Como é voar Sky Airline para Santiago no Chile; nossa experiência

Se você quer saber como é voar Sky Airline para o Chile, está no lugar certo. Nós pegamos os voos de ida e volta entre São Paulo e Santiago recentemente e neste post contamos como foi a nossa experiência.

Além disso, falamos um pouco mais sobre a história desta companhia aérea chilena.

Como é voar Sky Airline

Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre a Sky Airline. Ela é uma companhia aérea chilena que faz voos comerciais no país desde 2001. É a segunda maior do ramo, ficando atrás apenas da Latam.

Pessoas colocando malas em avião da Sky Airline no aeroporto de Guarulhos
Avião da Sky AIrline em Guarulhos (Foto: Esse Mundo é Nosso)

No Brasil, a Sky Airline opera desde novembro de 2018. Ela começou apenas com o trecho que ligava Santiago ao Rio de Janeiro. Depois, passou a operar para São Paulo e, mais recentemente, para Florianópolis.

Por ser uma companhia aérea low cost, ou seja, de baixo custo, é preciso ficar atento a alguns detalhes dos voos. Mas antes, vamos explicar um pouco como funciona uma companhia aérea deste segmento.

O que é uma companhia aérea low cost?

Antes de falar mais sobre como é voar Sky Airline, vamos falar sobre como é uma companhia aérea low cost.

Geralmente, essas empresas oferecem passagens aéreas mais baratas do que as concorrentes convencionais. Entretanto, elas costumam ter uma estrutura diferente da que estamos acostumados.

Os aviões são mais apertados, geralmente não têm nenhum entretenimento a bordo e, além disso, todo o serviço de alimentação e bebida é cobrado à parte. Para escolher assento também é preciso fazer um pagamento extra.

Outro detalhe importante é que só é permitido levar uma bagagem de mão, geralmente de 10kg. No caso da Sky Airline, na tarifa mais barata só está inclusa uma bolsa de mão. Se quiser levar bagagem de mão, precisará pagar.

Nossa experiência com a Sky Airline

Veja o relato da nossa experiência com a Sky Airline:

Avião da Sky Airline

Para começar o nosso relato de como é voar Sky Airline, vamos falar sobre o modelo da aeronave. No trecho entre São Paulo e Santiago, no Chile, fomos no A320neo. Este avião costuma acomodar cerca de 186 pessoas. Já a volta foi no A321neo com 238 assentos.

Tanto o voo de ida como o de volta estavam bem cheios, mas havia alguns lugares vazios mais para o fundo. No meu caso, na ida fui com 2 pessoas ao meu lado. Na volta, o assento do meio estava livre.

Aliás, a configuração do avião é 3 assentos de cada lado da aeronave.

Check-in e embarque na Sky Airline

Embora seja possível realizar o check-in pelo site da companhia, eu não consegui realizá-lo. Falava que eu precisaria fazê-lo pessoalmente. Achei que fosse porque o Chile na ocasião estava exigindo alguns documentos devido à pandemia, mas uma pessoa que viajou comigo conseguiu realizar o check-in pelo aplicativo normalmente.

Embarque do voo da Sky Airline para Santiago em Guarulhos
Embarque (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Aliás, aproveite para comprar seu seguro viagem com desconto. Entre no site da Seguros Promo, nossa parceira, e use nosso cupom ESSEMUNDOENOSSO5 para ganhar 5% de desconto. Se pagar por boleto ou PIX, você recebe mais 5%.

De toda forma, por ser uma empresa low cost, não é possível escolher o assento no momento da compra. Mas na hora do check-in físico, eu consegui alterar meu lugar para a janela. Afinal, eu não ia perder a chance de ver as Cordilheiras dos Andes de pertinho, né?

Quando cheguei em Guarulhos, de onde o meu voo saía, vi que a fila para o check-in e despacho de bagagem estava bem grande. Portanto, vale a pena chegar com bastante antecedência para evitar qualquer tipo de estresse.

Aliás, achei os atendentes bem simpáticos. Apesar da fila estar longa, eu devo ter ficado nela por cerca de 40 minutos.

O embarque aconteceu de forma tranquila. O voo atrasou alguns minutos, mas nada que prejudicasse tanto a hora do pouso em Santiago.

Conforto da Sky Airline

Se você está em busca de como é voar Sky Airline, provavelmente deseja saber como é o conforto das aeronaves da companhia. Sem querer te desanimar, conforto e low cost não são palavras que costumam estar na mesma frase, mas confesso que achei que seria bem pior.

Como é voar Sky Airline: Espaço entre as poltronas no avião
(Foto: Esse Mundo é Nosso)

Eu tinha lido em algum lugar que as poltronas do avião não reclinavam. Então, quando sentei nem tentei procurar o botão. Sorte que a pessoa do banco da frente resolveu reclinar o assento dela. Aí eu vi que era possível e fiquei bem feliz.

Não era algo super confortável, mas já viajei em aviões mais apertados. Por ser low cost, imaginei que seria bem pior. O problema é que eu sou alto. Então, na classe econômica de praticamente todos os aviões, eu sofro com as pernas.

Uma coisa simples que senti falta foi ter um encosto para a cabeça nos assentos. Isso já ajuda bastante a descansar no avião.

Duração do voo para Santiago

O voo da ida (São Paulo – Santiago) durou cerca de 4h10. Já o da volta, foi de apenas 3h10.

Serviço de bordo e entretenimento da Sky Airline

Estão aí dois itens que interessam muito pra quem procura como é voar Sky Airline. São dois tópicos muito fáceis de resumir: não há serviço de bordo nem entretenimento rs.

Na verdade, há sim serviço de bordo, mas ele é todo pago. O único item gratuito é a água. Mas, mesmo assim, eles só servem se você solicitar. Não oferecem a ninguém.

Achei os preços do cardápio bem caros: uma garrafinha de água ou uma latinha de refrigerante custam 3 dólares. Já uma lata de cerveja Cusqueña sai por 6 dólares. O Nescafé tradicional custa 3 dólares.

Como é voar Sky Airline: Cardápio da companhia com opções de comidas e bebidas
Cardápio da Sky Airline (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Pra comer, tem sanduíches por 7 dólares e combos com 1 sanduiche, 1 snack doce ou salgado e uma cerveja, por exemplo, por 13 dólares. Eles só aceitam pesos chilenos ou dólares. Dá pra pagar com cartão de crédito.

Sobre o entretenimento a bordo, vale a pena você garantir vídeos e podcasts (inclusive tem o nosso hein) no seu celular porque no avião mesmo não terá absolutamente nada.

Uma coisa que achei ótimo é que o avião possui entrada USB para poder carregar o celular. Ponto positivo!

Entrada USB no avião para Santiago, no Chile
Entrada USB (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Bagagem e assentos nos voos da Sky Airline

Para escolher o assento mais barato do voo na hora da compra é preciso pagar pelo menos 9 dólares.

A bagagem de mão custa USD 34,47 e a bagagem despachada sai por USD 40,55. Esses valores são para cada trecho e foram checados em agosto de 2022.

É preciso ficar atento ao tipo de passagem que você está comprando para ver se tem direito a bagagem de mão ou não.

Preço das passagens da Sky Airline

É muito difícil falar de preços de passagens, já que eles mudam constantemente, mas nas minhas buscas (agosto de 2022), cheguei a encontrar cada trecho por 91 dólares.

São vários tipos de tarifa:

  • Tarifa Zero dá direito a uma bolsa de mão e uma mudança de voo;
  • Tarifa Plus dá direito a uma bagagem de mão, uma mala de despachada, um assento padrão e uma mudança de voo.
  • A Full inclui mais uma bagagem despachada, um assento especial, Star Pass e mudança de nome caso necessário.

Sky Arilines é confiável?

Apesar de ser uma companhia aérea recente no Brasil, ela já existe há mais de 20 anos no Chile. Não tive nenhum problema na minha experiência com eles. Os voos saíram perto do horário previsto e chegaram no horário certo também.

Como é voar Sky Airline: Tela mostra voo para Santiago no aeroporto de Guarulhos
(Foto: Esse Mundo é Nosso)

Embora não sejam super confortáveis, as aeronaves atendem às expectativas de uma low cost e os voos foram bem tranquilos.

Entretanto, uma pessoa que voltou comigo disse que no voo da ida tiveram que ficar cerca de 2h no avião para que a companhia pudesse resolver um problema na aeronave em Santiago. Disse que neste período a água que eles tinham disponibilidade para vender acabou e não tinha mais o que fazer.

Eu viajaria de novo com a Sky Airline?

Apesar de ser uma empresa low cost, a Sky Airline é uma boa opção para quem pretende ir ao Chile se as passagens estiverem mais em conta.

Eu não tive nenhum problema com eles, fui bem atendido e os voos tiveram apenas alguns minutos de atraso. Com certeza, viajaria novamente com eles para lá.

Cordilheira dos Andes vistas através da janela de avião
Cordilheira dos Andes (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Preciso de passaporte para viajar ao Chile?

Embora não seja necessário ter um passaporte para ir ao Chile, é preciso ficar atento a alguns detalhes.

Brasileiros podem entrar ao país portando apenas o RG, mas é importante saber que o documento pode ter no máximo 10 anos de expedição. Além disso, não é permitido entrar ao país usando a carteira de motorista.

Aproveite para ver a lista de países que brasileiros podem entrar apenas com o RG.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há mais de 15 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Fernando Urra disse:

Eu e minha esposa (idosos)já não tivemos uma boa experiência….o nosso voo SP-STGO-TEMUCO foi um desastre na ida e na volta.
IDA-Devido a um atraso na liberação das malas em Stgo perdemos a conexão para Temuco (voo da mesma companhia), tendo que dormir no saguão do aeroporto sem nenhuma assistência da SKY e não tem ninguém para reclamar.
VOLTA-Chegamos a SP com as duas malas novas (de 23kg) quebradas de jogar no lixo. Com o reembolso das malas não deu nem para comprar UMA frasqueira…
Acho que disso vem a frase: O BARATO SAI CARO.

Fábio Leal disse:

Com o seu comentário fiquei meio temeroso com relaçao a essa Sky, mas analisanso mais friamente, como até as companhias aéreas que não são consideradas low cost causam alguns dissabores eventualmente, essa até que não está muito fora dos padrões. A Latam estragou recentemente uma mala nova de 23 kg na primeira viagem e após um vai e vem de informações me ressarciram USD 40. O prejuízo só não foi maior porque a mala era das mais em conta, pois sei bem o tratamento que eles dispensam a elas jogando para lá e para cá.

Vania disse:

Estou temerosa em viajar pela Sky, depois de todos os comentários que li. Até agora, nada ou quase nada de positivo.