O que fazer na Albânia: Roteiro, praias e preços
Na hora de decidir o que fazer na Albânia é preciso se atentar a diversos detalhes, entre eles, a distância entre as cidades, as melhores praias, quantos dias ficar e a melhor época para visitar o país.
A verdade é que o destino tem se popularizado muito nos últimos anos devido aos preços mais baixos do que em outros lugares da Europa. Inclusive, mais recentemente diversos brasileiros vêm trocando as praias da Itália e da Grécia pelas do país.
Neste post, a gente vai dar todas as dicas sobre o país incluindo sugestão de roteiro pela Albânia, principais atrações, praias e muito mais.
Antes de mais nada, pra ficar mais fácil, eu criei esse índice para você ir direto ao ponto que mais lhe interessar:
Índice do post:
- Cidades da Albânia
- Roteiro pelo país
- Quantos dias ficar na Albânia
- Melhor época para visitar a Albânia
- Idioma do país
- Dinheiro: Aceita cartão?
- Quanto custa viajar pra Albânia
- Como chegar à Albânia
- É seguro viajar ao país?
- Melhores praias: Riviera Albanesa
- Hotéis e pousadas no país
- Qual a melhor cidade para ficar na Albânia?
- Seguro viagem com desconto pra Albânia
- Chip de celular no país funciona?
- Onde fica a Albânia
- Como circular pela Albânia: Transporte
- Gastronomia albanesa
- História do país
Dito isso, vamos falar mais sobre as principais cidades da Albânia.
1. Cidades da Albânia
Embora a Albânia seja um país pequeno, há diversas cidades turísticas espalhadas por ela. Listamos algumas das principais e que nós visitamos:
Saranda
A nossa primeira dica do que fazer na Albânia é a cidade de Saranda, que está localizada a cerca de 3h30 da capital Tirana.
Embora seja uma cidade de praia, as daqui não são nem de longe as mais bonitas do país, mas, ainda assim, vale visita.
Saranda possui um grande calçadão que tem a cara da Europa. É super bonito e conta com diversas lojas e restaurantes. Claro que nem sempre comer nesta região é uma boa opção, já que os preços são altos e não costumam acompanhar a qualidade.
Blue Eye e outras atrações
De toda forma, vale super a pena passar pelo menos dois dias em Saranda. Desta forma, é possível curtir a praia e ainda conhecer o Blue Eye, que é uma linda fonte de água cristalina localizada em um parque.
Aliás, nós fechamos este tour com a Civitatis e foi perfeito. Além do Blue Eye, ainda visitamos ruínas e aprendemos muito sobre a história do país com o nosso guia. Aproveite e para ver mais detalhes deste tour.
Além disso, o Parque Nacional de Butrint é um passeio ideal para quem gosta de história. Ele foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO e possui ruínas de diversas épocas.
Outras cidades perto de Saranda
Próxima a Saranda está Ksamil. É possível fazer bate e volta para a cidade se preferir dormir em Saranda. A parte ruim é que você acaba não podendo beber já que precisará dirigir.
Também pertinho da cidade fica Gjirokaster, que tem um centro histórico lindo. Nós fizemos um bate e volta. Passamos a tarde na cidade e achamos que foi o suficiente para conhecê-la.
Aliás, falaremos mais das suas cidades nos próximos tópicos.
Outra dica é aproveitar que está em Saranda para dar um pulinho na ilha grega de Corfu. A balsa liga as duas cidades em cerca de 30 minutos.
Aliás, se preferir, é possível descer no aeroporto de Corfu e de lá seguir para a Albânia, evitando, desta forma, a chegada em Tirana.
Aproveite para ver dicas de hotéis em Saranda.
Ksamil
Ksamil está localizada a poucos quilômetros de Saranda e é um dos destinos de praia mais famosos da Albânia.
O que nem todos sabem é que a maior parte das praias do país é privatizada, ou seja, para sentar é preciso estar em um beach club e pagar pela espreguiçadeiras e guarda-sol.
Além disso, muitos lugares não permitem que levem comida e bebida. É preciso comprar no próprio bar para consumir no local.
E Ksamil é praticamente toda assim. Quase todas as praias são privatizadas e apertadas, já que por todo lado há um beach club. Para ir de uma a outra é preciso entrar nos bares.
Mas, mesmo assim, vale dizer que o mar de Ksamil é realmente incrível. Então, apesar de tudo, vale a pena conhecer a cidade.
Nós conseguimos encontrar um pedacinho da praia sem um beach club. Um homem alugava as cadeiras e os guarda-sóis e a gente podia levar nossa comida e bebida. Isso fez com que a gente economizasse bastante.
Este trecho fica na Bora Bora Beach bem pertinho da hamburgueria Key-21.
Praias de Ksamil
Sem dúvidas, as principais atrações de Ksamil são as praias. Além da Bora Bora Beach, tem a Relinda Beach, onde fica o famoso beach club Abiori, a Lori Beach e a Paradise.
Na região de Ksamil, há outras praias bem bonitas que valem a visita também, entre elas, Pulëbardha Beach. Shpella, a Pëllumbave e a Mirror Beach.
O pôr do sol é outra atração imperdível em Ksamil.
Além disso, fomos em alguns bons restaurantes na cidade, entre eles, o Ftelea Fish Taverna, o Basílico e o Family Restaurant.
Aliás, aproveite para ver dicas de onde ficar em Ksamil.
Gjirokaster
Gjirokaster está a cerca de 1h de carro de Saranda e foi uma das nossas surpresas na Albânia.
Nós aproveitamos um tempo livre para almoçar por lá e conhecer seu charmoso centro histórico.
Andamos sem rumo pela cidade, que conta com construções históricas e muito bonitas. Aliás, ela é declarada Patrimônio Mundial da UNESCO.
Entre suas principais atrações está um castelo. O ingresso custa 4 euros (preço de agosto de 2024). Além disso, tem um obelisco no alto da montanha com uma linda vista da cidade.
Aliás, não deixe de provar o qifqi, prato típico da cidade, que nada mais é do que um bolinho de arroz.
Embora tenha pouca coisa para se fazer em Gjirokaster, confesso que fiquei com vontade de passar pelo menos uma noite na cidade. Aproveite para encontrar hotéis por lá.
Outra dica é fazer um city tour pela cidade! A Civitatis oferece esse passeio.
Himara
Se eu pudesse dar uma dica do que fazer na Albânia, com certeza seria: visite Himara! Sem dúvidas, ela foi a nossa cidade preferida no país.
Ela está a cerca de 50 km de Saranda (1h20 de carro) e a 224 km de Tirana (3h15 de carro).
A verdade é que a cidade é bem pequena, mas tem algumas das praias mais bonitas da Albânia, um calçadão agradável e bons restaurantes espalhados pelas praias.
Aliás, vale dizer que diferente de Ksamil, Himara ainda é um destino menos procurado por turistas, ou seja, costuma estar mais vazio.
Praias de Himara
Mas o que realmente importa aqui são as praias. As da cidade mesmo já são incríveis. Gostamos muito da Spile e da Marachi. Um pouco mais distantes estão a Potam e a Livadhi. Gostamos muito da Jale também.
Entretanto, as nossas praias favoritas ficam a uma curta distância de carro do centro da cidade. Amamos muito Porto Palermo Beach.
Esta praia é pequenininha, mas tem um mar sensacional, verdinho e cristalino. Embora não seja grande, ela conta com um restaurante que serve bebida gelada e comida boa e barata com bons preços.
Outra praia muito bonita e famosa aqui é a Gjipe Beach. Para chegar até ela é preciso ir de carro e depois fazer uma trilha de cerca de 30 minutos.
Passeio de barco em Himara
Nós quase não fizemos o passeio de barco por Himara, decidimos de última hora e foi muita sorte. Sem dúvidas, é um passeio imperdível.
Isso porque ele passa por algumas praias que têm difícil acesso (algumas só de barco) e, sem dúvidas, elas têm o mar mais bonito que vimos na Albânia. Um azul difícil de explicar! Lindo mesmo.
Entre as praias que mais gostamos estão a Pigeons Cave e a Secret Cave. Nós fizemos o tour com a Exploring Himara, custou 30 euros e durou 2h30. Pra fechar com eles é fácil. O quiosque fica no calçadão bem perto de onde sai o passeio.
Restaurantes e hotéis em Himara
Para comer, nós gostamos bastante do Brothers Grill Fast Food e da Taverna Tosteki. Aliás, não deixe de experimentar o sorvete de pistache da Delight, que é super barato e muito gostoso.
Nós passamos seis dias na cidade. Ficamos no Rea Boutique Hotel e amamos! Aproveite para encontrar diversas dicas de onde ficar em Himara.
Dhermi
Pertinho de Himara está Dhermi. Na verdade, nós ficamos bem em dúvida se deveríamos nos hospedar aqui ou em Himara, mas acabamos escolhendo a segunda opção e não nos arrependemos.
As praias de Dhermi são lindas, mas a cidade é bem mais cheia do que Himara e mais cara também. Isso sem falar que o calçadão de Himara é bem mais legal.
De toda forma, os amigos que viajaram com a gente pra Albânia ficaram em Dhermi e também gostaram bastante.
Por lá, há um restaurante chamado Luciano que tem uma vista linda da praia e um menu com bons preços.
Além disso, tanto de Himara quanto de Dhermi dá para visitar algumas das praias mais lindas da Albânia, como Porto Palermo Beach e Gjipe.
Aliás, aproveite para ver dicas de hotéis em Dhermi.
Tirana
Tirana é a capital da Albânia e a porta de entrada de muito gente ao destino, já que é onde fica o único aeroporto do país.
Embora seja uma cidade pequena, há algumas atrações que valem a visita.
Bunkers na Albânia
Durante os 40 anos em que o líder comunista Enver Hoxha dominou o país, foram criados, a mando dele, mais 170 mil bunkers espalhados por todo o território.
Estes abrigos são seguros e à prova de bala. É muito fácil encontrá-los em todas as regiões. Para se ter uma noção até mesmo na trilha pra Gjipe Beach, em Himara, tem alguns bunkers.
Mas apesar de terem sido criados milhares deles, nunca foram usados para seus devidos fins. A grande preocupação de Hoxha era se proteger de possíveis ataques de outros países.
É claro que com todo esse dinheiro gasto faltaram muitos recursos para o que realmente importava no país, que era investir em moradia, saúde e educação para o povo.
Mas por que estou falando de bunkers justamente neste tópico sobre Tirana? É que na capital existem dois deles que foram transformados em museus: o Bunk’Art 1 e o Bunk’Art 2. Os dois contam momentos da história da Albânia.
Independente dos museus em si, só o fato de entrar em um bunker e ver como eles eram grandes já vale a visita.
Outras atrações de Tirana
Dá pra conhecer bem Tirana em um dia inteiro por lá. A Praça Skanderberg é um dos principais pontos da cidade. Por ali, dá para ver a Biblioteca Nacional, o Museu de História Nacional e a Mesquita. Além disso, tem a Torre do Relógio.
Se você gosta de fazer comprinhas, não pode deixar de visitar o Novo Bazar, Pazari i Ri. Este mercado vende frutas, verduras, especiarias e muito souvenir. Ao seu redor estão algumas opções de bares e restaurantes.
Outra atração interessante é a Pirâmide de Tirana, no centro da cidade. É possível subir até o seu topo e ter uma vista bem bonita. Além disso, antigamente ela funcionava como museu dedicado ao ditador Enver Hoxha. Hoje em dia, é um centro cultural.
Não deixe de conhecer também o antigo Castelo de Tirana, ou Fortaleza de Justiniano, datado da era Bizantina, de antes de 1300.
Atualmente, na parte interna da fortaleza, há restaurantes, lojas e hotéis. Inclusive, nós comemos no Tartuf Shop, especializado em trufas, e gostamos bastante.
Pedimos batatas fritas com creme de trufas brancas (4,50 €). De principal, o Rafa escolheu um ravioli com cogumelos e trufas frescas (8 €) e eu fui de risoto com aspargos, carne e trufas (9,50 €). A massa estava melhor que o risoto.
Pra quem quiser fazer compras, o Toptani é um bom shopping com lojas nacionais e internacionais.
Pra andar e visitar restaurantes, algumas lojas e sorveterias, vale a pena dar uma voltinha num bairro chamado Bloku. Gostamos bastante da sorveteria Reka. O sorvete custa 1 euro.
2. Roteiro na Albânia de 10 a 14 dias
Agora que você já tem um panorama geral do que fazer na Albânia, vou colocar aqui o nosso roteiro pelo país:
Roteiro em Tirana e Himara
Antes de mais nada, vale lembrar que fomos no verão. Portanto, os dias eram bem longos. O pôr do sol acontecia por volta das 20h.
Além disso, dá para você resumir este roteiro para dez dias se preferir.
Dia 1:
- Chegamos na madrugada ao aeroporto de Tirana;
- Dia todo na capital (Bunk’Art, Novo Bazar Pazari i Ri, Antigo Castelo);
- Jantar no Tartuf Shop.
2º dia do roteiro na Albânia:
- Aluguel de carro e ida para Himara (3h de trajeto);
- Pôr do sol na praia e jantar no Brothers Grill Fast-food.
Dia 3:
- Praias urbanas de Himara (Spile, Marachi, Potam) e Jale Beach + Sorvete de pistache da Delight (1 €) e pôr do sol na praia;
- Jantar na Pastaria, um fast-food barato de massas.
Dia 4:
- Porto Palermo Castle e Porto Palermo Beach, a 1 km de distância;
- Borsh Beach;
- Jantamos no Taverna Lefteri, mas não gostamos muito. É mais caro que os outros e a qualidade é inferior.
5º dia do roteiro na Albânia:
- Dia livre em Himara nas praias da cidade;
- Jantamos novamente no Brothers Grill Fast-food.
Dia 6:
- Manhã na Gjipe Beach (carro + trilha de trinta minutos);
- Tarde em Dhermi (almoço no restaurante Luciano) + Cidade Antiga de Himara e Livadhi Beach;
- Jantar no grego Taverna Tosteki no calçadão.
Dia 7:
- Passeio de barco com a Exploring Himara que para em diversas praias, como a Pigeons Cave e a Secret Cave;
- Tarde na Porto Palermo e pôr do sol incrível no Eléa.
Roteiro em Gjirokaster, Saranda e Ksamil
Veja a seguir nosso roteiro em Saranda, Gjirokaster e Ksamil:
Dia 8:
- Trajeto de Himara a Saranda;
- Dia em Gjirokaster (centrinho, restaurantes, castelo e obelisco);
- Passeio pelo calçadão de Saranda e jantar no Sophra Restaurant (simples, mas barato e gostosinho).
Dia 9 do roteiro na Albânia:
- Passeio pelo Blue Eye, fonte com água cristalina (fizemos com a Civitatis);
- Tarde em Saranda e pôr do sol no Jack’s Grill, um bar simples com linda vista da praia;
- Jantar no Taverna Fish Filipi especializado em frutos do mar.
Décimo dia:
- Chegada em Ksamil pela manhã (30 minutos de trajeto);
- Passeio a pé pelas principais praias da vila;
- Jantar no Basílico.
Dia 11:
- Lori Beach e Bora Bora Beach;
- Pôr do sol na praia no Umã Beach;
- Jantar no Ftelea.
12º dia do roteiro na Albânia:
- Passeio por praias próximas a Ksamil como a Pulebardha Beach;
- Tarde em Ksamil;
- Jantar no Family Restaurant.
Dia 13:
- Dia livre em Ksamil;
- Jantar novamente no Ftelea.
14º dia do roteiro na Albânia:
- Trajeto de Ksamil ao aeroporto de Tirana (4h);
- Voo de Tirana a Madri.
O que eu mudaria no nosso roteiro na Albânia?
Gostamos bastante do nosso roteiro na Albânia. No fim, deu tudo certo, mas o que eu mudaria era mais a questão de Ksamil. Nós achamos a cidade cheia e as praias muito apertadas e mais caras do que em Himara, por exemplo.
Por isso, talvez só faríamos bate e volta de Saranda para conhecer Ksamil.
Outra coisa, reservaria pelo menos dias inteiros para conhecer a ilha grega de Corfu, que fica a trinta minutos de balsa de Saranda. Inclusive, compraria a passagem de avião de volta saindo de Corfu. Desta forma, não precisaria voltar a Tirana.
Portanto, chegaria pela capital da Albânia e iria embora pela Grécia.
Além disso, incluiria pelo menos um dia na cidade histórica de Berat. Só não fomos porque não nos organizamos pra isso.
Do resto, deixaria tudo igual. Amamos Himara e não nos arrependemos de ter ficado bastante tempo lá.
3. Quantos dias ficar na Albânia?
Como eu já disse aqui, embora seja um país pequeno, há muito o que fazer na Albânia. Por isso, acho que vale reservar um tempinho bom para conhecer o país.
Nós ficamos praticamente duas semanas, mas é possível ficar apenas sete dias.
De toda forma, acredito que para conseguir aproveitar bem o país vale a pena passar pelo menos dez dias por lá.
4. Melhor época pra viajar pra Albânia
Escolher a melhor época pra viajar pra Albânia não é tão difícil. Por ser um destino de praia, o ideal é realmente visitar o país nos meses de calor.
Entretanto, vale a pena evitar o auge do verão, ou seja, julho e agosto, porque é quando a Albânia fica lotada e os preços sobem, já que é nesta época que os europeus e americanos estão de férias.
Portanto, o ideal é viajar pra lá no final da primavera, ou seja, em junho, ou no final do verão e começo do outono, em setembro.
5. Idioma da Albânia: Que língua falam no país?
O idioma falado na Albânia é o albanês. Embora muita gente não tenha um inglês fluente, achei bem fácil me comunicar por lá.
Prarticamente todos os restaurantes têm cardápio em inglês e os guias também falam. Achei engraçado que quando chegamos a um pequeno hotel em Ksamil logo a dona veio falar com a gente acompanhada de seu filho de uns 10 anos.
Ela falava em albanês com ele e ele traduzia para o inglês pra gente entender e depois fazia o contrário também. Achei isso bem interessante. Percebemos que os mais jovens já falam inglês bem.
Afinal, aos poucos a Albânia tem se aprimorado para receber turistas estrangeiros.
6. Dinheiro na Albânia
O dinheiro na Albânia é o lek. Sim! Impossível ouvir isso e não cantar “ahh lelek lek lek lek” rs. Em junho de 2024, a conversão era a seguinte 100 lekes equivaliam a 1 euro.
No próximo tópico, vou falar sobre alguns preços no país, mas vale dizer que ainda é importante ter dinheiro vivo por lá.
Embora alguns lugares já estejam aceitando cartão, a maior parte ainda exige pagamento em dinheiro. Alguns falam que aceitam, mas preferem que o turista pague em dinheiro.
Nós levamos euros e dólares. Se for passar por Tirana, vale a pena trocar seu dinheiro por lá, já que é mais barato do que nas cidades de praia.
De toda forma, foi bem fácil encontrar lugares para fazer o câmbio em todas as cidades. Além disso, há bastante caixa eletrônico caso você deseje sacar.
7. Quanto custa viajar pra Albânia
Todo mundo fala que a Riviera Albanesa ainda é um destino barato, mas, afinal, quanto custa viajar pra Albânia?
Vou falar dos preços que encontramos em junho de 2024 no país. Lembrando que Ksamil é um pouco mais cara do que Himara e Saranda.
- Hotéis com diárias a partir de 50 euros para dois;
- Pratos em restaurantes a partir de 6 €;
- Vinho da casa em restaurantes: 500 ml a partir de 4 €;
- Cerveja long neck em supermercado a partir de 1,50 €;
- Passeio de barco por 30 €;
- Sorvete por 1 €;
- Litro da gasolina 1,85 €;
- Kit com duas cadeiras de praia e guarda sol: a partir de 10 € em Himara e de 15 € em Ksamil.
Ou seja, a Albânia ainda é sim um destino barato até para nós brasileiros, especialmente se comparado com outros países europeus, como Grécia e Itália.
Só acho importante ressaltar que com o crescimento do turismo é bem possível que os preços subam num futuro próximo e a Albânia deixe de ser tão barata assim.
Quanto se gasta por dia na Albânia?
Tendo em conta os gastos que mencionei acima, se gasta por dia, em média na Albânia:
- 50 euros na diária do hotel para dois;
- De 10 a 15 euros em cada refeição com bebida alcoólica;
- De 10 a 15 euros para duas pessoas com espreguiçadeira e guarda-sol na praia;
- Gastos com carro (gasolina e estacionamento).
8. Como chegar à Albânia
A Albânia faz fronteira com a Grécia, Macedônia, Kosovo e Montenegro.
O jeito mais fácil é chegar de avião a partir do aeroporto de Tirana, a capital do país, mas também é possível ir de avião até a ilha grega de Corfu e de lá pegar uma balsa de trinta minutos até Saranda.
É muito fácil conseguir um voo para Tirana a partir de diversas cidades, entre elas, Istambul, Roma, Madri, Milão, Londres, Bruxelas, Atenas, Paris, Frankfurt, Praga, Barcelona, Budapeste, Berlim, Zurique, Amsterdam, Oslo, Estocolmo, Dubai e muito mais.
Aliás, é importante ressaltar que não há nenhum voo direto que liga o Brasil à Albânia.
9. É seguro viajar pra Albânia?
Quando nós publicamos no Instagram (@essemundoenosso) a nossa viagem pra Albânia, muita gente disse que o país não era seguro para turistas.
Mas o que nós percebemos é que quem disse isso nunca tinha visitado a Albânia e estava repetindo coisas que já haviam ouvido em algum lugar.
Claro que sabemos que a Albânia é conhecida por sua máfia, mas para turistas é sim um país super seguro.
Nós viajamos com uma mulher e uma menina e elas andaram sozinhas e em nenhum momento se sentiram incomodadas.
Foi super tranquila mesmo a nossa viagem pelo país. Pudemos andar pelas ruas sem nos preocupar com nada, inclusive na capital Tirana, e usar o celular tranquilamente até para fazer stories.
Ou seja, pode viajar pra Albânia que é sim um país super seguro!
Claro que vale sempre tomar todos os cuidados que tomamos em qualquer lugar com nossos pertences, passaporte, dinheiro e tudo mais.
10. Melhores praias da Albânia: Riviera Albanesa
As dicas do que fazer na Albânia só ficam completas se falarmos da Riviera Albanesa. Afinal, quem viaja ao país quer mesmo é curtir seu mar cristalino.
A região conta com diversas opções e fica até difícil decidir quais são as melhores praias da Albânia.
Mas depois de rodar por Himara, Dhermi, Saranda e Ksamil, nós elegemos as que mais gostamos:
Porto Palermo Beach
Sem dúvidas a Porto Palermo Beach é uma das nossas praias favoritas na Albânia. Ela está localizada perto de Himara. Embora seja pequena, seu mar é cristalino e esverdeado.
Pra chegar até ela é preciso ir de carro. A única parte ruim é que o estacionamento é bem pequeno, mas do outro lado da estrada é possível parar o carro.
Imagino que no alto verão deva ficar bastante cheia, mas como nós fomos em junho pegamos a praia bem vazia.
O espaço para colocar as espreguiçadeiras e os guarda-sóis não é grande, mas logo acima há um restaurante com uma linda vista da praia e preços são bem convidativos.
Pedimos uma salada grega (5 €), uma porção de batata frita (3 €) e uma cerveja long neck (2 €).
Jale
A Jale Beach fica a poucos minutos de carro do centro de Himara. Ela é bem maior do que a Porto Palermo Beach.
Conta com estrutura de beach clubs, mas, o que é melhor, tem uma boa parte gratuita, ou seja, é só chegar e estender a sua canga.
O mar é cristalino e estava bem calminho no dia que fomos. Além disso, a temperatura da água estava super agradável.
Gjipe Beach
Sem dúvidas, a Gjipe Beach é uma das melhores praias da Albânia. Ela também está localizada na região de Himara e Dhermi.
Pra chegar até ela é preciso ir de carro e parar num estacionamento. Depois, há uma trilha de cerca de 30 minutos. Não achei uma trilha tão difícil. Na volta, é preciso subir. Só é importante prestar atenção para não tropeçar nas pedras.
A praia é realmente linda! De cima, fica ainda mais incrível.
Ela tem uma boa área para espreguiçadeiras e guarda-sóis. Dá para alugar por 10 euros para o dia todo (preço de junho de 2024).
Além disso, o mais legal é que se de um lado fica o mar, do outro estão os cânions. É uma paisagem linda e surpreendente.
A Gjipe Beach tem estrutura com alguns bares simples, mas, claro, com preços superfaturados comparados com outras praias da região. Um refrigerante, por exemplo, custa 3,50 € e uma cerveja sai a partir de 5 €.
Pigeon’s Cave
A Pigeon’s Cave foi uma grande surpresa pra gente! Localizada perto de Himara, só a conhecemos porque decidimos fazer um passeio de barco pela região.
Foi sorte, já que quase desistimos do tour! A Pigeon’s Cave é uma pequena praia que tem um mar maravilhoso e uma caverna! Nós entramos na água e curtimos muito o visual.
Sem dúvidas, vale super a pena fazer este passeio de barco, já que ele passa por diversos lugares incríveis.
Dhermi Beach
Dhermi está pertinho de Himara e tem uma praia linda também. Conta com boa estrutura e dá para alugar espreguiçadeiras e guarda-sóis que custam 10 € no fundo e 15 € na frente (preços de junho de 2024). A cor da água do mar é demais!
A grande diferença é que aqui é bem mais badalado do que Himara. Então, já vá sabendo que terá mais gente e mais muvuca.
Uma lata de refrigerante na praia custa cerca de 3 € e é possível achar cerveja long neck a partir de 4 € (preços de junho de 2024).
Além disso, a parte pública da praia é bem pequena.
11. Hospedagem na Albânia
Se você quer dicas de onde ficar na Albânia, preste bastante atenção neste tópico.
Na minha opinião estas são as cidades que você pode fazer como base:
- Tirana (apenas um dia se tiver tempo)
- Himara ou Dhermi
- Saranda
- Ksamil
Nós gostamos muito de ficar bastante tempo em Himara para curtir tudo com calma e preferimos do que Dhermi.
Agora, como Saranda fica do lado de Ksamil, eu ficaria alguns dias nela e faria bate e volta para a vila vizinha. Além disso, deixaria uns dias para conhecer a ilha grega de Corfu, que fica bem pertinho dali.
Dito isso, vamos a algumas dicas de hotéis em cada cidade:
Hospedagem em Saranda:
- Hotel Mano (nota 8,6)
- Porto Eda (nota 8,4)
- Yacht Premium (nota 8,3)
- Republika Hotel (nota 8,4)
Veja mais dicas de hospedagem em Saranda.
Hospedagem em Ksamil:
- Hotel Joni (nota 9,5)
- Meta (nota 9,3)
- Villa Denis (nota 9,4
- Villa August (nota 9,5)
Veja mais dicas de hospedagem em Ksamil!
Hospedagem em Himara
- Rea Boutique Hotel – onde nos hospedamos (nota 9,3)
- Persephone (nota 9,6)
- Sofia’s Cozy (nota 9,6)
- Aphrodite’s Garden (nota 9,5)
Além disso, aproveite para ver mais dicas de hospedagem em Himara.
Hospedagem em Dhermi
- Yard Paradise Hotel (nota 8,5)
- Rahoni Park & Suites (nota 9,4)
- La Brisa Boutique Hotel (nota 8,8)
- Augustus (nota 8,8)
Veja mais opções de onde ficar em Dhermi.
Hospedagem em Tirana
- Hilton Garden Inn (nota 8,9)
- Mondial (nota 8,9)
- Dinasty Hotel (nota 9,1)
- Maritim Hotel Plaza (nota 8,1)
Veja mais dicas de hospedagem em Tirana.
12. Qual a melhor cidade para ficar na Albânia?
Se você tiver pouco tempo na Albânia, na nossa opinião a melhor cidade para se hospedar é Himara, já que é aqui que estão algumas das melhores praias do país.
Além disso, por ser uma cidade pequena, os preços ainda não são tão altos. Isso sem falar que está do lado de Dhermi, ou seja, dá para visitar a outra cidade também.
Se tiver mais tempo, vale incluir Saranda para conhecer Ksamil.
13. Seguro viagem pra Albânia com desconto
Independente de onde você for, é sempre muito importante fazer um seguro viagem. Embora ele não seja obrigatório na Albânia, é altamente recomendável que você faça o seu.
O Rafa, que é meu sócio aqui no blog, fraturou a coluna esquiando no Chile. Precisou ser resgatado de helicóptero e ficou internado por 4 dias. Se não tivesse feito o seguro, teria gastado uma fortuna.
Acho importante falar isso porque o valor pago por dia de seguro é muito baixo perto do que a gente economiza se precisar. usá-lo Claro que é algo que não queremos utilizar, mas nunca sabemos quando precisaremos.
Além disso, é um documento importante que você pode mostrar caso impliquem com alguma coisa durante a imigração.
A nossa dica é que você entre na Seguros Promo, parceira do blog, que funciona como um buscador entre as principais seguradoras do mundo. Nele, é possível comparar os preços e a cobertura de cada um deles.
Use o nosso cupom ESSEMUNDO15 para ganhar 15% de desconto e escolha pagar via PIX para ganhar mais 5%.
Aliás, aproveite para fazer a sua cotação agora mesmo!
14. Chip de celular na Albânia
Foi muito tranquilo usar o celular na Albânia. Nós pegamos o eSim com a Simfinity e funcionou perfeitamente. Não tivemos nenhum tipo de problema. Aproveite para ver o plano que mais combina com você.
Além disso, outra opção é usar o chip da Airalo. Nós não testamos na Albânia, mas já usamos em outros países e sempre deu certo.
15. Onde fica a Albânia
Nem todos sabem, mas a Albânia fica na Europa, mais precisamente na região sudeste do continente e na Península Balcânica.
Faz fronteiro com Montenegro (norte), Grécia (sudeste) e com a Macedônia e Kosovo (oeste). Também está bem próximo da Itália a partir do mar.
16. Como circular pela Albânia: Transporte
Não tem jeito! Precisa de carro para conseguir conhecer bem a Albânia. Tem até ônibus que circula por algumas cidades, mas as melhores praias estão mais afastadas dos centros. Então, sem carro fica difícil visitá-las,
Nós conhecemos uma menina que até tentou fazer a viagem de ônibus, mas realmente não deu certo.
Nós alugamos um carro e foi bem tranquilo dirigir na Albânia apesar de tudo que havíamos lido sobre o país.
Uma coisa é fato: os albaneses realmente dirigem mal, mas as estradas em si estão em bom estado.
A parte ruim é que nas cidades eles não ligam muito para as regras. Vivem parando em mão dupla e até mesmo em frente ao carro parado no estacionamento do supermercado caso não haja mais vagas.
Mas tirando isso não tivemos nenhum tipo de problema. Seguimos o Google Maps e conseguimos ir a todas as praias na maior tranquilidade.
Aliás, a nossa dica é que você alugue um carro usando a Rentcars, que funciona como um buscador que compara o preço entre as principais locadoras do mundo.
O bom é que você consegue pagar em reais, ou seja, sem se preocupar com valor do dólar ou IOF. Aproveite e faça a sua cotação agora!
Nós alugamos o nosso carro em Tirana, capital do país, e de lá seguimos por toda a Riviera Albanesa.
17. Gastronomia na Albânia
A gastronomia na Albânia tem muita influência de outras países, principalmente da Itália, Turquia e da Grécia.
Portanto, é muito fácil encontrar pratos internacionais como massas, moussakas, kebabs, gyros, risotos e muito mais.
Além disso, nós provamos alguns pratos típicos da Albânia. Gostamos bastante do Tavë Kosi, que é uma caçarola de carne de cordeiro coberta com iogurte. Falando assim, parece estranho, mas era bem gostoso. Comemos em Saranda, no restaurante Te Bequa e pagamos 7,50 €.
Experimentamos também o pastice, que lembra bastante um mac & cheese, e o suehuk, que lembra uma salsicha ou uma linguiça,
Mas o que nós mais gostamos mesmo foi do byrek, que nada mais é do que um folhado de queijo, carne ou espinafre bem gostoso. É muito bom para comer no café da manhã ou mesmo quando bater aquela fominha à tarde. O nosso preferido foi da Delight, em Himara. Custa em média de 1 a 2 €.
Por fim, não deixe de provar os sorvetes albaneses. São deliciosos. O de pistache é muito bom realmente. Ahh! E são super baratos: a bola custa de 1 a 1,50 €.
18. História da Albânia
A Albânia está localizada na Europa e conta com aproximadamente 3 milhões de habitantes.
Embora seja um país pequeno, ela possui diversas cidades turísticas espalhadas por pontos diferentes, entre elas, Saranda e Ksamil.
A história da Albânia é marcada por conquistas dos impérios Romano e Bizantino. Além disso, o país foi dominado também pelo Império Otomano. Ela se tornou um país independente somente em 1912.
Durante muito tempo, a Albânia ficou fechada, ou seja, não havia nenhum tipo de turista por lá, o que vem mudando nas últimas décadas.
Durante o regime comunista, o governo da Albânia cortou relações com a União Soviética e a China, ficando totalmente isolada do mundo.
A democratização da Albânia começou apenas na década de 90. Com isso, eles ainda estão aprendendo a receber os estrangeiros, mas vêm se desenvolvendo de maneira bem rápida nos últimos anos.
Isso significa que há cada vez mais hotéis, pousadas, lojas e restaurantes no país.
Além disso, quem vai pra Albânia está interessado em conhecer as belas praias do país. São águas cristalinas de tirar o fôlego de quem vê.
Aliás, vale dizer que a Albânia também tem muita história, que pode ser vista em cidades como Gyrokaster, Berat e na capital Tirana.
Perguntas frequentes
Pra conseguir aproveitar bem as praias da Albânia, vale a pena ficar pelo menos 10 dias no país. Mas se você tiver menos tempo, separe ao menos sete dias. Nós ficamos duas semanas e conseguimos conhecer bem a região. Saiba mais!
As melhores atrações da Albânia são as praias, entre elas, Porto Palermo Beach, Gjipe Beach e Jale, em Himara, Bora Bora Beach, em Ksamil, e Dhermi. Além disso, há outras atrações no país, como o Blue Eye, uma fonte de água cristalina, e a cidade histórica de Gjirokaster. Veja mais detalhes!
Para conseguir aproveitar bem as praias, vale a pena ficar hospedado mais tempo em Himara, já que a partir dela é possível visitar a Gjipe Beach, a Porto Palermo Beach e Dhermi. Além disso, Saranda é uma boa base para visitar o Blue Eye, Gjirokaster e Ksamil. Veja mais!
É possível encontrar diárias de hotel por 50 euros. Para comer no almoço ou no jantar, dá para gastar de 10 a 15 euros com bebida. Além disso, é preciso lembrar que para ficar na praia, será necessário desembolsar de 10 a 15 euros para duas pessoas. Vale ressaltar que ainda há os gastos com o carro, como gasolina e estacionamento. Veja mais!
O idioma falado na Albânia é o albanês, mas não foi uma grande dificuldade se comunicar em inglês. Muitos albaneses não falam a língua, mas se esforçam para entender. Além disso, na maior parte das vezes, os cardápios também estão em inglês. Saiba mais!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!