Huaca Pucllana: Ruínas e pirâmides no meio de Lima
Bem no meio do badalado bairro de Miraflores, em Lima, o sítio arqueológico de Huaca Pucclana surpreende quem cruza as esquinas das calles General Borgoño e Tarapaca.
Esse é um complexo de ruínas que ocupam 150 mil m² e que chama a atenção por sua grandiosidade logo de cara, até do lado de fora.
Aberta ao público de quarta a segunda, das 9h e 17h, esta construção arqueológica leva o visitante a uma viagem ao tempo pré-Inca. Aliás, esses são monumentos construídos pelos povos Lima que habitavam a região no século V.
Huaca Pucclana em Lima
Pucllana foi um importante centro cerimonial e administrativo deste povo. E sua grandeza se reflete na arquitetura monumental feita de adobe. O lugar é claramente dividido em dois setores.
Aliás, a região da pirâmide, que chega a 23 metros de altura, era o local das cerimônias onde eram realizados cultos aos deuses. Já a área das praças era dedicado ao setor administrativo.
Durante muitos anos, o sítio arqueológico foi vítima do crescimento desordenado da capital peruana. Apesar das recentes tentativas de restauro, você vai reparar que a cidade cresceu colada no parque.
Como suas ruínas estavam encobertas, Lima avançou sobre a maior parte da área antes habitada por esses povos. Mas o que restou garante um ótimo passeio.
Mas há 40 anos o governo tem se preocupado em recuperar as origens de seu povo. Então hoje em dia o local passa por uma grande restauração que, segundo os guias, ainda levará décadas para terminar.
A entrada, permitida apenas com visita guiada, em Huaca Pucllana custa 17 soles (R$ 23 – abril/24) e os passeios duram aproximadamente uma hora.
Então é importante saber que não dá pra fazer o circuito em menos tempo, já que você tem de acompanhar o guia.
Mas se tiver tempo esse é um tour bem interessante. Além de conhecer a história dos Limas, a importância e grandiosidade das construções, é possível ter contato com os animais que habitam a região desde aqueles tempos, como os cachorros peruanos (“loiros” e sem pelos), llamas e alpacas.
Restaurante em Huaca Puccllana
No lugar funciona também um restaurante com vista das ruínas, dentro do parque arqueológico. Apesar do ambiente gostoso, os preços bem altos pros padrões da cidade.
Mas para quem tiver com uma folguinha no orçamento, vale a pena provar uma boa comida peruana com esta vista para Huaca Pucllana.
Informações para sua visita
Endereço: Calle General Borgoño cuadra 8;
Telefone: +51 1 6177148;
Horários diunos: Quarta a segunda, de 9h às 17h;
Horários noturnos: Quarta a domingo, de 18h45 às 21h;
Ingressos: 17 soles (abril/24).
Aliás, já visitou essas ruínas? Tem mais alguma dúvida sobre Huaca Pucclana? Então deixe seu comentário!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Huaca Pucllana é uma das atrações mais incríveis de Lima. um sítio arqueológico em meio a edifícios residenciais.
Essas pirâmides são muito legais, vale a pena ir.
Conheci home esse lugar maravilhoso. Vale a Pena conhecer.
Gostei e fiquei suspreendida com a cidade de Lima. Valeu pelas fotos!
Lima é um local incrivel, e é injusta a forma como é tratada apenas como um ponto de conexão para MP…Lima encanta em tudo.Adorei essas ruinas,de facil acesso e um local incrivel!! NO dia que eu fui a entrada estava franca,dei sorte!!hahaha!!
abçs e boa semana!!
Rafa, que bacana! Adorei as fotos. 🙂 Grande abraço e quando eu for ao Peru, com certeza pegarei muitas dicas aqui. Vlw!