O que fazer em Monte Verde em um fim de semana
Bons restaurantes, trilhas, bares, lojinhas, esportes radicais… Há muito o que fazer em Monte Verde em um fim de semana. A cidade de Minas Gerais tem atrações que agradam casais, famílias e amigos.
Embora um fim de semana seja ideal para ficar na cidade, que na verdade é um distrito de Camanducaia, dá também para aproveitar um feriado todo por lá.
Neste post, a gente vai dar dicas para quem quer passar dois dias em Monte Verde, mas as sugestões funcionam também para que preferir ficar mais tempo e fazer tudo com bastante calma.
O que fazer em Monte Verde em um fim de semana: Nossas dicas
Monte Verde fica a 2h30 de São Paulo e a cerca de 6h a 7h do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Por isso, para uma viagem rápida, o ideal é morar na capital paulista ou em alguma cidade próxima de Monte Verde.
Sexta-feira, primeiro dia em Monte Verde
1. Chegada em Monte Verde
Para aproveitar bem o fim de semana em Monte Verclde, tente chegar na cidade na noite de sexta-feira. Desta forma, já vai dar para escolher um restaurante para iniciar o tour gastronômico depois de fazer check-in no hotel.
2. Fondue em Monte Verde
Que tal um fondue? Muitos lugares servem este prato típico da cidade, entre eles, o Villa Amarela (Av. da Fazenda, 10), o Café Pinhão (R. Bem-te-vi, 15), o Alpminas (Av. Monte Verde, 7) e o Mont Vert – A Casa do Fondue (R. Rolinha, 50).
Aproveite para pedir o rodízio, que vem com fondue de carne, queijo e chocolate. Tem vários tipos, alguns deles servem inclusive trutas, que são outra especialidade da cidade.
Dependendo da hora, ainda dá para dar uma voltinha pelas lojinhas da cidade. Se não, bora pro hotel para curtir bem as instalações, que costumam ser muito boas. Aliás, aproveite para encontrar seu hotel com desconto. Se quiser ver nossas dicas, a gente preparou um post bem completo com dicas de hospedagem.
Sábado: Dia pra curtir Monte Verde
Depois de uma boa noite de sono e um café da manhã reforçado, vamos começar o sábado com tudo.
1. Manhã de trilhas em Monte Verde
Muita gente até pensa que só tem restaurante e lojinhas na cidade, mas há muito mais o que fazer em Monte Verde em um fim de semana. As trilhas e parques são um bom exemplo disso.
2. Trilha da Pedra Redonda
Aproveite a manhã para fazer uma trilha. A mais famosa é a da Pedra Redonda. Atualmente, é preciso pagar R$ 35 para entrar e fazer um agendamento prévio.
Outras trilhas conhecidas são a da Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Pico do Selado e Platô. Não é necessário guia para realizar as trilhas.
A trilha da Pedra Redonda é a mais conhecida. O trajeto demora 1h30 (ida e volta) e é considerado tranquilo. Pode ter certeza que a vista valerá o esforço.
3. Parque Oschin
Pra quem não quiser fazer as trilhas, o Parque Oschin é outra opção na cidade. Ele possui mega playground para as crianças, como escaladas, escorregadores e ponte de madeira, além de um lago, cascata, gruta, caminho com hortênsias e araucárias e um pedra com vista do parque.
End.: R. da Mantiqueira, 1460
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h
Site oficial
3. Almoço nos restaurantes de Monte Verde
Em Monte Verde, não podemos perder nenhuma refeição kkkk. Depois de fazer as trilhas, aproveite para escolher um bom restaurante para almoçar.
Se quiser comida mineira, o Dona Mucama (End.: Av. Monte Verde, 945) é uma sugestão, mas não deixe de ver o post que a gente preparou com diversas opções de restaurantes.
4. Caminhada pelo centrinho de Monte Verde
Aproveite para dar uma caminhada pelo centro e visitar as lojinhas que estão por lá. Tem artesanato, loja de cerveja, lembrancinhas, roupas de inverno, produtos típicos mineiros, geleias e chocolate.
A avenida principal é a Monte Verde. Além das lojas nas ruas, há também galerias, como a Galeria Suíça (Av. Monte Verde, 856), a Vila Europa (Esquina da Av. Monte Verde com a Rua Rolinha) e a Vila Germânica (Av. Monte Verde, 922).
Na Galeria Suíça não deixe de experimentar as geleias Edelweiss. São excelentes.
5. Chocolate de Monte Verde
Guarde um lugarzinho no almoço para o chocolate da sobremesa. Em Monte Verde, há algumas boas opções de lojas de chocolates, mas a nossa dica é Gressoney (Av. Monte Verde, 636).
Isso porque lá há um vidro onde é possível ver todo o processo de fabricação do chocolate, além de funcionar como um café para degustar tudo na hora. As crianças vão amar.
Outra loja de chocolate famosa é a Montanhês (Av. Monte Verde, 969 – Loja B).
6. Patinação no gelo
Se sobrar ânimo, ainda dá para curtir a patinação no gelo. Mais uma boa pedida para quem tiver viajando em família (Av. Monte Verde, 1463 – Tel.: 35 3438-1440).
7. Descanso no hotel
Como eu já disse, os hotéis de Monte Verde costumam ser muito bons (alguns têm, inclusive, chá da tarde). Então, que tal voltar para o hotel para descansar um pouco antes de continuar os passeios?
8. Fábrica de cerveja em Monte Verde
Depois de comer bastante, que tal beber um pouquinho? A Fritz Cervejaria oferece uma visita à fábrica (R. Rolinha, 40). No tour, que acontece de quarta a sábado, dá para conhecer todo o processo de fabricação da bebida. Quem quiser aproveitar, a Fritz também tem um restaurante alemão.
9. Jantar
Qual a outra dica de o que fazer em Monte Verde em um fim de semana? Jantar bem, né? Pra quem quiser primeiro beber alguma coisa, a Confraria Paulistânia é uma boa pedida (Av. Monte Verde, 858).
Se você já comeu fondue na sexta, aproveite para experimentar uma boa massa ou um risoto. Duas dicas são o Villa Donna (R. Rolinha, 33) e a cantina Portale Di Napoli (Av. Monte Verde, 215), famosa pelos polpetones.
10. Ice bar em Monte Verde
Depois de jantar, vale a pena dar uma esticadinha no Ice Bar (R. Jacutinga, 5). O bar feito todo de gelo tem temperaturas entre -15 º a -20 º C.
Domingo: Dia Radical em Monte Verde
Continuando o fim de semana em Monte Verde, reserve o domingo para fortes emoções:
1. Fazenda Radical
Aproveite a manhã de domingo para conhecer a Fazenda Radical. Como o nome diz, o lugar é perfeito para que gosta de aventura. Aproveite para ir na mega tirolesa, fazer arvorismo, escalada, arco e flecha e andar de quadriciclo.
Pra quem não quiser ir à Fazenda Radical, outra dica é a Escola de Falcoaria, que funciona apenas com agendamento prévio.
2. Check-out e almoço no centro de Monte Verde
Infelizmente, já é hora de fazer seu check-out, mas antes de ir embora de Monte Verde, ainda dá tempo de escolher um restaurante para almoçar ou comprar mais alguma coisinha para levar pra casa.
Mais dicas de o que fazer em Monte Verde num fim de semana
Veja mais dicas do que fazer em Monte Verde num fim de semana:
Dicas de restaurantes em Monte Verde
Monte Verde tem diversos restaurantes com ótimas opções para almoço e jantar, que vão de fondue, comidas típicas mineiras, massas, trutas até pratos veganos. Não deixe de ver o post que fizemos com uma seleção de lugares para comer por lá.
Onde ficar em Monte Verde
O que não faltam são ótimas opções de hotéis na cidade. Pra quem quer ficar mais perto do centro, a Pousada Suíça Mineira e a Pousada Vilage de Minas são boas opções.
Outras sugestões de hospedagem na cidade são as pousadas Carícia do Vento, a Cantos e Contos e a Ahavanoah.
Não deixe de ver o post que preparamos com uma lista de hotéis e pousadas.
Saiba mais
Todos os posts sobre o destino
Reunimos dicas essenciais pra sua viagem pra lá
Quando ir: Melhor época
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões de o que fazer em Monte Verde em um fim de semana? Deixe nos comentários!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!