Como usar o celular no Chile sem pagar roaming ou taxas
Tem uma viagem marcada e quer usar o celular no Chile? Sabia que você pode usar internet, fazer ligações e enviar SMS sem pagar nada a mais? Sem roaming nem taxas?
Mas para usar esse benefício mútuo para cidadãos brasileiros e chilenos é preciso saber de algumas informações e seguir alguns passos, como explico em detalhes nesse post.
Celular no Chile sem pagar roaming
Desde 2023, Brasil e Chile assinaram um acordo que isenta viajantes da cobrança de roaming ao visitarem os respectivos países.
Segundo a Anatel, “essa isenção vale para as comunicações de voz, de mensagem (SMS) e de dados móveis”.
Ou seja, numa viagem ao país você pode usar a internet, fazer ligações e enviar mensagens usando seu próprio plano contratado no Brasil, sem cobranças extras como acontece em outros destinos.
Mas para isso, como falarei mais abaixo, é preciso liberar o roaming internacional junto da operadora brasileira. E é aí que entra a notícia ruim para clientes Claro, já que ela retirou esse benefício dos planos pré-pago e controle.
Já clientes Vivo e TIM de todas as categoria de planos podem usar normalmente o celular no Chile, desde que liberem o roaming internacional. Os dados de internet são deduzidos do mesmo plano que você já usa no Brasil.
Então, por exemplo, se você tem 10GB por mês contratados, seguirá com essa mesma quantia de dados disponíveis durante a viagem.
Acordo entre Brasil e Chile
O tratado entrou em vigor no dia 25 de julho de 2023, quando a Anatel publicou o Acórdão nº161 para dar cumprimento ao Artigo 11.25 do Acordo de Livre Comércio firmado entre os dois países e que inclui obrigatoriedades relativas ao roaming internacional.
O benefício permite que brasileiros que estejam temporariamente no Chile possam usar o celular sem cobrança adicional de roaming. Ou seja, os mesmos planos e promoções que a pessoa tem no Brasil segue valendo no Chile.
Então é possível usar dados de internet, fazer ligações e enviar SMS como se estivesse no Brasil. Isso é válido para viagens de no máximo 90 dias seguidos ou 120 dias não consecutivos dentro do período de um ano.
Como liberar o roaming para usar o celular o Chile
O benefício de isenção de taxas é válido para operadoras que ofereçam a função de roaming internacional, independente do plano ser pré, controle ou pós-pago.
Infelizmente isso é uma má notícia para clientes da Claro. A operadora retirou a função de roaming de seus planos pré-pago e controle. E, para piorar, apenas oferece o serviço aos clientes pós-pagos mediante e contratação do Claro Passaporte, que já libera a internet nos países das Américas.
Ou seja, se for seu caso, você não poderá usufruir da gratuidade, já que a Claro exige que você assine o plano extra para usar o roaming internacional em qualquer país.
A assinatura mais barata é do Passaporte Américas, que custa R$ 9,99 ao mês com fidelidade de um ano (preço de setembro de 2024).
Já clientes TIM e Vivo têm a possiblidade, caso não tenham planos de roaming contratados, de usar internet em outros países pagando por diárias ou consumo de dados. E é aí que entra o benefício ao usar o celular no Chile, já que você não será tarifado por esse consumo.
Mas é preciso prestar atenção, pois com roaming ativo a isenção de taxas extras só é válida no Chile.
Então, por exemplo, se você fizer numa mesma viagem o Chile e Argentina, deve bloquear a função “roaming de dados” nas configurações do seu próprio aparelho ao sair do território chileno para não ter custos extras.
Se for seu caso, nós já publicamos um outro guia das melhores formas de ter internet na Argentina.
Passo a passo para ativar o roaming internacional
- Ligue na sua operadora no Brasil e verifique se seu plano é elegível ao roaming internacional gratuitamente;
- Libere a função de roaming de dados nas configurações do seu celular;
- Ao chegar ao Chile, caso a conexão não seja automática, basta selecionar alguma das operadoras disponíveis;
- Pronto, você pode usar a internet, fazer ligações e enviar mensagens como se estivesse no Brasil, descontando do seu plano já contratado.
Todas as informações aqui têm como fonte a Anatel. Eu fiz o teste com meu plano controle da TIM no Chile e foi muito simples. A liberação na central de atendimento foi rápida e usei normalmente meu celular em Santiago sem custo algum.
O que fazer se não tenho direito ao roaming?
Para brasileiros cuja operadora não libere o roaming internacional, uma das formas mais econômicas é comprar um chip pré-pago local.
As principais operadoras no Chile são:
Os chips são encontrados no aeroporto (onde custam mais caro), em bancas e lojinhas espalhadas por várias cidades e até em supermercados.
Um plano básico de 4GB válido por 7 dias na Entel, por exemplo, custa pouco mais de R$ 12. Então de forma geral usar um chip pré-pago é bem barato no país.
eSIM é uma alternativa prática
Outra alternativa para já desembarcar com internet no país é comprar um eSIM, caso seu celular aceite um. Com esse chip virtual não é preciso trocar o chip físico e você ativa uma nova linha temporariamente para usar no celular.
Nós usamos bastante o eSIM da Airalo, uma das principais empresas do mundo. Para o Chile, um plano de 7GB válido por 5 dias custa 11 dólares. É uma opção bem prática também e você pode ver todos os detalhes no site.
Como são nossos parceiros, use o cupom ESSEMUNDOENOSSO para ter 10% de desconto no seu eSIM.
Se for para mais de um país, também é possível comprar chip virtual ou até mesmo físico com planos regionais com cobertura na América do Sul da simfinity, que também já testamos e funcionou muito bem.
Dúvidas Frequentes
Normalmente, o roaming internacional é bloqueado na maioria das operadoras brasileiras. Então você deve entrar em contato com a sua e ativar a função. Depois libere também o roaming de dados nas configurações do seu aparelho. Veja aqui em detalhes se a sua operadora oferece o roaming gratuito no Chile.
Você deve pedir para a sua operadora liberar o roaming internacional do seu plano, caso esteja disponível. E então pode aproveitar o benefício do acordo entre Brasil e Chile de roaming gratuito e sem taxas (saiba mais).
Brasil e Chile têm um acordo de roaming gratuito para viajantes dos dois países. Então é preciso liberar com sua operadora o roaming internacional e a função roaming de dados no seu smartphone. Saiba o passo a passo para usar esse benefício.
Depende. Clientes da Vivo e da TIM têm roaming internacional para todos os tipos de plano e podem usar o benefício de um acordo entre Brasil e Chile para roaming sem custos adicionais. Já a Claro, infelizmente retirou o roaming dos planos pré e controle, além de cobrar para liberá-lo nos pós-pago. Saiba todos os detalhes do acordo.
TIM, Vivo e Claro funcionam no Chile desde que seu plano tenha roaming internacional. Com essa função ativa, você pode se beneficiar do acordo entre Brasil e Chile para roaming gratuito (saiba mais).
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!