Ilha Grande: Quando ir, como chegar, o que fazer e onde ficar

Ilha Grande, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, é um dos lugares do Brasil com as praias mais lindas que já fomos. Sem exageros: água transparente, algumas vezes esverdeada, outras mais azuladas, além da vida marinha e da paisagem em si.

Mas organizar uma viagem pra lá, requer um certo preparo. Como é perto do Rio, muita gente acha que passar um fim de semana é suficiente, o que não é verdade.

Neste post, a gente traz um guia prático com tudo o que você precisa saber antes de ir pra lá.

Ilha Grande: Guia Prático

Onde fica Ilha Grande

Ilha Grande é uma ilha pertencente a Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro. É uma das maiores ilhas do Brasil e a maior do estado do Rio.

A Vila do Abraão é o local mais habitado da região, com cerca de 3 mil moradores, e onde estão os principais hotéis e pousadas da ilha.

Vila do Abraão (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Vila do Abraão (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Durante muito tempo, Ilha Grande ficou conhecida pelo presídio de Cândido Mendes, principalmente após a publicação de Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos, que foi um dos detentos do local durante o regime militar.

Nos anos 90, o presídio foi demolido e em seu lugar foi construído um centro de estudos ambientais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Como chegar em Ilha Grande

várias maneiras de como chegar em Ilha Grande, a mais prática é via Conceição de Jacareí, em Mangaratiba, que fica a 30 km de Angra, e lá pegar um barco. Eles saem o dia todo e demoram de 20 a 45 minutos.

Outra opção, é ir até Angra dos Reis e de lá pegar um barco. Só que o trajeto demora 1h30 e há menos horários disponíveis diariamente.

Estávamos em Paraty. Pegamos um transfer direto até Conceição de Jacareí. Se você for até Angra de ônibus, uma opção é pegar um Uber ou 99 até a cidade vizinha de onde saem os barcos. Lembrando que em Ilha Grande não há carros.

Melhor época para ir

Digamos que esse não seja um lugar com um clima de temperamento fácil. Ele é bem instável, muitas vezes bipolar.

Por isso, ele pode mudar a qualquer momento e o vento Sudoeste pode fazer com que alguns passeios sejam cancelados. Já publicamos todas as informações do clima num guia de quando ir pra Ilha Grande.

Então, antes de mais nada, vou dar uma DICA MUITO IMPORTANTE: quando chegar em Ilha Grande, faça na primeira oportunidade que tiver o passeio de Volta à Ilha, que passa por praias como Caxadaço e do Aventureiro.

Praia do Aventureiro em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia do Aventureiro em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Isso porque, devido às condições climáticas, este tour é muitas vezes cancelado. Quando nós fomos, por exemplo, fizemos o passeio numa segunda-feira.

Na terça, ele foi cancelado e só voltou a acontecer no sábado. Imagina, se você vai pra Ilha Grande e não consegue conhecer a Praia do Aventureiro, uma das mais bonitas?

Dica dada, vamos falar então da melhor época para ir pra lá. De outubro a março é a época mais quente e úmida, ou seja, quando chove mais. De abril a setembro, o clima é mais seco e as temperaturas mais amenas.

Fomos no comecinho de maio, pegamos dias quentes e de sol, mas mesmo assim, em um dia só choveu. E, como eu disse, por causa das condições do mar, o passeio de Volta à Ilha foi cancelado.

Aproveite para ler o post sobre a melhor época para ir pra ilha. Está bem completo e vai te ajudar. Ahh! E não esqueça de sempre deixar uns dias a mais por causa da possibilidade da mudança de tempo.

Quantos dias ficar?

Eu acabei de falar, mas vou repetir: sempre tente ter uns dias a mais em Ilha Grande.

Juro! Conhecemos muita gente que já tinha ido várias vezes pra lá, mas que nunca tinha conseguido ir nas melhores praias por causa do mau tempo.

Passeio de Ilhas Paradisíacas (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Passeio de Ilhas Paradisíacas (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Portanto, tente sempre deixar pelo menos um dia além do previsto. Se o tempo ficar bom todos os dias, você aproveita esse dia extra pra relaxar nas praias da Vila do Abraão.

As praias de Ilha Grande são bem afastadas. Para chegar até elas, é preciso fazer trilhas ou pegar barcos. Portanto, não adianta ir correndo, é preciso ter calma para aproveitar bem a região.

Nossa dica é ficar pelo menos 5 dias para não correr riscos e conhecer bem a região, mas se só tiver um feriado de 4 dias, vale a pena também.

Um fim de semana é muito pouco para quem vai pela primeira vez. A não ser que você esteja em Angra e queira apenas conhecer um pouquinho de Ilha Grande.

Fizemos um post bem completo com sugestões de quantos dias ficar em Ilha Grande.

O que fazer em Ilha Grande

Há muita coisa quando a dúvida é o que fazer em Ilha Grande. Mas para conseguir conhecer as principais praias, é preciso contratar passeios ou fazer trilhas. De toda forma, algumas praias só tem acesso de barco.

A nossa dica é fazer os passeios de lancha rápida. Além de ter menos gente (geralmente são 17 pessoas), a lancha tem acesso a lugares que as escunas não têm. De toda forma, costuma ser um pouco mais caro, mas vale o investimento.

Passeios em Ilha Grande: Caxadaço (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Passeios em Ilha Grande: Caxadaço (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Os passeios passam por diversas praias e costumam parar por cerca de 1h em cada uma delas.

A gente fez os nossos tours com a LIG (Lanchas Ilha Grande), mas na Vila do Abraão há muitas agências e vai ser fácil escolher uma.

Como fomos em baixa temporada, todas as empresas estavam se unindo para realizar os passeios. Então, a gente comprou com a LIG, mas todas as agências usaram apenas uma lancha. Dito tudo isso, vamos falar dos passeios.

Principais passeios em Ilha Grande

Os principais passeios são: Volta à Ilha, que passa por praias lindas, entre elas a do Aventureiro, Caxadaço, Parnaioca e Meros e Meia Volta à Ilha, que vai para o lado norte com paradas na Lagoa Azul, Lagoa Verde, Saco do Céu/Praia do Amor e Praia da Feiticeira.

Praia do Aventureiro (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia do Aventureiro (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Outro passeio imperdível é o das Ilhas Paradisíacas, que vai para outras regiões e visita algumas das melhores praias de Angra dos Reis.

A Ilha de Cataguases, Ilhas Botinas, Praia da Piedade e Praia do Dentista são algumas das paradas. São praias lindas!

Cataguases (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Cataguases (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Ainda existem outros passeios, como o Super Sul, que passa por Lopes Mendes, Caxadaço, Dois Rios e Jorge Grego.

Cada agência também tem seus próprios tours, como você pode ver no nosso guia de melhores passeios da ilha.

Escuna e flexboats

Há muitos passeios de escuna. Alguns passam pela Lagoa Azul, Lagoa Verde, Japariz e Camiranga e outros pela Praia do Pouso, Lopes Mendes e Santo Antônio.

Tem também a opção de fazer tours em flexboats, que são maiores do que as lanchas, mas mais rápidos do que as escunas. Como fazem menos paradas, ficam mais tempo nas praias, Tem, por exemplo, o Tour Aventureiro, que fica 2h30 na Praia do Aventureiro.

Trilhas em Ilha Grande

Pra quem gosta de trilha, Ilha Grande é um excelente destino. São mais de 15, que vão das mais leves as mais pesadas.

A da Vila do Abraão ao Pico do Papagaio, por exemplo, demora 3h30. Já de Pouso até Lopes Mendes leva cerca de 30 minutos.

Veja mais sobre as trilhas no nosso guia de o que fazer em Ilha Grande.

Praias de Ilha Grande

Ilha Grande possui praias lindas. As mais próximas da Vila do Abraão são a praia do Abraão, que fica na vila, a Praia do Canto, a Praia da Júlia, a Praia da Bica, a Praia da Crena, a Praia do Abraãozinho e a Praia Preta.

A gente fez um post completinho com as melhores praias da ilha.

Abraãozinho em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Abraãozinho em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Uma das praias mais famosas da região é a de Lopes Mendes. O jeito mais fácil é ir de barco até a Praia do Pouso e de lá fazer uma pequena trilha de 1 km (cerca de 30 minutos).

As praias mais distantes, mas também imperdíveis são: Praia do Aventureiro, Praia do Caxadaço, Parnaioca, Meros, Praia do Amor e Praia da Feiticeira. Tem ainda a Lagoa Azul e a Lagoa Verde.

Meros em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Meros em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Na região de Angra, mas com passeios saindo de Ilha Grande, tem também: Cataguases, Piedade, Praia do Dentista e Ilhas Botinas.

Pousadas em Ilha Grande

O melhor localização, na nossa opinião, é ficar na Vila do Abraão. Mas há quem prefira se hospedar na Praia de Araçatiba, que também tem boas opções.

Além dos passeios todos saírem da Vila, é nesta região que estão as lojinhas e os melhores restaurantes da ilha. Quem está hospedado aqui, consegue sair à noite tranquilamente.

A gente ficou na Pousada Caúca, que é simples, mas confortável e bem localizado. Outras boas opções de pousadas em Ilha Grande são a Recreio da Praia, a Pousada Riacho dos Cambucas, a Beto’s Pousada, a Água Viva, a Solar da Praia e a Yes.

Pousada Caúca (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Pousada Caúca (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Claro que existem muitas outras opções de hospedagem por lá. Por isso, não deixe de ver nosso guia de pousadas em Ilha Grande. Lá, a gente deu várias sugestões de pousadas e hotéis.

Restaurantes em Ilha Grande

Embora a Vila do Abraão seja pequena, há algumas boas opções. A gente já publicou uma lista de melhores restaurantes da ilha.

Entre os que mais gostamos estão o Las Sorrentinas, com ótimas opções de massa, o Lua e Mar, que fica na praia, o Dom Mário e o Adega Farol dos Castelhanos.

Pé na Areia em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Pé na Areia em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Tem ainda os bares de praia como o Café do Mar e o Pé na Areia.

Sugestão de roteiro

Se você quiser uma sugestão de roteiro em Ilha Grande, vale ver nosso guia. Nele, contamos exatamente tudo o que fizemos por lá e damos outras dicas também.

Ficou com alguma dúvida sobre Ilha Grande? Deixe nos comentários!

Leia mais
Todos posts do destino
Onde ficar: Dicas de pousadas
O que é bom saber antes de ir

Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há mais de 15 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Lucimara Possa disse:

Estive na ilha em 2017 e agora Vamos no réveillon e adoramos tuas dicas.
Gratos

CELIA MANCINI FALCO disse:

Pretendo ir para lá e gostei das dicas. Obrigada

Beatriz Cristina disse:

Procure fazer passeios com o próprio dono , dica é na pousada arco iris, o dono sai cedo sempre para os passeios e pega as praias vazias e o diferencial deles que o checkout é até às 17hs, as outras pousadas tem que sair 10hs

Danielle disse:

Amei as dicas! Já compartilhei o link com as minhas amigas. Grande beijo