Cafarnaum, em Israel: Conheça a cidade de Jesus
Como sempre falamos, Israel é pequeno, mas cheio de história por todos os lados. Um dos lugares imperdíveis pra quem vai ao país fazer turismo religioso é Cafarnaum, que também é conhecida por ser a cidade de Jesus.
Neste post, vamos contar um pouco da história de Cafarnaum e falar da nossa experiência por lá com dicas de como chegar.
CAFARNAUM, EM ISRAEL: A CIDADE DE JESUS
| ONDE ESTÁ LOCALIZADA?
Cafarnaum está localizada no norte de Israel, na região do mar da Galileia. Fica a 185 km de Jerusalém, a 75 km de Tel Aviv, a 50 km de Nazaré e a 16 km de Tiberíades.
| DÁ PARA FAZER BATE-VOLTA?
Sim! O ideal para quem visita Cafarnaum é fazer bate-volta. Como nós dividimos a nossa viagem em duas bases (Jerusalém e Tel Aviv), fechamos um passeio pelo Get Your Guide saindo de Tel Aviv porque era mais perto. Nosso tour começou em Nazaré e passou por diversos locais, como Cafarnaum e o Rio Jordão. Aproveite para fechar seu tour pelo site.
Apesar de ter muita história, o passeio por Cafarnaum não é demorado. Então, dá para aproveitar para conhecer outras atrações próximas.
| A HISTÓRIA DE CAFARNAUM
Cafarnaum, em Israel, é conhecida por ser a cidade de Jesus, já que foi lá que Ele teria morado por muito tempo e também teria realizado diversos milagres, como a cura de um paralítico, a cura da sogra de Pedro e também o exorcismo no pôr do sol. Além disso, Jesus teria recrutado seus primeiros discípulos na região.
Por ser uma cidade fronteiriça, lá haveria uma alfândega.
Cafarnaum deve ter sido uma cidade pequena, tanto que o significado de seu nome é “vila/aldeia de Naum”, o que dá a entender de que não havia muita gente por ali.
| O QUE TEM PRA VER EM CARFANAUM?
Logo na entrada, há uma placa que deixa claro que aquela seria a cidade de Jesus. É muito emocionante andar por Cafarnaum e ver as ruínas que seriam do século I. Nosso guia sempre nos falava isso: “Jesus andou pelas pedras”. Quando parávamos para pensar que muito do que está ali é datado do Primeiro Século Depois de Cristo, era realmente difícil não se emocionar independente da religião. A energia é diferente.
Em Cafarnaum também está uma sinagoga do século IV, mas a base desta sinagoga também seria do século I, ou seja a base é do tempo de Jesus. A poucos metros dali, está o local onde seria a casa de Pedro e também onde Jesus teria morado por um tempo. Atualmente, em cima do local há uma igreja do século XX.
Atrás da casa de Pedro, tem uma linda vista do mar da Galileia.
Em Cafarnaum, há uma imagem de Pedro com peixes, já que ele era pescador, e também segurando umas chaves, que seriam as chaves do céu.
| O QUE TEM POR PERTO?
Aproveite que está em Cafarnaum para ir a Tabgha, na região de Tiberias. Lá teria acontecido o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. Hoje há uma igreja no local. Fica a 3 km de distância de Cafarnaum.
Na região também está o Monte das Beatitudes, onde Jesus teria feito o Sermão da Montanha. Se tiver com tempo, vá a Nazaré também. Aliás, a gente fez um post bem completo sobre a nossa ida a Nazaré.
Lembrando que o tour que fizemos saiu de Tel Aviv e passou por Nazaré, Cafarnaum, Mar da Galileia e Rio Jordão. Aproveite para ver mais informações no Get Your Guide e feche seu tour também.
| PRECISA DE SEGURO VIAGEM PRA ISRAEL?
Embora não seja obrigatório, é muito recomendável que se faça um seguro viagem para Israel. Além de não sabermos o que pode acontecer conosco durante a viagem, ter o documento pode te ajudar inclusive na imigração.
A nossa dica é entrar no site da Seguros Promo, que funciona como uma comparadora de seguros, colocar a data e o local da viagem e escolher o que mais combina com você. No momento de finalizar a compra, use o código ESSEMUNDOENOSSO5 para ter 5% de desconto. Se estiver com bastante antecedência, escolha pagar via boleto e ganhe mais 5% de desconto.
| ONDE FICAMOS EM ISRAEL
Como eu falei, fizemos duas bases em Israel: Jerusalém e Tel Aviv, o que foi ótimo. Temos um post que explica bem como escolher as cidades para se hospedar no país.
Em Jerusalém, ficamos no Leonardo Boutique, que é ótimo e muito bem localizado (veja mais opções na cidade). Já em Tel Aviv, nos hospedamos no The Rothschild 71, que também é ótimo e nos deram um late check-out sem cobrar nada. Ele fica localizado num prédio no estilo Bauhaus (veja mais opções na cidade).
Ficou com alguma dúvida de Cafarnaum? Deixe nos comentários!
+ Veja todos os nossos posts do destino
+ Como chegar ao país do avião a saída do aeroporto
+ O que você precisa saber antes de ir; dicas
+ Mar Morto: O que fazer e como chegar
+ Nazaré: O que fazer na cidade de Maria e José
+ Onde ficar no país: Melhor cidade pra se hospedar
+ Onde ficar em Tel Aviv: Hotéis e pousadas
+ Moeda: Qual levar e onde trocar
+ É seguro viajar pra lá? Nossa experiência
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Sempre tive um sonho de conhecer as cidades de Cristo 🙏
Bom dia! Shalom! Amei ver seu trabalho e o que deixou registrado no post sobre Cafarnaum é encntador,quando leio a Biblia e tenho como conferir para nós é lindo. Que não podemos ir até lá.
Nossa, eu amei esse… documentário. Vou pra lá em maio proximo, mas já fui hoje, agora, através dessa leitura. Obrigada por partilhar!
Lindo um lugar sagrado