Onde ficar em Quito, Equador: Melhores bairros e hotéis
Apesar de ser uma cidade com mais de 1,6 milhão de habitantes, não é muito complicado escolher onde ficar em Quito, no Equador, já que a maioria dos hotéis fica numa área mais central e com fácil acesso aos pontos turísticos.
Os dois principais bairros pra se hospedar em Quito são o Centro Histórico e La Mariscal (ou Mariscal Sucre), mas podemos ainda incluir as regiões dos parques El Ejido e La Carolina, também na área central.
Nesse post listamos as características de cada uma delas e algumas dicas de hotéis para te ajudar a escolher o local que mais combina com seu perfil.
ONDE FICAR EM QUITO: MELHORES BAIRROS E REGIÕES
| CENTRO HISTÓRICO DE QUITO
O Centro Histórico de Quito é provavelmente a principal atração turística e um dos mais lindos da América do Sul. Essa foi a primeira cidade a ser declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1978.
Realmente a arquitetura é linda e essa região histórica muitas vezes vem logo como primeira opção na hora de decidir onde ficar em Quito. Mas vale você saber algumas coisas antes.
Ao se hospedar no Centro Histórico, você ficará pertinho, até mesmo a pé, da maioria das atrações turísticas, o que é ótimo. Mas apesar do grande movimento durante o dia, essa área fica praticamente deserta à noite, então é bom evitar sair a pé ou caminhar por grandes distâncias muito tarde.
Se durante o dia o centro pulsa, à noite você também pode ter uma opção menor de bares e restaurantes nas proximidades. Duas boas escolhas, além de dica de hospedagem no Centro Histórico, mas também para as refeições, são os hotéis históricos Plaza Grande (em frente à praça de mesmo nome, no coração da cidade) e o Casa Gangotena Hotel Boutique (na Plaza San Francisco), que é um dos mais luxuosos e clássicos.
Eu visitei os dois restaurantes e ambos foram muito bons, apesar de o segundo ter me agradado mais (mesmo com preços mais salgados). Sobre os hotéis, o Casa Gangotena mais sofisticado.
Além desses dois hotéis que visitei, que são dois dos mais famosos e clássicos de Quito, há outras boas alternativas se você quiser se hospedar no Centro Histórico. Vale você consultar o link abaixo pra encontrar opções com descontos.
| LA MARISCAL (OU MARISCAL SUCRE)
Eu gosto muito desse bairro, pra mim uma das melhores opções de onde ficar em Quito. É o bairro boêmio, com muito mais opções de restaurantes e bares, além de uma vida noturna muito animada. Mesmo se você não quiser sair à noite, as muitas opções de comércio, inclusive de agências de turismo para fazer os passeios, fazem valer a pena. Se você conhece São Paulo, Mariscal Sucre seria a nossa Vila Madalena ou Pinheiros.
Eu já me hospedei nos arredores da Plaza Foch, que é o coração do bairro. É também um dos pontos mais animados, cheio de jovens, bares e restaurantes. Gostei muito e pude andar sem preocupação até tarde pelas ruas. Apesar de ficar um pouco distante do Centro Histórico (cerca de 3km) é bem fácil chegar de táxi ou até mesmo de transporte público.
Há muitos hotéis charmosos em casarões históricos e até mesmo econômicos no bairro. Alguns dos mais bem avaliados são o Park Inn by Radisson, o Nu House Boutique (bem na Plaza Foch), o Reina Isabel, o Vieja Cuba, o Dolce Lobo Boutique Stay, entre outros.
| PARQUE LA CAROLINA
Essa é uma região bem mais tranquila e mais distante do Centro Histórico (cerca de 6km). Mas a área verde do parque é bem agradável e fica bem perto do shopping Quicentro, o maior do Equador.
Eu também já me hospedei nessa região, no Wyndham Garden, um hotel que foi reformado e agora tem decoração bem moderna. Gostei bastante, embora precisasse de táxi ou transporte público até a área central. Nessa região também há boas opções de comércio e alguns restaurantes.
| PARQUE EL EJIDO
O El Ejido não fica muito distante do Centro Histórico (cerca de 2km) e também está perto de Mariscal Sucre (1,5km). É cercado por prédios mais modernos, principalmente de escritórios, e alguns deles são hotéis de grandes redes, como o Hilton Colon. Outra opção bem avaliada na região é o Boutique Cultura Manor.
O parque é muito movimentado de dia e até mesmo à noite, quando várias barraquinhas de comidas tomam as calçadas. Percebi que é mais frequentado por moradores da cidade mesmo.
| AEROPORTO DE QUITO
Talvez por conta de horário de voo, assim como eu, você possa escolher também algo próximo do novo aeroporto como opção de onde ficar em Quito. Eu visitei o Wyndham Airport, da mesma rede onde me hospedei na região do Parque La Carolina, e foi uma grata surpresa.
Achei a estrutura até mesmo melhor que o primeiro hotel. Melhor ainda é que você chega em pouquíssimos minutos ao terminal com o transfer gratuito, já que ele está logo em frente ao aeroporto.
SEGURO OBRIGATÓRIO NO EQUADOR
Talvez você ainda não saiba, mas o seguro viagem é exigido para turistas em visita ao Equador e pode ser pedido na imigração (saiba mais). Ele sai barato e garante ainda a sua tranquilidade em eventuais problemas de saúde, extravio de bagagens e cancelamento de voos. Nós sugerimos que você faça cotação no site da Seguros Promo, que é um comparador que encontra os melhores preços entre as principais seguradoras.
Como são nossos parceiros, use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 para ter descontos, que podem ser maiores caso você pague no boleto bancário. Dá pra fazer tudo online!
MAIS DICAS DE QUITO
+ Hotéis com descontos na cidade
+ Pratos típicos pra você provar
+ Como é o tour até o Vulcão Quilotoa
+ Todas as dicas da cidade
Tem mais alguma dúvida sobre onde ficar em Quito ou sobre os melhores bairros? Deixe seu comentário que farei o possível para ajudar!
*O jornalista viajou a convite da GOL, que agora tem voos diretos entre São Paulo e Quito.
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!