Como é a imigração em Punta Cana: Dicas e documentos
A República Dominicana é um dos destinos favoritos dos brasileiros para férias e lua de mel. E não é à toa, já que lá estão algumas das praias mais lindas do mundo. Para ajudar no planejamento de sua viagem ao país, neste post damos dicas de como é a imigração em Punta Cana, principal destino turístico da República Dominicana.
Como é a imigração em Punta Cana
Antes de contar exatamente como é a imigração em Punta Cana e relatar a nossa experiência pessoal, vamos falar dos documentos que são necessários para entrar no país.
Precisa de passaporte?
Sim, brasileiros precisam do documento válido para entrar na República Dominicana. Não é permitido o uso apenas do RG. Aliás, nós inclusive já publicamos um post sobre passaporte para Punta Cana com todos os detalhes.
Precisa de visto?
Brasileiros que estejam viajando a turismo não necessitam de visto para entrar na República Dominicana.
No momento da imigração em Punta Cana ou em qualquer outra cidade do país, o passageiro deverá entregar o passaporte com data de validade que seja superior aos dias de permanência que o turista brasileiro tem direito.
A dica é sempre usar o passaporte apenas até seis meses antes da validade final. Quando estiver neste período, é importante já fazer outro documento para que não ocorram problemas durante os controles migratórios.
Vacina de febre amarela
Todo brasileiro que viaja à Punta Cana ou a qualquer outra cidade da República Dominicana precisa ter tomado a vacina da febre amarela e levar o Certificado Internacional durante a viagem.
Ele será exigido ainda no Brasil no momento do check-in e depois ma imigração na República Dominicana. Se você já tomou a vacina, mas ainda não tem o certificado internacional, basta acessar o site do Meu SUS para pegar o seu.
Se ainda não tomou, é bom se planejar. Os passageiros precisam ter tomado a vacina com até 10 dias de antecedência da viagem. Então programe-se porque ainda precisará do prazo para emitir o certificado.
Seguro viagem é obrigatório?
Embora não seja obrigatório na República Dominicana, é muito importante viajar com um seguro viagem. Nós nunca sabemos o que poderá acontecer e é um investimento pequeno perto do que ele pode representar.
Desde problemas com malas e voos até quedas, intoxicações e cirurgias de emergência. O seguro é algo que fazemos para não precisarmos usar, mas quando é necessário, fará uma enorme diferença.
O Rafa, que faz o blog também, foi esquiar no Valle Nevado, no Chile, e acabou levando um tombo. Precisou até de helicóptero para ser transferido para Santiago. Se ele não tivesse feito um seguro antes de viajar, teria gastado uma fortuna com o resgate e os dias de internação na capital chilena.
Então nossa dica é fazer a cotação pela Seguros Promo. É só entrar no site, colocar a data da viagem e o local. Ele irá listar diversas opções de seguros e você poderá comparar na mesma tela alguns deles.
Desta forma, fica muito mais fácil de entender a cobertura de cada seguradora e qual combina mais com você.
Como somos parceiros, basta usar o cupom ESSEMUNDO15 para ter até 20% de desconto.
E-Ticket da Aduana
Outro documento mais recente pedido na imigração na República Dominicana é o E-Ticket da Aduana. Esse formulário nada mais é que um substituto daqueles antigos papéis que eram preenchidos durante o voo.
A própria companhia aérea te enviará o link com alguns dias de antecedência para a viagem. Mas se já quiser se adiantar, basta acessar o Portal de Bilhetes Eletrônicos e já preenchê-lo.
Se tiver mais alguma dúvida, veja nosso guia de documentos para viajar pra Punta Cana.
Precisa pagar alguma taxa?
Até pouco tempo atrás, no momento da imigração em Punta Cana era preciso pagar um taxa de cerca de 10 dólares para entrar no país.
Atualmente, essa taxa já vem inclusa na sua passagem aérea. Ou seja, não é mais preciso se preocupar com isso.
Leve mais alguns documentos
Além dos já citados acima, é sempre bom levar outros documentos que comprovem sua viagem a turismo e que podem ser solicitados no momento da imigração.
Então tenha também a reserva de hospedagem no país e comprovante de que você tem como arcar com os custos da viagem. Pode ser dinheiro em espécie, cartão internacional ou até cartão de crédito.
Nossa experiência na imigração na República Dominicana
Dito tudo isso, vamos falar agora da nossa experiência no momento da imigração em Punta Cana.
A fila para a entrada ao país estava grande, mas não foi muito demorada. Ficamos cerca de 15 minutos esperando. Mas a entrevista foi bem tranquila.
Apresentamos nossos passaportes e o E-Ticket preenchido. Pediram também para checar o Certificado Internacional da Vacina da Febre Amarela.
Não nos perguntaram mais nada, carimbaram os passaportes e sorriram. Foi tudo muito simples e rápido. Depois disso, é preciso enfrentar outra fila para passar as bagagens pelo raio-x.
O tempo máximo permitido para que o turista brasileiro fique no país é de 30 dias. Então, para mais tempo, será preciso pagar para prorrogar sua estadia.
Aliás, ficou com mais alguma dúvida sobre a imigração em Punta Cana? Então deixe nos comentários!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Boa tarde, é necessario indentidade recente?
Em janeiro deste ano (2019) me mandaram de volta a SP por nao ter a vacina da febre amarela, portanto quem for para la nao deixe de tomar a vacina e emitir o certificado internacional, foi frustante, estava com meu marido e meus filhos, saimos de la chorando, porem, Cancun nos recebeu muito bem, realocamos nossa viagem para o mexico e ficamos felizes por la.
Oi gostaria de saber se eles tem algum preconceito com brasileiros…se é arriscado eu ir com meu filho de 12 anos , porém resente mente fizemos uma viagem ao México e estávamos com todos documentos vacina dinheiro cartão de crédito internacional passagens ida e volta e hotel real inclusiv e não nos deixaram entra,foi muito injusto e isso está acontecendo com milhares de brasileiros que estão indo a Cancun. eu estava até com autorização judicial , gostaria de saber se tem algum risco apesar que vou me programar para ano que vem.
VOce sabe com quantos maços de cigarro pode entrar ? E para uso
Pessoal .
Oi, Fernanda. Tudo bem?
Obrigado pelo comentário!
Então, segundo o site da Alfândega, é permitido entrar na República Dominicana com 20 maços de cigarro.
Gostaria de confirmar se não precisa mais pagar U$ 10 de tarjeta turística ao chegar em Punta Cana pq não consigo esta informação junto à Gol( parece q essa taxa obrigatoria/e estaria incluída na passagem aérea). Grata.
Oi, Mari. Tudo bem?
Isso mesmo! Agora não é mais necessário pagar nenhuma taxa além das que já pagamos na passagem.
Obrigado pelo comentário!