O que fazer em Berna: Dicas e atrações da capital da Suíça
A capital da Suíça é uma cidade apaixonante… e não falta o que fazer em Berna. Pra onde quer que você olhe ela parece ter saído de um filme. É puro charme.
Já contamos um pouco da história e contextualização dessa que é chamada a Cidade das Fontes num post anterior, vale conferir. Agora é hora de dar efetivamente dicas das principais atrações e atividades pra curtir o melhor da capital suíça.
O QUE FAZER EM BERNA
CENTRO HISTÓRICO
Boa parte da Cidade Velha é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1983, toda a região que vai da Ponte Nydegg (Nydeggbrücke) à Praça Bubenberg (Bubenbergplatz). Essas ruelas seculares são cortadas pelos tram’s (bondes ou VLT’s), repletas de prédios históricos e fotogênicas ao extremo. Como citamos acima, Berna conhecida ainda como a Cidade das Fontes, a grande parte delas nessa área. São mais de cem em atividade, sendo onze delas da Idade Média.
O melhor programa é perder-se por elas, sem rumo certo para descobrir e se surpreender com cada cantinho. De toda forma, indicaremos aqui primeiro as principais atrações do Centro Histórico e arredores (veja o mapa no final do post).
BANHOF BERN
Podemos tomar como ponto inicial a Bahnhof Bern, a estação de trem principal que fica bem no coração da cidade. Dali você tem acesso à rede pública de transporte, com destaque para os tram’s que o levam com facilidade a praticamente todos os cantos.
#ficaadica Os hotéis em Berna costumam dar aos hóspedes após o check-in o Bern Ticket, um bilhete que pode ser usado em todos os transportes públicos da cidade. Isso é demais, pois você não vai mais precisar pagar (caro) para se locomover, apesar de o centro ser todo percorrido a pé com tranquilidade.
ZYTGLOGGE
A partir da estação Bahnhof Bern, seguindo a pé ou de tram pelas animadas ruas Spitalgasse e Marktgasse, chega-se à Torre do Relógio (Zytglogge), um dos pontos turísticos mais procurados da cidade, considerado uma obra-prima da fabricação de relógios medievais. A torre e relógio medieval são de 1405, já seu calendário astrológico data de 1530.
A cada hora cheia os turistas se reúnem para assistir à apresentação em estilo “cuco” dos bonecos animados do relógio, como galos, bobos da corte e ursos. Vale chegar uns cinco minutos antes, quando o galo já anuncia que a “hora redonda” se aproxima.
Você pode também visitar o interior da Torre do Relógio, que já serviu de torre de guarda e prisão. A vista da cidade é incrível e conhecer a estrutura centenária do relógio é bem interessante. Como o horário do passeio muda ao longo do ano, o melhor é ir até uma portinha de madeira instalada logo abaixo da torre e verificar a agenda daquele dia. Normalmente o tour acontece no fim da tarde.
CASA DE ALBERT EINSTEN
Foi em Berna que o físico alemão Albert Einsten desenvolveu sua Teoria da Relatividade. A casa onde ele morou entre 1903 e 1905 foi transformada num museu , que fica a poucos metros da Zytglogge e é aberta ao público diariamente das 10h às 17h.
A CATEDRAL DE BERNA
Perto dali fica a Catedral de Berna (Berner Münster), o mais alto prédio religioso da Suíça. Sua construção começou em 1421 e a torre só foi finalizada em 1893, embora ainda hoje passe por diversas reformas e retoques. Do alto de seus mais de 100m, os turistas podem ter uma vista privilegiada de toda a cidade. Infelizmente quando fui estava fechada para visitas (confira os horários de funcionamento)
MÜNSTERPLATTFORM
Bem ao lado da catedral fica o Münsterplattform, um parque super gostoso e frequentado pelos moradores. A maior atração aqui é o terraço que proporciona uma vista linda do Rio Aare e da parte mais baixa de Berna. Se quiser relaxar por ali, há um café que serve alguns pratos e bebidas. Durante alguns dias, é montada também uma feirinha de artesanato e produtos locais.
RIO AARE
Esse rio de águas azuis que corta a cidade, além de fotogênico, é ponto de diversão dos jovens nos dias mais quentes do ano. É comum nadar ali é fazer piquenique nas suas margens. Dá pra ver o rio de vários pontos, mas um que eu mais gostei é da região da Ponte Nydegg (Nydeggbrücke). Para chegar lá, volte à Torre do Relógio e vá descendo a rua principal que é cheia de fontes, a Kramgasse. Não tem erro.
Dali dá pra ver ainda um lado mais moderno de Berna. Se quiser uma vista perfeita, cruze a ponte e suba a rua à direita. Você verá uma área verde com gramado e banquinhos com uma panorâmica de tirar o fôlego.
BÄRENGRABEN
O Parque dos Ursos fica bem nas margens do Rio Aare, ao lado da Ponte Nydegg, e abriga o animal que é símbolo de Berna. Ele está inclusive representado na bandeira da capital suíça. Nesse habitat, eles podem escalar, pescar e brincar, além de posar pras fotos dos turistas afoitos.
Bem de frente pro parque fica um gostoso restaurante com mesinhas ao ar livre e vista pra cidade, o Altes Tramdepot.
ROSENGARTEN
Passando pelo Parque dos Ursos, suba a bonita rua Aargauerstalden até chegar à entrada do Rosengarten (Jardim de Rosas), um parque lindo que fica no alto de uma montanha com outra vista espetacular. Esse parque, que já foi cemitério até 1877, é hoje lar de mais de 200 tipos de espécies de rosas e tem uma área de lazer muito procurada por turistas e moradores.
O Restaurant Rosengarten é uma ótima opção pra um almoço rápido ou pra beber alguma coisa no fim de tarde. Mas as mesas ali são bem disputadas nos dias mais quentes.
PARLAMENTO
De volta à zona central, o Palácio Federal da Suíça (ou apenas Parlamento) não é uma atração imperdível, mas é um ponto importante na cidade. Construído entre 1852 e 1902, o imponente prédio é sede do governo suíço e do parlamento.
Bem ali pertinho, eu gostei bem mais da Bärenplatzbrunnen, um calçadão rodeado de bares e restaurantes com mesinhas ao ar livre. Uma delícia!
ATRAÇÕES MAPEADAS
Tem mais dicas sobre o que fazer em Berna? Conta pra gente!
+ Confira mais atrações no site de turismo da cidade
+ Entenda a história da capital da Suíça
+ Bate-volta a uma fábrica de queijo Emmental
+ Todas as dicas pra você curtir o melhor da Suíça
* O jornalista viajou a convite do Switzerland Tourism e da Swiss International Air Lines. Todas as opiniões dadas aqui são independentes e isentas.
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
jÁ CONHEÇO BERNA, E VOU NOVAMENTE NO PROXIMO MES, AMEI O SEU ROTEIRO, VOU SEGUIR. PARABENS!
Parabéns pelo post. Bem escrito, roteiro com uma sequência lógica, pronto para usar. Obrigada.
Lindo post! Não tinha ideia que Berna era tão bonita 🙂
É maravilhosa, minha cidade preferida na Suíça.
Abraços!