O que fazer em Assunção: 7 cidades para você conhecer nos arredores
Já demos muitas dicas sobre o que fazer em Assunção aqui no blog, mas quem, assim como nós, chega à capital do Paraguai com muitos dias livres, tem algumas boas opções de passeios pela região. Um deles é visitar as Missões Jesuíticas de Encarnación, como também já contamos aqui, ou fazer o tour pelo Circuito de Oro, também chamado de Tour Pelas 7 Cidades.
O QUE FAZER EM ASSUNÇÃO: CIRCUITO DE ORO
O passeio pelas 7 cidades consiste em um dia de visitas a San Lorenzo, Capiatá, Itaugua, Yaguaron, Paraguarí, Caacupé e San Bernardino, cada uma com sua própria particularidade. Oferecido em diversas agências de Assunção, optamos pela reconhecida Mavani Tour Operator. O valor é um pouco salgado, são US$75 (pagos em dólares ou guaranis) em um tour de 9h com almoço incluso. A empresa nos pegou no hotel no horário combinado e, para nossa surpresa, neste dia éramos apenas nós dois e o motorista, que falava um bom portunhol, numa confortável minivan.
SAN LORENZO
É a segunda maior cidade do país, com quase 500 mil habitantes – Assunção tem pouco mais que isso. Sede da Universidad Nacional de Asunción, não tem muitas atrações turísticas, mas tem um centrinho muito bonito e um comércio vibrante. A Catedral de San Lorenzo começou a ser construída em 1915 e levou mais de 50 anos para ficar pronta.
CAPIATÁ
O que leva turistas a essa pequena cidade é o Museo Mitológico Ramón Elías, a apenas 19Km da capital. O museu guarda a memória do folclore e mitos paraguaios desde 1979. É administrado pela Dona Elsa, esposa de seu fundador, o Ramón Elías.
ITAUGUÁ
A cidade é orgulhosa de sua cultura e a venda de tecidos de ñandutí, uma espécie de renda bordada de maneira geométrica. A avenida principal é sede de inúmeras lojas que vendem esse e outros itens de artesanato.
YAGUARÓN
A 48Km de Assunção, Yaguarón tem pouco mais de 25 mil habitantes, mas guarda um tesouro conhecido em todo o país: a Igreja San Buenaventura. O templo é um dos exemplos mais notáveis dos povoados fundados pelos franciscanos. O grande prédio tem teto de telhas de barro, paredes de adobe pintadas de branco e seu interior é feito em madeira escura talhada com pinturas de tintas vegetais inspiradas na flora local.
PARAGUARI
Fizemos uma parada na Fruteria Paraguari, uma das lanchonetes preferidas do nosso motorista, para experimentar a sopa paraguaia. Calma, sopa ali não é como a nossa. Na realidade veio uma espécie de broa de milho. Até que boazinha!
CAACUPÉ
Milhares e milhares de peregrinos paraguaios visitam a cidade todos os anos por conta de seu Santuário da Virgem de Caacupé, conhecida como Virgem Azul do Paraguai. A história da santa e do lugar é toda envolta de lendas muito interessantes, que são retratadas nas paredes da igreja. No topo da catedral, há um mirante com vista de 360º da região.
SAN BERNARDINO
Terminamos nossa viagem no famoso balneário de San Bernardino, onde almoçamos já bem tarde.
Como era inverno (no Paraguai isso não significa que faz frio), o local não estava lotado de turistas como costuma ser na alta estação (dezembro a fevereiro). De primeira, visitamos o Hotel del Lago, fundado em 1888 em um grande casarão colonial.
A cerca de 50Km de Assunção e carinhosamente apelidada de SanBer, a cidade é famosa pelos passeios e pela prática de esportes náuticos no Lago Yapakaraí. Fundada por famílias alemãs em 1881, hoje tem um simpático centro, bons restaurantes, hotéis e muitas casas de veraneio.
Fazer o tour pelo Circuito de Oro foi muito agradável. Claro que não foi algo imperdível, mas foi uma maneira melhor de aprender a olhar o Paraguai com outros olhos. Valeu a pena!
+ Confira mais dicas e relatos do Paraguai
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Boa tarde
Como é o acesso ao transporte público no centro de Assunção? Estou indo agora na primeira semana de fevereiro/2018. Queria algumas dicas!
Oi Karina, tudo bem?
Eu até peguei um ônibus, mas o transporte público não é lá grandes coisas. O melhor é usar táxi mesmo, ainda mais que não é tão caro.
Você pode ver muitas dicas do que fazer e onde ficar em https://www.essemundoenosso.com.br/category/assuncao/
Abraços e boa viagem!
Olá, Rafael.
Gostei muito das imagem e relato de sua viagem a Asuncion. Este site é muito rico em detalhe das viagens.
Estou querendo ir a Asuncion este mês, porém estou pensando em ir de ônibus, saindo de São Paulo (O que acha?). Gostaria de saber se é perigoso o trajeto, se você já o fez, e se o país tem a segurança como ponto fraco?
Estou perguntando mais para prevenção, porque é sempre bom ter informações quando eu colocar os pés por lá. Amo a “arquitetura”, música e cultura do país, por isso meu desejo em conhecer.
Se puder contribuir com minha dúvida, ficarei imensamente agradecido.
Tudo de bom.
Até.
valeu eu estava procurando essa dica a dias
Adorei a dica. Estou indo em outubro e quero fazer esse passeio. Nesse tour é possível se banhar no lago ou piscina algo assim?!
Obrigada.
Oi Sheila, muito obrigado pela visita e comentário. Você consegue sim. Não entramos no lago porque estava muito frio e tempo feio.
Abraços
Oi, Rafa. Tudo bem? 🙂
Esse seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em https://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Muito obrigado, Nat 😀
Ótima dica, vou a Assunção 01/05 e certamente farei esse passeio.