Museu do Amanhã: Como planejar sua visita
Como é a sua vida hoje? O seu consumo? Você se preocupa com o planeta que a gente vive? Pensa no futuro mesmo quando você já não estiver mais aqui? Essas e outras questões são levantadas pelo Museu do Amanhã, um dos museus mais modernos e interativos do Brasil.
Localizado na zona portuária do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã foi aberto no fim de 2015 e tem atraído a atenção de milhares de turistas desde então.
INGRESSOS
Antes de falarmos do Museu em si, vale ressaltar que agora os ingressos podem ser adquiridos pela internet, sem ter a necessidade de enfrentar horas e horas de filas.
Você consegue escolher a data e o horário que deseja ir ao Museu do Amanhã e não precisa imprimir o comprovante. Basta levar o número do código de barras.
O pagamento é feito através do PagSeguro ou do PayPal e é cobrada uma taxa de 12,5% para compras em cartões nacionais. Para entrar no museu, quem comprou o ingresso pela internet pega a fila expressa para pegar seu ingresso.
O MUSEU
Agora que já falamos do concorrido ingresso, vamos ao museu. Ele é todo baseado em perguntas que sempre nos fizemos: “De onde viemos?”, “Quem somos?”, “Onde estamos?”, “Para onde vamos?” e “Como queremos ir?”. A partir delas, ele mostra como poderemos viver os próximos 50 anos.
Logo no começo, os visitantes assistem a um vídeo 360º. Depois disso, as perguntas começam a ser feitas em diferentes ambientes com fotos, vídeos e muita tecnologia.
Há também jogos e brincadeiras. Em um deles, o visitante responde a algumas perguntas e depois descobre quantos planetas seriam necessários se todos no mundo tivessem as mesmas atitudes dele.
Tem também um game com quatro pessoas em que o visitante precisa, por exemplo, pensar em políticas para diminuir os carros nas cidades ou para despoluir rios.
Toda essa parte deverá ficar no museu por cinco anos. Depois disso, haverá uma troca de exposição.
Além da experiência em si, o Museu do Amanhã sempre apresenta exposições temporárias. Quando fomos, havia uma excelente sobre o Santos Dumont No site há sempre um destaque para elas.
O Museu do Amanhã, uma iniciativa da Prefeitura do Rio realizada em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, é ótimo inclusive para quem não é apaixonado por museus. Muito provavelmente o visitante sairá de lá pensando no que tem feito na Terra e como estará o planeta nos próximos anos.
COMO CHEGAR
Para chegar, prefira o transporte público, pois não há estacionamento.
De metrô, desça na estação Uruguaiana e faça um dos caminhos sugeridos pelo site do Museu do Amanhã:
– Atravesse a Avenida Presidente Vargas, siga pela Rua Acre até chegar à Praça Mauá.
– Ou siga pela Avenida Presidente Vargas no sentido Igreja da Candelária, dobre à esquerda na Av. Rio Branco e siga em frente até chegar à Praça Mauá.
De trem, pegar a linha 225 de ônibus da Central do Brasil ou caminhar 15 minutos a pé.
+ Veja todas as dicas do Rio de Janeiro
+ Saiba como comprar ingresso para o Cristo Redentor
+ Dica de 4 lugares para tomar café da manhã no Rio
MUSEU DO AMANHÃ
De terça a domingo, das 10h às 18h (A bilheteria fecha às 17h)
Praça Mauá, 1 – Centro. Rio de Janeiro, RJ
* O Esse Mundo é Nosso visitou o Museu do Amanhã a convite do Bondinho, mas todas as opiniões dadas aqui são isentas e independentes.
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!