O que fazer em Faro, Portugal: Principais pontos turísticos
Confesso que fiquei surpreso ao visitar a principal cidade do Algarve, pois não achava que havia muito o que fazer em Faro, Portugal. Mas a surpresa foi boa, encontrei uma cidade linda e com muitos pontos turísticos.
Faro é a capital do Distrito de Faro (como nossos Estados), é a maior cidade, tem o principal aeroporto da região e, por estar perto de Sevilha, é uma boa porta de entrada pra quem vem da Espanha.
O QUE FAZER EM FARO, PORTUGAL
Alguns dos principais pontos turísticos quando a dúvida é o que fazer em Faro são: o Centro Histórico cercado por antigas muralhas, o Parque Natural da Ria Formosa, um comércio vibrante cheio de cafés e restaurantes, além de servir de base para passeios pelas lindas praias do Algarve. Só não espere praia bem no centro da cidade, pois ela não é boa e mal tem areia.
Eu dividi minha estadia entre Faro e Lagos, pra não precisar circular tanto pela região. Valeu a pena! Algumas das melhores praias ficam em Lagos e redondeza (saiba mais), onde fiquei três dias. Já Faro, por conta da ótima estrutura, tem fácil acesso pra quem chega ou sai de trem ou avião. Em um outro post, nós tiramos todas as dúvidas sobre viajar de trem no país.
Encontre o melhor preço no Seguro Obrigatório pra Portugal Brasileiros são obrigados a contratar um Seguro Viagem na Europa. Ele não é caro e ainda garante uma viagem tranquila. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto |
| CENTRO HISTÓRICO DE FARO
Pra mim essa é a principal atração da cidade. Cercada por muralhas, a Cidade Velha tem prédios imponentes, ruas de pedra e uma casario colonial branquinho de doer a vista.
A Sé é o coração dessa parte histórica. A Igreja data do século XIII, embora tenha sido praticamente destruída num terremoto em 1755. É aberta à visitação, incluindo a torre, que tem uma bonita vista panorâmica.
A praça reúne muitos prédios históricos importantes, como o Paço Episcopal, o Seminário de São José de Faro e a Câmara Municipal.
A ideia no Centro Histórico é andar sem pressa, perdendo-se pelas ruazinhas estreitas. Se você gosta de museus, alguns dos mais importantes são o Museu Municipal e o Museu Regional do Algarve. Assim como nas cidades coloniais brasileiras, o que não faltam são igrejas nessa região.
Nos arredores da Praça Dom Afonso III funcionam muitos restaurantes e barzinhos charmosos. Gostei muito do 011ZE Tapas & Wine, que tem muitas opções de vinho, comidinhas e até a garçonete era brasileira. O Centro Histórico é sem dúvida um dos primeiros lugares que colocaria na lista quando a dúvida é o que fazer em Faro.
| REGIÃO COMERCIAL
Saindo da Cidade Velha pelo Arco da Vila, siga pelo Jardim Manuel Bivar, já de frente pra marina, que é uma região lindíssima.
Na esquina com essa praça, alguns calçadões são a porta de entrada pra área comercial “mais moderna”, com muitos restaurantes, cafés e bares, além de lojinhas, claro.
É um delícia caminhar por ali, comprar alguma lembrancinha e parar para almoçar. Durante o dia o clima é mais animado que à noite nessa região.
| PRAIAS
Chamada de Praia de Faro, a principal praia da cidade não fica tão na região central, mas a 10km do Centro Histórico. Ela se estende por uma faixa de areia ao longo de quase 5km. Não é tão desenvolvida em termos de estrutura como nas demais cidades do Algarve, mas é uma boa alternativa pro quente verão de Faro.
As melhores praias nas proximidades ficam na região de Vilamoura e Quarteira, onde inclusive fica um dos maiores resorts de praia do país, o Vale do Lobo Resort.
+ Encontre hotéis com até 50% de desconto em Faro
+ Como é a imigração em Portugal: O que saber?
+ Quando viajar pro país? Veja a melhor época
| RIA FORMOSA
O Parque Natural da Ria Formosa é formado por diversas lagoas, formando um grande pântano, refúgio de aves e outras espécies. Várias empresas fazem passeios com duração de cerca de 3h com paradas em diversas ilhas (a partir de €25). Alguns incluem até almoço. Uma forma mais econômica de conhecer o parque é ir por conta própria de ferry até a Ilha Deserta. Na orla de Faro, perto da marina, você encontra as agências que vendem os passeios.
COMO CHEGAR EM FARO
Como eu estava em Lagos, vim de trem, que apesar de ser da categoria “Regional”, foi uma viagem tranquila. Num outro post eu explico todos os detalhes de como é viajar de trem em Portugal.
O aeroporto de Faro é um dos principais do país e recebe voos não apenas de Lisboa e Porto, mas também de vários outros países da Europa. Pra quem quer economizar, empresas low-cost como Ryanair e EasyJet. Como os preços de voos dentro de Portugal não costumam ser muito baixos, vir de trem saindo da capital pode ser uma alternativa.
ONDE FICAR EM FARO
Me hospedei no Hotel Faro & Beach Club, que é superbem localizado, pertinho do Centro Histórico e de frente pra marina. A estrutura é muito boa, o café da manhã é ótimo, sem falar da piscina no terraço com vista pro mar.
O hotel ainda conta com um beach club na Praia de Faro, incluindo transfer gratuito. Se quiser saber mais, eu conto sobre como foi me hospedar nesse hotel em outro post.
Tem mais alguma dica sobre o que fazer em Faro? Deixe seu comentário!
+ Veja mais hotéis com descontos em Faro
+ Melhor preço no Seguro Viagem obrigatório pra Europa
+ Lagos: Algumas das melhores praias do Algarve
+ Todas as dicas pra sua viagem a Portugal
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!