Dicas do Uruguai para organizar uma viagem ao país
Na hora de preparar a sua viagem para o Uruguai, algumas dúvidas podem surgir. Qual moeda levar? Quais cidades visitar? O que comer? Por isso, para ajudar na organização do seu roteiro, neste post vamos dar algumas dicas do Uruguai que vão facilitar a vida de quem pretende visitar o país em breve.
DICAS DO URUGUAI
| VISTO OU PASSAPORTE
Vamos começar as dicas do Uruguai com uma coisa bem básica. Muita gente tem dúvida se para entrar no país é necessário visto ou passaporte. A resposta é não para as duas questões. Brasileiros não precisam de visto e podem entrar no país usando apenas o RG. Entretanto, sempre é bom reforçar que a data de expedição do RG tem que ter no máximo 10 anos. Além disso, não esqueça que só pode entrar no país usando o RG ou o passaporte. Carteira de motorista não serve como documento nesse caso.
| PRINCIPAIS CIDADES
As cidades mais visitadas pelos brasileiros no Uruguai são a capital Montevidéu, Punta del Este e Colonia del Sacramento. Há também outros pontos bem interessantes no país como José Ignácio, que fica perto de Punta, e Cabo Polonio, que fica próximo de La Paloma, e é uma vila na praia muito interessante. Nós temos posts no blog de todos esses lugares para quem quiser ir além das três principais cidades do país.
+ Encontre seu hotel em Montevidéu com desconto
| QUANTOS DIAS
No post de dicas do Uruguai, esse tópico não poderia faltar: quantos dias devo ficar no país? Essa é uma pergunta muito difícil de ser respondida. Depende muito do tipo de viagem que você deseja fazer e para onde quer ir. Se for fazer o básico em Montevidéu, Punta e Colonia, dá para aproveitar um feriado de 4 dias. Mas o ideal é separar mesmo pelo menos uma semana para conseguir conhecer tudo com calma e até mesmo ir para outros cantinhos do país.
| VALE A PENA ALUGAR UM CARRO?
Muita gente gosta de alugar carro no Uruguai para conseguir conhecer as cidades com calma e poder parar no caminho. Eu já tive as duas experiências. Uma vez fomos sem carro e usamos ônibus entre Montevidéu e Punta e também pra Colonia. Foi super tranquilo e deu tudo certo. Da outra vez, alugamos o carro e fomos parando em diversas cidades. Foi muito legal essa experiência, mas as duas opções são boas. São apenas tipos diferentes de viagens. Fizemos até um post contando nosso roteiro de carro.
No caso do carro, nós alugamos pela RentCars, que compara o preços de diversas locadoras e você pode pagar em reais, além de parcelar (faça a sua cotação).
Encontre o melhor preço no Seguro Viagem! Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto |
| CARTEIRA DE MOTORISTA
Se você quiser alugar um carro, pode ficar tranquilo. A carteira de motorista do Brasil vale por lá. As estradas do Uruguai são boas. Grande parte delas é duplicada. A gasolina e os pedágios não são muito baratos. O ideal é ter pesos em espécie para pagar os pedágios. Ahh, outra dica importante: na estrada é preciso andar sempre com a luz baixa acesa (mesmo durante o dia).
+ Encontre seu hotel em Montevidéu com desconto
| QUAL MOEDA LEVAR?
Essa dúvida não poderia faltar neste post com dicas do Uruguai. A moeda oficial do país é o peso uruguaio. Muita gente me pergunta se vale a pena comprar os pesos aqui no Brasil e já chegar ao país com eles. Não vale a pena! Aqui sempre será muito mais caro. Sobre levar dólares ou reais, isso pode mudar de tempo em tempo. Muitos lugares, como restaurantes, aceitam a nossa moeda.
| DINHEIRO NO AEROPORTO
Isso vale para quase todos os lugares do mundo. Não troque dinheiro no aeroporto. Quando chegar pegue o mínimo possível e deixe para trocar na cidade. Até mesmo nas cidades menores, como La Paloma, conseguimos trocar dinheiro e o valor do câmbio foi bem parecido em todas elas. Falando em aeroporto, o Uber costuma ser bem mais barato do que o táxi. Vale a pena dar uma checada antes de sair.
| DESCONTO NO CARTÃO
Essa é uma daquelas dicas do Uruguai que todo mundo ama. Quem usa o cartão de crédito internacional para pagar contas em bares, restaurantes e aluguel de carro têm uma devolução de 9% diretamente na fatura. Pra quem gosta de usar o cartão, vale a pena porque mesmo com o IOF, ainda haverá um pequeno desconto. Antes, o desconto era bem maior (chegou a ser de 18,5%) e valia muito a pena. Agora, é preciso pesar o fato de que com o cartão de crédito correrá o risco de haver uma desvalorização cambial na hora de fechar a fatura do cartão.
No caso dos hotéis, as diárias não possuem essa taxa (veja como aproveitar todos os benefícios e descontos no país).
+ Encontre seu hotel em Montevidéu com desconto
| O QUE COMER
O Uruguai é ótimo para comer. Lá, será fácil encontrar de tudo. Não deixe de experimentar a famosa carne da parrillada uruguaia, o alfajor, o doce de leite (qual é melhor: o argentino ou o uruguaio?), um vinho e comer o civito, que é um sanduíche imenso e muito tradicional. Ahh, uma dúvida que tivemos quando fomos pra lá e pesquisamos bastante era sobre qual marca de doce de leite comprar. Sugeriram duas pra gente: Lapataia e Conaprole.
| MACONHA
A maconha foi sim legalizada no país, mas o turista que for flagrado consumindo a droga poderá ser preso.
| PRECISA DE SEGURO?
Para ir ao Uruguai, não é obrigatório fazer um seguro viagem. Entretanto, o que a gente sempre recomenda é que se faça um. O Rafa, que faz o blog também, passou por um susto durante uma viagem pro Chile. Se ele não tivesse feito o seguro, ele teria gastado uma fortuna.
A nossa dica é usar a Seguros Promo (Nos fizemos um artigo respondendo se Seguros Promo é Confiável e contando um pouco da nossa experiência com o seguro viagem). Ela funciona como um buscador de seguros. É só colocar os dados da sua viagem e escolher qual seguro mais combina com você. Na hora de fechar, use o nosso código ESSEMUNDOENOSSO5 para ganhar 5% de desconto. Se tiver com bastante antecedência da viagem, pague via boleto e ganhe mais 5%. Faça a sua cotação agora.
Gostou das dicas do Uruguai? Ficou com alguma dúvida! Deixe nos comentários!
+ Veja todas as nossas dicas do país
+ Roteiro de carro por lá
+ O que fazer: Roteiro de 3, 4 ou mais dias
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!