Onde ficar em Budapeste, Hungria: Dicas de bairros e hotéis
Não faltam ótimas opções quando a dúvida é onde ficar em Budapeste. A capital da Hungria tem opções para todos os bolsos e gostos, com a vantagem de ser mais barata se comparada com muitas outras cidades da Europa.
Nesse post vamos falar das melhores regiões e bairros pra se hospedar, além de dar dicas de como você pode conseguir economizar por lá na hora de escolher onde ficar, inclusive com um mapa detalhado no final.
Onde ficar em Budapeste: Buda ou Peste?
Antes de decidir onde ficar em Budapeste, é importante entender que a capital húngara já foi dividida em duas cidades diferentes, uma chamada Buda e a outra Peste, uma em cada margem do Rio Danúbio. No século XIX elas foram unificadas e uma região é bem diferente da outra.
Vale se hospedar em Buda?
Embora Buda seja uma área mais residencial, é ali, às margens do rio, onde fica o Castelo de Buda, um dos principais pontos turísticos da cidade.
Embora ele seja atração certa de quem visita Budapeste, ao se hospedar por aqui você terá menos estrutura turística, como bares e restaurantes, já que a região fora do castelo é mais frequentada por moradores. Por outro lado, você tem a chance de encontrar preços melhores de hospedagem.
Se hospedar em Peste
É a região mais turística, cheia de atrações históricas e culturais, bares, restaurantes e ótimos hotéis. Por conta disso, Peste concentra o burburinho da cidade, com visitantes de todos os cantos do mundo.
Para nós é a melhor área pra se hospedar, inclusive pela proximidade do aeroporto, facilidade de transporte público, casas de câmbio e outros serviços.
Agora que você já entendeu um pouco da diferença entre Buda e Peste, vamos falar abaixo de alguns dos melhores bairros quando a dúvida é onde se hospedar em Budapeste.
Onde ficar em Budapeste: Lado Peste
Bairro Lipótváros e Belváros
Os nomes podem parecer complicados, mas esses dois distritos vizinhos, que ficam às margens do Rio Danúbio, reúnem algumas das principais atrações da capital húngara, além de ser o centro comercial, com muitas lojas, bares e restaurantes.
É o coração da cidade, onde há movimento praticamente o dia todo. E o melhor é que você conseguirá percorrer a maioria dos pontos turísticos a pé mesmo ou de transporte público, já que a oferta é grande por aqui.
É nessa área onde estão a famosa Ponte das Correntes (Széchenyi Lánchíd), o Parlamento, Mercado Central, Basílica de Santo Estêvão e outros pontos turísticos. Ou seja, é uma excelente região quando a dúvida é onde ficar em Budapeste.
Arredores do Bairro Judeu – Erzsébetváros
Ainda em Peste, o antigo bairro judeu ainda guarda marcas e ruínas do final da Segunda Guerra, mas hoje se transformou numa das regiões mais jovens e animadas da cidade.
Ali ficam os famosos bares dentro de ruínas e também uma das ruas mais agitadas pra quem quer curtir a noite, a Gozsdu Udvar, uma passarela repleta de bares e restaurantes. Não é à toa que a região entrou nas nossas dicas de o que fazer em Budapeste.
Pela proximidade, inclusive a pé, com a região de Belváros e Lipótváros, além do Rio Danúbio, também é uma boa alternativa de onde ficar em Budapeste se você encontrar hotéis preços menores.
Bairro de Terézváros
Essa é uma região de Peste mais residencial e de classe mais alta. É onde fica a avenida mais famosa da cidade, a Andrássy út, que liga o Erzsébet (nas proximidades do Rio Danúbio) à Praça dos Heróis, onde ficam as Termas de Széchenyi. Por aqui ainda passa a linda Linha M1 do metrô, a segunda mais antiga da Europa.
Apesar da proximidade das atrações, Terézváros tem menos turistas que a área central de Lipótváros e Belváros, mas tem muitos bons restaurantes, centros culturais e atrações, como o Museu Casa do Terror e a Ópera Estatal Húngara.
Bairro de Józsefváros
Apesar da proximidade com Belváros, também em Peste, essa região não tem todo o charme dos bairros anteriores. Se você perguntar a um húngaro onde ficar em Budapeste, talvez ele não fale pra você se hospedar em Józsefváros pela fama decadente do bairro.
Mas hoje é uma área mais tranquila e segura que pode oferecer hotéis com preços melhores, além de fácil acesso à Linha M4 do metrô.
Onde ficar em Budapeste: Lado Buda
Budavár
Já do lado Buda, Budavár também é conhecida como Distrito do Castelo por ser onde fica o Castelo de Buda. A arquitetura e ruas históricas são bem bonitas e, apesar de ser uma das regiões mais cheias de turistas durante o dia, fica mais vazia à noite, mas pode ser bem interessante por conta dos bons hotéis nos arredores do castelo.
Se for para escolher onde ficar em Budapeste sem ser do lado Peste, é a região que ainda vale a pena.
Mapa dos bairros de Budapeste
Abaixo você encontra um mapa com os bairros citados nesse post. É só clicar e navegar!
Onde ficamos hospedados em Budapeste
Nós fomos a Budapeste em maio e a cidade já estava bem cheia e com preços mais altos devido ao início da alta temporada. Nós então nos hospedamos numa guest house bem gostosa no bairro de Belváros, a uma curta caminhada de todas as principais atrações.
Apesar de ficar em um prédio antigo, nós gostamos muito da estrutura e conforto do Amber Gardenview Studios. Foi um ótimo custo-benefício pertinho do coração da cidade (veja valor das diárias).
Espero que esse post tenha te ajudado a entender a geografia da cidade e escolher a região que mais se parece com seu estilo de viagem. Se tiver mais dúvidas sobre onde ficar em Budapeste, deixe seu comentário!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!