Mercados em Buenos Aires: 10 pátios gastronômicos imperdíveis

Visitar mercados em Buenos Aires, além de pátios gastronômicos, virou uma das mais novas atrações da cidade. Existem os já tradicionais, mas outros têm sido inaugurados nos últimos anos e vêm se destacando na cidade.

Seja na capital argentina ou em qualquer outro destino, o mais legal de visitar locais como esses é poder provar a gastronomia local, experimentar temperos e fazer umas comprinhas. Então claro que por aqui não é diferente!

10 mercados em Buenos Aires

Na nossa última viagem, quando ficamos mais de 12 dias na cidade, revisitamos alguns mercados que já tínhamos ido e fomos conhecer as novidades da cena gastronômica portenha. Virou meio que uma obsessão caçar esses lugares.

Fachada com grafie do Mercado San Nicolás
Mercado San Nicolás (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Então compartilhamos aqui os nossos preferidos pra você colocar no seu roteiro em Buenos Aires. Aliás, nesse link damos dicas do que fazer e de muitas atrações por lá.

1. Mercado de San Telmo

Um clássico inaugurado em 1897 para abastecer os imigrantes europeus que chegavam à cidade, é um dos mais antigos mercados em Buenos Aires.

O bom é que ele fica praticamente dentro da Feira de San Telmo, ou seja, já dá pra conhecê-lo no dia que for lá. Mas vale lembrar que ela só acontece aos domingos.

Embora tenha sido renovado, o Mercado de San Telmo mantém sua estrutura interna, com arcos e colunas de metal. É um ótimo lugar pra comprar frutas, temperos, patês, embutidos e até café. Além disso, há uma ala com lojinhas, principalmente de antiguidades.

Homem sentado em balcão no Mercado de San Telmo, um dos melhores mercados em Buenos Aires
Foto: Esse Mundo É Nosso

Mas o ponto alto mesmo fica por conta dos restaurantes, que servem desde lanches rápidos a refeições completas. Aliás, é uma ótima oportunidade de provar a diversa gastronomia argentina sem gastar muito.

E não pense que há só carnes no cardápio. Você irá encontrar empanadas, massas artesanais, choripan, tapas, sorvetes e muito mais. Mas uma dica, se possível, é justamente evitar o domingo, dia em que os balcões e mesas compartilhadas ficam abarrotados dos turistas que visitam a feira.

Porém, caso só possa ir num domingo, vá com paciência para esperar um pouco pra se sentar e até mesmo por conta do atendimento demorado. Já durante a semana, o clima é bem mais tranquilo, embora uma ou outra loja possa não funcionar.

Restaurantes

Se você quer provar outras delícias além da famosa parrilla, empanada ou da concorrida La Choripanería, nossa dica é comer uma massa artesanal no Vortice.

Prato com papardele de panceta no restaurante Vortice, em San Telmo
Prato do Vortice (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Elas são preparadas ali mesmo e nós gostamos muito. O preço é justo, bem menos do que você pagaria num bom restaurante no Brasil. Mas é importante você ter feito o câmbio blue e não o oficial pra encontrar bons preços na Argentina.

Outro lugar que nós adoramos foi o De Lucia que, além de pratos, serve tapas, um dos carros-chefes. Se você não sabe, elas são entradinhas pra se beliscar enquanto se toma um vinho. Pedimos a tábua de frios e valeu a pena!

End: Carlos Calvo, 463 (próximo Plaza Dorrego)
Horário: Segunda a sábado, 10h às 20h; Domingos até 18h

2. Mercado de los Carruajes

Inaugurado em 2022, o Mercado de los Carruajes é um dos mais novos polos gastronômicos de Buenos Aires. Bem no estilo gourmet, está localizado no bairro de Retiro, perto da área central da cidade.

Novo mercado em Buenos Aires, rooftop do Mercado de los Carruajes
Foto: Esse Mundo É Nosso

O nome se dá por conta do prédio histórico onde ficavam as garagens das carruagens presidenciais nos séculos XIX e XX. Totalmente reformado, hoje são mais de 4.200 metros dedicados à gastronomia.

Aliás, aqui há opções para todos os gostos, de tendas de parrila a embutidos, padaria, vegetais, bares, sorveterias, adegas, cervejarias e até comida internacional.

Um dos destaques é a San Ginés, que ganhou uma unidade do famoso churros de Madrid por aqui. Se puder, prove ainda o sorvete da Gelateria Italiana. O de doce de leite é incrível!

De toda forma, dentre os mercados em Buenos Aires, ele é o mais gourmet, com pratos de alta gastronomia. Apesar disso, os preços não são tão altos.

End: Leandro N. Alem, 852 – Retiro
Horários: Domingo a quarta, das 8h30 às 22h; Quinta a sábado, até 24h
Mais informações: Site oficial

3. Patio de los Lecheros

Embora não seja um mercado propriamente dito, o O Patio de los Lecheros é um dos nossos lugares preferidos pra beber e comer alguma coisinha. Funciona numa antiga estação de trem que até a década de 1960 recebia o leite vindo do interior, daí o nome.

Inaugurado em 2016, esse pátio gastronômico tem restaurantes, bares e quiosques que vendem bebidas e pratos rápidos. Há mesas compartilhadas e música ao vivo principalmente nas noites de fins de semana.

Mesas compartilhadas e quiosques do Patio de los Lecheros
Foto: Esse Mundo É Nosso

Nós viemos mais de uma vez durante os jogos da Copa do Mundo em que a Argentina foi campeã. O clima era muito gostoso. O pátio costuma ficar bem vazio nas tardes durante a semana, mas prepare-se pra encontrar filas e muita gente nas noites de sexta e sábado.

Nós amamos as empanadas da Pizzeria del Patio e também as carnes do food truck Parrilla. Aliás, também ficamos com muita vontade provar os pratos do La Sirena, especializado em frutos do mar.

End: Donato Álvarez, 175 – Bacacay
Horários: Domingo a quarta, de 9h à 1; Quinta a sábado, até às 3h
Mais informações: @patiodeloslecheros

4. Mercado San Nicolás

Apesar de pequeno, é um dos mercados em Buenos Aires com mais cara de mercado, sabe? Aliás, o Mercado de San Nicolás ainda tem a vantagem de ficar bem na área central.

Mesas e lojas do Mercado San Nicolás, um mercado em Buenos Aires na área central
Foto: Esse Mundo É Nosso

Inaugurado em 2019, tem alguns restaurantes e lanchonetes, além de quiosques que vendem verduras, frutas, embutidos, queijos, peixes e até carnes.

End: Av. Cordoba, 1750 – San Nicolás
Horários: Seg a sáb, a partir de 8h; Gastronomia de 11h às 24h
Mais informações: @mercadosannicolas

5. Mercado Soho

Localizado no coração de Palermo, um dos meus bairros preferidos em Buenos Aires, o Mercado Soho leva esse nome por ficar na parte conhecida como Palermo Soho (a outra é Hollywood).

Aliás, ele fica próximo da famosa Plaza Serrano e tem muito a pegada dos Mercados Time Out, que existem em Lisboa, Dubai e outros destinos. Afinal, o espaço é moderno, bem decorado e tem uma gastronomia super variada. Em nada lembra os tradicionais mercados de comidas típicas.

Fachada do Mercado Soho em Palermo, Buenos Aires
Foto: Esse Mundo É Nosso

Nesse, que é um dos mercados de Buenos Aires mais descolados, você vai encontrar 9 estandes gastronômicos e mais três bares, incluindo um especializado em vinhos. Há área externa na rua, fechada e também um terraço aos fundos. O espaço é uma delícia!

Entre as opções para um almoço ou jantar estão hambúrgueres, pizzas, carnes, além de cozinhas especializadas, como árabe, asiática e espanhola. Vale a visita quando estiver em Palermo.

End: Armenia, 1744 – Palermo Soho
Horário lojas: Ter a dom, das 12h30 até 0h (2h sex e sáb)
Mais informações: Site oficial

6. Mercado de Belgrano

Dos mercados que visitamos, esse foi o menos interessante. Acontece que, além de pequeno, o Mercado de Belgrano não tem aquela pegada gourmet.

Até tem uma praça de alimentação e uma área externa, mas o foco é mesmo de venda de alimentos para moradores do bairro. Você irá encontrar peixarias, açougues, temperos, padarias e bombonieres, além de algumas lanchonetes e restaurantes.

Lojas do Mercado de Belgrano em Buenos Aires
Foto: Esse Mundo É Nosso

Mas pela proximidade, vale você dar um pulo no Barrio Chino, que é a Chinatown da capital argentina. Lá você vai encontrar lojinhas e restaurantes chineses. É um passeio bem legal!

End: Juramento, 2527 – Belgrano
Horário lojas: Seg a sáb, das 8h30 às 20h
Horários gastronomia: Seg a dom, das 11h às 24h
Mais informações: @mercadodebelgrano

7. Feira de Mataderos

A cerca de 30 min do centro de Buenos Aires, a Feira de Mataderos (se escreve “feria” em espanhol) é bem famosa e funciona há mais de 30 anos no bairro de mesmo nome.

Além da ampla gastronomia argentina, você também irá encontrar alguns produtos locais, como couros, confecções, facas e mates. Já de um outro lado, bem maior que os produtos típicos, centenas de barracas vendem produtos chineses.

Vista do palco e plateia cheia da Feira de Mataderos, um dos maiores mercados em Buenos Aires
Apresentações na Feria de Mataderos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Além disso, é uma ótima oportunidade pra conhecer mais da cultura da região, já que há apresentações musicais típicas da Argentina. Mas nada de tango! O ritmo aqui é mais folclórico e gaúcho, inclusive as músicas são bem parecidas com as do Rio Grande do Sul.

Sem dúvida as apresentações foram um dos pontos mais altos e você pode se juntar aos moradores e dançar no meio da rua. Isso além da deliciosa gastronomia de rua. Aliás, não deixe de provar ao menos um choripan e umas empanadas.

End: Av. de los Corrales com Av. Lisandro de la Torre
Horário: Domingos, das 11h às 20h (de março a dezembro)
Mais informações: Página no Facebook

Outros pátios e mercados em Buenos Aires

Nós visitamos esses seis lugares acima durante nossa viagem e também o Patio de Los Lecheros, que encerra o post com uma ressalva. Mas há outros mercados, pátios e feiras bem legais ainda pra se conhecer se você tiver mais tempo:

8. Mercado Bonpland

Uma bonita fachada em Palermo guarda um mercado gerido por uma cooperativa de pequenos produtores focada no consumo consciente e com cuidados com o meio ambiente.

Aliás, esse é um dos melhores bairros pra ficar hospedado em Buenos Aires, como listamos nesse guia completinho.

Nas bancas, você irá encontrar verduras, frutas, produtos regionais e também tecidos e confecções produzidos de forma sustentável. Há ainda uma cantina no local que ajuda a financiar o projeto.

End: Bonpland, 1660 – Palermo
Horários: Ter, qua, sex e sáb, de 10h às 20h
Mais informações: @mercado.bonpland

9. Patio Costanera Norte

Nossa lista de mercados em Buenos Aires segue com mais dois pátios gastronômicos, que são lugares mais indicados para comer e beber, já que normalmente não é possível fazer compras.

Localizado na região do Aeroparque e de frente pro Rio de la Plata, o Patio Costanera Norte é pequeno, mas tem uma linda vista para o rio que aqui mais parece mar. Nos food trucks você irá encontrar hambúrgueres, carnes, parrilla, empanadas e bebidas.

Vista do Patio Costanera Norte com mesas compartilhadas e cheias
Foto: Divulgação/Buenos Aires Turismo

End: Av. Costanera Rafael Obligado, 7010
Horários: Qui a sáb e feriados, das 12h à 1h
Mais informações: @elpatio_ok

10. Patio Rodrigo Bueno

Localizado nos arredores de Puerto Madero, perto do cassino de Buenos Aires, o Patio Rodrigo Bueno tem mesas compartilhadas ao ar livre, bem no estilo americano. Aliás, é recente, foi inaugurado só em 2019.

Vista do Patio Rodrigo Buenos em Buenos Aires lotado
Foto: Divulgação/Buenos Aires Turismo

Aliás, os restaurantes instalados em contêineres servem pratos da culinária latino-americana, parrilla, pizzas, hambúrgueres, doces e bebidas.

End: Av. España, 2230 – Rodrigo Bueno
Horários: Sex, sáb e dom, a partir das 11h
Mais informações: @patiorodrigobueno

Gostou? Conhece mais algum? Tem mais dicas ou dúvidas? Então deixe seu comentário!

Dúvidas Frequentes

Quais são os principais mercados em Buenos Aires?

Há muitos mercados e pátios gastronômicos. Então tudo vai depender se você quer curtir a gastronomia ou fazer compras. Alguns dos mais famosos são o San Telmo, Mercado de los Carruajes e Patio de los Lecheros. Veja mais lugares e o que cada um vende.

O que comprar em Buenos Aires?

Atualmente, o que mais vale a pena na capital argentina são alimentos e bebidas, incluindo vinhos. Mas infelizmente artigos importados não estão com preços muito bons. Veja nossas dicas de mercados na cidade e também de onde comprar vinho na Argentina.

Como ir aos mercados em Buenos Aires?

O melhor meio de transporte na cidade é o metrô. Aliás, ele é barato, cobre muitos bairros e funciona bem. Para locais que não têm estações por perto, utilize ônibus, carros por aplicativos ou até mesmo táxi.

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens