Como é voar Turkish Airlines dentro da Turquia
Com quase 80 anos de história, a Turkish Airlines é a maior companhia aérea da Turquia e uma das maiores do mundo. A empresa conta com mais de 200 aeronaves e voa para mais de 80 países. Os voos internacionais são famosos por seu conforto e diferencial em relação às concorrentes, não é à toa que foi eleita em 2012 pela Skytrax como a melhor companhia da Europa e está entre as top 5 na avaliação de brasileiros feita pelo Melhores Destinos.
Por falar nisso, a Turkish tem voos diretos entre São Paulo e Istambul, sendo importante ponto de conexão para Europa, Ásia e África, além de uma das opções mais confortáveis. Mas como é voar na empresa dentro da própria Turquia? O serviço é tão premiado como nos voos internacionais? É o que vamos contar neste relato.
COMO É VOAR TURKISH AIRLINES NA TURQUIA
Durante minha viagem à Turquia, realizei quatro voos internos pela Turkish Airlines (Istambul > Kayseri, Kayseri > Istambul, Istambul > Bodrum e Dalaman > Istambul). Todos foram bem parecidos, desde o embarque até a configuração das aeronaves.
COMPRA DAS PASSAGENS
Os tickets foram comprados pelo próprio site da empresa, ainda no Brasil. A única ocorrência foi que meu cartão de crédito bloqueou a transação, achando suspeito uma compra na Turquia. Mas logo que percebi, entrei em contato com a empresa do cartão e tudo correu normalmente. Apesar de ser em inglês, o site é intuitivo e fácil, da mesma forma que já estamos acostumados. Os preços também são competitivos inclusive com as companhias de baixo-custo turcas, que ainda têm a desvantagem de atenderem aeroportos mais distantes das cidades.
CHECK-IN
O check-in foi bem tranquilo e rápido em todos os aeroportos. Os atendentes falam inglês, o despacho de até 20Kg (ou 15Kg caso a passagem seja promocional) é gratuito e é possível pontuar no TAM Fidelidade, bastando dar o número no próprio balcão, já que a companhia é membro da Star Alliance.
PONTUALIDADE
Com exceção do trajeto Istambul > Bodrum, que sofreu quase uma hora de atraso, todos os demais voos foram pontuais.
AERONAVES
Os aviões para voos domésticos da Turkish são divididos em classes econômica e executiva. Voei na econômica e foi tranquilo, como estamos acostumados no Brasil, com o diferencial das poltronas serem revestidas de couro.
As aeronaves foram A320 e Boeing 737, as mesmas utilizadas pela TAM e Gol, respectivamente. Vale ressaltar que os equipamentos não são tão novos como os utilizados em voos internacionais, mas estão em ótimo estado.
SERVIÇO DE BORDO E ENTRETENIMENTO
O único entretenimento a bordo era uma revista da companhia, escrita em turco e inglês. As TVs não eram individuais e exibiam apenas informações do voo, como distância até o aeroporto de destino e dados técnicos.
Já o serviço de bordo é para deixar qualquer brasileiro acostumado com as companhias daqui feliz da vida. Pouco depois da decolagem, foi servida uma caixinha chamada de “picnic”, com salada, sanduíche e sobremesa, normalmente um mousse de chocolate. Entre as bebidas, havia suco, refrigerante, café e água. Nada alcoólico.
CONCLUSÃO
Foi bem agradável voar pela Turkish Airlines. Claro que dentro da própria Turquia os voos não tem o conforto, entretenimento e serviço de bordo que consagraram a companhia, inclusive nos voos que partem de São Paulo rumo a Istambul. Mas o serviço foi bem prestado, sem nenhum contra-tempo. Voltaria a voar tranquilamente com a Turkish em outra oportunidade.
+ Confira todas as dicas da Turquia
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
A minha experiência na Turkish Airlines é para esquecer. A hora do voo no cartão de embarque não correspondeu à hora real do voo. Perdemos o avião. Depois de telefonemas e mails, idas ao balcão de reclamação deram-nos 2 bilhetes para o dia seguinte,sem direito a alojamento e refeições. Ficamos quase 24h no aeroporto
Oi Rafael, muito boas as dicas.
Estou vendo que não existem voos diretos entre algumas cidades da Turquia pela Turkish Airlines, sendo necessário conexão em Istambul. Por exemplo, Izmir –> Antakya/Hatay. Existe outra companhia aérea que faça esse voo direto ou é melhor gastar um pouco mais de tempo e fazer pela Turkish mesmo?
Abraço e parabéns pelo blog.
Oi, Mário, tudo bem?
Tem sim algumas outras companhias que talvez possam ter essas rotas que você procura. Algumas das principais são Pegasus Airlines e SunExpress.
Abraços e obrigado!
Oi Rafael, tudo bom?
Adorei seu blog e tenho uma dúvida, vc que fez várias viagens no aeroporto de Ataturk, vc sabe se é possível fazer check in, despacho de bagagem e chegada no terminal de embarque em 2 horas?
Obrigado, pois irei fazer conexão de voo, não sei se vou conseguir em 2 horas, caso dê tudo certo rsrs..
Oi Tony, tudo bem? Muito obrigado!
Seu voo é interno, ou seja, dentro da Turquia? Se sim, dá tranquilamente. Agora, se sua conexão é pela Turkish, eles mesmos devem seguir com sua bagagem para o destino final. Exceto caso o voo seja dentro do país, que eles podem pedir que você mesmo faça o novo check-in.
Abraços
Amei, serviço excelente. Fiz Istambul/Kaiseri. Nevsehir/Istambul e Istambul/Veneza. Este último foi especialmente bom. Voo de 2h, com um jantar excelente para os padrões de companhias aéreas. Pena que não voa para o Rio.
Eu voei com eles para o Cairo e adorei o serviço. Eu recomendo! E como vc disse, ainda joguei meus pontos para a TAM por causa da Star Aliance (mas agora a TAM não faz mais parte, ne?)
Oi Dani, eu também gostei muito! Ah, a TAM ainda é da Star Alliance rs!
Bjs