Puerto Vallarta e Riviera Nayarit: Conheça outro lado do México
O México é um país grande e cheio de lugares escondidos para conhecermos. Além da Cidade do México, Cancún e Riviera Maya, o país possui uma outra região ainda pouco frequentada por brasileiros, mas cheia de mexicanos e americanos: Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, localizadas na costa oeste do México.
Embora estejam em estados diferentes, as duas regiões são muito próximas e oferecem diversas atividades para os turistas. Além de boas opções de hotéis e praias. Vale a pena conhecer cada uma delas.
RIVIERA NAYARIT
Na Riviera Nayarit, entre outras diversas praias, está a de Sayulita, uma das mais charmosas da região. Com um estilo mais despojado, Sayulita possui uma praia ótima para surfar, inclusive com opções de aula para iniciantes e amadores, e diversos restaurantes com vista para o mar.
A gastronomia por lá, aliás, é ótima. Peixes, pizzas especiais, guacamole, tacos, nachos e muitos mais. A vila, que tem bandeirinhas típicas do México penduradas em suas ruas, também é cheia de lojinhas, restaurantes e hotéis. Um mais bonito que o outro. Andar sem rumo por suas ruas é quase obrigatório para quem está por lá.
A região da Riviera Nayarit é muito segura e ótima para receber famílias. Lá, inclusive, há muitas atividades, como mergulho, pesca e golf. Sayulita também é uma região gay friendly.
PLAYA ESCONDIDA
Um dos principais pontos turísticos da região da Riviera Nayarit é a Playa Escondida, onde só é possível chegar nadando. Localizada no Parque Nacional Islas Marietas, a praia é um dos lugares mais disputados na região e fica próxima de Punta Mita. Para chegar lá, é necessário fechar um passeio, que pode custar até 100 dólares por pessoa.
Foto: Divulgação Vallarta Adventures
Foto: Divulgação/Visit Mexico
Infelizmente, quando fomos a Nayarit a praia estava fechada para visitação. Mas o Falando de Viagem já fez o passeio e conta em detalhes como funciona.
HOSPEDAGEM
A região da Riviera Nayarit possui diversos tipos de hospedagem, que vão desde pousadas até resorts all inclusive. Nós ficamos no Hard Rock Hotel Vallarta, em Nuevo Vallarta, e tivemos uma excelente estadia.
Toda a região é rica em natureza. Dá, inclusive, para fazer passeios especiais para ver golfinhos e baleias.
PUERTO VALLARTA
Puerto Vallarta está localizada no estado de Jalisco e foi fundada em 1851. A “Bahía de Banderas” é uma das praias mais famosas da região e uma das maiores do México.
A noite em Puerto Vallarta é muito animada. São diversos bares, restaurantes e baladas para todos os gostos. Visitamos o Señor Frogs e o Mandala Disco, que estão no Paseo Diaz Ordaz. Mas há também opções gastronômicas, com restaurantes à luz de velas e mesas na areia da praia, e músicas bem típicas, além de lojinhas muito charmosas.
PASSEIOS
Além de ir para a Playa Escondida, se já tiver sido reaberta, tanto Nayarit quanto Puerto Vallarta oferecem boas opções de passeios. De mergulho a shows, shoppings e artesanato. Há para todos os gostos.
RITMOS DE LA NOCHE
Um dos passeios que fizemos com a Tropical Incentives foi o “Ritmos de la noche”. Saímos de barco pela “Baía de Las Banderas” e depois de mais de 1h chegamos até a praia privativa de Las Caletas.
Enquanto o sol se põe, as velas ganham espaço na praia, que não possui luz elétrica. Um buffet excelente é servido com diversas opções de comidas mexicanas, carnes, peixes, frango, saladas, pães e queijos. Além das sobremesas, que são imperdíveis.
Após o jantar, todos os visitantes vão até um teatro aberto assistir a uma superprodução com 20 artistas, que dançam, cantam e fazem acrobacias com fogo. O show conta a história da civilização antiga e surpreende pelos efeitos visuais. O valor do passeio é de cerca de 130 dólares (preço de junho de 2016).
COMO CHEGAR
Tanto para Puerto Vallarta quanto para Riviera Nayarit, a forma mais fácil de chegar é descer no aeroporto de Puerto Vallarta, que fica bem próximo das duas regiões.
Viajamos de Aeromexico saindo de São Paulo (Guarulhos), 9h de voo, com parada na Cidade do México e um outro voo de 1h até Puerto Vallarta. Não há voos direto do Brasil para lá.
Quando chegamos a Puerto Vallarta, uma equipe da Tropical Incentives já estava nos esperando para nos levar até o Hard Rock Hotel Vallarta. Já na chegada, ofereceram toalha gelada e água. E uma coisa muito marcante foi a simpatia de todos da equipe, em especial da Lorena, que nos acompanhou em todos os passeios.
Vale ressaltar que Puerto Vallarta e Nayarit ainda são regiões do México em que a cultura real do país predomina. Não é tudo pré-fabricado e americanizado. Vale a pena conhecer e se surpreender com a simpatia do povo mexicano.
+ Veja todas as dicas do México
+ Como é viajar na executiva da Aeromexico
+ Review do Hard Rock Hotel Vallarta
+ Cidade do México: Quando ir, o que fazer e onde ficar
* O jornalista viajou à Riviera Nayarit e Puerto Vallarta a convite do Hard Rock Hotel Vallarta e da Aeromexico.
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!