Como é voar Turkish Airlines dentro da Turquia

Com quase 80 anos de história, a Turkish Airlines é a maior companhia aérea da Turquia e uma das maiores do mundo. A empresa conta com mais de 200 aeronaves e voa para mais de 80 países. Os voos internacionais são famosos por seu conforto e diferencial em relação às concorrentes, não é à toa que foi eleita em 2012 pela Skytrax como a melhor companhia da Europa e está entre as top 5 na avaliação de brasileiros feita pelo Melhores Destinos.

Por falar nisso, a Turkish tem voos diretos entre São Paulo e Istambul, sendo importante ponto de conexão para Europa, Ásia e África, além de uma das opções mais confortáveis. Mas como é voar na empresa dentro da própria Turquia? O serviço é tão premiado como nos voos internacionais? É o que vamos contar neste relato.

COMO É VOAR TURKISH AIRLINES NA TURQUIA

Como é voar Turkish Airlines (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Durante minha viagem à Turquia, realizei quatro voos internos pela Turkish Airlines (Istambul > Kayseri, Kayseri > Istambul, Istambul > Bodrum e Dalaman > Istambul). Todos foram bem parecidos, desde o embarque até a configuração das aeronaves.

COMPRA DAS PASSAGENS

Os tickets foram comprados pelo próprio site da empresa, ainda no Brasil. A única ocorrência foi que meu cartão de crédito bloqueou a transação, achando suspeito uma compra na Turquia. Mas logo que percebi, entrei em contato com a empresa do cartão e tudo correu normalmente. Apesar de ser em inglês, o site é intuitivo e fácil, da mesma forma que já estamos acostumados. Os preços também são competitivos inclusive com as companhias de baixo-custo turcas, que ainda têm a desvantagem de atenderem aeroportos mais distantes das cidades.

CHECK-IN

O check-in foi bem tranquilo e rápido em todos os aeroportos. Os atendentes falam inglês, o despacho de até 20Kg (ou 15Kg caso a passagem seja promocional) é gratuito e é possível pontuar no TAM Fidelidade, bastando dar o número no próprio balcão, já que a companhia é membro da Star Alliance.

PONTUALIDADE

Com exceção do trajeto Istambul > Bodrum, que sofreu quase uma hora de atraso, todos os demais voos foram pontuais.

AERONAVES

Como é voar Turkish Airlines (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Os aviões para voos domésticos da Turkish são divididos em classes econômica e executiva. Voei na econômica e foi tranquilo, como estamos acostumados no Brasil, com o diferencial das poltronas serem revestidas de couro.

Como é voar Turkish Airlines (Foto: Esse Mundo É Nosso)

As aeronaves foram A320 e Boeing 737, as mesmas utilizadas pela TAM e Gol, respectivamente. Vale ressaltar que os equipamentos não são tão novos como os utilizados em voos internacionais, mas estão em ótimo estado.

SERVIÇO DE BORDO E ENTRETENIMENTO

O único entretenimento a bordo era uma revista da companhia, escrita em turco e inglês. As TVs não eram individuais e exibiam apenas informações do voo, como distância até o aeroporto de destino e dados técnicos.

Como é voar Turkish Airlines (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já o serviço de bordo é para deixar qualquer brasileiro acostumado com as companhias daqui feliz da vida. Pouco depois da decolagem, foi servida uma caixinha chamada de “picnic”, com salada, sanduíche e sobremesa, normalmente um mousse de chocolate. Entre as bebidas, havia suco, refrigerante, café e água. Nada alcoólico.

Como é voar Turkish Airlines (Foto: Esse Mundo É Nosso)

CONCLUSÃO

Foi bem agradável voar pela Turkish Airlines. Claro que dentro da própria Turquia os voos não tem o conforto, entretenimento e serviço de bordo que consagraram a companhia, inclusive nos voos que partem de São Paulo rumo a Istambul. Mas o serviço foi bem prestado, sem nenhum contra-tempo. Voltaria a voar tranquilamente com a Turkish em outra oportunidade.

Como é voar Turkish Airlines (Foto: Esse Mundo É Nosso)

+ Confira todas as dicas da Turquia

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Ana Duarte disse:

A minha experiência na Turkish Airlines é para esquecer. A hora do voo no cartão de embarque não correspondeu à hora real do voo. Perdemos o avião. Depois de telefonemas e mails, idas ao balcão de reclamação deram-nos 2 bilhetes para o dia seguinte,sem direito a alojamento e refeições. Ficamos quase 24h no aeroporto

Mário L. Magnani disse:

Oi Rafael, muito boas as dicas.
Estou vendo que não existem voos diretos entre algumas cidades da Turquia pela Turkish Airlines, sendo necessário conexão em Istambul. Por exemplo, Izmir –> Antakya/Hatay. Existe outra companhia aérea que faça esse voo direto ou é melhor gastar um pouco mais de tempo e fazer pela Turkish mesmo?
Abraço e parabéns pelo blog.

Oi, Mário, tudo bem?
Tem sim algumas outras companhias que talvez possam ter essas rotas que você procura. Algumas das principais são Pegasus Airlines e SunExpress.

Abraços e obrigado!

Tony Huang disse:

Oi Rafael, tudo bom?
Adorei seu blog e tenho uma dúvida, vc que fez várias viagens no aeroporto de Ataturk, vc sabe se é possível fazer check in, despacho de bagagem e chegada no terminal de embarque em 2 horas?
Obrigado, pois irei fazer conexão de voo, não sei se vou conseguir em 2 horas, caso dê tudo certo rsrs..

Oi Tony, tudo bem? Muito obrigado!
Seu voo é interno, ou seja, dentro da Turquia? Se sim, dá tranquilamente. Agora, se sua conexão é pela Turkish, eles mesmos devem seguir com sua bagagem para o destino final. Exceto caso o voo seja dentro do país, que eles podem pedir que você mesmo faça o novo check-in.

Abraços

Monica disse:

Amei, serviço excelente. Fiz Istambul/Kaiseri. Nevsehir/Istambul e Istambul/Veneza. Este último foi especialmente bom. Voo de 2h, com um jantar excelente para os padrões de companhias aéreas. Pena que não voa para o Rio.

Dani disse:

Eu voei com eles para o Cairo e adorei o serviço. Eu recomendo! E como vc disse, ainda joguei meus pontos para a TAM por causa da Star Aliance (mas agora a TAM não faz mais parte, ne?)

Oi Dani, eu também gostei muito! Ah, a TAM ainda é da Star Alliance rs!
Bjs