Quando ir pra Ushuaia, Argentina? Melhor época e quando neva!
Um dos destinos mais visitados por brasileiros na Patagônia Argentina gera uma dúvida na hora de programar a viagem: quando ir pra Ushuaia? Quando tem neve? O que tem pra fazer no verão?
Famosa pelo título de Cidade do Fim do Mundo, é conhecida como a mais austral do planeta, ou seja, mais ao sul. Supostamente, dali “pra baixo” teria apenas a Antártica.
Mas isso é um assunto polêmico, já que pertinho, do outro lado do Canal de Beagle, fica uma cidadezinha chilena chamada Puerto Williams e que briga pelo mesmo título.
Independente disso, essa é uma região cheia de passeios e cenários incríveis que valem a visita. Já escolher a melhor época vai depender do que você espera encontrar por lá, como falo a seguir.
Quando ir pra Ushuaia e a melhor época pra viajar
Dá pra viajar pra Ushuaia o ano todo. Pra quem prefere fazer passeios de natureza, ver os pinguins e curtir a paisagem da Terra do Fogo a melhor época é no verão, que coincide com o do Brasil.
Nesse período os dias são mais longos e as temperaturas mais agradáveis.
Já o inverno é mais recomendável pra quem faz questão de ver neve e esquiar, principalmente de junho a setembro. Mas é bom saber que os dias são curtos e o frio pode ser congelante. Sem falar do vento fortíssimo.
Mesmo assim, é comum que os brasileiros prefiram essa época mais fria justamente por conta da possibilidade de ver neve, esquiar e fazer outras atividades.
Mas algumas das principais atividades, como o Trem do Fim do Mundo, Parque Nacional Terra do Fogo, o centrinho charmoso e passeios de barco pelo Canal de Beagle estão disponíveis o ano todo. O que muda mesmo é o cenário!
O que fazer no inverno em Ushuaia
A maioria dos brasileiros prefere curtir o inverno em Ushuaia justamente pelo fato de ter neve. Em julho, por exemplo, os termômetros costumam ficar entre -1ºC e 5ºC.
Sem contar com a facilidade de combinar a viagem com El Calafate ou Bariloche, outros famosos destinos de inverno.
Aliás, essa é uma das cidades da Argentina onde a temporada de neve dura por mais tempo, praticamente garantida de junho a setembro.
É nesse período em que você vai fazer esqui, snowboard, trekking, trenó com cães, entre outras atividades.
O Cerro Castor é uma das estações mais famosas da América do Sul e fica a apenas 26 km do centro de Ushuaia. Mas outros centros de esqui na cidade.
Já a Laguna Esmeralda é outra atração que faz sucesso no inverno, já que suas águas congelam e é possível caminhar sobre elas.
Principais atividades de inverno
- Esqui ou snowboard no Cerro Castor;
- Trilha na Laguna Esmeralda;
- Trem do Fim do Mundo;
- Parque Nacional Terra do Fogo;
- Barco pelo Canal de Beagle;
- Passeio de Helicóptero;
- Aventura de moto de neve e raquete;
- Aventura noturna de moto de neve e trenó;
- Trilha pelo Paso Garibaldi;
- Trilha até o glaciar Ojo del Albino;
- Caminhada glaciar Vinciguerra.
Não viaje pra neve sem seguro
Nós sempre recomendamos o seguro viagem pra qualquer que seja o destino. Ele é barato e te protege e vários perrengues, desde imprevistos de saúde a malas extraviadas.
Mas quando o destino é de neve, eu particularmente tenho uma história pra contar. Já “quebrei” minha coluna esquiado no Chile, precisei ser resgatado de helicóptero e ficar internado. Já pensou quanto teria me custado se não tivesse seguro?
Então sugiro que você faça a cotação na Seguros Promo, que é um buscador que compara os melhores preços entre as principais seguradoras. Como são nossos parceiros, com o cupom ESSEMUNDO15 você ainda ganha até 20% de desconto.
O que fazer no verão
Viajar pra Ushuaia no verão também é uma ótima escolha, já que as temperaturas são mais amenas e é mais confortável fazer atividades como passeios de barco, caminhadas e visitar o Parque Nacional Terra do Fogo.
Além disso, é quando os dias são muito longos. Dependendo da época, amanhece antes das 5h e só anoitece depois das 22h.
Os termômetros em janeiro, por exemplo, ficam entre 6ºC e 13ºc, podendo subir mais em alguns dias. Embora o verão seja a época com um pouco mais possibilidade de chuva, elas são bem distribuídas ao longo do ano todo.
É nesse período também, de outubro a março, quando você verá muito mais pinguins no passeio à Ilha Martillo, um ponto bem famoso daqui.
Mas é bom saber que raramente neva nessa época e mesmo as montanhas ao redor da cidade não costumam ter neve.
Principais atividades no verão em Ushuaia
- Trem do Fim do Mundo;
- Parque Nacional Terra do Fogo;
- Passeio Ilha Martilho pra ver pinguins;
- Barco pelo Canal de Beagle;
- Trilha na Laguna Esmeralda;
- Passeio de Helicóptero;
- Trilha pelo Paso Garibaldi;
- Trilha até o glaciar Ojo del Albino;
- Caminhada pelo glaciar Vinciguerra.
Como são a primavera e o outono em Ushuaia
Essas são estações de transição por aqui e pode acontecer de tudo um pouco.
No outono, de março a junho, as temperaturas já começam a baixar e mais para o fim da estação as chances de ver neve aumentam.
Já na primavera, de setembro a dezembro, acontece o oposto. Se você ainda quer ver neve, prefira ir no comecinho da estação.
Mas como deu pra ver, de forma geral, dá pra fazer praticamente todas as atividades em qualquer época do ano. Com exceção, é claro, daquelas relacionadas à neve.
O que levar na mala pra Ushuaia
Independente da época, é sempre bom levar roupas de frio, já que o vento do Fim do Mundo é cortante e as noites praticamente sempre frias pra nós brasileiros.
Claro que se você vier no inverno, precisará de agasalhos, calças e calçados apropriados.
Caso ainda não tenha e não pretenda usar frequentemente, melhor que comprar roupa de neve no Brasil é alugar na cidade, o que sai bem mais barato. Muitas lojas trabalham com esse serviço no centrinho.
Então sempre tenha na sua bagagem, independente da estação:
- Roupas apropriadas para o frio, de preferência impermeáveis e corta-vento;
- Luva e gorro;
- Protetor solar;
- Protetor labial;
- Óculos de sol;
- Hidratante;
- Calçados confortáveis e impermeáveis;
Caso você ainda não conheça neve, traga o que tiver de mais quente para o primeiro dia de viagem e alugue roupas e calçados em Ushuaia. Se pretende fazer esqui ou snowboard, também é fácil alugar os equipamentos.
Não ache que aquele tênis que você usa no Brasil ou botas, até mesmo de couro, segurarão o frio. Ou pior: a água que entra nos calçados. Já tive essa experiência e foi péssima.
Em que região se hospedar?
Eu acho que vale muito ficar na região central na hora de escolher seu hotel em Ushuaia.
Apesar de os passeios fora da cidade durante o dia, ficar em uma boa localização permite que você passeie pelo centrinho e saia pra jantar a pé mesmo à noite. Ou seja, sem precisar se preocupar com transporte ou com longos deslocamentos.
Tem muitas boas opções para todos os tipos de bolso, desde hostals mais simples a estabelecimentos estrelados. Veja aqui as opções de hotéis na cidade.
Aliás, tem mais alguma dúvida sobre quando ir pra Ushuaia ou a melhor época pra viajar pra lá? Então deixe seu comentário!
Perguntas Frequentes
Esses são dois destinos da Argentina que podem ser visitados o ano todo. Se em El Calafate os glaciares estão lá até mesmo no verão, em Ushuaia é bom saber que só há neve normalmente entre junho e setembro. Mas essa última também tem muitas atividades e temperaturas mais amenas nos meses mais quentes. Saiba como é o clima!
Não há uma melhor época, já que o destino pode ser visitado o ano todo. No verão, os dias são mais longos e as temperaturas mais agradáveis. Mas no inverno, principalmente de junho a setembro, é quando é possível ver neve. Saiba mais!
A melhor época pra quem quer ver neve é de junho a setembro, que coincide justamente com o inverno. Veja o que fazer no inverno!
O período de neve é praticamente certo entre junho e setembro. Ushuaia é, inclusive, um dos lugares da Argentina com a mais longa temporada de neve. Saiba o que fazer nessa época!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!