Onde ficar em Jerusalém: Melhores bairros, regiões e hotéis
Na hora de decidir onde ficar em Jerusalém, em Israel, como na maioria das cidades do mundo, a localização é um dos principais pontos a se levar em consideração pra quem viajar a turismo.
De nada adianta você escolher um hotel que ache simpático e com preço bom na internet se ele fica distante das principais atrações.
A hospedagem não é algo barato em Israel, então é melhor investir bem seu dinheiro e ficar num local de fácil acesso do que gastar um pouco a menos e ficar mal localizado(a). Isso é muito importante na hora de escolher onde se hospedar em Jerusalém.
Então nesse post damos todas as dicas das melhores regiões e bairros, hotéis com preços mais justos e também onde ficamos.
Aliás, se você também vai visitar a capital, não deixe de ver nosso guia de hotel em Tel Aviv, com todas as dicas de lá.
Onde ficar em Jerusalém
Apesar de não ser tão grande, locomover-se a pé por Jerusalém pode ser um pouco complicado por conta das colinas (leia-se: muita subida e descida).
Por isso é importante ficar em um hotel onde você tenha fácil acesso às principais atrações a pé, ao transporte público ou que as corridas de táxi não saiam tão caras pros deslocamentos do dia a dia.
Nós fizemos essa escolha e não nos arrependemos, como conto abaixo.
Melhores regiões onde ficar em Jerusalém
Vamos então detalhar cada uma das melhores regiões pra te ajudar a escolher seu hotel na cidade.
Região da Jaffa Street
Perto da Cidade Antiga (onde ficam as principais atrações, como o Muro das Lamentações, Temple Mount e Igreja do Santo Sepulcro) e do Portão de Jaffa, essa é pra nós a melhor região onde ficar em Jerusalém.
Perto dos pontos turísticos, a Jaffa Street tem muito comércio, shoppings, restaurantes e bares que funcionam tanto de dia como à noite (exceto no Shabat).
Além disso, é por ela onde passa a Linha 1 do tram, que é o nosso VLT, uma mão na roda na hora de circular pela cidade. Como falaremos mais abaixo, é aqui que ficava o nosso hotel, o Leonardo Boutique, que nós gostamos muito.
Não é à toa que essa área é repleta de bons hotéis e muitos inclusive com preços um pouco mais acessíveis. Entre os mais bem avaliados estão o Ibis, Herbert Samuel, Ibis Styles, Arthur, Sergei Palace, Villa Brown Boutique, 21st Floor, entre outros.
Onde nos hospedamos: Como citei anteriormente, nós ficamos no Leonardo Boutique e gostamos muito. O hotel tem ótima estrutura e bom gosto na decoração, os quartos são modernos e o atendimento é muito amigável.
Além disso o café da manhã é algo à parte, um verdadeiro almoço. Confesso que nem conseguimos almoçar praticamente nenhum dia devido a tantas opções.
Nós ficamos por lá por cinco dias e recomendamos. Dava pra ir a pé facilmente para a Jaffa Street e também, em menos de 20min de caminhada, para a Cidade Antiga. Você pode ver online o valor das diárias com descontos.
Mamilla
Essa área fica bem pertinho também da Cidade Antiga e do Portão Jaffa, inclusive dá pra ir a pé até a Jaffa Street.
É aqui onde fica também um dos shoppings a céu aberto mais descolados de Jerusalém, o Alrov Mamilla Avenue, além do museu Time Elevator.
Em Mamilla ficam algumas das melhores opções pra quem procura hotéis de luxo e tem dúvida de onde ficar em Jerusalém. Alguns dos mais famosos são o Mamilla Hotel (anexo ao shopping), Waldorf Astoria e o King David.
Onde ficar em Jerusalém: Centro (Downtown)
O centro da cidade é uma continuação da Jaffa Street que citei acima e também é uma boa região pra se hospedar pela facilidade de se chegar à Cidade Antiga e ao famoso Mahane Yehuda Market.
Dá pra usar bastante o tram e, se você não se importar em caminhar alguns minutos, pode fazer esses trajetos até mesmo a pé.
O bom da área central é que há opções pra todos os gostos, desde hotéis mais caros a outros com melhor custo-benefício, alguns hotéis boutique, apartamentos e até hostels.
Por ser uma região de muito comércio, é animado tanto de dia como à noite, com opções de lojas, restaurantes e bares (exceto no Shabat).
Jerusalém Oriental
A região ao redor do Portão de Damasco é conhecida como Jerusalém Oriental (East Jerusalem) por conta da predominância de palestinos e muçulmanos.
Embora tenha boas opções de hospedagem, esse é considerado um território ocupado. Nós não nos sentimos inseguros por lá, pelo contrário, mas se você decidir ficar por aqui é preciso levar em conta algumas coisas.
Alguns motoristas de táxi podem se recusar a levar você do lado ocidental ao oriental, você pode não encontrar opções do que fazer à noite e as ruas não são tão bem cuidadas.
Por outro lado, é uma boa região se você procura preços relativamente mais baixos. De todo modo, se ficar perto do Portão de Damasco estará ao lado da Cidade Antiga.
Cidade Antiga de Jerusalém
Apesar de ser a região mais visitada da cidade, cheia de atrações tanto religiosas como históricas, eu não me hospedaria na Cidade Antiga.
Embora você já fique “na cara do gol”, acho poucas as opções de restaurantes pra ir jantar, por exemplo, além do fato de as ruas ficarem praticamente desertas à noite.
Além disso, há poucas opções de hospedagens dentro das muralhas. A maioria é de hostels com quartos compartilhados. Mas você pode consultar quais são e inclusive apartamentos na Cidade Antiga nesse link.
Claro que existem outras regiões na cidade com bons hotéis, mas se você procura onde ficar em Jerusalém e quer ficar próximo dos pontos turísticos, valem essas dicas que demos acima.
Tem mais alguma dúvida? Então deixe seu comentário que faremos o possível pra ajudar!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Olá Rafael, muito legal as suas dicas, sou o Rodrigo e estamos pensando (família) em ir para Israel e gostaria muito de ficar perto do Monte das Oliveiras, isso é possível? Ou seja nesse lugar tem algum hotel? Você recomendaria? Abs e obrigado Rodrigo
Oi, Rodrigo, tudo bem?
Até tem um hotel, que é o Seven Arches, mas não acho que valha a pena ficar lá não. Você estará distante das demais atrações, até mesmo pra jantar à noite, por exemplo, e precisará pegar sempre táxi, que é bem caro.
Nós conhecemos alguns brasileiros que estavam hospedados nesse hotel e eles estavam arrependidos pela localização, por isso nem citamos ele no nosso post com dicas de onde se hospedar em Jerusalém. Se eu fosse você, focaria mais nessas regiões que falamos no post.
Abraços e ficamos à disposição pra qualquer outra dica. Só nos escrever.