho, mas existem muitos outros cidade. Fizemos um post contando como foi a nossa experiência e dando dicas de lugares para tomar o famoso café colonial.
| DIA 4 DO NOSSO ROTEIRO EM GRAMADO E CANELA
IDA A CANELA
Depois de três dias em Gramado, chegou a hora de ir para Canela. Lembrando que você pode inverter tranquilamente a ordem deste roteiro e ir para Canela em outro dia. De Gramado a Canela são cerca de 9km, trajeto que dura 20 minutos.
CATEDRAL DE PEDRA E CENTRO
Vamos começar o dia no maior cartão-postal de Canela: a Catedral de Pedra, que foi construída em 1953. A igreja tem 65 metros de altura e 12 sinos de bronze. É linda tanto de dia quanto à noite, já que ganha um show de luzes incrível a partir das 20h. Se você quiser saber mais informações sobre a Catedral, como horários das missas, não deixe de ver o post que a gente fez sobre ela.
End.: Praça da Matriz, 69 – Canela
BONDINHOS AÉREOS EM CANELA E CASCATA DO CARACOL
Os Bondinhos Aéreos ficam dentro do Parque da Serra. De lá há uma vista linda da Cascata do Caracol. No total, são 12 bondinhos que passam por três estações: Central, Estação Cascata, de onde se tem uma linda vista, e Estação Animal. A gente fez um post contando detalhes da nossa experiência por lá.
End.: Estrada da Ferradura, nº 699 – Canela/RS
Tel.: (54) 9205 9810 / (54) 9206 1225
+ Como ir do aeroporto de Porto Alegre à Serra Gaúcha
+ Quando ir: A melhor época para aproveitar a região
+ O que fazer com chuva na cidade
CASTELINHO CARACOL
Mesmo para quem não pretende entrar no museu, vale a pena passar pelo Castelinho Caracol, construída entre 1913 e 1915 e uma das primeiras casas de Canela. Pra quem gosta de apfelstrudels, lá é vendido um dos mais famosos da região.
End.: RS – 466, Estr. Parque dos Pinheiros, s/n – Km 03, Canela
MUNDO A VAPOR
O Mundo a Vapor é uma das atrações mais famosas de Canela. Com réplicas de proporções exatas de máquinas a vapor, eles explicam todo o funcionamento delas. Além de entender o processo da fabricação do papel e do trem a vapor. A gente fez um post bem completo contando como foi a nossa visita ao Mundo a Vapor.
End.: Av. Don Luiz Guanella, 1247 – Carniel, Canela
OUTRAS ATRAÇÕES EM CANELA
O Terra Mágica Florybal é um parque infantil da marca de chocolate Florybal. Tem brinquedos, teatro, tobogã e cinema 7D. Algumas atrações são pagas à parte. Digamos que a decoração não é das mais bonitas. Veja o nosso post sobre lá.
Já o Vale dos Dinossauros possui réplicas da era jurássica e explicações sobre elas. Não fomos, mas dizem que é bem mais realista que o Terra Mágica Florybal.
O Alpen Park é um parque de diversões com direito à montanha-russa, elevador, carrinho de bate-bate e trenó. Não é tão grande, mas dependendo da época do ano pode ficar bem cheio. Dá para comprar ingressos individuais pra cada atração ou um passaporte que dá acesso às principais. Veja nosso post contando a nossa experiência no parque.
JANTAR EM ALGUMA CANTINA OU RESTAURANTE TEMÁTICO
Depois de um dia intenso, a dica é voltar pra Gramado pra comer em alguma cantina ou restaurante temático se estiver com crianças.
Há duas cantinas que gostamos muito: a Cantina di Capo, que é um pouco mais barata, e a Cantina Pastasciutta. Entre os restaurantes temáticos, os mais concorridos são as pizzarias Cara de Mau, que é à la carte, e a Porto Cara de Mau, que é rodízio.
| DIA 5
PASSEIO DE MARIA FUMAÇA EM BENTO GONÇALVES
Muita gente acha que o passeio de maria fumaça na Serra Gaúcha sai de Gramado, mas, na verdade, sai de Bento Gonçalves, passa por Garibaldi e vai até Carlos Barbosa.
O passeio é muito divertido. Regado a vinho, que pode ser servido nas paradas. Além disso, tem grupos de dança, música e teatro se apresentando nos vagões. É uma festa!
Pra quem está hospedado em Gramado, é possível fazer bate e volta de um dia inteiro. Dá para ir de carro ou de excursão até Bento Gonçalves (cerca de 120km) e pegar o trem até Carlos Barbosa. No fim do passeio, eles disponibilizam um ônibus, já incluso no valor do ingresso, que leva de volta a Bento. Dependendo do horário do seu tour (veja como comprar o ingresso) o trem pode sair de Carlos Barbosa sentido Bento Gonçalves. Em ambos os casos há o transporte de ônibus para o trecho inverso.
| DIA 6
Para quem tem ainda mais um dia na cidade, dá para visitar outras atrações, como a Aldeia do Papai Noel, o Museu de Cera, o Super Carros e o Hollywood Dream Cars.
Dá também para aproveitar para fazer algumas comprinhas na Av. Borges de Medeiros e almoçar em alguma galeteria, como a Di Paolo. Pra quem não sabe, as galeterias servem não apenas galeto, mas também polenta, saladas e massas. E o melhor é que dá para comer à vontade.
| ONDE SE HOSPEDAR
Gramado tem diversas opções de hospedagem. A nossa dica é tentar ficar mais próximo da Av. Borges de Medeiros, onde estão as lojas e restaurantes. Assim, é mais fácil sair a pé à noite sem depender de carro ou de táxi.
A gente ficou hospedado em dois hotéis em Gramado: o Cercano, que é ótimo e fica superbem localizado (veja o valor das diárias com desconto), e o Bangalôs da Serra, que é um pouco mais afastado, mas ainda assim é perto e tem uma ótima estrutura, além de ser sustentável (veja o valor das diárias com desconto).
+ Veja todas as nossas dicas das cidades
+ O que fazer por lá: Melhores atrações
+ Como ir do aeroporto de Porto Alegre à Serra Gaúcha
+ Quando ir pra lá: A melhor época
+ Vai nevar quando eu for? Tem como saber?
+ Restaurantes: Nossas dicas de onde comer por lá
+ Bustour: Saiba como funciona o ônibus turístico
+ Chocolate: Saiba quais são as melhores lojas da cidade
+ Café Colonial: Como é e onde tomar
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Quero parabenizar e agradecer por esse conteúdo incrível, estou planejando uma viagem para Gramado em cima da hora e esse roteiro me salvou!
Eu queria ir no carnaval, vc sabe me dizer se é época de alta temporada em gramado? e se os comércios e os passeios fecham essa semana de carnaval?
Obrigada