Quando ir pra Bariloche, quando neva e melhor época
Antes de começar a planejar sua viagem pra cidade da Argentina, é sempre bom saber a melhor época e quando ir pra Bariloche. Dessa forma, você já viaja sabendo o que deve encontrar no destino.
O bom é que essa região da Patagônia Argentina, pode ser visitada o ano todo. Enquanto nós brasileiros invadimos a cidade durante o inverno para pegar neve, os argentinos desembarcam por lá durante o verão e nesse post você vai entender os motivos.
Aliás, nós já publicamos um guia completinho de o que fazer em Bariloche com atrações para o ano todo.
Quando ir pra Bariloche, Argentina
Como falei acima, dá pra visitar Bariloche durante o ano todo, tudo vai depender do que você espera da cidade.
Eu já fui duas vezes no inverno para esquiar e, mais tarde, tive a surpresa de conhecer a região durante a primavera, quando os cenários são de cair o queixo, ainda mais bonitos que na época mais fria.
Nos nossos dias na cidade, preferimos nos hospedar no Centro pra ter facilidade de deslocamentos a pé para restaurantes, bares e lojinhas e valeu a pena.
Nessa região, já ficamos no hotel Calos V Patagônia, que tem um bom custo-benefício, e também no Hotel Panamericano, que em breve vai virar um Sheraton. Mas há muitas outras opções com descontos na cidade.
Voltando ao tema do post, mais adiante falo de cada uma dessas épocas e também o que esperar da viagem. Mas antes, pra te ajudar a escolher quando ir pra Bariloche, vale dar uma geral no clima na cidade.
Médias de temperaturas e chuvas
Abaixo você encontra um gráfico com as médias de temperaturas máximas e mínimas ao longo do ano, além da média do acumulado de chuvas mês a mês.
Quando neva em Bariloche?
Também antes de detalharmos cada época do ano, pra ajudar você a escolher o melhor período para o seu perfil, vamos direto à pergunta que mais recebemos de quem quer viajar pra lá: quando ver neve em Bariloche?
No Centro mesmo da cidade não é comum haver muito acúmulo de neve, embora ela caia. Mas é nas montanhas, onde ficam as estações de esqui, que isso acontece com mais frequência e é pra lá que os turistas seguem.
Em teoria, a neve costuma chegar à região a partir do final de maio e ainda pode cair até meados de setembro. Mas por se tratar da natureza, é difícil garantir uma data certa. Quer ter mais garantia? Então vá em julho ou agosto!
Já nos picos dos Andes pode até acontecer de nevar em outras estações do ano por conta da altitude.
Pra quem quer apenas ver ou tocar na neve, sem se importar com esquiar, vale ter como referência os meses de junho a setembro, embora não seja incomum ela atrasar um pouco pra chegar.
Aliás, nós já publicamos um post com dicas de onde ver neve em Bariloche que vai te ajudar a programar seu roteiro na cidade.
Quando ir pra Bariloche pra esquiar
Agora se você pretende esquiar ou praticar outro esporte, é bom saber que é preciso ter um acúmulo de neve pra isso.
Pra se ter uma ideia, é comum que as estações de esqui só abram já no fim de junho, por conta da necessidade desse acúmulo. Normalmente a temporada de neve vai de junho a setembro.
Mas há anos em que há neve no Cerro Catedral, por exemplo, até em novembro ou dezembro, já no verão. Mas se puder e quiser mais garantia tente ir principalmente em julho e agosto.
Clima em Bariloche
Como falei acima, de junho a setembro, no inverno, é o período mais frio e quando há mais chance de ver a neve cair e praticar esportes.
Ao mesmo tempo, esses são os meses mais chuvosos, o que pode atrapalhar um pouco, principalmente no Centro da cidade. Mas é aquele dilema. Pra nevar é preciso um clima de chuva, então não fique triste se estiver um dia chuvoso, pois haverá chance de neve se for inverno.
Como falei anteriormente, uma das maiores surpresas que tive ao retornar à região foi escolher a primavera na hora decidir quando ir a Bariloche. De outubro a dezembro, o cenário mais parece pintura.
As estradas estão floridas, as árvores verdinhas, os lagos ganham tons azuis e ainda há neve no alto das montanhas. Foi por isso que também já publicamos um guia de Bariloche no verão e primavera, com todo nosso roteiro.
A foto acima eu fiz no final de novembro e valeu muito a pena! Já não chove mais tanto nesse período e, apesar do frio durante a madrugada, a temperatura fica bem agradável durante o dia.
O verão (de dezembro a março) também é outro período que faz sucesso, principalmente entre os argentinos, que matam a sede de praias nos lindos lagos da região.
Apesar dos dias quentes, eu não sei se teria coragem de entrar nas águas frias, mas que o cenário é lindo é. Essa é a época que menos chove, principalmente em janeiro e fevereiro.
Quem quiser ir entre março e maio, no outono, também deve pegar cenários bonitos com florestas douradas. Apesar da chance de alguns dias bem mais frios e de chuva, principalmente em maio, os preços costumam estar mais baixos.
Quando ir pra Bariloche: A alta temporada
Por conta da grande procura pelos brasileiros no inverno (os argentinos chamam a cidade até de “Brasiloche” durante esse período), essa costuma ser a época mais cara pra visitar a região. Então espere preços das passagens e de hospedagem mais altos.
Da mesma forma, há bastante procura no verão e os preços tendem a ser um pouco mais altos. Quem quiser economizar, pode ir na primavera ou no outono, quando as diárias costumam ser mais em conta.
Aliás, caso você ainda esteja meio perdido(a), as estações coincidem com as mesmas do Brasil. Ou seja, quando é inverno em São Paulo, na Argentina também é e assim por diante.
Melhor época pra viajar pra Bariloche
Como falei anteriormente, isso vai depender do que você espera da cidade. Afinal, Bariloche é um destino com atrações o ano todo, embora seja muito associada por nós apenas ao frio.
Se quer ver neve ou esquiar vale ir durante o inverno, principalmente em julho e agosto. Mas é bom saber que em outras épocas também há muitas atividades e lagos pra se conhecer na região. Eu adorei também a primavera!
Onde já nos hospedamos
Nós preferimos ficar na região central, perto do Centro Cívico, pra ter facilidade de sair à noite a pé pra jantar e também pra ir em bares e lojinhas. Achamos que vale a pena!
Durante a primavera, nos hospedamos no hotel Carlos V Patagonia, que fica muito bem localizado e costuma ter bons preços.
Na viagem mais recente, em julho de 2023, ficamos no Hotel Panamericano, que em breve vai se tornar um Sheraton. A estrutura é ótima e peça pelos quartos já reformados.
Mas há diversas opções tanto na cidade como na região ao redor. Você pode encontrar ofertas de hotéis e apartamentos com descontos nesse link.
Tem mais alguma dúvida sobre quando ir pra Bariloche? Deixe seu comentário!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
ONDE ALUGAR ROUPA DE FRIO EM BARILOCHE?
Oi, Tome, tudo bem?
No centro é bem fácil. Você vai encontrar diversas lojas. Então é só comparar os preços.
Abraços e boa viagem!