Budva, o balneário mais badalado de Montenegro
Com praias tão bonitas quanto, mas preços bem mais baixos que a vizinha Croácia, Montenegro se mostra cada vez mais como um grande destino do verão europeu. O balneário mais badalado do país é Budva, a menos de 2h de carro da cidade croata de Dubrovnik.
Mesmo que seja apenas em um bate-volta combinado com a cidade montenegrina de Kotor, mostramos aqui alguns motivos que valem a visita.
O BALNEÁRIO DE BUDVA
Se tem uma cidade disputada no verão de Montenegro essa é Budva. A alta temporada, com preços mais altos, é em julho e agosto, quando as areias do balneário são tomadas por russos e ucranianos principalmente. Para pegar sol, mas evitar a muvuca, prefira ir em maio e junho ou em setembro.
Budva tem um centrinho medieval (Stari Grad) bem charmoso à beira-mar. O bairro amuralhado é cheio de ruelas, restaurantes e lojinhas. Embora tenha sido praticamente destruído após dois terremotos em 1979, hoje ele já está todo reconstruído.
+ Confira hotéis com desconto de até 50% na cidade
Por outro lado, é fácil perceber que a cidade cresceu desordenadamente, com grandes prédios em busca de endinheirados russos e ucranianos, que ancoram seus iates de luxo perto do centro histórico.
Já a orla, perto dali, é bem bonitinha, com areia (diferente das praias de pedras croatas). São muitos restaurantes que fazem o serviço de praia, com espreguiçadeiras ou mesinhas com vista pro mar. A cerveja (na língua local “pivo“) mais famosa tem um nome complicado (Nikšićko), mas pode chamá-la de Nik que todos entenderão.
Na orla, almoçamos no restaurante Kralj, com preços incrivelmente baixos e comida deliciosa. Um dos pratos principais do litoral montenegrino é o mexilhão, que eles fazem como ninguém. Repare ao longo da viagem pelo litoral as boias onde esses frutos do mar são criados.
+ Conheça a linda Kotor e combine na sua cidade a Montenegro
COMO CHEGAR
O jeito mais fácil é de carro ou em um dos vários tours que partem de Dubrovnik, que é também onde fica o aeroporto mais próximo.
MOEDA
O Euro é a moeda de Montenegro.
QUANDO IR
Os dias mais quentes e de sol são entre maio e setembro. Se puder, evite a altíssima temporada (julho e agosto).
VISTO
Brasileiros não precisam de visto de turismo em Montenegro.
SUGESTÃO
Não deixe de combinar a viagem com uma ida a Kotor, uma baía incrível encravada entre as montanhas.
+ 9 razões para conhecer Montenegro
+ Todas as dicas para sua viagem pela Croácia
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Rafael tudo bem??
Estou indo pra Kotor em cruzeiro pela MSC, ficaremos ancorador meio período apenas.. e estou na dúvida se compensa fazer o passeio ofertado pela operadora ou se consigo fazer por conta… você poderia me instruir qual o melhor passeio que você indica? Visto que pelo tempo não poderei conhecer muito, infelizmente!
Qualquer coisa, se puder me enviar um e-mail, agradeço: ra-tiemi@hotmail.com
Muito obrigada, Raquel
Oi Raquel, tudo bem?
Kotor é relativamente pequena e fácil de ser conhecida por conta própria. Eu também fiquei apenas meio dia lá. As principais atrações são o centrinho histórico e a subida até o alto das Muralhas. Olha só esse post com o que dá pra fazer por lá https://www.essemundoenosso.com.br/dicas-de-kotor-montenegro/
Abraços e ótima viagem
Oi tudo bem?? Gostaria de saber se você fez no mesmo tour o passeio para Kotor e Budva ou foram dias distintos???
Obrigado pela ajuda
Oi Christopher, tudo bem?
Fiz no mesmo dia. Normalmente os tours que saem de Dubrovnik pra Kotor incluem a parada em Budva. Nós ficamos cerca de 2h e almoçamos por lá.
Abraços!