O que fazer em Cinque Terre, na Itália: Dicas e atrações
Confesso que quando desembarcamos na Itália ainda não sabíamos exatamente o que fazer em Cinque Terre. Sempre tivemos vontade de conhecer essa região do país, mas não sabíamos muito sobre ela.
Portanto, neste post vamos dar as dicas que nós precisamos e sentimos falta durante nosso passeio por lá.
Além disso, você vai saber quais são as principais atrações das cidades. Confira!
O que fazer em Cinque Terre, na Itália
Antes de mais nada, fiz um índice para você ir direto ao ponto que mais lhe interessar:
Feito isso, agora vamos finalmente falar o que fazer em Cinque Terre. Pra ficar mais fácil, vale dividir por cidade:
Riomaggiore
A primeira cidade que visitamos foi Riomaggiore porque é a primeira depois de La Spezia, onde estávamos hospedados. Dizem que as primeiras casinhas coloridas surgiram em 1251.
Aproveite para andar pelas ruelas, curtir o visual lindo das casas na montanha e não deixe de experimentar o cone com frutos do mar fritos, que são muito famosos na região.
Entre os principais monumentos da cidade estão a igreja de San Giovanni Battista, de 1340, e o Oratorio di Santa Maria Assunta. Além disso, não deixe de conhecer o Castelo, de onde se tem uma vista linda de Riomaggiore.
Manarola
Sou suspeito para falar, mas Manarola foi a cidade que eu mais gostei das Cinque Terre. É linda demais! Tem as casas coloridas e um mar sensacional, um conjunto mais bonito impossível.
Aliás, lá tem um mercadinho, o Coop, que é ótimo para comprar comidinhas e bebidas.
Uma boa dica de o que fazer nas Cinque Terre, mais precisamente em Manarola, é ir ao bar/restaurante Nessun Dorma. A vista que se tem a partir dele é incrível e única.
Vale a pena enfrentar um pouquinho de fila para sentar bem no cantinho. Que visual, senhoras e senhores! Inesquecível! Aliás, aproveite para pedir uma garrafa de vinho ou prosecco. Itália sendo Itália!
Com a garrafa, eles sempre mandam alguma comidinha boa (tábua com frios, batata chips e azeitonas ou bruschettas).
Aliás, vale saber que Manarola foi fundada no século XII e pertence a Riomaggiore. Entre seus principais monumentos está a igreja de San Lorenzo, de 1338.
Monterosso al Mare
Tudo bem que eu disse que Manarola foi minha cidade favorita, mas um mar sensacional você só vai encontrar mesmo em Monterosso al Mare. Aqui sim é um lugar ideal pra quem quiser curtir um dia na praia e dar um mergulho.
Monterosso é a maior vila das cinco e a mais antiga também. Seus primeiros relatos datam de 1056.
Além da praia, que pra mim é a principal da atração de Monterosso, lá há diversos monumentos importantes, como a igreja de San Giovanni Battista, do século XIV. Além disso, não deixe de ir à Colina dos Cappuccini, de onde se tem uma linda vista.
Cornigilia
Corniglia é a cidade mais alta das Cinque Terre. Por isso, para chegar lá é preciso ir de trem e depois pegar um ônibus, que já está incluso no ticket do trem.
Até dá para ir a pé, mas é preciso bastante disposição para subir tanto. A vista que se tem de lá é linda, já que é bem alta. Ahh… e por isso, não há contato direto com o mar.
Uma dica: fique esperto na hora de pegar o ônibus. Não existe fila. Ficamos um tempão esperando civilizadamente, mas fomos engolidos quando o ônibus chegou por fura-filas. Depois falam de nós brasileiros… Ai ai!
Seguro viagem pra Itália com desconto!
Brasileiros são obrigados a contratar um seguro viagem na maioria dos países da Europa. Além de poder ser exigido na imigração, com ele você viaja tranquilo em caso de imprevistos de saúde, atrasos ou cancelamentos de voos. O Rafa já fraturou a coluna no exterior e precisou ser transferido de helicóptero. Já imaginou quanto custaria se ele não tivesse seguro? Sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDO15 e ganhe 15% de desconto, que pode chegar a 20% se você pagar via pix ou no boleto.
Entre os monumentos mais importantes de Corniglia está a igreja de San Pietro, de 1350. Além disso, não deixe de conhecer o Oratorio dei Disciplinati, de onde se tem uma linda vista do mar.
Vernazza
As dicas com o que fazer em Cinque Terre continuam por Vernazza. Esta foi a cidade mais cheia que encontramos. Estava lotada desde a estação do trem. Lá há bastante cerâmica.
As primeiras aparições da vila em documentos datam de 1080. A arquitetura de Vernazza é linda. O monumento histórico mais importante é a igreja de Santa Margherita di Antiochia, do século XIII.
Portovenere
Embora não faça parte das cinco vilas, Portovenere precisa sim entrar no post com o que fazer em Cinque Terre. Ela é considerada a sexta terre e vale muito a pena colocá-la em seu roteiro.
Para chegar lá, pegamos um ônibus na região central de La Spezia, perto da Piazza Camilo di Cavour. Aproveite e veja dicas de como chegar em Portovenere.
A cidade é linda. Não deixe de aproveitar o porto com as casas coloridas e os barquinhos. Além disso, há alguns bares e restaurantes por lá.
Aproveite para andar sem pressa por suas ruelas e não deixe de ir à igreja de San Pietro. De lá se tem uma vista espetacular do mar. Inesquecível.
Trilhas em Cinque Terre
As trilhas de Cinque Terre também são muito famosas e algumas já estão inclusas no mesmo cartão que usamos para pegar o trem.
Entre as trilhas famosas estão Sentiero Azzurro e Manarola – Volastra – Corniglia.
Mesmo sem fazer a trilha completa, vale a pena andar um pouquinho no começo ou final delas para tirar fotos lindas das vistas.
Quais são as Cinque Terre e onde estão localizadas?
Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare formam as Cinque Terre. Elas estão localizadas na Costa da Ligúria, na Itália.
Melhor época pra ir
Neste outro post, detalhamos exatamente quando ir pra pras Cinque Terre, mas vale falar que é preciso evitar épocas chuvosas, mas também o alto verão, já que as ruas estreitas ficam abarrotadas de turistas.
Por isso, as melhores épocas para ir são no final da primavera e começo do verão e no final do verão e começo do outono. Vale ir no final de maio e começo de junho ou final de agosto e começo de setembro.
Como chegar nas Cinque Terre
A melhor forma de chegar nas Cinque Terre é de trem. Nós, por exemplo, fomos de avião até Milão e de lá pegamos um trem para La Spezia, onde fizemos base para conhecer a região.
Na volta, fomos de trem até Roma. Génova, Pisa e Florença são as cidades com os aeroportos mais próximos.
Andar de trem nas Cinque Terre é a melhor forma de se locomover pelas vilas. Nós compramos, ainda em La Spezia, o Cinque Terre Card, que dá acesso ao trem e a algumas trilhas.
Quando fomos, havia bilhetes para um dia de uso ilimitado, dois dias e o bilhete para cada utilização. No site, tem informações atualizadas.
Desconto no seguro obrigatório à Europa
Brasileiros são obrigados a contratar um seguro viagem na maioria dos países da Europa. Além de poder ser exigido na imigração, com ele você viaja tranquilo em caso de imprevistos de saúde, atrasos ou cancelamentos de voos. Sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Aliás, não deixe de usar o nosso cupom ESSEMUNDO15 e ganhe 15% de desconto, que pode chegar a 20% se você pagar no PIX ou boleto.
O trajeto entre uma cidade e outra é muito rápido, em geral dura cerca de cinco minutos.
Onde se hospedar nas Cinque Terre
Escolhemos La Spezia como nossa cidade base. Ela não faz parte das Cinque Terre, mas fica bem pertinho (cerca de 8 minutos de trem de Riomaggiore). A gente decidiu ficar lá pelo custo-benefício. É pertinho das Cinque Terre e os hotéis são mais baratos.
A gente se hospedou na La Casa delle Acciughe, que fica perto da estação de trem e de vários restaurantes. Veja mais hotéis na cidade.
Tem gente que gosta de ficar em Levanto, que está a cinco minutos de trem de Monterosso.
Além disso, é preciso escolher com bastante cuidado onde ficar em Cinque Terre, já que as construções muitas vezes foram feitas nas montanhas, ou seja, pode ser preciso subir muitas escadas para chegar ao hotel.
Isso acontece até mesmo quando a localização dele é do lado da estação de trem, por exemplo. Portanto, tem que checar bem para não ter que ficar carregando mala por grandes subidas.
Precisa de seguro na Itália?
Para ir às Cinque Terre ou a qualquer outro lugar da Itália, é preciso ter feito um seguro viagem. Ele é obrigatório e poderá ser exigido no momento da imigração.
A nossa dica é fazer pela Seguros Promo. É só entrar no site e colocar os dados da viagem. Irá aparecer uma lista com diversas opções de seguros.
O mais legal é que dá para comparar até três na mesma tela. Assim, fica mais fácil visualizar o que cada um oferece e ver qual tem mais a ver com o seu perfil de viagem.
Aliás, na hora de finalizar a comprar, não esqueça de usar o nosso cupom ESSEMUNDO15 para ter 15% de desconto. Escolha pagar via PIX ou boleto e ganhe mais 5% de desconto. Aproveite e faça a sua cotação agora mesmo.
Ficou com alguma dúvida sobre o que fazer em Cinque Terre? Deixe nos comentários!
Perguntas frequentes
Pegue o trem até Riomaggiore e de lá vá até Manarola. Se der tempo, aproveite para conhecer Monterosso al Mare, que tem um mar lindo.
Para conseguir conhecer bem as Cinque Terre o ideal é ficar pelo menos 3 dias inteiros. Nós fizemos como base La Spezia, que fica a 8 minutos de trem de Riomaggiore. Aliás, lá tem um ótimo custo-benefício em hospedagem.
Em 3 dias, é possível conhecer Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare. Além disso, ainda deve sobrar tempo para ir até Portovenere.
Sem dúvidas, o jeito mais fácil de se locomover em Cinque Terre é de trem. Ele passa por praticamente todas as cidades.
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!