Visita ao Parque Nacional do Pau-Brasil em Porto Seguro
O Parque Nacional do Pau-Brasil, localizado a cerca de 35km do centro de Porto Seguro, no distrito de Vale Verde, na Bahia, foi criado em 1997 e tem como principais objetivos preservar a Mata Atlântica e o pau-brasil, árvore símbolo da época do descobrimento e da colônia. Fica ainda mais perto de Arraial D’Ajuda, são apenas 15km.
São mais de 19 mil hectares de mata preservada. O que chama a atenção é a boa estrutura do parque, que já abriu edital para a visitação turística ser explorada pela iniciativa privada.
PARQUE NACIONAL DO PAU-BRASIL
Hoje o parque já abriu as portas aos turistas, mas por conta de dificuldades de logística, apenas visitantes com bicicletas são aceitos, sejam privadas ou por meio de agências. A Bahia Active faz os passeios saindo de Porto Seguro.
Logo na entrada, é possível conhecer um pouco da importância que o pau-brasil teve pra história do nosso país, levado à Europa principalmente para o uso de sua madeira e do corante natural de cor marrom-avermelhada.
São seis trilhas bem estruturadas, inclusive com acesso a pessoas com necessidades especiais, e alguns mirantes para serem visitados.
Uma das atrações é a Trilha do Ibirapitanga (Trilha do Pau-Brasil) onde é possível ver e tocar em exemplares de pau-brasil com até 900 anos.
Pra quem gosta de contato com a natureza, esse tour é um prato cheio. Além da flora, se der sorte, você encontrará muitos animais raros da Mata Atlântica, como o tamanduá-bandeira e quem sabe uma jaguatirica. Essa região da Costa do Descobrimento é considerada Patrimônio Natural Mundial desde 1999 por conta de seu ecossistema de interesse universal.
Antes de planejar a visita, vale entrar em contato com o parque para ver se continua recebendo apenas turistas com bicicletas ou se já foi aberto ao público em geral pelo telefone (73) 3281 0805. O endereço do Parque Nacional do Pau Brasil é Antiga Estrada Arraial D’Ajuda-Itabela Km 07, Distrito de Vale Verde – Porto Seguro/BA.
+ Como é visitar uma tribo indígena em Porto Seguro
+ Praia do Espelho: Como chegar ao cartão postal de Trancoso
* O jornalista viajou a convite da Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro e do Convention & Visitors Bureau, mas todos os relatos aqui são isentos e pessoais. Voou Azul e ficou hospedado no Hotel Vitória Régia.
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!