Monte Verde: Dicas de quando ir, onde ficar e o que fazer

Monte Verde, em Minas Gerais, é uma daquelas cidades pequenas que encantam pela beleza natural, charme do centrinho e comida incrível.

Só de ser em Minas Gerais, este último item (gastronomia) já nem precisaria de adjetivos. Afinal, comida mineira é sensacional.

Só que Monte Verde tem outros dois itens que são muito favoráveis a ela: fica perto de São Paulo e é bem mais em conta do que Campos do Jordão.

Assim como Campos, Monte Verde tem como forte o turismo de inverno, mas pode ser visitada em outras épocas do ano. Acho que já dei muito spoiler, né?

Neste post, a gente vai contar qual é a melhor época para visitar a cidade e falar das principais atrações. Além disso, vamos dar dicas de hospedagem e muito mais.

Monte Verde: Todas as dicas

Antes de mais nada, vale uma explicação: Monte Verde é, na verdade, um distrito de Camanducaia, em Minas Gerais.

Ela está localizada na Serra da Mantiqueira e fica a 160 km de São Paulo e a 480 km de Belo Horizonte.

Centro de Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Quando ir pra Monte Verde

Como eu disse, Monte Verde é conhecida por ser um destino de inverno. Entretanto, vale a pena visitá-la também em outras épocas do ano.

Claro que no inverno, as temperaturas caem mais, mas durante todo o ano os termômetros não sobem muito.

Junho, julho e agosto são meses menos chuvosos. De maio a agosto é quando faz mais frio e é também considerada a alta temporada na cidade, principalmente nos feriados e nas férias de julho.

Portanto, vale a pena reservar hotéis com antecedência (veja alguns com descontos). No inverno, a cidade chega a registar temperaturas negativas.

De outubro a fevereiro, os dias são mais quentes, mas mesmo assim a mínima costuma ser de 15º a 17º. Já de dezembro a março costuma chover mais.

Nós já fomos em janeiro e não pegamos chuva, além da temperatura estar bem agradável, e em outubro. Nesta segunda vez, estava mais friozinho e fiquei de calça o dia todo, mas nada de exagerado.

Lembre-se sempre de que nos feriados a cidade costuma ficar mais cheia independente da época do ano. Portanto, reserve com antecedência o seu hotel.

Uma dica importante: às quartas-feiras, os restaurantes e as lojas costumam fechar na cidade. Portanto, tente fugir deste dia da semana durante a sua viagem por lá.

Não deixe de ver o post completo que fizemos sobre a melhor época de ir lá.

O que fazer em Monte Verde?

Monte Verde tem muitas atrações para todos os gostos. Embora muita gente acredite que a cidade seja apenas um destino romântico, não é.

Dá muito bem para um grupo de amigos aproveitar um feriado por lá. Veja as dicas:

Restaurantes

Embora eu já tenha falado logo no começo do post que a gastronomia da cidade é sensacional, não custa repetir, né? É realmente incrível.

Tem comida mineira, italiana, alemã e, claro, fondue. Não deixe de ir num rodízio de fondue para comer de queijo, de carne, de peixe, de chocolate… Aff! É muito bom.

Fondue em Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Fondue em Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)

E, assim como nos outros quesitos, os restaurantes costumam ser mais em conta do que os de Campos do Jordão (a gente também ama Campos, mas dá para variar um pouquinho e economizar, né?).

Algumas dicas de restaurantes na Avenida Monte Verde são o Café Pinhão (número 796), Confraria Paulistânia (número 858), Dona Mucama (945). Além disso, tem a Fritz Cervejaria Artesanal (R. Rolinha, 40) e a Villa Amarela (Av. da Fazenda, 10).

Centrinho

O centrinho de Monte Verde é muito bonitinho e charmoso, mas é bem pequeno. Por isso, dá para andar sem pressa e sem se cansar. Tem muitas lojinhas e restaurantes por lá.

Aliás, dá para comprar roupas de frio, chocolates, embutidos, queijos, cervejas, geleias e artesanato. A rua principal é a – adivinhem o nome? – Avenida Monte Verde.

Centrinho de Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Centrinho de Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Comendo e bebendo bem

Falando em chocolate, a Gressoney (Av. Monte Verde, 636 – Tel.: 35 3438-2883) tem uma fábrica na cidade localizada na avenida principal. Dá para ver a produção do chocolate por um vidro. Lá também funciona um café.

Chocolate Gressoney (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Uma boa dica é experimentar as Geleias Edelweiss (Av. Monte Verde, 858 – Tel.: 35 3438-1513), criação do seu Edmundo e da dona Isa. Eles têm uma loja na Galeria Suíça, mas dá para comprar pelo site também.

Geleias Edelweiss (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Geleias Edelweiss (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Já pra quem gosta de embutidos, a dica é ir à Manduca (Rua do Selado, 600 – Tel.: 35 3438-1796).

Lá é possível fazer uma visita técnica à fábrica para entender todo o processo de fabricação. Além disso, dá para experimentar delícias como linguiça com provolone, salsichas e joelho de porco.

Cerveja

A gente já falou em doces e salgados, né? Então, chegou a hora de falar em cerveja!

Pra quem é apaixonado pela bebida não pode deixar de dar um pulo no Arsenal da Cerveja (Av. Monte Verde, 858 – Tel.: 35 3438-1697) que fica na Galeria Suíça e tem rótulos do mundo todo.

Outro ponto turístico de Monte Verde é a Fritz Cervejaria Artesanal (R. Rolinha, 40 – Tel.: 35 3438-2414). Além do bar e do restaurante alemão, é possível fazer um tour pela fábrica (de quarta a sábado e feriados) conhecendo todo o processo de produção das cervejas da marca.

Trilhas em Monte Verde

Já que a gente come muito na cidade, nada como queimar as calorias fazendo trilhas, né? E a natureza privilegiou a cidade.

A trilha mais famosa é a da Pedra Redonda. Atualmente, é preciso pagar R$ 35 para entrar e fazer um agendamento prévio.

Outras trilhas conhecidas são a da Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Pico do Selado e Platô). E o melhor é que dá para realizá-las sem a presença de um guia.

Trilhas em Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A Pedra Redonda é a mais famosa. Dura cerca de 1h30 (ida e volta), mas é considerada de nível fácil. A vista é incrível. Do alto, dá para ver as montanhas de MG, os vales de SP e a região de Campos do Jordão.

Patinação no gelo e Icebar

Pra quem gosta de patinar no gelo, esta é a atração ideal na cidade (Av. Monte Verde, 1463 – Tel.: 35 3438-1440). Um ótimo passeio pra família toda fazer junta. Afinal, crianças e adultos podem se divertir e dar boas risadas.

Ice Bar em Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Ice Bar (Foto: Reprodução/Site Ice Bar)

Além da patinação, tem também o Ice Bar (R. Jacutinga, 5), um bar todo feito de gelo com temperaturas que variam entre -15 º a -20 º C.

Mais atrações em Monte Verde

Fazenda Radical

Digamos que a patinação no gelo seja só um aperitivo do quão radical Monte Verde pode ser.

Na Fazenda Radical, que fica a 5km do Portal da Cidade. há mega tirolesa (eu quase morri de medo, mas fui), quadriciclo, arvorismo, arco e flecha, escalada e outras atrações.

Fazenda Radical (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Rodovia Deputado Agostinho Patrus, Km 5, s/n
Tel.: 35 98817-2645
Site oficial

PARQUE OSCHIN

Outro lugar que vale a pena a visita em Monte Verde é o Parque Oschin, que foi inaugurado recentemente na cidade.

O parque possui um mega playground, com escaladas, escorregadores e pontes de madeira, um lago, uma cascata, uma gruta e um caminho cheio de hortênsias e araucárias.

Além disso, há uma pedra com uma vista privilegiada do parque.

Parque Oschin em Monte Verde (Foto: Reprodução/Facebook Parque Oschin)
(Foto: Reprodução/Facebook Parque Oschin)

End.: R. da Mantiqueira, 1460
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h
Site oficial

Escola de Falcoaria

A Escola de Falcoaria é outra atração famosa de Monte Verde. Ela funciona apenas com agendamento prévio. Quem visita a escola tem a oportunidade de voar uma ave rapinante e aprender mais sobre a falcoaria.

End.: Rodovia Agostinho Patrus, Km 4
Tel.: (35) 98851-5333
Site oficial

Onde ficar em Monte Verde

Monte Verde possui ótimas opções de hospedagem. A maioria dos hotéis da cidade tem arquitetura inspirada no estilo europeu. Como faz bastante frio na região, praticamente todos têm lareira.

Algumas sugestões de hospedagem são a Pousada Carícia do Vento, a 1km do centro, e a Pousada Ahavanoah, que é ótima. Ambas possuem excelentes notas no Booking.

Carícia do Vento, em Monte Verde (Foto: Reprodução/Booking)
Pousada Carícia do Vento, em Monte Verde (Foto: Reprodução/Booking)

Pra quem gosta de ficar perto do centro para não depender de carro à noite, a Pousada Essências de Minas é uma excelente opção. Assim como a Pousada Suíça Mineira e a Pousada Vilage de Minas.

A Pousada Cantos e Contos é um pouco mais simples, mas tem um bom custo benefício.

A Pousada SPA Mirante da Colyna tem uma linda vista. Outras dicas são a Pousada Águia Dourada, a Estalagem Wiesbaden, a Pousada Morada das Nuvens, a Pousada Chalé da Floresta e a Pousada Cantinho das Estrelas.

A gente preparou um post bem completo com todas as dicas de onde ficar em Monte Verde.

Quero aproveitar para agradecer ao Tiago Mentor, que mora em Monte Verde e nos ajudou a atualizar este post.

+ Todas as dicas da cidade
+ O que fazer por lá
+ Veja nossas dicas de onde ficar

Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há mais de 15 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
OTELINDA FAZIO disse:

EXCELENTE APRESENTACAO E CONTEUDO!
CONHECEMOS PRATICAMENTE TODOS OS LOCAIS MAS DEU MUITA VONTADE DE RETORNAR, CONHECER AS NOVIDADES E A INFRAESTRUTURA DOS PASSEIOS PELAS REDONDEZAS!

Manuella osterne disse:

Adorei a matéria, parabéns! só esqueceu de dizer que somos uma cidade pet friendly.. que além de muitas hospedagem para seu amigo, temos um guia pet friendly para os turistas com todas as dicas de lugares que aceitam seu aumigo!

Obrigado!
@guia.pfmv

Luiz Braido disse:

Incrivel essas dicas, adorei o seu blog, parabens