Mercado Central de Santiago: Um mergulho na culinária chilena
Localizado em um prédio histórico de 1872, construído com ferro fundido na Escócia, o Mercado Central de Santiago é daquelas paradas obrigatórias pra praticamente todo mundo que visita a capital chilena.
Apesar da fachada refinada, o ritmo ali dentro é de mercado público mesmo: corredores molhados pelo gelo dos peixes e frutos do mar, bancas de frutas, restaurantes populares, vendedores e garçons dispostos a “caçar” os clientes. E é isso que faz a graça da visita.
+ Onde ficar na cidade: Dicas de hotéis testados e aprovados
Pra quem quer conhecer a gastronomia chilena, o Mercado Central de Santiago é um prato cheio. Os preços são bem “pega turista”, com aquela sensação de que você poderia ter pago menos pelo que ofereceram, mas não é facil provar itens tão frescos como aqui em outros lugares da cidade. É o caso da cara e deliciosa centolla, o caranguejo gigante, ou o côngrio, famoso peixe do Pacífico.
O restaurante mais famoso é o Donde Augusto, com várias filiais no mercado. Apesar de servir bons pratos, pra mim ele é a maior pegadinha do mercado. Por ter instalações mais apresentáveis, ele cobra preços bem acima da média. Eles têm inclusive garçons brasileiros de olho em qualquer um que fale português. A abordagem simpática acaba fisgando o cliente.
Eu sugiro que você percorra os corredores e descubra outros restaurantes. Os pratos são praticamente os mesmos, mas os preços podem ser bem diferentes. Claro que não com aquele ar refinado do Donde Augusto.
Encontrei um bom custo-benefício no Rincón Marino, onde comemos uma deliciosa paila de marisco, uma espécie de mariscada, e um prato salmão. O ceviche de entrada foi cortesia da casa.
Se estiver com orçamento mais apertado ou ainda houver espaço no estômago, não deixe de dar uma passadinha no Lunino Emporio para provar aquela que pra mim é a melhor empanada da cidade. A de piño (de carne) é a mais tradicional. A lanchonete fica virada para o lado de fora do mercado, do lado oposto da Avenida Costanera Norte. Vá dando a volta no prédio pela calçada que não tem erro.
COMO CHEGAR
A estação Cal y Canto fica bem próxima do mercado. Se estiver na região central, como na Plaza de Armas, dá pra ir caminhando pela Calle Veintiuno de Mayo.
MERCADO CENTRAL DE SANTIAGO
Endereço: San Pablo, 967
Telefone: +56 (2) 696-8327
Horários: Nem o site oficial tem o horário de funcionamento, mas é certo que você irá encontrá-lo aberto diariamente entre 7h e 15h. Outras fontes de turismo chilenas dizem que fica aberto até às 20h, mas melhor não arriscar.
www.mercadocentral.cl
+ Como ir do aeroporto de Santiago ao centro
+ Qual moeda levar para o Chile: dólares ou reais?
+ Mais dicas para sua viagem a Santiago
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!