Imigração na Alemanha: Como é, dicas e documentos necessários
Muita gente que entra na Europa em voos diretos saindo do Brasil para o país fica em dúvida sobre como é a imigração na Alemanha, os documentos exigidos e o que pode ser pedido pelo agente.
Brasileiros não precisam de visto ou vacinas para permanência de até 90 dias no chamada Espaço Schengen, que inclui boa parte da União Europeia, exceto Reino Unido e Irlanda. Mas por outro lado, há uma certa documentação que é recomendada e pode ser exigida, como falaremos mais abaixo.
Como é a imigração na Alemanha
Eu já fiz a imigração na Alemanha tanto em Frankfurt como em Munique. Em ambas o processo foi rápido e tranquilo. Dou algumas dicas aqui e o mais importante: o que o país solicita que você leve com você de documentos.
1. Preciso de vistos ou vacinas?
Como disse anteriormente, para um período de até 90 dias nos países membros do Espaço Schengen (explicarei mais abaixo quais são), incluindo a Alemanha, brasileiros não precisam de vistos ou vacinas para viagens a turismo.
2. Seguro obrigatório na Alemanha
Por outro lado, é obrigatório que o viajante tenha um seguro viagem válido por toda a estadia na Europa, com cobertura mínima de 30 mil euros. Esse é um seguro comumente vendido no Brasil e pode ser pedido na imigração na Alemanha ou nos demais países.
Nós sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador que encontra os melhores preços entre as principais seguradoras. Você pode ainda usar o cupom ESSEMUNDO15 para ter até 20% off na contratação do seguro.
Dá pra fazer a cotação online mesmo e sem compromisso. Sai muito mais barato que de última hora no aeroporto.
O seguro não é importante apenas pela obrigatoriedade, mas garante sua tranquilidade caso ocorra qualquer imprevisto de saúde ou até mesmo extravio de mala ou cancelamentos de voos.
Eu já fraturei a coluna esquiando no exterior e tive de ser resgatado de helicóptero no Chile. Já imaginou quando isso me custaria se não tivesse feito o seguro, que é barato, dependendo dos dias de viagem?
3. Documentos exigidos na imigração na Alemanha
A Representação do Governo da Alemanha no Brasil condiciona a entrada de brasileiros no país, além do seguro citado acima, aos seguintes documentos:
- Passaporte emitido há menos de 10 anos e válido por pelo menos três meses para além da sua data de saída;
- Que o passageiro tenha como comprovar o objetivo da viagem. Isso inclui, por exemplo, a reservas de hotéis ou do aluguel de uma casa durante a permanência no Espaço Schengen e não só apenas na Alemanha (encontre hotéis com descontos);
- Possa também comprovar que tem recursos financeiros para se manter durante a viagem. O país não especifica quanto de dinheiro, mas você pode considerar, assim como a França pede, uma média de 65 euros por dia. Você pode comprovar a quantia em dinheiro vivo ou até mesmo com a fatura do seu cartão de crédito ou um cartão pré-pago;
- Disposição para deixar o Espaço Schengen antes de expirar os 90 dias. Ou seja, tenha com você a passagem de volta.
Mais abaixo iremos fazer um resuminho desse checklist para passar com tranquilidade na imigração na Alemanha.
4. Menores de idade
Brasileiros menores de 18 anos que viagem ao exterior sozinhos ou na companhia de apenas um dos pais ou responsáveis precisam de uma autorização que você pode consultar no site do governo alemão no Brasil.
5. O que é o Espaço Schengen?
É um acordo de livre fronteiras entre diversos países da Europa. Ou seja, mesmo que você voe do Brasil para a Espanha, por exemplo, mas seu voo chegue em Frankfurt, sua imigração será em território alemão e não no espanhol.
Então vale sempre lembrar: a imigração é feita no primeiro país onde você desembarca na região.
Entre os principais membros de Schengen, estão os seguintes signatários: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.
Se você quiser saber mais sobre esse acordo e ver a lista completa de país, pode consultar esse link.
Checklist para imigração na Alemanha
Abaixo fazemos um resuminho do que é recomendado pelo governo para a imigração na Alemanha de brasileiros que irão ficar até 90 dias no Espaço Schengen.
Se você pretende ficar mais tempo, vale consultar as orientações do governo nesse link anterior.
- Passaporte válido por pelo menos três meses a valer da data de saída;
- Seguro viagem obrigatório com cobertura mínima de 30 mil euros (compare aqui opções com descontos);
- Comprovantes dos objetivos da viagem, como reservas de hotéis ou de casas de temporada ou até mesmo uma carta convite de algum morador do país em situação legal. Aliás, existem vários modelos na internet que você pode consultar;
- Deve comprovar que tem dinheiro suficiente para se manter durante todo o tempo da viagem. Considere em média 65 euros por dia, que podem ser comprovados em dinheiro vivo, fatura do cartão ou soldo no cartão internacional;
- Comprovante de que deixará o Espaço Schengen até o prazo de 90 dias, como por exemplo uma passagem aérea de retorno.
Restrições de bagagem
Assim como na maioria dos países, há restrições na entrada na Alemanha para medicamentos em viagem, quantias em dinheiro e outras medidas alfandegárias, como animais, plantas ou produtos derivados.
Vale também consultar as instruções sobre a aduana no site da Representação Alemã no Brasil.
Tem mais alguma dúvida sobre a imigração na Alemanha? Deixe seu comentário que farei o possível para ajudar!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Olá! Muito bacana seu conteúdo, parabéns! Se possível nos tire uma dúvida. Mais ou menos quanto tempo para passar na imigração no aeroporto de Frankfurt? Tenho 2 horas e meia pra pegar a próxima conexão, será que dá certo?
Oi, Anna, tudo bem?
Normalmente é um bom tempo sim, claro que depende do movimento no dia da sua chegada.
Abraços!
Boa tarde vi na postagem que você falou que menores acompanhado de um dos pais precisa de um autorização . No caso o passaporte da minha filha já tem essa autorização para viajar com um dos pais indistintamente. Mesmo com essa autorização preciso dessa outra que vc falou ?
Oi, Thalita, tudo bem?
Provavelmente não, mas é sempre bom checar com o juizado da sua cidade ou até mesmo com o consulado do país que irá visitar pra estar com tudo certinho em mãos.
Abraços e boa viagem!
Olá, eu vou para Ásia e irei fazer uma conexão em Frankfurt durante 9 horas, gostaria de saber se para sair do aeroporto devo apenas informar que estou em conexão e mostrar os documentos do seguro viagem. Se por um acaso eu for barrado eu poderei regressar a área de embarque para seguir minha conexão ?
Oi, João, tudo bem?
Isso mesmo, se você sair do aeroporto, passará pela imigração e deverá ter os documentos, nesse caso inclusive o seguro obrigatório. Caso seja impedido, o normal (já aconteceu comigo) é você continuar na área de trânsito até o próximo voo.
Abraços e boa viagem!
Olá!
Estou com uma dúvida há bastante tempo e até agora não encontrei uma resposta completa.
Pretendo viajar ao Japão saindo de Porto Alegre e, como é mais em conta, considero passar por algum aeroporto da Europa. Mesmo que eu comprove que é apenas uma conexão, eu preciso ter um seguro para entrar no país? Não vai nem fechar 24hrs as duas conexões e eu nem pretendo sair do aeroporto, seja lá qual for. Se puder me responder, agradeço imensamente!
Oi, Mariana, tudo bem?
Isso vai depender da sua conexão. Se você for ficar apenas do aeroporto, não passará pela imigração na Europa. Agora se você sair, mesmo que seja pra dar uma voltinha e conhecer alguma atração, passará sim e precisará de toda a documentação.
Aproveitando, eu acho que o seguro é importante não só em lugares onde é obrigatório, como na Europa. Eu mesmo sofri me machuquei no Chile na neve, quebrei a coluna, fui resgatado de helicóptero e fiquei vários dias internados. Já pensou quanto isso teria me custado? O seguro cobriu tudo e sem contar que é bem barato. Vale pra não correr esses riscos em qualquer destino pelo baixo investimento.
Abraços!
Olá Rafael, bom dia. Parabéns pelo post! Faremos uma viagem em família em 2020 e nosso voo tem destino final Lisboa, mas faz conexão muito curta em Munique. Somos em 5 (eu, esposa e 3 filhos). Acredito que faremos a imigração em Munique. Nesse caso, devo considerar para o cálculo de comprovação financeira os 65 euros/dia/pessoa citado no seu post? Ou nossa imigração será em Lisboa e devo considerar para os cálculos 75 euros/pessoa + 40 euros/dia/pessoa (vi em outro post esses valores)?
Obrigado!
Oi, Suri, tudo bem?
Muito obrigado! Isso mesmo, a imigração de vocês será em Munique. Esse é um tema complicado, já que cada país pede uma quantia. Eu levaria o valor maior pra ter tranquilidade, mesmo que seja com um limite do cartão de crédito.
Abraços e ótima viagem!