O que fazer em Washington DC: Dicas básicas sobre a capital americana
Se pensarmos em o que fazer em Washington, capital dos Estados Unidos, logo lembraremos da Casa Branca. É algo como falar do Rio e pensar no Cristo ou no Pão de Açúcar.
Durante um fim de semana em Washington, o Esse Mundo é Nosso conseguiu conhecer quase todos os pontos essenciais da cidade e a partir deste post dará dicas do que fazer na cidade.
O que fazer em Washington
Quase nunca Washington DC está na lista principal dos brasileiros que vão para os Estados Unidos. Claro que se você procura compras ou grandes festas e shows, este não é o lugar ideal. Mas se você for para o país e estiver à procura de destinos interessantes, reserve ao menos dois dias para a cidade.
Com pouco mais de 600 mil habitantes, Washington D.C. tem lindos parques, verde em vários cantos e uma população que adora praticar corrida e se exercitar. Pelo menos, foi isso que eu percebi durante o fim de semana em que estive lá. Por onde olhei, encontrei pessoas praticando exercícios. Mas, além de tudo isso, uma coisa ótima de Washington é que praticamente a cidade toda possui linhas de metrô, o que facilita a vida de qualquer turista.
Se for a sua primeira vez na cidade, sugiro os passeios bem carascterísticos da capital. Casa Branca, Capitólio, Vietnam Memorial, Lincoln Memorial, World War 2 Memorial, Washington Monument e Museu Aeroespacial precisam entrar na sua lista. Além disso, reserve uma hora para subir ao prédio do antigo Correio, como sugere o blog Aprendiz de Viajante, e ter uma vista incrível da cidade. O Cemitério de Arlington e o Pentágono (que conta com a homenagem aos mortos no atentado de 11 de setembro de 2001que ocorreu lá) também devem entrar na lista. Nos próximos posts, vou detalhar mais de cada um destes pontos.
Chegando em Washington
Como eu já estava nos Estados Unidos, desci no Aeroporto Ronald Reagan, que é nacional e possui estação de metrô. Lá, a saída já é quase na estação e fui muito fácil chegar a região de Downtown. Na verdade, meu hotel, o Washington Plaza, ficava a cerca de 10 minutos a pé da Casa Branca e era próximo da McPherson Sq Station.
Onde Comer
Na verdade, não comi muito bem na cidade. Mas não por falta de opção. O primeiro almoço foi dentro do Capitólio (Sim! Há tour pelo Capitólio e eu vou falar disso em um próximo post). Então, acabei comendo um macarrão bem mais ou menos por um valor bem mais ou menos também.
À noite, escolhi o PJ Clarkes. A rede de hambúrguer já ganhou como o melhor de São Paulo. Como na ida para a Casa Branca eu vi um filial da rede perto do hotel, decidi que jantaria lá. Fui e voltei de táxi e paguei apenas 5 dólares cada corrida. O garçom foi muito atencioso e o hambúrguer estava bom, mas de excepcional. Porém, valeu a visita.
No dia seguinte, acabei me enrolando com os passeios fora de Downtown e comi em um Mc Donalds próximo à Casa Branca. Confesso que me arrependi muito. Além do lanche não ser tão bom, o lugar era mal frenquentado. Fiquei com medo. Um homem e uma mulher ficaram de olho em mim e vieram pedir um pedaço do meu lanche. No primeiro momento, finge não entender, mas depois, como eles não paravam de me olhar, dei um pedaço e fui embora.
Lembrancinhas
Fique atento para não ser enganado. Nada de comprar na loja próxima à Casa Branca. Procure nos caminhões espalhados pela cidade. Quase todos possuem o mesmo preço, mas eles não gostam de negociar.
Uma história engraçada aconteceu comigo. Eu queria comprar um boneco do Obama e em todos os caminhões o preço estava parecido: de 12 a 14 dólares. Porém, no domingo, quando decidi ir ao antigo prédio dos Correios, acabei entrando em algumas lojas de lá. Fui em uma e perguntei quanto custava o boneco, mas entendi o preço errado e disse que levaria. Quando cheguei no caixa, o homem me disse que custava “19,99” (Eu havia entendido 9,99). Disse para ele que não levaria porque estava muito caro. Mesmo assim, ele não quis saber de negociar.
Fui até a loja ao lado e vi que o boneco também estava saindo por 19,99. Falei que não levaria porque na rua estava 12 dólares. A mulher resolveu negociar e, no fim, paguei apenas 7 dólares. Isso que é exploração.
Vale a pena
Enfim, Washington é uma cidade que vale muito a pena conhecer. Nos próximos posts, irei detalhar cada atração que visitei na capital americana.
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Otima dica, mas discordo o que falou em relação a compras, festas e shows. Ha otimos lugares e oportunidades para festas, shows o ano todo (pecas da broadway, artistas consagrados, nem tao consagrados, jogos, etc), e claro, este eh o pais do consumismo, lugar para compras eh o que não falta em DC!
Rafael, com certeza ao visitar os EUA, Washignton é parada obrigatória. A melhor parte é que você pode fazer um tour em partes do Capitólio de graça. A entrada para visitas gratuitas, com guia em inglês, fica localizada na parte de trás do prédio e é permitida das 8h30 às 16h30, de segunda a sábado. Depois de terminada a visita, você pode passar por um túnel subterrâneo para continuar o seu passeio em outro prédio maravilhoso de D.C., a Biblioteca do Congresso…fico no aguardo dos próximos posts. Abraço Adolfo.
Nunca estive nos Estados Unidos, mas faço questão de conhecer a capital quando eu for. Parece uma cidade interessante.
Oi Adolfo!!
Vendo essas fotos, me bateu uma saudade de Washington…
Fiquei apenas 3 dias na cidade, e logo no Reveillon, quando havia muitas atrações fechada. Estava muito frio e não conseguimos fazer tudo o que planejamos.
Gostei demais de ter visitado o Capitólio e o Museu Newseum!
Bjs, Anna