Qual a diferença entre escala e conexão num voo? Entenda!

Algumas nomenclaturas usadas pela aviação podem confundir os passageiros na hora da compra da passagem ou até mesmo no voo. Um dos exemplos é uma dúvida comum: qual a diferença entre escala e conexão?

Quando é preciso desembarcar e trocar de aeronave? Quando você fica dentro do avião esperando o voo seguinte? É preciso retirar as bagagens?

Nesse post tiramos todas as dúvidas pra você ter uma viagem tranquila e já saber de antemão os detalhes da sua passagem.

Principal diferença entre escala e conexão

De modo geral, uma escala é quando um avião faz uma parada em um aeroporto antes de chegar ao seu destino final, sem que os passageiros que seguirão viagem desembarquem. Eles ficam aguardando dentro da própria aeronave.

Já a conexão, como o próprio nome diz, usa um aeroporto para conectar passageiros de voos diferentes. Então, nesse caso, é preciso desembarcar e ir até o novo portão de embarque para pegar outra aeronave.

Infográfico explica a diferença entre escala e conexão
Infográfico: Esse Mundo É Nosso

    O que é escala num voo?

    A escala é uma parada que um avião faz ao longo de uma rota. Ela pode ser uma escala técnica, para abastecimento, por exemplo, ou para entrada de novos passageiros e desembarque daqueles que ficarão nesse aeroporto.

    Mas é bom dizer que os passageiros que seguirão para o destino final ficam dentro da aeronave durante essa parada.

    Escalas já não são tão comuns nos dias atuais, embora ainda existam, até mesmo no Brasil. Eram muito utilizadas quando os aviões tinham menor autonomia e era preciso fazer muitos abastecimentos em voos longos.

    Exemplos de voos com escalas

    No Brasil, a Azul é uma das empresas que mais trabalham com o modelo de escalas. Isso acontece porque a empresa atende a muitos aeroportos regionais, no interior do país.

    Um dos vários exemplos é um voo que peguei recentemente para Bonito, no Mato Grosso do Sul. Ele parte de Congonhas, em São Paulo, faz uma escala em Corumbá e depois segue até Bonito.

    Mão segura balinha em formato de avião durante voo da Azul com escalas
    Foto: Esse Mundo É Nosso

    Durante essa parada, apenas desembarcam os passageiros que ficarão em Corumbá e embarcam outros que irão dessa cidade até Bonito.

    Porém, existem voos com muito mais escalas. Uma vez peguei um, também da Azul, saindo de Belo Horizonte para Alter do Chão e foram diversas paradas, entre elas em Carajás, Marabá e Belém. Tudo isso sem sair do avião!

    Também existem exemplos de voos internacionais que fazem escalas, como a rota de Dubai a Buenos Aires, que tem uma escala no Rio de Janeiro. Ali só desembarcam passageiros que irão ficar no Brasil e embarcam outros que seguirão pra Argentina.

    Ou seja, quem está no voo da Emirates vindo dos Emirados Árabes Unidos com destino à capital portenha aguarda dentro do avião por cerca de uma hora e meia até seguir viagem.

    O que é um voo com conexão?

    Quando uma passagem inclui uma conexão, o passageiro precisa desembarcar em um aeroporto e fazer a troca de aeronave para seguir viagem. Ou seja, a companhia usa uma cidade para conectar os passageiros vindos de voos diferentes.

    Dentro do Brasil, apesar de o passageiro desembarcar e embarcar novamente em outro avião, quando o voo é feito pela mesma companhia aérea as malas seguem até o destino final.

    Mas se o voo é internacional, isso pode variar de acordo com as regras alfandegárias do país onde acontece a conexão.

    Outra ponto importante fica por conta da imigração em voos internacionais. Normalmente ela acontece no primeiro local de conexão no país.

    Por exemplo, se você viaja pra Bariloche com uma conexão em Buenos Aires, sua imigração será na capital da Argentina, antes de pegar o novo voo.

    Vista de avião da Aerolineas Argentinas em Buenos Aires: qual a diferença entre escala e conexão?
    Avião durante conexão em Buenos Aires (Foto: Esse Mundo É Nosso)

    Já se a conexão acontece em um país intermediário, que você não irá visitar, só fará a imigração no destino final.

    Ou seja, se você viaja aos Estados Unidos com conexão no Panamá, só fará a imigração ao chegar em terras americanas. Mesmo com a troca de aeronave na Cidade do Panamá, você é apenas um passageiro em trânsito no país e não precisará passar pela imigração.

    Exemplos de voos com conexão

    No Brasil, voos com conexão são bem mais comuns do que com escalas. Vários dos nossos aeroportos são conhecidos como hubs, que são aqueles que reúnem diversos voos e conectam os passageiros.

    Alguns dos mais importantes são: Viracopos, Confins, Brasília e os dois terminais de São Paulo, que são Congonhas e Guarulhos.

    Um passageiro que pega um voo em Maceió, por exemplo, com destino a Maringá, provavelmente fará uma conexão no caminho, já que não há voos diretos.

    Por falar em hub, há vários destinos no mundo que são importantes pontos de conexão de voos, inclusive saindo do Brasil. Alguns deles são a Cidade do Panamá, Dubai, Doha, Adis Abeba e Istambul.

    Avião da TAP na ponta de embarque do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo
    Foto: Esse Mundo É Nosso

    Se você quer viajar do Brasil à Tailândia, por exemplo, precisará fazer uma conexão, já que não existem voos diretos. Então, ao chegar ao país da conexão, você deverá desembarcar e procurar o novo portão de embarque para pegar o próximo voo até o destino final.

    Na nossa viagem mais recente à Bangkok, fizemos uma conexão em Doha para depois seguir em outro voo até a Tailândia. Conseguimos parar inclusive por alguns dias para conhecer o Qatar.

    Mas a conexão não acontece apenas quando não há rotas diretas entre duas cidades. Há vários trajetos que incluem essa troca de aeronave como uma das opções na hora da compra da passagem, mesmo havendo voos diretos também.

    Tem mais alguma dúvida sobre a diferença entre escala e conexão? Então deixe seu comentário que faremos o possível para ajudar!

    Dúvidas frequentes

    Como saber se o voo é escala ou conexão?

    Escala é quando seu voo para em algum lugar antes do destino final e você aguarda dentro da aeronave até a nova decolagem. Já numa conexão, será preciso desembarcar e ir até um novo portão de embarque para pegar um outro voo em outro avião. Veja mais diferenças entre as duas modalidades.

    O que significa conexões e escala?

    Conexão é quando o passageiro faz uma parada em um aeroporto intermediário antes do seu destino final e precisa desembarcar para pegar um novo voo em outro avião. Já um voo com escala faz apenas uma parada, seja para abastecimento ou embarque de novos passageiros, e segue a viagem até o destino final na mesma aeronave.

    Como funciona um voo de conexão?

    Como o próprio nome já diz, companhias aéreas usam alguns aeroportos para conectar os passageiros vindos de diferentes regiões. Nesses locais, eles precisam desembarcar e trocar de aeronave para seguir até o destino final. Entenda melhor que é a conexão e veja exemplos.

    Quando faz escala pode sair do aeroporto?

    Não, ao contrário de quem está num voo de conexão e pode deixar o terminal se houver tempo, passageiros em escala não saem da aeronave durante a parada. Ou seja, é preciso aguardar dentro do avião a nova decolagem. Saiba mais!

    Quando faz conexão tem que pegar mala?

    Na maioria dos casos a resposta é não. Mas em voos internacionais pode ser preciso retirar a bagagem por conta da alfândega do país onde é feita a conexão. Veja exemplos de quando é preciso ou não retirar a mala.

    Rafael Carvalho
    Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
    Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

    Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

    Hospedagens
    Pelo mundo no Booking.com
    Seguro Viagem
    Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
    Passeios e Ingressos
    Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
    Aluguel de Veículos
    Sem iof em até 12x sem juros
    Chip de Internet
    Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens