Jericoacoara, CE: Onde ficar, roteiro de viagem e dicas
Jericoacoara é o sonho de consumo de muita gente e não é pra menos. Jeri é um verdadeiro paraíso com lagoas translúcidas, praias e uma vilinha super charmosa.
Pra ajudar na missão de montar a sua viagem, a gente preparou um verdadeiro guia de Jericoacoara com roteiro, dicas gerais, sugestões de onde ficar, quantos dias são ideais, qual a melhor época pra ir pra lá e muito mais.
Guia de Jericoacoara
Pra ficar mais fácil a leitura, separei os tópicos para acesso rápido:
Jericoacoara: Dicas Para Curtir a Viagem
Vamos responder todas as dúvidas sobre Jeri:
Jericoacoara: Onde Fica?
Jericoacoara está localizada no Ceará. Faz parte do município de Jijoca de Jericoacoara. Fica a cerca de 300km de Fortaleza.
Como Chegar em Jericoacoara?
Existem várias formas de chegar em Jericoacoara. Veja a seguir:
De avião
A Azul e a Gol possuem voos direto para Jericoacoara. Entretanto, o aeroporto mais próximo fica na cidade de Cruz, a 30km de Jeri.
De 4×4
Essa foi a forma que a gente escolheu. Fomos de avião até Fortaleza e de lá contratamos um traslado em 4×4. O trajeto é tranquilo, mas uma parte é feita na areia, quando chacoalha mais. Demoramos cerca de 4h.
Até dá para alugar um carro e ir por conta própria, mas não recomendo porque há o trecho feito em areia. É preciso experiência e conhecer bem a região para não se perder nem atolar.
De ônibus
Os ônibus da Fretcar são a opção mais em conta, mas também mais demorada. Leva cerca de 8h a viagem de Fortaleza até Jeri e tem saídas do aeroporto. Em Jijoca, é preciso trocar o ônibus por uma jardineira (já inclusa na passagem), que percorrerá por uma estrada de terra durante cerca de 40 minutos.
De helicóptero
Se preferir e puder, há a opção de ir de helicóptero. No site Fortaleza Beaches é possível cotar.
Quantos dias devo ficar em Jeri?
Antes de fechar passagem e hotel, é preciso definir quantos dias ficar em Jeri. Como o deslocamento muitas vezes é demorado, vale a pena deixar os dias da chegada e de ir embora como livres.
Para conseguir aproveitar bem as principais atrações e relaxar sem ter sempre pressa e horário pra tudo, o ideal é ficar pelo menos 4 dias inteiros em Jericoacoara.
A gente preparou um outro post com todos os detalhes sobre o tempo ideal para curtir o destino.
Quando ir pra Jericoacoara?
A melhor época pra curtir a região é de junho a dezembro, quando chove menos. Em junho há mais chance de chuvas, mas os preços ainda não estão tão altos quanto em julho.
É preciso checar sempre como estão as lagoas. Geralmente entre junho e outubro, elas costumam estar mais cheias, mas como o clima anda bem louco, é bom se informar antes sobre o volume de chuva.
No post em que fizemos sobre quando ir pra Jeri, explicamos também que a temporada vai de junho a dezembro. Mas a alta temporada é mesmo em julho e janeiro, além de feriados.
Tenho que pagar alguma taxa em Jeri?
Todo turista precisa pagar uma taxa em Jericoacoara que é cobrada de acordo com a quantidade de dias que pessoas ficará hospedada lá. Para evitar filas, vale a pena pagar a taxa pelo site da prefeitura.
O que fazer em Jericoacoara?
Embora seja um destino não muito grande, há muitas atrações para curtir em Jericoacoara. As principais são:
Lagoa do Paraíso
Provavelmente, a imagem que vem a sua cabeça quando escuta alguém falando de Jeri é da Lagoa do Paraíso. Sabe aquelas redes com as pessoas relaxando numa água linda? É aqui!
Ela está localizada a cerca de 30 minutos da vilinha. Geralmente, os passeios de buggy passam por lá, mas dá também para combinar de alguém te levar e te buscar. A barraca mais famosa é a The Alchymist, que cobra uma quantia para entrar.
Se quiser economizar, andando é possível encontrar lugares bem mais em conta. Mas vale a pena ir pelo menos uma vez no Alchymist para curtir o visual.
Nós fizemos um post super completo sobre a Lagoa do Paraíso.
Lagoa Azul
A Lagoa Azul não é tão conhecida como a do Paraíso, mas também é linda. Vale a pena checar sempre se ela está cheia e qual a cor da água. Se não, pode perder tempo de ir até lá e se decepcionar.
Passeio de buggy
Vale muito a pena incluir o passeio de buggy na listinha do que fazer em Jericoacoara. Os mais famosos são pelo litoral leste ou pelo oeste. Dá também para fazer um deles de quadriculo.
O passeio pelo litoral oeste passa por Mangue Seco, com opção de ver os cavalos-marinhos, e vai até Tatajuba com paradas na Duna do Funil e na Lagoa da Torta. Aliás, em um outro post, nós contamos todos os detalhes deste tour.
Já o passeio pelo lado leste do litoral passa pela Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul, Pedra Furada e Árvore da Preguiça.
Tem ainda um tour para Barrinha, praia depois de Preá, e que passa por uma vila que foi soterrada pelas dunas.
Pedra Furada
Embora o passeio de buggy já passe pela Pedra Furada, dá para chegar até ela andando. São cerca de 30 minutos de caminhada. Tem ainda como ir de charrete.
Árvore da Preguiça
Outro cartão-postal de Jeri, a Árvore da Preguiça também faz parte do roteiro de buggy pelo lado leste, mas não é tão imperdível.
Esta árvore cresceu deitada na areia da praia. Por isso, seu nome é Árvore da Preguiça.
Tatajuba
O jeito mais fácil de conhecer Tatajuba é no passeio de buggy pelo litoral oeste. Antes de chegar às lagoas de Tatajuba, o tour passa por mangues secos e muitas dunas.
Aliás, se você quiser mais informações sobre este tour, não deixe de ver o post que preparamos com todas as dicas do tour por Tatajuba.
Vila de Jericoacoara
A vilinha é um charme. Nada de asfalto, tudo areia (esqueçam o salto alto). À noite, a vila bomba e seus restaurantes e bares ficam lotados. O Dona Amélia, por exemplo, tem forró.
Aliás, esta é uma região boa para se hospedar. Aproveite para ver algumas boas opções de hospedagem em Jeri.
Duna do Pôr do Sol
O pôr do sol em Jericoacoara é um verdadeiro espetáculo. O lugar mais bonito (e famoso) para curtir este momento é a Duna do Pôr do Sol. Fica pertinho da vila e tem um visual incrível.
As praias de Jeri
As praias de Jericoacoara são lindas. Tem as de água doce, como a da Lagoa do Paraíso e da Lagoa Azul, e as de água salgada, a de Jeri, a do Malhada e a do Preá. Fizemos um post bem completo sobre elas.
Buraco Azul
Atração mais recente de Jeri, o Buraco Azul são lagoas de água azul turquesa, mas que ficam localizadas em Caiçara, no município de Cruz, e em Castelhano, em Acaraú, ambas a cerca de 20km de Jeri.
Não deixe de ler o post que fizemos com todos os detalhes sobre o Buraco Azul.
Restaurantes
Dá para comer bem em Jericoacoara. São muitos os restaurantes que servem comida da melhor qualidade, entre eles, o Bistrôgonoff, o Freddyssimo e o Na Casa Dela. A gente preparou uma lista bem completa com os melhores restaurantes de Jeri.
Além disso, tem o forró do Dona Amélia.
A gente fez um post super completo com todas as dicas do que fazer em Jeri. Vale a pena dar uma lida.
Roteiro de Viagem Jericoacoara
Montar um roteiro em Jericoacoara não é tão difícil, já que há alguns passeios definidos pela região. Veja a nossa sugestão reduzida de roteiro por lá. Se quiser ver a versão completa, não deixe de ler nosso outro post.
Dia 1 do roteiro em Jericoacoara
- Chegada em Jericoacara na hora do almoço
- Check in no hotel (veja opções de hospedagem com desconto)
- Passeio pela vila e pela praia principal
- Pôr do sol na Duna do Pôr do Sol (aproveite para provar as caipirinhas na saída da Duna)
- Jantar (veja a lista com os principais restaurantes)
Dia 2
- Passeio de dia todo de buggy pelo litoral Leste (Lagoas do Paraíso e Azul, Pedra Furada e Árvore da Preguiça).
- Pôr do sol na praia, na Duna ou no Café Jeri, que tem um rooftop com DJ e drinks.
- Forró no Dona Amélia à noite.
Dia 3
- Passeio de dia todo de buggy pelo litoral oeste (Mangue Seco e Tatajuba)
- Praia Malhada (se tiver tempo e ânimo depois do passeio)
- Pôr do Sol na praia principal ou na duna
- Jantar em algum dos restaurantes de Jeri
Dia 4
- Dia livre para curtir a praia ou para voltar por conta própria à Lagoa do Paraíso. Além da praia principal, vale a pena conhecer a Praia do Preá, que é mais distante.
Dia 5
- Dia de voltar pra casa. Se puder, tente pegar o transfer no fim da tarde. Assim, ainda dará para curtir o dia em Jeri.
Onde ficar em Jericoacoara?
Todas as notas foram checadas em outubro de 2020 no Booking.
Existem muitas opções de onde ficar em Jericoacoara, entre elas, a Jeribá (nota 9,5), a Vila Kalango (nota 9,5), a La Vie Jeri (nota 9,2), a Casa Fufi (nota 9,6), a Carcará (nota 9,4), a Hurricane Jeri (nota 9,1), a Casa na Praia (nota 9,0), Espaço Nova Era (nota 9,3), a Ibiscus (nota 8,9), o Essenza (nota 8,9) e muito mais.
Aliás, não deixe de ver o post que nós preparamos com todas as dicas de onde ficar em Jeri.
- Todas as dicas do destino
- Pousadas: Melhores lugares para se hospedar
- Quantos dias é o tempo ideal para curtir
- Buraco Azul: Onde fica e como chegar
- Roteiro de 3 a 5 dias
- O que fazer: Principais atrações
- Lagoa do Paraíso: O que saber antes de ir
- Melhores praias de Jeri
- Onde comer: Principais restaurantes
- Quando ir: Melhor época para aproveitar
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!