Geysers del Tatio: Passeio incrível no Deserto do Atacama
Um dos passeios mais famosos do Deserto do Atacama, no Chile, é a ida aos Geysers del Tatio. É realmente um programa incrível. Mas, por recomendação de praticamente todos que já o fizeram, não o escolhi como o primeiro da lista. Isto porque a subida de 2400 metros a mais de 4 mil de altitude acontece em poucas horas. Portanto, vale a pena deixar o corpo se acostumar um pouco para não sofrer muito.
Geysers del Tatio: Tour no Atacama
O passeio sai muito cedo de San Pedro de Atacama porque o vapor é expelido pela crosta terrestre apenas pela manhã. Por isso, tive que acordar às 3h da manhã no meu segundo dia no deserto. Já havia agendado o tour no dia anterior com o hostel onde eu estava. Acordei e já vesti todas as camadas de roupas possíveis, já que este é um dos passeios mais frios do Atacama.
Cuidados com a altitude
Cerca de 1h de atraso depois (Confesso que já estava preocupado com as ruas escuras e nenhum sinal de turistas por ali), a van surgiu com um senhor simpático e cheia de sonolentos viajantes para ver o tal espetáculo da natureza. A viagem até os Geysers é longa, cerca de 2h. Ótimo para dormir mais um pouco. Muitos dizem que é neste trajeto que alguns turistas sentem a altitude e passam mal (o famoso soroche). Eu não senti nada. Consegui dormir o caminho todo. Depois, me deu um pouco de dor de cabeça, mas não sei se tinha relação com a altitude mesmo. Acredito que não.
Segui todas as dicas que me deram, não fiz o passeio no primeiro dia e na noite anterior evitei comida pesada no jantar, principalmente carne vermelha e álcool. Já ouvi muita gente falando que esqueceu disso e passou mal durante o trajeto todo.
O passeio
Mas vamos falar de coisa boa? Vamos falar de iogurteira rs… Não! Vamos falar do programa em si! Quando chegamos, já havíamos dado o dinheiro para o motorista/guia da nossa entrada. Lembrando que em todos os passeios precisamos pagar a entrada além do tour. Enquanto isso, ficamos na van já sofrendo com os 8 graus NEGATIVOS que estava fazendo. Isso porque era outubro! Imagine no inverno…
Após todas as recomendações dadas, entramos e demos de cara com o espetáculo. É mais um caso no Atacama de que precisamos nos render ao clichê: as imagens valem mais do que mil palavras.
Depois de observarmos e andarmos por alguns minutos, o guia nos ofereceu um café da manhã com pão, frios, manteiga, café e chocolate quente. Eu, muito inteligente, lembrei de todas as roupas, mas esqueci de levar uma meia especial para aguentar aquele frio. Então corri para a van para me esquentar.
A segunda parte do passeio teve mais geysers e fotos… Já os corajosos puderam entrar numa piscina natural com a água quente e depois correr para colocar a roupa e enfrentar o frio novamente. Não tive coragem. Estava muito gelado para me arriscar.
Chegamos ao local onde estavam os geysers por volta das 7h da manhã e ficamos lá até umas 9h. O próximo passo foi uma parada para avistar o Vulcão Putana e, em seguida, uma visita ao povoado de Machuca, que tem menos de cinco habitantes.
Lá, pudemos experimentar um chá que eles tomam para diminuir os efeitos da altitude. Era tão ruim o sabor que só aguentei um gole. Também tinha empanada de queijo de cabra e sanduiche com churrasco de lhama.
O caminho todo também foi de surpresas. Uma paisagem mais bonita do que a outra. É mesmo um espetáculo da natureza. Não tem como não perceber a beleza de tudo aquilo.
Chegamos a San Pedro por volta das 12h com a certeza de que acordar às 3h da manhã nunca valeu tão a pena.
Valor
Como fechei os quatro passeios com a mesma empresa (Lagunas Altiplânicas, Laguna Cejar, Geysers del Tatio e Valle de la Luna e de la Muerte), paguei pelo pacote 60 mil pesos (110 dólares).
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Olá, belíssimas fotos. Qual empresa vc utilizou pros tours? Recomenda? Obrigada.
Oi Carol, tudo bem? Fizemos a reserva dos passeios no https://www.ayllu.cl/
Abraços
Rafael, esse passeio é mesmo imperdível. Segui suas dicas, tirei fotos parecidas e até hoje volto na memória o filme San Pedro de Atacama e suas belíssimas paisagens. Obrigado pelo post
Imagino como deve ser emocionante ir a um lugar assim, completamente diferente do nosso. Achei, pelas fotos, muito bacana a sua viagem, espero conhecer essa região bem em breve.