Quando ir para Mendoza, Argentina: Melhor época pra viajar

Na hora começar a pensar no destino é comum surgir a dúvida sobre a melhor época pra viajar, certo? E quando ir para Mendoza, a capital dos vinhos da Argentina?

O lado bom é que o clima nessa região é muito seco e dificilmente a chuva atrapalhará sua estadia. O principal mesmo é escolher entre frio, calor ou até mesmo a época de colheita das uvas.

Homem caminha saindo de túnel nos Andes na fronteira entre Argentina e Chile
Foto: Esse Mundo É Nosso

E nesse post falamos justamente sobre todos esses detalhes, como o clima, como fazer pra ver neve, a melhor época pra ir e quando pegar os parreirais cheios de frutas e a produção de vinho a todo vapor.

Quando ir para Mendoza? Tem uma melhor época?

Com um clima semi-desértico, Mendoza é bastante seca, o que garante que os turistas possam visitá-la o ano todo.

Até chove uma vez ou outra, mas isso não vai atrapalhar os seus planos. A região está inclusive numa crise hídrica há alguns anos. Ou seja, as vinícolas e os principais passeios funcionam ao longo do ano todo. Então não é algo a se preocupar.

No vídeo abaixo você encontra nosso roteiro completinho de o que fazer em Mendoza, independente da época.

Mais importante mesmo é saber que no inverno as temperaturas são bem baixas e que o verão é extremamente quente. Aliás, as estações do ano são na mesma época do Brasil.

Mas existem ainda alguns fatores que podem influenciar na decisão de quando ir para Mendoza: você quer ver neve? Quer ver a vindima, que é a colheita das uvas?

Então detalho abaixo cada uma das estações na cidade.

Inverno em Mendoza (junho a setembro)

Esse é o período mais frio e também o menos chuvoso. Os termômetros podem registrar mínimas abaixo dos 5ºC e as máximas ficam em torno dos 15ºC, principalmente em junho e julho.

O inverno em Mendoza também é a melhor época pra quem quer ter a chance de conhecer a neve.

Mas já vá sabendo que não neva na cidade. Para vê-la de perto e brincar você deve fazer um passeio pelos Andes, que normalmente dura o dia todo.

Aliás, o horizonte da cidade fica lindo, com as montanhas todas branquinhas. As vinícolas funcionam normalmente, mas espere ver parreirais sem folhas, bem secos.

Mendoza no verão (dezembro a março)

Bem diferente do inverno, no verão os termômetros podem chegar aos 40ºC. O calorão e o clima seco podem incomodar um pouco quem é sensível a temperaturas mais altas.

Mas é nesse período quando os parreirais estão com uvas e você vai poder prová-las do pé mesmo durante os passeios, principalmente a partir de janeiro.

O clima mais quente torna mais agradável pra quem quer conhecer as piscinas termais nos arredores da cidade, como o SPA Cacheuta (que nós adoramos), e até mesmo subir os Andes sem passar tanto frio.

Piscina termal em Cacheuta. O verão é ótima opção na dúvida de quando ir para Mendoza, na Argentina
SPA Cacheuta (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas leve sempre casaco não apenas para esse passeio, uma vez que as temperaturas à noite costumam cair bastante.

Embora seja o período mais chuvoso, dificilmente o acumulado do mês supera os 50mm, que é praticamente o que chove em um dia numa tempestade forte de verão em São Paulo.

Se for em março, ainda terá a chance de pegar a colheita das uvas, conhecida como vindima. Falarei dela mais adiante!

Primavera (setembro a dezembro)

Essa é uma das épocas mais bonitas para quem tem dúvidas de quando ir para Mendoza. A Cordilheira dos Andes ainda está branquinha de neve, mas a temperatura é mais agradável.

Embora as mínimas ainda possam estar em torno dos 10ºC durante a noite, ao longo do dia o clima já é bem agradável, com termômetros acima dos 20ºC.

Homem de costas sentado sobre árvores na vinícola Chandon em Mendoza
Vinícola Chandon (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Quem quer ver neve, se for entre setembro e outubro ainda tem a chance de tocar nela num passeio pelas montanhas. Nós fomos no final de novembro e havia neve no alto dos Andes, mas não chegamos perto.

Além disso, por ser uma estação intermediária, você acaba não pegando a cidade tão cheia, como também ocorre no outono.

Outono (março a junho)

Outra estação de transição, o outono é quando as temperaturas começam a baixar em Mendoza, com mínimas já abaixo dos 10ºC.

Pra quem quer visitar as vinícolas, a experiência será mais legal, pois será quando elas estão em pleno processo de fabricação, já que a colheita acontece em março. Nas demais estações, normalmente os vinhos já estão prontos nos barris.

Mas não espere, mesmo num passeio ao alto das montanhas, ter contato com a neve. No máximo você verá alguns picos que não derretem ainda branquinhos.

Homem sentado na Zuelo. Primavera é uma boa na dúvida de quando ir para Mendoza
Olivícola Zuelo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Quando é a vindima em Mendoza?

A vindima, como é chamado o período de colheita das uvas, acontece em março. Assim como na Serra Gaúcha, essa é uma época muito importante para os produtores e é um símbolo cultural também de regiões produtoras de vinho.

A grande Festa da Vindima em Mendoza acontece normalmente na primeira semana de março e é marcada por desfiles de carros alegóricos, muita dança e música. Além de vinho, é claro.

Mão segura taça de vinho na Bodega Norton - Quando ir para Mendoza, na Argentina?
Bodega Norton (Foto: Esse Mundo É Nosso)

É um período muito bonito. Mas como atrai visitantes de muitas regiões da Argentina, planeje-se com bastante antecedência para não pagar tão caro em hospedagem e transporte.

São mais de mil vinícolas em Mendoza e elas se espalham por três principais regiões: Valle de Uco, Luján de Cuyo e Maipú.

Nesse período, você ainda pode encontrar algumas que oferecem a experiência de colher as uvas, fazer piquenique entre os parreirais e outras atividades, como Santa Julia, Renacer, Norton, Lopez, entre outras.

Onde ver neve em Mendoza

Muitos brasileiros associam Mendoza a um destino de inverno. Mas já mostramos acima que a cidade pode ser visitada ao longo de todo o ano.

Já quem quer ver neve, vir no inverno e no outono, principalmente de junho a setembro, é mais garantido. Não neva na cidade, mas há vários passeios que sobem os Andes e que dão a oportunidade de brincar na neve.

Vista de prédio em Las Cuevas com os Andes nevados ao fundo, na divisa de Argentina e Chile
Las Cuevas, Argentina (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas não espere estações de esqui tão pertinho da cidade. Se é o que você quer, terá de ir até o parque Los Puquios, em Las Cuevas, quase na divisa com o Chile, a 188 km da de Mendoza.

Se o interesse é mesmo por neve, talvez vez valha ainda combinar a viagem com Santiago, no Chile, que fica a cerca de 6h de carro.

Como não é tão comum turismo de neve por aqui, já traga na bagagem roupas e calçados apropriados. Diferente de Bariloche ou El Calafate, não é muito fácil encontrar lojas de locação de roupas em Mendoza.

Tem mais dúvidas sobre quando ir para Mendoza e a melhor época pra viajar pra lá? Então deixe um comentário!

Dúvidas frequentes sobre quando ir para Mendoza

Qual o melhor mês para ir para Mendoza?

Dá pra viajar pra Mendoza o ano todo e chove pouco também. Mas vale dizer que no verão faz muito calor e no inverno os termômetros chegam abaixo dos 5ºC. Quem quer evitar a alta temporada, deve ir na primavera ou outono. Em março é quando acontece a vindima, a colheita das uvas. Saiba a melhor época pra viajar para a cidade.

Quantos dias é o ideal para Mendoza?

Seu roteiro em Mendoza deve ter ao menos 4 ou 5 dias. Além das mais de mil vinícolas, há vários passeios na região, como para o alto da Cordilheira dos Andes e também parques de águas termais.

Qual época tem neve em Mendoza?

Não neva em Mendoza, mas as montanhas ao redor ficam branquinhas de neve principalmente entre julho e setembro. Pra quem quer ver de perto ou brincar na neve, será preciso fazer passeios de um dia todo para o alto das montanhas, na Cordilheira dos Andes (saiba mais).

Como é o clima em Mendoza?

O clima em Mendoza é bastante seco e a chuva não deve atrapalhar seus planos. No verão é quando mais chove, mas o acumulado mensal dificilmente supera os 50mm. Se nessa época os termômetros batem os 40ºC, no inverno as mínima ficam abaixo dos 5ºC. Saiba mais sobre o clima na cidade.

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens