A experiência de andar de elefante em Luang Prabang, no Laos
Visitar o Sudeste Asiático é daquelas experiências que marcam a vida pra sempre. Dentre as atividades muito procuradas por turistas está a chance de andar de elefante e até mesmo tomar banho de rio com o animal.
É preciso lembrar que realmente há muitas denúncias sobre maus tratos desses animais. Por isso vale pesquisar direitinho agências ou fazendas que têm compromisso em combater a violência contra os elefantes. Durante minha viagem, segui as indicações da renomada Lonely Planet. Os nomes dos estabelecimentos estão no final desse post.
Ao chegar ao Laos, ver os elefantes em Luang Prabang estava entre as primeiras atividades que eu gostaria de fazer. Ao longo da Th Sisavangvong são muitas as agências que oferecem os passeios e os preços são praticamente tabelados. Muitos tours oferecem atividades “casadas”, o que foi legal para mim por ter a oportunidade de conhecer outros lugares no mesmo dia. Paguei US$45 pelo pacote.
Uma van me pegou no meu hotel logo pela manhã e seguimos para uma fazenda de elefantes. Embora os animais ficassem presos antes de chegarmos, não percebi sinal de maus tratos ou qualquer hostilidade dos criadores com os animais.
Havia duas opções de passeios: andar de elefante numa espécie de cadeirinha (dizem não ferir o animal, como se fosse um arreio de cavalo) e também em tomar banho de rio com eles, nesse caso sobre o pescoço, da forma mais natural.
Infelizmente não fui avisado disso antes pela agência e acabei pagando apenas o passeio na cadeirinha, embora o que eu queria fosse entrar no rio com o elefante. Mas não era possível fazer essa escolha ali.
O animal caminha bem devagar, faz pausas para comer e, vira e mexe, pode ameaçar dar alguma empacada. Mas é muito bacana poder fazer carinho nele e inclusive alimentá-lo com frutas depois de dar a volta pela mata.
Dali seguimos para o Park Ou Cave para conhecer as famosas cavernas que guardam templos budistas. A chegada foi meio tensa, porque chovia muito e tínhamos de atravessar o enorme rio Mekong numa canoa. Mas valeu muito a pena.
Na volta desse passeio, ainda paramos para provar o artesanal “whisky de arroz”. Um tanto quanto forte, mais lembra a nossa cachaça.
Dali partimos para a talvez atração mais procurada de Luang Prabang, as cachoeiras de águas azul-turquesa de Kwang Si. Contei todos os detalhes desse lugar incríveis em outro post.
Resumindo, foi um dia bem legal. Andar de elefante em Luang Prabang tornou a viagem ainda mais mágica.
COMO ANDAR DE ELEFANTE EM LUANG PRABANG
Agências indicadas pela Lonely Planet: All Lao Service, White Elephant e Tiger Trail. Ambas ficam localizadas na Th Sisavangvong, a rua do Royal Palace.
+ Dicas de hotéis: 3 estabelecimentos testados e aprovados
+ O que ver e fazer em Luang Prabang, a joia do Laos
+ A emocionante Ronda das Almas
+ Kwang Si: As cachoeiras de águas azul turquesa
+ Nava Mekong e o jantar a bordo de um barco
+ Visto para o Laos: Como tirar o seu
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Ola Rafael!
ótimas dicas, parabéns pelo blog !! Estou indo para Luang com meu namorado agora em Abril..me interessei mto pelo passeio casado já que teremos pouco tempo…
Saberia me dizer se consigo agendar esses passeios pela internet ou somente na própria agencia chegando la?
Saberia me dizer os horários de funcionamento dessas agências?
Estou com um pouco de receio pois chego em Luang as 17:00hrs, e no dia seguinte seria o único dia para fazer esse passeio…
Ali em cima você disse que o passeio já começa às 08:00hrs, sendo assim, teria que agendá-los aqui no Brasil ou assim que chegasse em Luang, certo?
Se puderes me ajudar, agradeço muito.
Obrigada!
Oi, Gabriela, tudo bem?
Muito obrigado! Então, no final do post tem os contatos das agências, acho que vale ver com elas https://www.essemundoenosso.com.br/experiencia-de-andar-de-elefante-em-luang-prabang-no-laos/
Caso não consiga, você pode sim chegar em Luang Prabang e já ir até a rua principal (Th Sisavangvong) e contratar o tour nas agências.
Abraços e ótima viagem! O Laos é incrível!
Olá Rafael,
Muito obrigada por partilhar as suas viagens, penso visitar Laos, Vietname e Camboja e estas partilhas têm-me ajudado imenso a planear as minhas férias. Percebi pelo seu comentário que há dois tipos de passeio com os elefantes, o de cadeirinha e o outro que se entra no rio com os elefantes, ainda bem que referiu essa situação porque eu estou mesmo interessada em entrar no rio. Continue a viajar e tudo de bom. Um abraço aqui de Lisboa.
Oi, Anabela, tudo bem?
Que ótimo, fico feliz em ajudar. Vai adorar a viagem!
Abraços
Bom dia, estou querendo ir para o Laos em março de 2016, mas quero comprar passaegm e hoteis por minha conta, sem agencia de viagem, qual é mais confiavel, para comprar passagem, submarino, decolar, viajnet? e para hoteis, Booking, trivago, expedia???
abc
Jeferson
Oi Jeferson, tudo bem?
Eu fui por conta própria também pro Laos e correu tudo bem. Eu fiz as reservas de hotel pelo Booking e correu tudo muito bem. Todos esses sites que você citou são confiáveis. Já sobre as passagens, eu comprei nos sites das próprias companhias aéreas. Aproveito pra compartilhar o índice de post's do Laos no qual você encontrará mais dicas e sugestões de hotéis pra se hospedar por lá https://www.essemundoenosso.com.br/category/laos-2/
Abraços, obrigado. Ótima viagem!
Fotos muito bonitas! A época que vocês foram choveu muito no fim do dia?
Muito obrigado, Michael!
Não choveu quase nada quando fomos (em maio).
Abraços!!!
Deve ser uma experiência única. Pena que você não tinha feito a escolha do banho.
Sempre fui facinada pela grandiosidade desses animais mágicos. Pena que existem agências que maltratam os elefantes.
Aliás, Laos parece ser muito mágico e místico.
Estão lindas as fotos. Parabéns.
Oi Ana, muito obrigado! O Laos é um país mágico, vale visitar!
Bjos
Seu blog é maravilhoso, e eu o conheci ainda hoje! HAUHAU. Tenho 17 anos mas sonho em viajar o mundo todo, principalmente destinos exóticos. Minha lista já está com 92 países para conhecer e não tenho ideia como farei isso, mas blogs como o seu estão clareando meu caminho. (Laos está em um dos lugares que mais quero viajar…). Parabéns de novo, e espero que um dia eu viaje tanto e tenha tantas experiências maravilhosas quanto você(s).
Oi Agnes, muito obrigado mesmo!
Nosso objetivo é realmente esse, ajudar e incentivar pessoas como você a viajar cada vez mais!
Boa sorte e espero que realize seus sonhos!
Grande abraço,