Dirigir na Albânia: Como é e o que saber antes de viajar pra lá
Confesso que fiquei com bastante receio depois de ler tanta coisa sobre como é dirigir na Albânia. Ainda mais porque estar de carro pra conhecer o melhor do país é algo praticamente imprescindível.
Mas agora, depois de quase 15 dias circulando por essas estradas, conto aqui minha experiência, dou dicas e informações úteis pra você que também está planejando uma viagem pra lá.
Como é dirigir na Albânia
Esse país, que é a nova febre do continente Europeu por conta de suas praias incríveis e preços ainda baixos, atrai a cada ano mais e mais visitantes. Inclusive encontrei muitos, mas muitos brasileiros.
Inclusive já publicamos um outro post com todas as dicas da Albânia pra te ajudar com todas informações práticas pra programar sua viagem.
Se por um lado a beleza é comparável a Grécia e Itália, o país ainda está se desenvolvendo para receber tantos turistas. E é por conta disso que muita gente fica aflita em relação ao trânsito e às estradas na hora de dirigir na Albânia.
Alugar um carro é algo praticamente necessário se você realmente quiser conhecer as melhores praias e atrações do interior. O transporte público não funciona muito bem e liga apenas as principais cidades. Mas falarei disso mais adiante.
Então chega de falação e vou contar como foi minha experiência além de dar todas as dicas e informações pra você que também vai alugar um carro no país.
Minha experiência
Aluguei um carro em Tirana, para poder circular pela Riviera Albanesa, onde ficam as praias mais incríveis do país.
É na capital também onde fica o principal aeroporto pra quem vem de outros países. Ou seja, dá pra alugar o carro no terminal mesmo caso você não queira conhecer a cidade.
Vou falar de aluguel mais adiante, mas o valor das diárias é relativamente baixo pra um país da Europa.
Eu sugiro que você faça a cotação no site da Rentcars para comparar os preços entre as principais locadoras. Uma coisa que eu gosto muito desse site é de poder pagar em reais, sem preocupações com cotação do dólar ou IOF.
Confesso que dirigi bem pouco em Tirana. A capital é pequena e dá pra visitar as principais atrações a pé mesmo. Mas sim, o trânsito em dias úteis é bem pesado pra uma cidade de menos de 500 mil habitantes.
Mas fui com calma e sabendo que os motoristas não costumam dar passagem pra quem dá seta e não respeitam muito as preferenciais, principalmente nas rotatórias. De toda forma, não achei nada muito fora do normal.
Já rumo ao litoral, eu esperava estradas ruins e perigosas, como tinha visto em muitos relatos. Mas não foi o que encontrei durante os quase 15 dias circulando pelo país.
Saindo de Tirana as estradas são boas, normalmente duplicadas e com velocidades máximas de até 110 km/h. Outro ponto positivo é que não há pedágios, pelo menos até 2024, quando esse post foi escrito.
Por outro lado, chegando mais pro interior e também próximo do litoral, a velocidade diminui e é comum pegar algumas estradas de pista simples. Mas confesso que não fiquei surpreso, pois é algo muito comum no interior do Brasil também.
O trânsito
Praticamente todos os dias vi algumas barreiras policiais e motoristas sendo parados. Não aconteceu comigo, mas fiquei com aquele sentimento de que eles estão ali mais para os turistas mesmo.
Digo isso porque os albaneses não respeitam muito a sinalização nem os limites de velocidade. Muito menos se preocupam em estacionar em lugares corretos (adoram uma calçada) e param em fila dupla na porta de todo mercadinho possível. Algo cultural.
Então é sempre recomendável estar com toda a documentação certinha e não ultrapassar os limites de velocidade ao dirigir na Albânia. Comigo deu tudo certinho, não tive problemas com o carro ou com fiscalização.
Tinha lido também que o Google Maps não funcionava muito bem e que rolavam alguns perrengues. Pois em momento algum isso aconteceu, seja nas principais rodovias ou até em estradinhas de terra para chegar a praias mais isoladas.
Documentos pra dirigir na Albânia
A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é aceita na Albânia, a mesma que você usa no Brasil.
Mas é importante dizer que você também precisará da PID, a Permissão Internacional para Dirigir. Se ainda não tiver, é fácil solicitá-la no site do Detran do seu Estado. O valor varia em cada um deles.
Embora você possa encontrar vários relatos de que não solicitaram a PID ao retirar um carro alugado no país – esse também foi o meu caso – não dá pra contar com a sorte. Vai que você perde o aluguel do veículo e boa parte da viagem por conta disso.
Além disso, a permissão pode ser solicitada numa blitz policial, por exemplo. Eu jamais iria sem, afinal a Albânia é um dos países onde os brasileiros precisam da PID.
Esse documento, na realidade, é uma espécie de tradução da nossa CNH. É algo bem simples, mas que no site do Detran de São Paulo, onde eu fiz, custa quase R$ 400.
A estradas da Albânia são perigosas?
Tanto em blogs brasileiros e principalmente nos estrangeiros eu encontrei muita gente reclamando das estradas da Albânia, das curvas e dos perigos ao volante.
Não sei se é porque já fui preparado pra isso ou se realmente o país está se desenvolvendo muito rápido que eu não fiquei aflito em nenhum momento.
Claro que muitas estradas do interior são de menor velocidade e pista simples, mas achei bem tranquilo e não me lembro de ter visto nem ao menos um buraco no asfalto.
Acho que a fama do perigo de dirigir na Albânia venha da rodovia que corta a Riviera Albanesa, que é o litoral mais famoso e mais visitado.
Sim, embora asfaltada, é uma estrada de pista simples e com muitas curvas que liga as principais cidades praianas, como Ksamil, Saranda, Himara e Dhermi.
Falarei mais adiante, mas vale sempre pegar hospedagens com estacionamento, já que as ruas são estreitas e é difícil encontrar vagas. Aliás, já publicamos um post com sugestões de hotel em Ksamil.
As curvas
Apesar de realmente serem muitas curvas e a velocidade acabar ficando baixa por conta disso, não é nada muito diferente se você já dirigiu no interior de Minas Gerais ou nas pequenas cidades de serra do Rio de Janeiro.
Então vale estar atento(a) e não abusar da velocidade no litoral, mas achei tranquilo e seguro, afinal as curvas mais perigosas sempre eram protegidas por muretas ou grades metálicas.
Confesso que eu esperava passar muito perrengue em penhascos super perigosos. Ainda bem que não foi assim.
E como falei no tópico anterior, as estradas no entorno das grandes cidades são bem melhores, muitas vezes duplicadas e de alta velocidade, principalmente ao redor de Tirana.
É o caso das rodovias que ligam a capital a Vlorë ou Durrês. Até mesmo saindo de Saranda sentido Tirana passei por uma nova estrada que era muito boa, com túneis modernos e velocidade mais alta.
Então, em resumo, espere muitas curvas e velocidade mais baixa ao percorrer a costa do país, mas não é esse terror todo.
Se for na altíssima temporada de julho e agosto, com certeza você ainda deverá pegar trânsito, pois é muita gente para uma rodovia tão estreita. Mas não precisa de alarde!
Distâncias e tempo de trajeto
Por conta dessas estradas menores e cheias de curva, não conte muito com aquela ideia que temos de que 100 km são feitos em cerca de uma hora.
Pra você ter uma ideia, a distância de Saranda a Himara é de apenas 50 km. Mas o próprio GPS já te avisa que você levará mais de uma hora nesse percurso.
Se pegar um caminhão nessas curvas então, onde é mais complicado ultrapassar, esse tempo aumenta bastante.
Para se ter uma ideia, listo alguns trajetos em distância e tempo de viagem:
- Tirana a Saranda: 269 km – cerca de 4h;
- Saranda a Ksamil: 15 km – mais de 30min;
- Dhermi a Himara: 16 km – cerca de 30min;
- Tirana a Dhermi: 225 km – cerca de 3h30;
- Saranda a Gjirokastër: 54 km – cerca de uma hora.
Sentido de circulação
Essa era outra dúvida grande que demorei pra encontrar uma resposta. Qual o sentido de circulação de tráfego ao dirigir na Albânia? Pois é o mesmo do Brasil.
Ou seja, pode ficar tranquilo(a) que não é a temida mão inglesa com o volante “do outro lado”.
Tem pedágios ou radares?
Não, pelo menos até 2024 não há estradas com pedágio na Albânia. Mesmo as autoestradas duplicadas e com maiores limites de velocidade são gratuitas.
Por outro lado, há sim radares tanto fixos como móveis. E é muito comum ver carros de polícia escondidos nas curvas para flagrar os motoristas infratores. Me lembrou muito os tempos da minha infância em Minas.
Então tome cuidado e respeite a sinalização. Aliás, a tolerância ao álcool no volante é baixíssima, então nem pense nisso. Com meio copo de cerveja você já ultrapassa o permitido.
É fácil estacionar?
Em cidades maiores como Tirana, estacionar pode ser algo bem chatinho. Seja pela falta de vaga ou pela necessidade de pagar o parquímetro.
Aí que entrada outro problema. Essas vagas sinalizadas com um “P” azul são como as nossas zonas azuis, mas é preciso pagar via SMS. Ou seja, se não tiver um chip local não conseguirá.
Então é melhor procurar um lugar gratuito ou um estacionamento pago mesmo.
Já nas menores cidades é até fácil achar vagas gratuitas dependendo do movimento. Mas é bom saber que muitas têm ruazinhas apertadas e o jeito vai ser recorrer novamente aos estacionamentos.
O mesmo vale para as praias mais badaladas, como em Dhermi, Saranda ou Ksamil. Quase sempre há estacionamentos pagos. Inclusive já publicamos um guia completo sobre o que fazer em Ksamil.
Por fim, pra evitar dores de cabeça, eu fiz questão de que todos os meus hotéis no país tivessem estacionamento gratuito. E foi realmente um sossego.
Quanto custa a gasolina na Albânia?
Se os preços por aqui ainda são baixos até mesmo para nós brasileiros, dirigir na Albânia revela algo que não condiz muito com o custo do país: o preço do combustível.
A gasolina ou o diesel são caros para os padrões albaneses e têm preços similares aos demais países da Europa, com custo de vista muito maior.
Em junho de 2024 esses eram os valores:
- Gasolina: 185 lekes em média (1,85 €);
- Diesel: 185 lekes em média (1,85 €);
- Gás natural: 59 lekes em média (0,59 €).
Ou seja, na cotação atual, um litro de gasolina ou diesel custa cerca de R$ 11, praticamente o dobro do valor do Brasil.
Uma boa notícia é a maioria dos postos de combustível aceita cartão (era outra preocupação) e há frentistas. Sim, eu detesto quando não tem rs.
Aliás, vale também dizer que é comum carros a diesel, como foi o meu caso. Eles também chamam o combustível de nafta. Já a gasolina também é conhecida como benzina.
Precisa de carro na Albânia?
Eu não diria que é absolutamente necessário alugar um carro na Albânia, mas com certeza sua viagem ficará muito mais completa e sem perrengues.
Os poucos ônibus (a maioria micro-ônibus) ligam apenas as principais cidades. Nem há rodoviárias na maioria delas. Então não é muito legal depender desse tipo de transporte.
Sem contar que se optar por usar ônibus você não terá como circular pelas praias mais bonitas que ficam no meio das estradas. Ou então terá que gastar uma boa quantia com táxis.
Pra se ter uma ideia, conhecemos pessoas que foram sem carro. O roteiro acaba ficando restrito a Saranda ou Vlorë, por exemplo, que têm ligação com a capital.
Já para ir para as demais cidades litorâneas, em algumas delas há ônibus circulares, mas que sempre vão te deixar nos centrinhos, onde nem sempre fica a praia mais bonita ou famosa.
Mas se não tiver jeito e você realmente não dirigir ou não tiver segurança para alugar um carro, eu abusaria dos passeios de barco que saem dessas cidades principais. Vai ser pelo menos uma forma de conhecer praias incríveis sem estar de carro.
Aliás, digo isso porque não encontrei nenhuma agência que oferecesse roteiros terrestres para as praias ao redor das cidades. Então os barcos acabam sendo a melhor opção.
Já depender de táxi acaba saindo algo bem caro.
Aluguel de carro e seguros
Como falei anteriormente, a maioria dos visitantes aluga e devolve o carro em Tirana, onde fica o principal aeroporto do país.
O aluguel não é caro, mas vale prestar atenção aos seguros. O trânsito aqui é meio irresponsável e é comum relatos de ao menos alguns arranhões nos veículos. Então tente se precaver pra não ter dores de cabeça.
Se pretende visitar outros países com o veículo, como Grécia ou Montenegro, é importante também avisar a locadora.
É que nesses casos você precisará de uma espécie de seguro que funciona como autorização pra cruzar as fronteiras. Ele será pedido pelos policiais e custa em média uns 50 euros.
Aliás, nossa sugestão para encontrar os melhores preços entre as locadoras é fazer uma simulação no site da Rentcars. Além disso, você paga em reais (sem IOF) e pode até parcelar. Sempre usamos nas nossas viagens.
Tem mais alguma dúvida sobre como é dirigir na Albânia ou sobre nossa experiência por lá? Então deixe seu comentário que faremos o possível para ajudar!
Dúvidas frequentes
Embora muita gente tenha me alertado antes da minha viagem sobre as condições das rodovias, achei bem tranquilo dirigir no país, apesar do estilo meio maluco dos moradores. Claro que há muitas curvas e locais com velocidade reduzida, mas nada que surpreenda quem já dirigiu no interior de MG, por exemplo. Saiba mais sobre as estradas no país.
A carteira brasileira (CNH) é aceita, mas é altamente recomendável que você tenha com você também a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Saiba mais sobre os documentos.
Até dá pra circular por algumas cidades principais de ônibus, mas eles são poucos e você não conhecerá as praias mais bonitas, por exemplo. Com carro você terá a liberdade de ir a cidades menores e as praias mais famosas. Pra mim, foi essencial estar de carro alugado (saiba mais).
Não, as estradas não possuem pedágios. Até mesmo as autoestradas duplicadas e com velocidades mais alta têm livre circulação (saiba mais).
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Pois é, fomos premiados e mal saímos do aeroporto de carro alugado a caminho da Riviera albanesa um guarda/blitz no parou dizendo que estávamos a 85 km , bem acima do permitido na alta estrada: 50 km!!! Não tinha nenhuma placa e era auto estrada, enfim infelizmente fomos abordados e nos foi pedido 200 Euros para não termos a carteira de habilitação retida por 3 meses! Na promoção 100 Euros. Na hora fiquei revoltada com a corrupção na lata e disse que queria ver a filmagem que provava nosso delito, que iríamos para delegacia… mas tb fiquei apavorada e clamei ajuda a Deus e Padre Pio que nunca falha. Resumindo: o policial praticamente voltou atrás e não ia exigir nada depois de eu ter mostrado os leques poucos que tínhamos ( tive intuição de não sacar muito para usarmos o cartão de crédito e tb distribui olá notas e as pequenas que dariam uns 60 euros em lekes era o que mostrei e acabei dando tudo para ele pois seria melhor que depois vir multas aleatórias…
Oi, Kaká, tudo bem?
Nossa, que chato o que aconteceu, hein? Pois é, infelizmente é algo que pode sim acontecer com os turistas. Com certeza seu relato irá ajudar outros viajantes aqui.
Abraços