Escala de cruzeiro em Montevidéu: O que fazer numa parada de navio
Uma das principais paradas de navio na América do Sul é o Uruguai. Por isso, não é raro haver uma escala de cruzeiro em Montevidéu. Como essas paradas costumam ser bem rápidas – duram cerca de 6h – é preciso ter planejamento para conseguir conhecer um pouco do destino.
Além disso, as excursões oferecidas dentro do navio costumam ser bem caras (caras mesmo). Não vale a pena pagar pelo que é oferecido. O ideal é se organizar para conseguir dar pelo menos uma voltinha pela cidade e há agências mais baratas.
Então veja as nossas dicas do que fazer numa escala de cruzeiro em Montevidéu:
O que fazer num escala de cruzeiro em Montevidéu
Na hora de decidir onde ir durante uma parada de navio em Montevidéu é importante ter em mente o tempo livre que terá na cidade. Ou seja, informe-se sobre quanto irá demorar para sair e entrar no navio para saber exatamente as horas disponíveis na cidade.
Aliás, lembre-se também que não dará para conhecer toda a cidade, é apenas um “aperitivo’ para poder voltar depois com calma.
Tour para passageiros numa escala de cruzeiro em Montevidéu
Antes de começarmos as dicas pra quem quer ir por conta própria, se você quiser fazer um tour mais completo por praticamente toda a cidade há agências que oferecem passeios de poucas horas pra quem chega em cruzeiros.
Esses tours te pegam no porto e te levam aos principais pontos turísticos, como Cidade Velha, Plaza da Independência, Teatro Solis, Estádio Centenário, Rambla (calçadão) e Praia de Pocitos. Ou seja, dá pra conhecer os principais pontos turísticos no tempo suficiente em que o navio está ancorado.
Um exemplo desses passeios é o oferecido pela Civitatis, um dos sites mais reconhecidos para venda de passeios no mundo. Vale dar uma olhada na descrição do tour. Dá pra pagar em reais mesmo!
Roteiro por conta própria em poucas horas de escala
Mas se você prefere ir por conta própria conhecer a cidade nas poucas horas da parada de navio em Montevidéu, abaixo damos algumas dicas.
Cidade Velha de Montevidéu (Ciudad Vieja)
Vale a pena dar uma volta pela Ciudad Vieja, o centrão de Montevidéu. Vá até a Plaza Independencia e ao Teatro Solis.
Aliás, não deixe de passar pelo Portal da Ciudad Vieja. Se tiver tempo, há alguns museus na região como o Torres Garcia, dedicado ao artista uruguaio, e o Museu Andes 1972, sobre o acidente de avião que ocorreu na Cordilheira dos Andes em 1972.
Aliás, nesta região também há lojinhas para quem quiser comprar alguma lembrancinha da cidade. Caso não entre nos museus e não faça a visita guiada ao teatro (não tem às segundas-feiras), dá para conhecer toda essa região com calma sem gastar muito tempo.
Mescado del Puerto
Se a parada do navio em Montevidéu pegar a hora do almoço, vale muito a pena passar pelo Mercado del Puerto. Lá estão algumas das melhores carnes uruguaias. Além disso, fica bem perto do porto e dá pra ir a pé mesmo.
São diversos restaurantes que possuem uma verdadeira vitrine com as carnes sendo feitas bem na nossa frente. O restaurante mais famoso se chama El Palanque, mas todos são muito bons.
Caso ainda sobre tempo, aproveite para andar à toa pelas ruas do centro e parar para tomar um bom vinho uruguaio (eles possuem ótimas opções por preços bem em conta) ou até mesmo alguma cerveja do país como a Norteña ou a Patricia.
Aproveite também para comer doce de leite e alfajor. Os do Uruguai são ótimos e você poderá decidir se prefere os deles ou os da Argentina caso seu navio também pare em Buenos Aires.
Rambla e Praias
O ideal mesmo numa curta escala de cruzeiro em Montevidéu é aproveitar a região central, que está mais próxima do porto. Digo isso a menos que você tenha contratado o tour de agência específico para cruzeiro, que aí sim já tem transporte pra circular bastante.
Mas caso ainda sobre tempo, aproveite para passear pela rambla (calçadão). Só que as principais praias, como Pocitos e Punta Carretas, ficam bem longe do porto.
Aliás, em Punta Carretas há um shopping grande e famoso. É preciso ter mais tempo para conhecer essa região, o que geralmente não acontece durante uma parada de navio em Montevidéu. Se ainda sobrar um tempinho, vale passar pelo Parque Rodó.
Fique atento aos horários num escala de cruzeiro em Montevidéu
Nesse post demos umas dicas resumidas do que fazer numa parada de navio, afinal são poucas horas na cidade. Então pra você se planejar, é importante saber direitinho o horário que tem de estar de volta ao porto.
A área mais próxima do porto é a central. Caso queira se deslocar para as demais que falamos, como Rambla ou a Praia de Pocitos, por exemplo, você irá precisar pegar um táxi ou carro por aplicativo. Pense nesses deslocamentos pra não perder tempo!
Ficou com alguma dúvida sobre a parada do navio em Montevidéu? Então deixe nos comentários!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Por favor, todos esses passeios que você diz que são perto do porto? Dá para fazer caminhando? Pois vou no final do ano em um cruzeiro, e ficarei lá por aproximadamente 8 horas.
Desde já, obrigada,
Pelo que estudei no Google Maps, dá pra fazer a pé tranquilamente. O Maps é uma ótima ferramenta pra estudar os lugares antes de ir.
Vale a pena tentar conhecer ou melhor será que da tempo de ir ao Museu Casapueblo? Sei que o tempo do Cruzeiro é curto. ou o melhor mesmo seria priorizar conhecer um pouco do centro?
Numa parada de 6 horas, com certeza não dá tempo. Numa de 8 horas, creio que não vale a pena, pois são cerca de 2h até Punta Ballena. Nem dá pra curtir direito, na minha opinião.
Nesse caso, se o cruzeiro tem de parada em Punta Del Este, o ideal é pegar a excursão do navio, pois a Casa Pueblo é mais afastada e sem muito acesso a taxi e uber para retorno ou alugar um carro. Na excursão vc consegue fazer com tranquilidade.