Moreré, Bahia: A praia mais famosa da Ilha de Boipeba

A Praia de Moreré, na Bahia, é uma das mais conhecidas da Ilha de Boipeba, mas nem por isso é a mais bonita. Calma, o lugar é sim uma delícia e lindo, mas a fama não necessariamente tem o título de melhor praia.

Por outro lado, Moreré ainda mantém aquele clima mais autêntico de vila de pescadores, embora já tenha uma certa estrutura. Já a Velha Boipeba, região mais desenvolvida da ilha, ganha ares um pouco mais contemporâneos.

Praia de Moreré em Boipeba, Bahia
Praia de Moreré vista da Pousada Alizées (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Claro que não estou comparando com a vizinha Morro de São Paulo, já que o clima aqui é pacato praticamente o ano todo… o que faz da ilha um destino paradisíaco.

Praia de Moreré em Boipeba, Bahia

A praia fica a cerca de 5km da Velha Boipeba, onde os turistas costumam desembarcar pelo cais.

Vila de Moreré em Boipeba
Ruas da Vila de Moreré em Boipeba (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como falaremos mais abaixo, há várias maneiras de chegar em Moreré, inclusive a pé se você gostar de trilhas que vão beirando o mar.

Apesar de parecer isolada, é a segunda principal vila da Ilha de Boipeba e há uma certa estrutura de restaurantes e bares, além de boas opções de hospedagem.

Nós já publicamos um post cheio de dicas de pousadas em Moreré pra te ajudar caso você queira ficar por aqui.

Praia de Moreré em Boipeba, Bahia
A praia é bem tranquila (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A orla é bem pequena e a parte mais estruturada fica à esquerda de quem está de frente pro mar. É uma praia bem bonita, mas confesso que gostei mais da vizinha Bainema. Dá pra chegar facilmente até lá caminhando por cerca de 10min, como falarei mais adiante.

Praia de Moreré em Boipeba, Bahia
Praia de Moreré (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A praia também é famosa pelas piscinas naturais de Moreré. Você pode tentar encontrar algum barqueiro que te leve até lá na maré baixa. Se não, o famoso passeio de Volta à Ilha costuma passar por lá e visitar diversas outras praias. Nós adoramos!

Piscinas Naturais de Moreré
Piscinas Naturais (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Trilha de Moreré para Bainema

Como falei, se você quiser conhecer uma das nossas praias favoritas em Boipeba, vale fazer a curta trilha de Moreré a Bainema. Leva uns 10min e, ao chegar, você verá que ela é praticamente deserta.

Praia de Bainema em Boipeba
Praia de Bainema (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Só bem no final, depois de percorrer toda sua orla, é que há uma simpática barraca com estrutura de praia, a Pontal do Bainema. Mas infelizmente nem sempre ela está aberta.

É essa parte mais distante de Bainema que achamos a mais bonita, com águas cristalinas e sem ondas.

Onde comer em Moreré e a estrutura da vila

Como falei, a vila tem alguns comércios, mercadinhos e restaurantes. Alguns deles ficam na praia e servem de apoio para os turistas. O Coco Bambu Music Bar pertence à pousada de mesmo nome, mas achamos os preços bem abusivos.

Coco Bambu Music Bar
Coco Bambu Music Bar (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ao lado há outras opções mais simples, como o Brisa e Mar, Barraca do Giba e Da Da Luz, que têm preços melhores pra passar o dia na praia. A cerca de 500m dali, o Restaurante Paraiso é um dos mais famosos de Moreré e é pé na areia.

Onde se hospedar

Muita gente que quer curtir o sossego dessa praia gosta de se hospedar por aqui. É uma boa ideia pra quem quer tranquilidade. Mas como os serviços são mais restritos, principalmente à noite, vale escolher um local com uma boa estrutura.

Nós já publicamos um guia de onde se hospedar em Moreré, mas falaremos de algumas dicas a seguir.

Nós visitamos a Alizées, que é uma das mais bem conceituadas e charmosas. Simplesmente amamos a vista para o mar que as suítes têm. Como fica numa pequena montanha, é bom estar com o fôlego em dia pra ir da recepção até os quartos.

Pousada Alizées em Boipeba (Foto: Divulgação)
Pousada Alizées (Divulgação)

A pousada A Mangueira também é charmosa, embora não fique na praia, mas pertinho. Já a Coco Bambu, que falamos acima, tem estrutura na areia e alguns bangalôs simpáticos. Por fim, outra bem recomendada é a Pousada dos Ventos, uma opção mais rústica e pé na areia.

Como chegar em Moreré

Como falei no começo, há várias formas de como ir da Velha Boipeba a Moreré, é só você escolher a que preferir. São cerca de 5km de distância.

Caminhando

A caminhada leva cerca de 2h e é importante fazê-la durante a maré baixa. Você irá seguir a trilha passando pelas praias de Tassimirim e Cueira até chegar ao Rio Oritibe e cruzá-lo. Daí a importância da maré, já que atravessá-lo na baixa é bem tranquilo.

Em seguida você já avistará os coqueiros da Fazenda Moreré e, depois de cruzá-la, já estará na vila. Caso quando você for retornar à Velha Boipeba a maré já esteja alta, opte por uma das opções abaixo.

De trator até Moreré

Esse é um modo bem divertido de chegar a Moreré. A jardineira sai do Ponto do Trator na Velha Boipeba (a cerca de 10min do centrinho; pergunte aos moradores onde fica) e custa R$ 10 por pessoa em cada trecho. O preço foi checado em 2020.

Trator em Boipeba, Bahia
Foto: Esse Mundo É Nosso

Ele sai assim que a lotação for de ao menos cinco passageiros, mas você pode fretá-lo também. O mesmo vale para o retorno. A viagem é de cerca de 20 a 30 minutos.

Caso esteja chegando em Boipeba com malas, vale contratar um carregador no cais para ir até o Ponto do Trator, já que a distância é razoável se estiver com peso.

De quadriciclo ou moto

Quadriciclo em Boipeba, Bahia
Foto: Esse Mundo É Nosso

Essa é uma das maneiras mais rápidas e nós usamos pra voltar à cidade, já que não tinham passageiros suficientes no trator. Custava R$ 20 em 2020 por passageiro em cada trecho; o quadriciclo tem capacidade para dois em cada veículo e a moto, para um. A viagem dura só uns 15 a 20 minutos.

De barco

Dependendo do clima e situação do mar, você ainda pode fretar uma lancha no cais ou com alguma agência de turismo, como a Coco Louco.

Não é das opções mais baratas, mas dependendo do número de pessoas você ainda pode dar uma parada nas piscinas naturais.

Quando ir pra Moreré, Bahia

As chuvas são bem distribuídas o ano todo em Boipeba, mas os meses quando chove menos costumam ser de Janeiro a Março e de Agosto a Dezembro.

Boipeba, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Na hora de escolher quando ir pra Moreré acho interessante pensar também na maré. Nas luas cheia e nova a maré baixa acontece pela manhã, então é melhor pra visitar as piscinas naturais.

Pra saber todos os detalhes do clima, quando é mais barato, quando a ilha está mais vazia e sobre a maré, vale visitar esse post sobre a melhor época pra viajar pra Boipeba.

Gostou da Praia de Moreré? Essa é uma praia que vale entrar no seu roteiro na Ilha de Boipeba!

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Ivan de Souza Andrade disse:

Gostei muito, como chegar lá, vai por aonde?

Oi, Ivan, tudo bem?
A gente explica como chegar em Boipeba nesse link!

Abraços

Ieda Cristina disse:

De muita valia seus comentários sobre a ilha. Pretendo ir em outubro. Já conhecia no tempo em q n era muito explorado, imagina agora c estrutura.

Glayer disse:

Beleza de matéria. Louco pra visitar esses lugares vida Linda Bahia

Luciana Borges disse:

Quero muito conhecer Moreré e suas dicas foram excelentes!
Obrigada por compartilhar.