Mercado de Pinheiros em SP: Como chegar, horários e atrações
O Mercado de Pinheiros, em São Paulo, que tem como nome original Mercado Municipal Engenheiro João Pedro de Carvalho Neto, é um daqueles programas pra toda família e que agradam até os mais exigentes.
Apesar da vendas de produtos comuns nesses locais, o espaço hoje se transformou num polo da boa gastronomia.
Nos quase 40 boxes, além de lojas de laticínios, frutas e açougues, famosos restaurantes paulistanos servem pratos internacionais e brasileiros. Então veja abaixo as atrações, horário de funcionamento, localização e outras informações para sua visita ao Mercado de Pinheiros.
O Mercado de Pinheiros em São Paulo
Inaugurado em 1910 próximo ao Largo da Batata, em São Paulo, o Mercado de Pinheiros se transformou nos últimos anos.
Desde sua última revitalização, em 2006, ganhou mesas ao ar livre em um deck de madeira e boxes de restaurantes renomados da cidade, que dividem espaço com mercearias mais tradicionais, que vendem carnes, peixes, embutidos, frutas e cereais.
Restaurantes do Mercado de Pinheiros
Entre os principais nomes que atraem tanto turistas como quem trabalha na região estão uma filial do Restaurante Mocotó, a Napoli Cetrale (especializada em pizzas italianas) e a Comedoria Gonzales (de culinária latina).
Além desses acima, há ainda o Rainha, que tem um cardápio mais variado e com pratos do dia, como feijoada e carnes. Um dos mais pedidos é o arroz de polvo, quase uma unanimidade. Para os mais fitness, há ainda o Fresh House, especializado em saladas.
Com tantas delícias, nós tivemos que provar um pouco de cada durante nossas visitas. Aliás, a boa notícia é que os valores são bem justos. A média cobrada pelos pratos principais vai de R$ 40 a R$ 50 (preços checados em set/2022).
Mocotó Café
Embora delicioso, essa é uma versão mais compacta do famoso restaurante do chef Rodrigo Oliveira.
No cardápio, além de cafés, tapiocas e pães artesanais, estão alguns clássicos da casa vendidos no almoço, como escondidinho, baião de dois, peixada e dadinhos de tapioca.
Napoli Centrale
A regra por aqui é servir uma autêntica pizza napolitana, com massa bem fina e molho de tomate delicioso.
O Napoli Centrale serve pizzas individuais para comer com as mãos mesmo. Entre os poucos sabores estão a tradicional margherita, calabresa e cogumelos. Uma curiosidade é a pizza frita, que mais lembra um pastel.
Comedoria Gonzales
O carro chefe do restaurante do chef boliviano Checo Gonzales é o ceviche, seja de peixe do dia ou de frutos do mar. Além disso, o estabelecimento serve outras delícias latinas, como empanadas, humitas (que lembra pamonha) e alguns pratos quentes.
Aliás, como o ceviche é a grande estrela do menu, normalmente há três opções do prato. Além da versão clássica, existe uma opção com toque oriental e até com leite de coco.
L’Adega
Para acompanhar os pratos dos restaurantes acima, o Mercado de Pinheiros conta ainda com uma adega que vende vinhos, espumantes e cervejas artesanais.
Dá pra comprar gelado na hora e tomar ali mesmo ou nas mesinhas ao ar livre.
Novos restaurantes na área externa
Nos últimos anos, o Mercado do Pinheiros ganhou alguns restaurantes que ficam na área externa, na entrada do estacionamento. Entre eles se destaca o Feliciana Pães.
Além dos pães artesanais e fresquinhos, a casa funciona como restaurante no almoço. Mas o forte mesmo são os pratos de café da manhã ou até mesmo o brunch.
Ao lado fica o Taba, que é especializado em salgados e pastéis.
Compras no Mercado de Pinheiros
No piso superior, ao lado dos restaurantes, ficam principalmente açougues e peixarias. Já no andar de baixo você encontra empórios e mercearias que vendem de tudo um pouco: de queijos importados aos de Minas, de flores a frutas e verduras.
Um dos boxes que eu mais gosto é a Peixaria Nossa Senhora de Fátima, que funciona desde 1963. Além de peixes e frutos do mar, destaco as ostras frescas que podem ser consumidas ali mesmo por um preço mais que justo.
Mas o que vale mesmo é circular pelos corredores para sentir os cheiros e sabores desses boxes. Aliás, difícil é resistir e não levar nada pra casa.
Instituto Atá
Idealizado pelo premiado chef Alex Atala, que comanda a cozinha do D.O.M., um dos melhores restaurantes do mundo, o Instituto Atá tem como objetivo trazer produtos de diferentes regiões do Brasil adquiridos de pequenos produtores.
No Mercado de Pinheiros, são quatro boxes que representam cinco diferentes biomas brasileiros: Pampas, Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado.
Então em cada um deles é possível encontrar produtos muitas vezes desconhecidos do público paulistano, como óleo de pequi, tucupi, maniva, cachaça de cambuci, charque, entre outros.
Horário de Funcionamento do Mercado de Pinheiros
O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 18h. Em algumas ocasiões especiais, ele pode se esticar até um pouco mais tarde.
O local costumava ficar bem cheio aos sábados, mas parece ter mudado de uns tempos pra cá. O almoço nos dias úteis tem sido mais concorrido pelos trabalhadores da região.
Então prefira vir sem pressa para aproveitar com calma, circular pelos corredores e escolher onde almoçar.
Como chegar ao Mercado de Pinheiros
O Mercado de Pinheiros fica na R. Pedro Cristi, 89, pertinho do Largo da Batata, em Pinheiros.
Há estacionamento grátis no local, mas são apenas 60 vagas. Mas se vier num dia em que estiver cheio, há outro estacionamento privado e pago praticamente em frente.
Mas a melhor forma de chegar é de metrô, já que fica ao lado da estação Faria Lima. Desembarque seguindo as placas de saída para a Rua Teodoro Sampaio e, ao chegar na rua, vire a primeira esquerda. Você já estará na porta.
Aliás, tem mais dúvidas ou dicas do Mercado de Pinheiros? Então deixe seu comentário!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!