Parque Bolívar: A praça das iguanas em Guayaquil
Já mostramos aqui no Esse Mundo É Nosso várias atrações de Guayaquil, uma metrópole equatoriana tão desconhecida de nós brasileiros, a não ser pelas partidas de futebol que acontecem ali. Mas essa também deve ser uma das poucas cidades em que iguanas são donas de uma praça. Isso mesmo! No Parque Bolívar elas é que mandam.
A praça, que no Equador costumam chamar de parque, fica no coração de Guayaquil, bem próxima ao Malecón 2000, o calçadão às margens do rio Guayas e que é a principal atração da cidade.
Para os medrosos como eu, o Parque Bolívar, além de curioso, é um terror, como você pode ver na foto abaixo. Entrei em pânico com tantas iguanas gigantes, que passam de um metro.
Elas são tão donas do pedaço, que vários guardas estão ali para protegê-las. Ao menor sinal de ameça de um visitante aos animais, os seguranças já apitam.
Não só os gramados são tomados pelas iguanas, como também o topo das árvores. Elas escalam os troncos com a maior facilidade. E cuidado que o perigo vem lá de cima também. Sem o menor aviso prévio, uma chuva de “números 1 e 2” despenca dos céus.
Inaugurado em 1875, o Parque Bolíviar, mesmo com suas donas assustadoras, é muito bonito. Também conhecido como Parque Seminario, fica em frente à Catedral de 1547 (que foi totalmente reconstruída em 1948), próximo ao Museo Municipal e também da Biblioteca.
É um passeio curioso e obrigatório para quem visita Guayaquil. Mas um teste de nervos para quem não curte a ideia de um mar de iguanas gigantes circulando por todos os lados.
PARQUE BOLÍVAR
Esquina das ruas Clemente Ballén y Chile
Aberto diariamente das 6h às 22h
Grátis
+ Confira todas as dicas de Guayaquil
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Aqui no Brasil, em Bragança Pará, também tinha uma praça assim, mas ao contrário do que acontece em outros lugares aqui eles resolveram capturar as iguanas e jogalas em qualquer lugar, uma tristeza sem tamanho…
Q definição excelente vc deu…passeio curioso e obrigatório….eu confesso q fiquei toda arrepiada qdo fui…elas passam c o rabo perto no ombro d quem está no banco e o povo d lá nem liga…aiii…minha mãe levou uma "chuva" da que vc mencionou heheheheh…qdo fomos..falaram p gente que tem mais de 1.000 iguanas…parabéns pelo post!
Kkkkkk, oi Tati. Nem me lembro, morro de medo! Abraços e muito obrigado!
Pessoal: Iguanas não são agressivas. sâo herbívoras e de uma docilidade que não tem nada comparada a sua feiura !!!
Oi Carlos, tudo bem? Obrigado, sei disso, mas é aquele medinho sem explicação, sabe? Não tem jeito.
Abraços
Olá, adorei o blog e compartilho com você o medo das Iguanas.. Fui ao México em 2012 e lá também é lotado de iguana. tem lugares que eh igual essa praça… Em Tulum, uma cidade próxima a Cancun se vc não toma cuidado pisa nelas… Praticamente todas as minhas fotos eu estou com a cara péssima de tanto medo.. rsrsrs
Adorei o post…
Abraços,
Lívia
Oi Lívia, muito obrigado pela visita e comentário!
Eu morro de medo rs.
Abraços
Rafa, eu ri da sua cara na foto! hahaha Mas me diga: tantas iguanas assim não é um desequilíbrio ecológico?
Oi Dani,
nem fala, eu morro de medo hahaha. Então, é sim um desequilíbrio, tanto que elas têm de ser alimentadas pelos guardas do parque, não tem como depender da natureza ali. Mas é uma praça pequena e elas resolveram se amontoar por ali. Medo!!!
bjos
Ei Rafael,
Não tinha ouvido falar do Parque Bolívar antes. Quando eu comecei a ler o post, achei que ia ver uma ou outra iguana. Achei que era exagero seu ter medo de um bichinho qualquer. Mas de repente me deparo com uma foto com um tanto de iguana, até subindo em cima das outras. Não consegui nem contar quantas tem naquela foto! Que que é aquilo, gente?! 🙂 Acho que assim eu ficaria com medo também!
De todo jeito, o passeio deve ser muito interessante!
Abraços,
Lillian.
Hahaha, ufa, finalmente alguém que compartilha meu medo! Obrigado pela visita e comentário, Lilian!
Abraços