Quando ir pra Alter do Chão, Pará: Melhor época e o clima
Na hora de escolher quando ir pra Alter do Chão, no Pará, é importante fica atento(a) não apenas aos períodos de chuva, mas principalmente na época de cheia e de seca dos rios da região. Isso é fundamental se você quer pegar praia nesse destino apelidado de “Caribe da Amazônia”.
Eleita pelo jornal britânico The Guardian como um dos destinos de praia mais bonitos do Brasil, em Alter do Chão o cenário muda completamente dependendo do mês em que você decidir visitar esse distrito de Santarém. Esse post é justamente pra te ajudar a escolher a melhor época pra viajar pra lá.
QUANDO IR PRA ALTER DO CHÃO
Como eu disse anteriormente, a paisagem de Alter do Chão muda radicalmente dependendo da época seca (chamada pelos moradores de verão) com a chuvosa (inverno). A cheia e a baixa dos rios garantem cenários distintos ao longo do ano, como falaremos mais abaixo.
| O CLIMA
Faz muito calor o ano todo em Alter do Chão, com termômetros que passam facilmente os 30ºC praticamente todos os dias. O que muda mesmo é a estação chuvosa e a seca.
Como você pode ver no gráfico acima, chove bastante entre fevereiro e junho, principalmente em março, abril e maio, quando há chuva praticamente todos os dias. É nessa época que os rios ficam mais cheios e cobrem as praias.
Já de agosto a janeiro é conhecido como o verão amazônico, a época mais seca, perfeita pra quem busca praias, principalmente de setembro a dezembro. Se sua viagem já é nos próximos dias, vale consultar a previsão do tempo para Santarém em sites como a Climatempo.
| MELHOR ÉPOCA EM ALTER DO CHÃO
Como ainda falaremos nesse post, há atrações na vila praticamente o ano todo, até na época mais chuvosa. Mas se você quer encontrar aqueles cenários de praias paradisíacas e tem dúvidas de quando ir pra Alter do Chão, vale apostar no período de agosto a janeiro, a época mais seca.
A melhor época vai mesmo de setembro a dezembro, quando chove pouco e os rios estão mais baixos, o que faz surgir os bancos de areias que formam praias incríveis. Esse período é a alta temporada na região.
Mas o Réveillon em Alter do Chão não é bom, então? É sim e é bem famoso e disputado, assim como o período que pega o Carnaval. O que pode acontecer, embora ainda dê pra pegar as praias com as baixas dos rios, é que pode chover mais, já que janeiro e fevereiro já marcam o comecinho do inverno na região.
O único ponto negativo é que a seca, quando rigorosa, também pode ser propícia a focos de incêndio, como aconteceu em 2019. Pelo menos ele foi contido em poucos dias.
| O SAIRÉ (OU ÇAIRÉ)
Nós fomos em setembro, quando na terceira semana acontece o Sairé (ou Çairé) e foi inesquecível. Além de já ser a época de seca, com as praias com águas cristalinas, esse evento que mistura o religioso e o profano transforma a pequena Alter do Chão. É a festa mais famosa de toda a região.
Além de procissões e outras manifestações religiosas, o Sairé é marca a disputa entre os botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, um verdadeiro espetáculo folclórico no melhor “estilo Parintins”. Uma pena é que pouca gente ainda conheça. Fiquei surpreso com o tamanho da festa!
Reserve sua hospedagem com bastante antecedência, pois a lotação é praticamente completa durante os dias de festival (veja pousadas com descontos). O mais legal é que o Sairé coincide justamente com uma das melhores épocas pra viajar pra Alter do Chão.
| A ÉPOCA CHUVOSA E DE CHEIAS
Se você pretende visitar o destino na época mais chuvosa e de cheias dos rios, principalmente de fevereiro a julho, é bom saber que o cenário será completamente diferente. As águas cobrem as praias e faixas de areia, até mesmo a famosa Ilha do Amor fica submersa.
Então se você vem pra cá nesse período apelidado de “inverno”, já vale saber disso. Aposte em passeios de barco, como pela Floresta Encantada, trilhas, banhos de rio e visitas a comunidades da região.
+ Veja pousadas e hotéis com descontos
+ Como chegar na vila: Todas as dicas
+ Tudo pra sua viagem pra lá
Como deu pra ver, é importante não só estar atento ao clima, mas também às cheias e baixas dos rios pra decidir quando ir pra Alter do Chão. Se puder, vá na melhor época, como explicamos acima. É o cenário perfeito pra você conhecer o Caribe Amazônico em sua maior beleza.
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!