Mercado em Jerusalém: Mahane Yehuda Market, cheiros e sabores
Há mais de um mercado em Jerusalém, mas o Mahane Yehuda Market é um dos mais famosos e mais visitados. A fama fica por conta das atrações do local, a variedade de produtos e por ser vibrante o ano todo.
Mais que um mercado turístico, esse é um ponto de encontro dos moradores da cidade, tanto durante o dia como nas noites, que costumam ser bem animadas por aqui.
Aliás, como falaremos abaixo, além de bancas dos mais variados produtos, há muitos bares e restaurantes que valem a visita.
Mahane Yehuda Market: Mercado em Jerusalém
O Mahane Yehuda Market é um local que se reinventa constantemente desde o período Otomano.
Muito frequentado pelos moradores em busca de especiarias, frutas, verduras, doces e outras delícias, se transformou em ponto turístico justamente por conta dessa variedade de cheiros e sabores.
Aliás, se você ainda não escolheu onde ficar em Jerusalém, vale dar uma olhada nesse nosso guia completo da cidade.
Então se você espera conhecer um mercado em Jerusalém esse é um ótimo programa pra você sentir de perto a cultura e a culinária judaica.
Dá pra visitá-lo todos os dias, mas é nas quintas e sextas, antes do Shabat, que ele fica cheio de moradores que se preparam para o famoso dia do descanso.
Por falar nisso, as bancas não costumam funcionar a partir do final de tarde de sexta até o começo da noite de sábado justamente por conta da data.
Mas nós visitamos o local já na noite de sábado, quando terminou o Shabat, e ele estava muito animado, como falaremos mais abaixo.
O mercado e os produtos
O mercado se estende principalmente entre as ruas Jaffa e Aggripas. A parte coberta consiste principalmente em dois grandes corredores cheios de bancas de comidas, restaurantes e bares.
Do lado de fora, na rua Mahane Yehuda, funciona um mercado ao ar livre, com muitas especiarias, frutas, legumes e outros produtos naturais, além de pães quentinhos.
A noite nesse mercado em Jerusalém
Nós também visitamos esse mercado em Jerusalém durante a noite. Com exceção de sexta-feira, quando começa o Shabat e praticamente nada funciona, os bares e restaurantes ficam bem cheios no Mahane Yehuda Market, principalmente nas quintas-feiras.
Fomos na noite de sábado, quando termina o Shabat, e o movimento já era bem interessante, esperávamos que o lugar estivesse mais vazio e com poucos bares abertos.
Aliás, se você procura cerveja barata (algo bem raro em Israel), vale ir até o Freddy Lemon Bar, que conta inclusive com happy hour.
Por falar nisso, muitos dos bares e restaurantes oferecem happy hour, com bebidas em dobro ou com preços mais baixos.
O que provar no Mahane Yehuda Market
Há diversos pratos israelenses, inclusive kosher, no mercado e não vão faltar opções pra você provar. Além disso, há restaurantes e bares com comidas internacionais, como espanhola, argentina e italiana.
Mas aproveite ainda pra beliscar as deliciosas azeitonas e frutas secas em alguma banca, tomar um suco de romã, provar os doces conhecidos como halawi e o tradicional borek, uma espécie de pastel com recheios diversos feito com massa folhada e que aqui no mercado vem acompanhado de muitos molhinhos e temperos.
Degustações no mercado em Jerusalém
Se você quer ir além do básico, o Mahane Yehuda Market oferece o Bite Card, que é uma espécie de cartão que dá direito a algumas degustações em estabelecimentos variados. Ao todo são seis itens para provar, todos típicos de Israel.
Pra saber o que está incluso e comprar o seu nós indicamos que visite o site Get Your Guide, uma das maiores plataformas para compras de ingressos e passeios do mundo.
Aliás, há ainda a opção de um tour guiado pelo mercado também com degustações. Todos os ingressos são retirados no próprio mercado.
Como chegar ao Mahane Yehuda Market
Se você está na região da Jaffa Street, onde ficava nosso hotel, dá até mesmo pra ir caminhando. Se preferir, é só pegar o tram da Linha 1 sentido Har Herzl e descer na parada Yehuda Camp.
Por falar nisso, nós nos hospedamos no Leonardo Boutique e adoramos. A localização era ótima, pertinho da Jaffa Street, com fácil acesso, inclusive a pé, à Cidade Velha e também ao tram. Você pode ver as diárias com descontos no Booking.
Quem está na Cidade Velha, também pode pegar o tram sentido Har Herzl e descer em Yehuda Camp.
Se preferir, pode usar o Gett, que é o aplicativo de táxi de Israel. Com ele os motoristas são obrigados a usar o taxímetro e você evita golpes. Infelizmente o Uber não funciona para carros particulares por aqui, como no Brasil.
Mercado em Jerusalém: Mahane Yehyda Market
Endereço: Agripas St, 90 – Jerusalem
Horários: Domingo a quinta, das 8h às 19h (bares e restaurantes funcionam até mais tarde); às sextas, das 8h às 15h; aos sábados somente alguns bares e restaurantes abrem à noite.
Site oficial: machne.co.il
Como deu pra ver esse foi o mercado em Jerusalém que nós mais gostamos, embora a cidade tenha muitos outros. Vale a pena incluí-lo no seu roteiro!
Tem mais alguma dúvida? Então deixe seu comentário!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Olá, adorei o post, muito informativo. Só fiquei com uma dúvida, qual o tram e a parada na volta? estarei perto do Jaffa gate, obrigada!
Olá, tudo bem? Muito obrigado! Mas a gente fala sim no post! Dê uma olhadinha de novo!
Abraços