Música, artesanato e comidinhas nos mercados centrais de Aracaju
Confesso que sou viciado em mercados, seja no Brasil ou fora do país. Acho que eles reúnem num único lugar a identidade e a cultura do povo local. Em Aracaju, para minha felicidade, são três os mercados centrais, um ao lado do outro, num mesmo complexo à beira-mar.
O mercados Antônio Franco, Thales Ferraz e Albano Franco são excelentes para conhecer a cultura sergipana. Um é dedicado ao artesanato, outro a produtos típicos (como queijos e farinhas) e o último vende frutas e hortaliças.
Os corredores do prédio histórico são dedicados ao artesanato. Além dos produtos serem lindos e alguns curiosos, os preços são bem mais baixos que na badalada Orla de Atalaia. Então aproveite a visita para comprar as lembrancinhas.
Entre uma loja e outra, é fácil encontrar um grupo cantando um sambinha ou um sanfoneiro de mesa em mesa dos barzinhos.
O segundo mercado é o mais bonito na minha opinião. As lojinhas são mais organizadas e o espaço a céu aberto é um convite para curtir uma cerveja gelada, uma boa castanha de caju e as apresentações de música ao vivo com artistas locais.
Já o grande mercado hortifruti não tem nada de turístico, mas é uma boa opção para quem quer comprar produtos típicos, como castanhas, pimentas e frutas.
A ida ao segundo andar, onde fica uma espécie de camelódromo, só vale mesmo para ter uma vista de cima do mercado. No mais, é uma feirinha do Paraguai.
Sem dúvida é um grande passeio visitar os mercados centrais de Aracaju. Procure ir na hora do almoço. Além das barracas e bares, o mercado de artesanato tem um restaurante no terraço.
MERCADOS DE ARACAJU
Av. Rio Branco, s/n° – Centro.
Segunda a sábado – 6h às 18h
Domingos – 6h às 12h
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!