O que fazer em Boipeba: Dicas, praias e passeios
Embora seja uma ilha pequena, há muito o que fazer em Boipeba, na Bahia. Praias lindas, passeios de barcos e bons restaurantes. Mas sabe o que é o melhor de tudo por lá? Só relaxar e curtir o mar!
Em Boipeba, ainda é possível encontrar muitos pedaços da praia sem ninguém para te atrapalhar. Se for na baixa temporada, dá para ficar sozinho de verdade e ter a praia só pra você. Esse é o grande diferencial daqui com Morro de São Paulo. Morro tem muito mais agito, movimento e, claro, gente.
Aliás, muitas destas praias não têm muita estrutura. Então, dependendo do caso, é bom se preparar e levar comidinhas e bebidas para passar o dia.
O que fazer em Boipeba
Neste post, vamos falar quais são as melhores praias, dar dicas de passeios, restaurantes e muito mais.
Praias
O que fazer em Boipeba? Curtir muito a praia, claro. Afinal, quem vai pra Bahia quer mais é aproveitar o mar, né? E as praias de Boipeba são realmente lindas.
Boca da Barra
Perto da vila, na Velha Boipeba, está a praia da Boca da Barra. Não é a praia mais linda, já que é lá que acontece o encontro do rio com o mar, o que deixa a água mais escura. O lado bom é que tem bastante estrutura. Comemos uma moqueca muito boa no restaurante Ponto da Barra.
Tem também a Toca do Lobo que é uma barraca de praia. A parte triste é que o pôr do sol é lindo e seria ótimo poder contemplá-lo sentado em uma das mesas da Toca, mas eles fecham o serviço antes disso.
Uma ótima dica de hospedagem nesta região o hotel Villa da Barra. Ele é superbem localizado e tem uma ótima estrutura.
Tassimirim
Seguindo por uma trilha bem tranquila está Tassimirim (antes, no caminho, tem a Praia das Pedrinhas). Por aqui, a praia já ganha outros tons. O mar é mais bonito e tranquilo e os conqueiros ganham vida. Não deixe de experimentar o camarão a alho e óleo da Cabana da Gleide.
Cueira
Do lado de Tassimirim, está a praia da Cueira. Elas são bem parecidas. Só que Cueira tem mais estrutura do que a vizinha. O lugar mais famoso é o Guido’s, famoso pelas lagostas. Do lado dela estão a Cabana Sabor Tropical e a Barraca da Cueira.
Não deixe de experimentar o pastel de polvo e de camarão da Carol, que fica do ladinho também. A praia é muito grande. Então, dá para curtir sem ter ninguém atrapalhando.
Moreré
Mais distante está Moreré. A forma mais fácil de chegar lá é pegando um trator na vila de Boipeba (R$ 10 por pessoa em 2020). Até dá para chegar andando, mas o caminho é longo. A praia é linda e muito tranquila.
Aliás, para quem quiser relaxar ainda mais, dá para dormir na vila, por isso confira onde ficar em Moreré se for o seu caso.
O Alizées Moreré é uma boa opção de hospedagem. Não deixe de ir às piscinas naturais. São lindas.
Bainema
Perto de Moreré, por uma trilha tranquila, está Bainema, uma das nossas praias preferidas de Boipeba.
Assim como Moreré, ela é linda, tem mar claro e calmo. E é muito grande! Com certeza tem espaço pra todo mundo ficar sem nem se encontrar kkkk. Por lá está o Pontal do Bainema, um restaurante/bar de praia que é charmoso e aconchegante.
Aliás, veja a lista com os melhores restaurantes de Boipeba.
Ponta dos Castelhanos
Outra praia de Boipeba é a Ponta dos Castelhanos. Nós fomos até lá com o passeio de Volta à Ilha, que falaremos a seguir, mas dá para chegar de quadritáxi.
A praia também é linda. Como é a mistura do rio Catu com o mar, a água tem vários tons. Na maré baixa, alguns bancos de areia se formam. O visual é lindo. O pastel de polvo e de camarão e o drink de cacau com biribiri na barra Pastel dos Castelhanos ou no Pastel da Vanessa valem a pena.
Aliás, não deixe de ir às piscinas naturais dos Castelhanos. São lindas! E durante o passeio talvez você consiga ver o navio espanhol que naufragou na região em 1535.
Cova da Onça
A Cova da Onça é outra praia da região. Na verdade, geralmente é nela que os passeios costumam parar para o almoço. A praia não é das mais bonitas, mas o restaurante Estrela do Mar vale a visita. A gente comeu uma lagosta inesquecível. Estava demais.
Não deixe de ver o nosso post com as dicas das principais praias de Boipeba.
Passeio de volta à ilha
Outra dica de o que fazer em Boipeba é o passeio de Volta à Ilha. Este é o tour mais tradicional para quem viaja pra lá.
Ele sai de manhã da Boca da Barra, por volta das 10h, e tem duração de 7h. As paradas podem mudar de acordo com o clima, mas geralmente é o seguinte:
Piscinas naturais de Moreré
Com parada para banho, as piscinas são lindas e a água tem uma temperatura muito agradável (saiba mais).
Bainema
Como já falamos, Bainema é uma das nossas praias favoritas da região. A parada por lá dura cerca de 40 minutos.
Ponta dos Castelhanos
Nesta praia, a parada foi de 1h30. Aliás, aproveite para comer o pastel de polvo ou camarão, que são ótimos, além de nadar (saiba mais da Ponta dos Castelhanos).
Piscinas naturais dos Castelhanos
Assim como as piscinas de Moreré, as de Castelhanos são lindas e também ótimas para mergulho (saiba tudo). Quando fomos, na baixa temporada, não tinha mais nenhum barco além do nosso.
Cova da Onça
Parada para o almoço, já por volta das 16h. Embora a praia não seja das mais lindas, o almoço no restaurantes Estrela do Mar foi incrível.
Portal das Ostras
Antes da última parada no Portal das Ostras, passamos por um Banco de Areia. No Portal das Ostras, é possível ver a produção e cultivo das ostras, além de outros peixes. Além disso, é possível experimentar as ostras fresquinhas cruas ou gratinadas.
De lá, dá para curtir um pôr do sol lindo.
O tour volta às 18h.
Nós fizemos o passeio a agência Coco Louco Turismo e gostamos muito. O valor por pessoa em março de 2020 era de R$ 100. Apesar disso, o valor pode mudar de acordo com a época do ano.
Outros passeios
Eu, sinceramente, acho que vale a pena fazer apenas o passeio de Volta à Ilha, que já dura um dia todo, e nos outros dias aproveitar as praias em si. Afinal, nada como poder relaxar durante a manhã em uma praia e à tarde em outra, né? Ou até mesmo passar o dia todo em uma só.
Apesar disso, existem passeios exclusivos para as Piscinas Naturais de Moreré, para a Ponta dos Castelhanos, de pescaria e wakeboard.
Tem também tours que vão para Morro de São Paulo, Garapuá e Barra Grande.
CURTIR A VILA NA VELHA BOIPEBA
A vilinha de Velha Boipeba também tem seus charmes. Por isso, uma das dicas de o que fazer em Boipeba é curtir os restaurantes e os bares da vila, além de conversar com seus moradores.
Bem no centrinho, eles montam algumas barraquinhas que vendem tapioca, massa, bebidas e artesanato, mas como fomos na baixa temporada, a maioria estava fechada.
Entre os restaurantes em Boipeba que valem a visita estão o Varanda, que tem, sobretudo, um nhoque incrível e um chef italiano de verdade, o Flor da Lua, o Mangabeiras, que fica no hotel, o vegetariano Cúrcuma, o Panela de Barro (uma das melhores moquecas que já comemos) e a pizzaria Terra Brasilis.
Não vou colocar endereços de cada restaurante porque lá é tão pequeno que ficará fácil encontrá-los. Se não achar, é só perguntar para alguém o caminho. No nosso outro post tem todas as dicas.
Voltando às dicas… Um bar legal pra tomar uma cerveja e jogar conversa fora é o Casinha Latina na pracinha. Aliás, não deixe de conversar com o Gilvan, um dos donos do bar. O assunto vai render.
Pra quem estiver animado, às sextas tem o forró do Bar das Meninas, que começa mais tarde, por volta das 22h, e fica um pouquinho mais longe do centrinho, no ponto final do trator.
Na vila, há duas farmácias, uns cinco mercadinhos e algumas lojinhas.
Uma dica importante: Boipeba é um destino muito calmo. Então, lembre-se que os lugares fecham cedo. Então, nunca deixe para comer muito tarde porque corre o risco real de você não encontrar praticamente nada aberto.
Pôr do sol
Curtir o pôr do sol em Boipeba é uma atração à parte. Um dos lugares mais famosos para isso é O Céu de Boipeba, um hotel que também tem um bar com uma vista linda (Aproveite para ver o valor das diárias).
Além disso, outra dica é curtir o final do dia na praia da Boca da Barra. Lá tem alguns bares ou você pode também comprar uma bebida no mercadinho, sentar na areia e apreciar as cores do céu.
Morro de São Paulo
Pertinho de Boipeba está Morro de São Paulo. Sinceramente, não acho que o ideal seja fazer o passeio para passar o dia por lá. Se tiver tempo, vale a pena dividir a viagem e ficar alguns dias em Morro. Como eu já disse, a grande diferença entre Morro e Boipeba é que Morro tem muito mais agito, mas as praias são tão lindas quanto. A gente tem alguns posts sobre lá.
Apenas relaxe!
Agora você quer mesmo uma dica de o que fazer em Boipeba além dessas que a gente deu? Não faça nada! Vá para curtir as praias, relaxar, comer e beber bem e só! Isso é o melhor de Boipeba. O clima de paz e tranquilidade, as pessoas, a vibe… Não tem correria, não tem estresse. É um dos melhores lugares do Brasil para realmente esquecer os problemas. Até porque o sinal do celular lá é muito ruim!
Onde ficar em Boipeba
Pra gente, o melhor lugar para se hospedar em Boipeba é perto da vila justamente para poder sair à noite. A nossa dica é o hotel Villa da Barra. A gente ficou lá e gostou muito.
Depois, até tentamos trocar de hotel, mas não encontramos nenhum perto que fosse tão bom quanto. Ele é bem novo e moderno. Aproveite para ver as diárias com desconto.
Claro que existem opções mais luxuosas, mas pela localização e custo benefício, a gente preferiu ficar lá. Veja o post que fizemos com as melhores dicas de onde ficar em Boipeba.
O que dá para fazer é dividir a viagem em duas. Ficar a maior parte do tempo na região da vila e menos dias em um hotel mais afastado (como o Mangabeiras) ou em Moreré (o Alizées Moreré é uma boa dica de hotel). Também temos um post com dicas de onde ficar em Moreré.
Ficou com alguma dúvida? Quer saber qual a melhor época para viajar para Boipeba? Deixe nos comentários!
+ Qual é a melhor época pra ir pra lá?
+ Praias na ilha: Saiba como chegar e quais são as melhores
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!