Pratos típicos do Equador: O que comer em Quito
Você também gosta de provar a comida local? Em nossa última viagem a Quito fizemos questão de experimentar alguns pratos típicos do Equador.
Eu como fã de ceviche já digo que o país é um paraíso pra quem ama esse prato. O nosso hotel, o Wyndham Garden, tinha a iguaria até no café da manhã e eu me esbaldei.
Nesse post vamos falar de outras comidas típicas equatorianas, inclusive algumas que não tivemos tempo de provar, mas que os moradores nos disseram serem bem comuns por lá.
PRATOS TÍPICOS DO EQUADOR
Antes de iniciar a lista de pratos típicos do Equador e o que comi em Quito, vale dizer que essa foi minha terceira vez no país. Já havia visitado a capital há alguns anos, mas também cidades como Guayaquil e Cuenca em outra oportunidade. Dessa vez voei no novo voo da GOL que liga São Paulo direto a Quito, sem conexões e já contei os detalhes da experiência a bordo.
Vale lembrar que o seguro viagem é obrigatório no Equador e a gente explica tudo isso em outro post. Agora finalmente vamos à lista de comidas do país:
| CEVICHE
Dos pratos típicos do Equador, esse é o meu preferido. O daqui é bem parecido com o do Peru, que nada mais é que peixe cru (muitas vezes com frutos do mar) marinado em suco de limão ou outro ingrediente cítrico. O que me surpreendeu foi ter ceviche até no café da manhã do meu hotel. Como eu adoro, comi em praticamente todas as refeições, nem que fosse de entradinha.
+ Veja hotéis com descontos no país
| LOCRO
Muito comum nos países Andinos, o locro é um ensopado de babata e queijo. Em algumas receitas, pode levar ainda legumes (normalmente abóbora, milho e feijão) e até mesmo carne. No Equador é bem fácil de encontrá-lo como entrada em praticamente todos os restaurantes. Não estranhe o fato de a sopa vir muitas vezes com abacate, que é uma comida salgada por aqui.
| FRITADA
A fritada é outro dos pratos típicos do Equador que é muito popular. É preparado com carne de porco cortada em pequenos pedaços, cozida na sua própria gordura e temperada com diversos condimentos. Apesar de meio gordurosa e não muito fotogênica, a carne é muito gostosa.
| HORNADO
Outro prato que leva carne de porco, mas dessa vez assada no forno (daí origem do nome, já que hornear é assar em espanhol). É bem menos gorduroso que a fritada e normalmente é acompanhado por molhos e saladas, que variam de acordo com a região onde é feito. É comum também vir com abacate e banana.
| EMPANADAS
Assim como na Argentina e até mesmo Chile, as empanadas são comuns em um lanche rápido ou de entradinhas. Aqui no Equador, esses pastéis são mais parecidos com as salteñas bolivianas, já que são fritos.
| CUY
Muito comum também no Peru e na Bolívia, o cuy é um prato polêmico, tanto que já falamos dele quando experimentamos uma vez. Nada mais é que o famoso porquinho-da-índia, que é consumido sem preconceitos nos Andes. Pode ser feito de diversas formas, assado na brasa ou até mesmo pururuca.
| HUMITA
Outra prato muito comum da região Andina, inclusive na Argentina e Chile, a humita (ou tamale) pode ser explicada grosseiramente como sendo a nossa pamonha salgada.
| ENCOCADO
Esse foi outro dos pratos típicos do Equador que eu amei ter provado. O encocado lembra muito a nossa moqueca, já que também é feito com peixes e frutos do mar ao molho de leite de coco. Eu provei no famoso restaurante Casa Gangotena em Quito, bem na Plaza San Francisco, e estava incrível.
| SECO DE CHIVO, POLLO OU CARNE DE RES
Esse prato também é muito comum no Equador. Apesar do nome seco, ele é molhadinho. De grosso modo, posso explicar que é como se fosse um cozido ou uma carne de panela, sempre acompanhada de um molhinho. Pode ser feita de diversas carnes e as mais comuns são de chivo (cabra), pollo (frango) ou carne de res (bonivo).
Normalmente a bebida usada para o molho é a chicha, que é uma bebida fermentada de milho. Na falta dela, usa-se também cerveja preta em alguns casos. O seco costuma vir acompanhado de arroz, batata cozida e salada, incluindo abacate.
| CANELAZO
Também muito consumida país afora, o canelazo lembra um pouco o nosso quentão. É uma bebida preparada com aguardente, açúcar (ou rapadura) e água fervida com canela. Existem diversas variações, podendo inclusive levar suco de frutas. É comum em diversas regiões dos Andes, como na Colômbia, Peru e Argentina.
| ESPUMILLA
Uma das sobremesas que mais vi sendo vendidas nas ruas de Quito não me deu nem um pouco vontade de provar por ser meio estranha, ainda mais a forma como é vendida, sem muita higiene e em temperatura ambiente. É uma espécie de merengue. Eu provei em um restaurante, mas não gostei muito da textura. Pode ser servida também com frutas, como morango.
+ Veja hotéis com descontos em Quito
+ Bate-volta até o Vulcão Quilotoa
+ Todas as dicas pra curtir Quito
+ Conheça a beleza colonial de Cuenca
+ Tudo pra sua visita ao país
Já esteve no país? Tem mais alguma dica de pratos típicos do Equador? Deixe seu comentário!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!