Dicas de Lagos, Portugal: O que fazer e as praias do Algarve
Pouca gente sabe, mas Portugal tem praias incríveis, principalmente o Algarve, que tem se tornado o queridinho do verão europeu. E Lagos, por conta de sua boa estrutura e lindas paisagens é uma das melhores cidades pra se fazer base quando você visita a região.
Um mar com um tom azul esverdeado de tirar o fôlego cercado por falésias douradas são alguns dos cenários que já valem a visita a Lagos. Bem perto do centrinho, ficam excelentes praias, inclusive a famosa Dona Ana, já eleita uma das melhores do mundo.
DICAS DE LAGOS, PORTUGAL
Apesar de ter menos de 20 mil habitantes, Lagos funciona como uma ótima base pra quem quer conhecer a região do Algarve por estar mais perto das mais bonitas praias que Faro, a capital do distrito (Estado), que fica a cerca de 90km daqui.
O QUE FAZER EM LAGOS
O centrinho de Lagos é bem charmoso, cheio de prédios históricos, lojinhas e restaurantes. A dica é andar sem pressa e descobrir por conta própria seus cantinhos preferidos.
+ Veja hotéis em Lagos com até 50% de desconto
A Marina de Lagos fica bem pertinho da estação de trem e da rodoviária da cidade. Nos dias de calor, é um convite a uma caminhada pela orla da Avenida dos Descobrimentos, que fica bem no centro e é cheia de restaurantes. Dois que fui e gostei muito foram a Adega da Marinha, que é um instituição da cidade especializado em frutos do mar e fica aberto até de madrugada, e o Gilberto Restaurante, que apesar de pequenininho serve um delicioso arroz de polvo. São simples, mas bem legítimos!
O Mercado Municipal de Lagos fica na mesma avenida e vale mais a visita como curiosidade mesmo, não achei tão interessante em termos gastronômicos.
Uma das áreas mais bonitas da cidade é a Praça Infante Dom Henrique, onde fica a Igreja de Santa Maria e o Mercado dos Escravos.
Seguindo pela Av. dos Descobrimentos, chega-se ao Forte da Ponta da Bandeira, construído no século XVII onde atualmente funciona como museu da época dos descobrimentos, além de ter exposições temporárias. Se você quiser entrar, vale consultar sobre ingressos combinados com outros museus de Lagos, o que deixa o ticket mais barato (saiba mais).
Dali em diante, você já tem acesso às principais praias da cidade.
AS PRAIAS DE LAGOS
Como disse no começo do texto, é em Lagos que fica uma das praias mais famosas de Portugal, a Dona Ana, já eleita uma das mais bonitas do mundo. Eu decidi fazer todas as praias a pé mesmo, numa tarde de sol e calor. Apesar da longa caminhada, deu pra fazer tranquilamente.
Mais cômodo é você optar por usar táxi ou alugar um carro. Nós recomendamos a RentCars, que procura os melhores preços entre as locadoras de carros e você ainda paga em reais, sem cobrança de IOF. Veja os valores no site da empresa.
Essas praias são chamadas de Costa d’Oiro por conta de suas areias e falésias douradas. Abaixo falamos das principais.
| PRAIA DA BATATA (FORMOSA)
É a primeira logo depois do forte. Como é a mais próxima do centro, é uma das que fica mais cheia nos dias quentes. Digo isso porque no inverno Lagos a cidade fica bem vazia, em total contraste com a temporada de verão.
O cenário é bem bonito e há estrutura de guarda-sol e aluguel de cadeiras. Por uma fenda na rocha dá pra chegar até a Praia dos Estudantes, outra tão bonita quanto, mas bem mais vazia.
| PRAIA DOS ESTUDANTES
Por ter um acesso um pouco mais “escondido”, costuma ficar mais vazia, mas também não tem quase nenhuma estrutura. Se for ficar por aqui, traga sua cadeira ou canga.
| PRAIA DO PINHÃO
Seguindo por uma subida da Av. dos Descobrimentos, bem perto do Corpo de Bombeiros, à esquerda fica uma ruazinha que leva à Praia do Pinhão, uma espécie de “adiantamento” do que você verá na famosa Praia Dona Ana. Essa é uma praia linda, mas por conta do difícil acesso desde o alto da falésia até a curta faixa de areia, é praticamente deserta. Também não há estrutura de bar ou aluguel de cadeiras.
| PRAIA DONA ANA
Essa é não só a praia mais famosa de Lagos como uma das mais bonitas de Portugal. Dá pra chegar por uma curta trilha no meio do mato saindo da Praia do Pinhão ou pelo acesso da Estrada da Ponta da Piedade, pertinho do Carvi Beach Hotel Algarve.
Cercada por falésias e com uma água azul cristalina, a paisagem é realmente é lindíssima. O acesso à areia é feito por uma escadaria e há estrutura de praia, com aluguel de cadeiras e tendas.
| PRAIA DO CAMILO
Seguindo pela Estrada da Ponta da Piedade, chegamos à Praia do Camilo, que assim como a anterior é cercada por falésias e tem o acesso feito por meio de uma escadaria. A cor da água também é linda!
O que chama a atenção é que essa praia é dividida em duas, sendo que o acesso de um lado ao outro é feito por um túnel artificial escavado na rocha. É bem curioso!
Apesar de ficar cheia no verão, a melhor infraestrutura gira em torno do Restaurante O Camilo, no alto da falésia e com uma linda vista pro mar.
| PONTA DA PIEDADE
Chegar à Ponta da Piedade a pé foi a parte mais difícil da caminhada, mas valeu a pena. De todo jeito, havia muita gente de carro, nós que preferimos ir andando mesmo (são 3km saindo do centro). O farol centenário é um dos símbolos do lugar, embora esteja fechado à visitação.
Descendo os muitos lances de escadas chega-se ao acesso pro mar. Não espere praias com areia ou espreguiçadeiras, esse local é mais usado por empresas que oferecem passeios de barco para os turistas verem de perto as curiosas formações dessa região do Algarve.
Quem quiser curtir o visual de cima, perto do farol e do estacionamento funciona o Restaurante Sol Nascente, uma boa pedida ao menos pra tomar uma água antes de voltar ao centro de Lagos.
| MEIA PRAIA
No outro extremo da cidade, logo atrás da estação de trem de Lagos, fica a Meia Praia, essa totalmente diferente das demais. Ao invés de pequenas baías cercadas por falésias, essa praia tem cerca de 4km de extensão com uma larga faixa de areia e pequenas dunas. O trechinho mais perto do centro costuma ser chamado também de Praia de São Roque e é muito procurado por surfistas.
Uma boa opção para bebericar algo é o Linda The Beach, que serve bons drinks e pratos. Os preços não são muito camaradas, mas vale o visual e a boa estrutura. Não muito longe, outra boa escolha é o Bahia Beach Bar & Restaurant.
Abaixo você encontra o mapa das praias e de outras atrações de Lagos citadas nesse post.
QUANDO IR
A melhor época do ano pra viajar pra Lagos e toda a região do Algarve vai de maio a setembro, que são meses mais quentes e com menor possibilidade de chuva. Confesso que fui em maio e, apesar do sol e calor, a água do mar ainda estava bem fria. Portanto, se puder escolher, tente vir entre junho e agosto, lembrando que julho e agosto são meses de alta temporada de verão, o que costuma acarretar em praias mais cheias e preços de hospedagem um pouco mais altos. Veja mais dicas e detalhes sobre quando ir pra Portugal.
ONDE FICAR EM LAGOS
Apesar de ser uma pequena cidade, a rede hoteleira de Lagos é boa e há opções para todos os bolsos. Eu recomendaria ficar mais perto da região central, pra poder ter liberdade não só pra ir à praia de dia, mas também para escolher restaurantes e passear à noite.
Algumas das melhores opções são o moderno e lindinho The Salty Lodge e os mais tradicionais Marina Club Lagos Resort e Mar Azul, que costumam ter preços melhores.
Quem gosta de estrutura mais de resort, há uma unidade da rede Tivoli por aqui (saiba mais e veja os preços). Apesar de ficar no meio da cidade, eles têm um beach club exclusivo na Meia Praia. Se a opção é ficar mais perto das praias, o Carvi Beach Hotel é muito bem avaliado e fica de frente pra Dona Ana.
Eu acabei optando por uma pousada que, além de uma boa estrutura, localização e ótimo atendimento, teve um custo-benefício muito bom. Ela se chama Casa a Sul e fica bem no centro.
+ Veja mais hotéis em Lagos com até 50% de desconto
COMO CHEGAR EM LAGOS
Eu preferi vir a Lagos de trem saindo de Lisboa. A viagem é um pouco cansativa, mas eu escolhi vir dessa forma pra não precisar dirigir e já contei em um outro post todos os detalhes de como é viajar de trem em Portugal.
Uma escolha um pouco melhor pode ser alugar um carro pra ter mais liberdade, ainda mais que as diárias no país são bem baratas. Nós sugerimos que você faça a cotação no site RentCars, que compara os preços entre as locadoras, além de cobrar em reais e permitir parcelamento. Ou seja, você escapa do IOF de compras internacionais (veja os preços).
Em Lagos, dá pra explorar as demais cidades do Algarve de trem mesmo. Apesar de serem trens regionais, a viagem é prática e rápida. Saindo daqui, segui viagem para Faro, também de trem.
+ Hotéis na região com até 50% de desconto
+ Como é viajar de trem em Portugal
+ Quando ir: qual a melhor época?
+ Todas as dicas pra sua viagem ao país
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Adorei o post. Quero muito conhecer o Algarve e meu marido não quer dirigir. Quero conhecer Lagos e Lagoas. Seu site vai me ajudar muito.