Pôr-do-sol no Jardim Botânico de Curitiba, o cartão postal da cidade
Criado em 1991, o Jardim Botânico de Curitiba, que leva o nome original de Fanchette Rischbieter, é o símbolo da capital paranaense e um dos lugares mais visitados da cidade.
Com entrada gratuita e aberto diariamente a partir das 6h da manhã, o parque foi inspirado nos jardins franceses.
Pelas vielas arborizadas, circulam famílias, jovens, praticantes de esportes e muitos turistas munidos com suas câmeras fotográficas. Todos em busca de seus espacinho em um dos pontos mais bonitos da capital paranaense.
Seu ícone é a Estufa feita de estrutura metálica onde estão abrigadas inúmeras espécies de plantas raras da mata nativa, inclusive de outros biomas como Amazônia e Cerrado, além de uma fonte de água. É possível caminhar entre essas diversas espécies, como palmito, caetê e pindaíba.
Um passeio interessante oferecido é o “Jardim das Sensações”, onde seus olhos são vendados e você é convidado a conhecer as plantas com o tato das mãos e dos pés, além de sentir o perfume da flora.
Mais que um lugar fotogênico, o Jardim Botânico de Curitiba possui um importante espaço para realização de experimentos científicos, o Museu Botânico Municipal. Assim como a “Sala de Educação Ambiental”, que exibe mostras permanentes da flora local.
Em torno da Estufa metálica, o cartão-postal de Curitiba, fica o “Espaço Frans Krajcberg”, que estava em reforma durante a nossa visita. Ali ficam expostas plantas como bromélias, bonsais e orquídeas, além de esculturas do artista e ambientalista que dá nome ao local.
Um dos grandes momentos da visita, quando possível, é o pôr-do-sol. Vá até o gramado por trás da Estufa, encontre um lugarzinho para sentar-se e curta o fim de tarde dourado sobre o Jardim Botânico e a cidade.
O parque tem boa estrutura com lanchonete e um espaço anexo com quadras de futebol, tênis e vôlei, além de um velódromo. Existe também a loja de souvenirs Leve Curitiba.
JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA
Rua Engenheiro Ostoja Roguski S/N – Jardim Botânico – Curitiba/PR
Tel: (41) 3264-6994 (Administração) / (41) 3362-1800 (Museu)
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Das 6h às 21h durante o horário de verão
Das 6h às 20h fora do horário de verão
SERVIÇOS
– Existe estacionamento gratuito no local para carros, motos e bicicletas
– Acessível para deficientes físicos
– Possui banheiros
COMO CHEGAR
Ônibus: É fácil ir de transporte público a partir da região central/rodoferroviária. Algumas linhas que passam pelo Jardim Botânico são os Expressos Centenário/Campo Comprido e Centenário/Rui Barbosa (descer ao lado do Botânico) e as linhas Cabral/Portão e Alcides Munhoz (descer em frente ao parque).
Táxi: Uma corrida de táxi entre a região central e o Jardim Botânico sai por menos de R$20. Fique atento pois na volta, depois do pôr-do-sol, pode ser difícil encontrar táxis em frente ao parque. Leve sempre o telefone de um rádio táxi e, caso necessário, chame um. Eu precisei fazer isso pois não havia veículos disponíveis no ponto.
+ Confira mais dicas de Curitiba
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Curitiba é incrível. Sempre volto quando posso.
Oi Fernando, obrigado pela visita!
Nós também adoramos Curitiba! Abraços
Amei o post.. vontade de voltar..tb tenho um blog de viagem..VISITEM https://eimaetovivo.com.br/
Muito obrigado, Isabela! Abraços e parabéns pelo blog 🙂
Ahhh Curitiba é tudo de bom!!!
Já fui várias vezes e moraria lá fácil hehehe
Tenho alguns posts que escrevi sobre esse lugar… https://tralhadarede.blogspot.com.br/2011/04/viage… https://tralhadarede.blogspot.com.br/2009/12/viage…
Beijos da Leidy
Oi Leidy, tudo bem?
Obrigado pela visita! Nós adoramos Curitiba!
Abraços
Primeiramente, parabéns pelo post. Belíssimo o Jardim, tive a oportunidade de visitá-lo no início do ano. Curitiba é sem dúvidas, uma das cidades mais belas e organizadas do Brasil, até arrisco dizer, das Américas.
Oi Jordy,
muito obrigado. Nós adoramos Curitiba e queremos muito voltar.
Abraços
Rafael, como você já me prometeu, aliás, você e Sabrina, quero ir também em Curitiba, achei lindo. Como diz Beta Rodrigues que deu vontade de ir neste parque, fico pensando: as pessoas, hoje em dia, não sabem ou não tem tempo de apreciar a beleza que a natureza nos oferece e, muitas vezes, de graça.
Oi mãe, que bom você aqui! Realmente é muito lindo, quando quiser nós iremos! Beijos
Me avisem quando vierem, para tomarmos um café e nos conhecermos pessoalmente! 🙂
Moro em Curitiba, e amei seu post! Me deu até vontade de ir lá hoje! Parabéns!
Oi Beta, muito obrigado!
Ai se eu pudesse ir lá hoje…
beijos