Bombinhas, SC: O que fazer, praias e guia completo
Se tem um lugar que me surpreendeu foi Bombinhas, em Santa Catarina. Passamos uma semana por lá para conseguir conhecer bem cada cantinho e voltamos apaixonados.
São muitas praias incríveis (algumas delas com Bandeira Azul), um mar clarinho que chega a doer os olhos, bom comércio e restaurantes maravilhosos.
O que fazer em Bombinhas: Guia completo!
Neste guia completo, a gente dá dicas de o que fazer em Bombinhas e fala dos melhores lugares para comer por lá. Além disso, listamos as melhores praias, as principais pousadas em Bombinhas e contamos qual é a melhor época para aproveitar a região.
Antes de mais nada, vamos explicar onde Bombinhas está localizada:
1. Onde fica Bombinhas
Bombinhas é uma cidade localizada no litoral centro-norte de Santa Catarina e que faz parte da Costa Verde & Mar. São 35.923 km² de extensão e cerca de 19 mil habitantes.
A cidade fica a cerca de 75 km de Florianópolis e a 36 km de Balneário Camboriú.
2. Praias de Bombinhas
Então agora vamos falar das praias de Bombinhas. Afinal, não tem como pensar da região sem citar suas bela paisagem natural.
Embora nós tenhamos ido duas vezes para a cidade, a primeira foi apenas de passagem e pegamos o tempo feio e nublado. Nada comparado com o que vimos na segunda vez, cheia de sol e céu azul. As praias realmente são surpreendentes.
No total, a cidade conta com 39 praias. Algumas têm acesso apenas através de trilhas ou pelo mar.
Aliás, há certas regras que devem ser seguidas por quem frequenta as praias de Bombinhas:
- Não é permitido uso de caixas de som;
- É proibido o uso de tendas e gazebos nas praias de Bombas, Bombinhas, Lagoinha e Sepultura;
- Não é permitido acampar, fazer fogueiras e levar animais domésticos.
Dito tudo isso, vamos falar sobre cada uma das praias:
Praia de Bombas
A primeira praia da lista não poderia ser outra, já que Bombas e seus 2km de extensão costumam ser a porta de entrada pra cidade.
É uma praia urbana com muito comércio e serviços ao redor. Dizem que o nome de Bombas vem do som provocado pelas ondas ao baterem.
Além disso, possui um calçadão que é ideal para praticar esportes e fazer caminhada.
Recentemente, foi criada a Passarela do Ribeiro que, em seus 800 metros, liga a Praia de Bombas até a Praia do Ribeiro e depois à Praia de Bombinhas.
Praia do Ribeiro
Sem dúvidas, a Praia do Ribeiro é uma das mais bonitas da região e é uma boa dica de o que fazer em Bombinhas. Na primeira vez que estivemos por lá, como estava nublado, não deu para ter a real noção de sua beleza vista da passarela, mas com o sol tudo mudou.
A praia é pequena, mas é incrível! Cercada de mata nativa, a Praia do Ribeiro tem um mar azul e transparente. São apenas 120 metros de extensão, mas com um visual inesquecível.
Praia de Bombinhas
A Praia de Bombinhas é a mais famosa da cidade. Não à toa: ela que dá nome ao destino e é linda demais. O acesso pela praia se dá através da passarela que liga Bombinhas às praias de Bombas e do Ribeiro.
Há acesso pelo asfalto também, mas com direito a um grande morro. Então, se estiver a pé, vá pela passarela que é bem mais rápido.
O mar é calmo e cristalino. Um visual que encanta a todos. Além disso, a praia possui uma boa estrutura de barracas, quiosques e restaurantes em seus 1227 metros de extensão. Alguns deles são o Bora Bora, o Tropical Aloha, a Casa da Lagosta, a Concha das Ostras, o Mestre das Águas e a Casa da Praia.
Além disso, na alta temporada há como alugar cadeiras e guarda-sóis.
O tom branco da faixa de areia de Bombinhas se dá por ela ser composta por cristais de quartzo.
Nós ficamos hospedados no Bora Bora, um ótimo hotel em Bombinhas. O quarto é muito bom e o café da manhã também. A acomodação em que nós nos hospedamos tinha sala e cozinha. Além disso, o hotel disponibiliza estrutura de praia cadeiras e guarda-sóis.
Como nós fomos na baixa temporada, apenas aos finais de semana o bar do hotel na praia funcionava, mas a estrutura ficava disponível para os hóspedes. Aproveite para ver o valor das diárias com desconto!
Prainha
Seguindo a nossa lista com o que fazer em Bombinhas, a próxima praia é a Prainha. Como o nome diz, ela é uma pequena praia com 60 metros de extensão e que é ótima para a prática de snorkel.
Nesta praia, há o trapiche de onde saem muitos barcos de passeio e de onde muitas vezes é possível avistar animais marinhos.
A gente foi a pé seguindo pela praia depois de Bombinhas, mas também é possível ir de carro.
Embrulho
Caminhando mais um pouco depois de Bombinhas e da Prainha, chega-se à Praia do Embrulho. Aliás, assim como a sua vizinha, ela não é muito grande.
É uma praia de tombo cercada por rochas. Embora seja pequena, tem o bar Recanto do Marujo.
Lagoinha
Depois da praia do Embrulho é a vez da Lagoinha. Nós chegamos andando pela praia, mas é possível parar o carro no estacionamento que há por lá.
Embora seja pequena, é uma boa opção para quem viaja com crianças, já que, como o nome diz, o mar parece realmente uma pequena lagoa rasa sem ondas cheia de peixinhos, piscinas naturais e até tartarugas.
São tantos peixes que é possível avistá-los de longe. É realmente muito lindo! Embora seja pequena, quando fomos, havia um bar na praia.
Sepultura
Embora o nome não seja dos mais bonitos, pode acreditar que a praia da Sepultura é incrível. Foi uma das mais surpreendentes pra nós.
Não estávamos esperando nada, mas, quando chegamos, demos de cara com um mar calmo e cristalino. Muito lindo.
O único porém desta praia é que ela é bem pequena e na alta temporada costuma ficar abarrotada de gente. Como nós fomos em maio, estava super vazia.
Se você quiser, há duas opções de bares na praia: o Sabor do Mar e o Ohana. Nós fomos nos dois, mas apenas para beber.
Pra chegar até ela, é possível ir andando, mas é bem cansativo. A melhor forma é indo de carro e parando no estacionamento, já que não tem onde estacionar na rua. Nós fizemos isso. O bom é que você paga um valor fixo e pode sair e voltar quando quiser.
Como não há muitas ondas, é ótimo para praticar snorkel.
Aliás, uma curiosidade sobre a praia: dizem que ela se chama “Praia da Sepultura” porque o corpo de um escravo no século XIX teria sido enterrado ali após uma briga.
Quatro Ilhas
A Quatro Ilhas, também conhecida como Praia de Fora, é mais uma dica de o que fazer em Bombinhas. Ela é uma praia diferente das que já citamos aqui, já que tem uma faixa de areia extensa (são 1016 metros) e dois visuais bem distintos.
Enquanto do lado esquerdo é ótima para famílias e para a prática de mergulho, já que a água é calma, do lado direito, os surfistas aproveitam as ondas. Ela conta com certa estrutura.
O nome da praia se dá porque a partir dela é possível avistar quatro ilhas.
Aliás, ela é umas das praias de Bandeira Azul de Bombinhas. Portanto, possui banheiros público, salva vidas e acessibilidade.
Praia de Mariscal
Outra praia famosa em Bombinhas é a Mariscal. Confesso que gostei bastante da estrutura que tem ao redor dela com bons restaurantes, bares, estacionamento e ciclovia.
Além disso, tem o famoso Mirante de Mariscal, onde é possível ter uma linda vista da praia.
Um diferencial é que ela tem uma extensa faixa de areia, ou seja, há espaço pra todo mundo.
Aliás, o nome da praia se dá devido à grande quantidade de mariscos encontrada por lá. Ela também é uma das preferidas dos surfistas.
Por ser de Bandeira Azul, a praia conta com banheiros públicos, acessibilidade e salva vidas.
Praia de Canto Grande (Mar de Fora)
Depois da Praia de Mariscal, a praia que segue é a Canto Grande (Mar de Fora), já que há também a de Mar de Dentro.
Ela é uma das praias mais extensas de Bombinhas, com cerca de 4km.
Praia da Conceição
A Praia da Conceição é mais uma dica do que fazer em Bombinhas. Em seus 453 metros, é uma bonita praia de Bandeira Azul. Em frente a ela, há um beach club chamado Bora Bora.
Por ser considerada de Bandeira Azul, conta com banheiros públicos, acessibilidade e salva vidas.
Praia de Canto Grande (Mar de dentro)
Outra praia famosa em Bombinhas é a Praia de Canto Grande (Mar de Dentro). O mar por aqui é calmo. Por isso, ela é ideal para crianças e famílias. O acesso à Pedra do Macaco fica no canto da praia.
Além disso, esta é uma das melhores praias para curtir o pôr do sol. Por lá, está o Tatuíra, um bar de praia que no verão funciona todos os dias e nas outras estações de quinta a domingo durante o dia todo. Nós frequentamos bastante e amamos! A vista de lá é incrível.
Aliás, uma coisa bem legal que fica nesta praia é o bar flutuante Porto do Sol. O acesso até ele se dá a partir da praia de Canto Grande (Mar de Dentro). A gente vai falar mais dele mais adiante, mas vale muito a pena curtir o pôr do sol no meio do mar.
Zimbros
A Praia de Zimbros é uma das mais afastadas de Bombinhas. Ela não tem muita estrutura, mas é boa pra uma caminhada. Além disso, há muitos barcos por lá.
Aliás, a gente fez um passeio de barco por algumas praias que saiu daqui. Vamos falar dele mais adiante neste post.
Um dos hotéis que nos hospedamos fica em Zimbros e é em frente à praia. É a Pousada dos Ingleses. Nós gostamos muito. A acomodação é um chalé com sala, cozinha e quarto.
Praia do Cação
Pra chegar até a Praia do Cação é preciso ir de barco. Antes até era possível fazer uma trilha, mas ela foi fechada. Nós fizemos o passeio com a Zimbros Ecotour. A praia é pequena, mas linda. São apenas 65 metros de extensão.
Além disso, ela é famosa por ter um trampolim no mar. Ele não é bonito porque foi feito por seres humanos na pedra, mas é divertido pular lá de cima pra quem gosta de aventura.
Praia da Tainha
A Praia da Tainha é uma pequena praia paradisíaca em Bombinhas. Ela possui apenas 200m de extensão, mas tem um mar claro e lindo. Está localizada no sul de Bombinhas.
Aliás, a praia tem esse nome por ser um bom lugar para se pescar tainha. Dá pra chegar por trilha a partir da entrada do Morro do Macaco pela Trilha da Tainha ou de carro mesmo por uma estrada de terra.
Praias de Bandeira Azul
Três praias de Bombinhas ganharam o certificado de Bandeira Azul entre 2020 e 2021. São elas: Quatro Ilhas, Mariscal e Conceição.
3. Morro do Macaco
Se você gosta de trilhas não pode deixar de fazer a do Morro do Macaco, em Bombinhas. A entrada fica na praia de Canto Grande (Mar de Dentro). Aliás, uma informação bem importante: é de graça.
Não é uma trilha de nível difícil. Eu diria que ela é moderada. Não foi uma das mais fáceis que já fizemos, mas também não é nada impossível.
O grande problema é que ela é íngreme em alguns trechos. O ideal é ir preparado com tênis e roupas confortáveis. Demoramos cerca de 40 minutos para subir. São 1800 metros de extensão.
Uma coisa que me assustou um pouco foi saber que nesta trilha é comum avistar cobras corais. Ainda bem que não vimos nenhuma.
Lá de cima, a vista é realmente incrível. Dá para ver Canto Grande, Mariscal, Quatro Ilhas, Zimbros, Morrinhos, Cantinho de Zimbros, o Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros e a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.
4. Mirante Eco 360º
Uma dica do que fazer em Bombinhas é ir ao Mirante Eco 360º. Ele também tem uma linda vista das praias. Como fica em uma propriedade privada, é preciso pagar para entrar.
Na baixa temporada, o ingresso estava R$ 15 (checado em maio de 2022).
Pra chegar até lá, é preciso ir de carro. Está localizado na estrada de terra da Praia da Tainha.
Do estacionamento, a trilha pra ir até o mirante é super tranquila, rápida e bem estruturada. São cerca de 15 minutos. Além disso, por lá há o Museu de História Natural Charles Darwin e uma tirolesa (R$ 55 por pessoa na baixa temporada).
Como o nome diz, lá de cima é possível ter uma vista 360º a 218 metros de altura. É realmente muito bonita! O melhor é que a trilha é bem tranquila.
Horário de funcionamento: De dezembro a março, todos os dias das 8h às 18h30 (tirolesa das 9h às 18h30). De abril a novembro, de segunda a sexta, das 10h às 17h. Aos finais de semana das 9h às 17h (tirolesa somente aos sábados e domingos, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Não funciona em junho).
5. Mirante de Mariscal
Na rodovia, chegando em Mariscal vindo do centro, há um mirante com uma linda vista da praia. Vale a pena parar o carro lá para curtir o visual.
End.: Acesso pela rua Peixe Dourado
6. Passeios em Bombinhas
Se você está em busca de o que fazer em Bombinhas, há algumas opções de passeios por lá. Um dos mais famosos é o safári pelas praias. Ele dura 2h30 e passa pelas principais praias da cidade. Quem realiza o tour é a Casa do Turista.
Além disso, é possível fazer aulas e praticar mergulho. Algumas empresas que realizam esta atividade são a Hy Brazil, a Submarine Escola de Mergulho e a Patadacobra.
Tem também os passeios no Barco Pirata (Canto Grande Turismo, Celso Turismar e O Pirata).
É possível fazer passeios de buggy (Agência Laelia) e de barco. Nós escolhemos fazer o de barco com a Zimbros Ecotour como vamos contar a seguir.
Passeio de barco em Bombinhas
Fizemos o tour pela Ilha do Macuco (R$ 130 por pessoa – valor de maio de 2022). O passeio sai da Praia de Zimbros e faz paradas na ilha e na Praia do Cação. As duas são lindas e ótimas para mergulhar.
O mais legal é que o Rodrigo, guia e dono da agência, tira vários fotos lindas de quem está fazendo o passeio e manda todas em alta qualidade. Aliás, na Praia do Cação tem um trampolim. Ótimo para quem gosta de momentos mais radicais rs.
No caminho, ainda há uma parada para avistar os leões-marinhos. Experiência única. O passeio dura cerca de 4h. Gostamos muito!
Eles também oferecem o tour pelas Praias Desertas e cachoeiras (R$ 120), mas esse não deu tempo de fazermos. Lembrando mais uma vez que fizemos passeio de barco com a Zimbros Ecotour.
Dica sobre passeios em Bombinhas
Embora haja muitos passeios em Bombinhas para conhecer as praias, nós preferimos alugar um carro e percorrer tudo no nosso tempo. É um investimento que vale super a pena.
O único problema na alta temporada pode ser conseguir estacionar o carro dependendo do lugar.
Aliás, nós sempre usamos a Rentcars, que funciona como um buscador que compara os preços dos aluguéis de carro entre as principais locadoras do país. E o melhor de tudo que é dá para parcelar em até 12x sem juros. Faça a sua cotação agora!
7. Ilha do Arvoredo
Um dos melhores lugares para praticar mergulho em Bombinhas, que é considera a Capital do Mergulho Ecológico no Brasil, é a Ilha do Arvoredo.
Com Mata Atlântica e espécies raras, é uma excelente opção para quem gosta de mergulhar. Lá é possível avistar peixes, arraias e tartarugas.
8. O que fazer em Bombinhas à noite
Se você está em busca do que fazer em Bombinhas à noite a nossa dica é mesmo curtir os bares e restaurantes. Veja a nossa lista com os melhores:
Aliás, vale lembrar que todos os valores foram checados em maio de 2022 e podem ter sofrido alterações.
Bares em Bombinhas
Pra começar, vamos listar alguns bares que fomos em Bombinhas e que gostamos bastante:
Tatuíra Pestiqueira
Sem dúvidas, o Tatuíra foi um dos nossos cantinhos preferidos de Bombinhas. O bar e restaurante está localizado na praia de Canto Grande (Mar de Dentro) e é uma das melhores opções para curtir o dia de praia e, principalmente, o pôr do sol.
A casa em que ele está foi construída na década de 60 e foi a primeira casa de veraneio da região.
O cardápio é bem extenso. Tem camarão à milanesa (R$ 118), camarão salteado (R$ 136), polvo à espanhola (R$ 132) e porção de pastel de camarão com queijo (R$ 42).
Além disso, tem saladas (a partir de R$ 46), caldeirada de frutos do mar (R$ 217), curry de peixe (R$ 199) e massas, entre elas, espaguete ou penne de frutos do mar (R$ 182).
Pra beber, há caipirinha por R$ 18, gin tônica por R$ 16 e Aperol Spritz por R$ 35. Pra quem gosta de cerveja, a Original custa R$ 17 e a Heineken sai por R$ 19.
O Tatuíra é, sem dúvidas, uma ótima opção para curtir em Bombinhas principalmente no pôr do sol, já que a vista de lá é maravilhosa.
Aliás, se você for na baixa temporada, o bar funciona de quinta a sábado, das 11h30 às 22h30 e aos domingos das 11h30 ao fim de tarde. Já na alta temporada, ele abre todos os dias das 11h30 às 22h30.
End.: Avenida Professor João José da Cruz, 1700
Praia de Canto Grande (Mar de Dentro)
Porto do Sol
Embora não seja uma dica do que fazer à noite, o Porto do Sol foi um dos lugares mais legais que fomos em Bombinhas. Ele é um bar flutuante que fica na praia do Canto Grande (Mar de Dentro).
Pra ir até ele, foi preciso pegar um barquinho perto da subida para o Morro do Macaco. Depois de 5 minutos, a gente chegou ao Bar Flutuante. Que experiência legal!
A dica é tentar ir perto do horário do pôr do sol. A vista de lá é realmente incrível! Valeu muito a pena! E pode ficar tranquilo que eles levam você de volta à terra firme na hora que você quiser.
Como fomos na baixa temporada, em uma segunda-feira, só tinha a gente. Depois que o sol foi embora, a gente pediu e eles nos levaram de volta.
Embora seja um bar flutuante, o Porto do Sol tem boas opções de petiscos como, por exemplo, os bolinhos de camarão (R$ 37), camarão soltinho (R$ 80), pastel de queijo (R$ 41) e batata frita (R$ 25).
Além disso, pra beber tem long necks (Heineken R$ 12) e caipirinhas (de Smirnoff R$ 20).
Pega essa dica hein! Você vai gostar!
Pra saber se o Bar Flutuante vai abrir, dê uma olhada sempre no perfil deles no Instagram (@barflutuanteportodosol), já que como ele fica no mar qualquer instabilidade no clima pode afetar o seu funcionamento.
Movimento Aina
Também na praia de Canto Grande (Mar de Dentro), está o Movimento Aina. O bar é um pouco mais alternativo, mas é uma boa opção também para curtir o final do dia. Tem música ao vivo e, aos sábados, feirinha de artesanato.
End.: Av. João José da Cruz, 2170
Restaurantes em Bombinhas
Veja a nossa lista com os restaurantes em Bombinhas que nós fomos e gostamos bastante:
Casa da Praia
O Casa da Praia é uma ótima opção para curtir de dia ou à noite em Bombinhas, já que ele funciona tanto para almoço quanto para jantar e fica de frente para a praia de Bombinhas.
O cardápio é bem extenso, mas o destaque fica mesmo para os frutos do mar. Nós pedimos a sequência de camarões (R$ 299 para dois) que é muito bem servido. Vinha camarão a alho e óleo, camarões gigantes, camarões à milanesa e muito mais.
Se você quiser ficar só nos petiscos, há, por exemplo, isca de peixe (500g) por R$ 69,90 e lulas salteadas (R$ 91,90). De pratos principais, há opções para 4 pessoas, como o Ilha da Galés (R$ 399,90) com garoupa, lula recheada, bolinho de bacalhau, camarões e mariscos.
Além disso, há diversas opções de pratos para duas pessoas no Casa da Praia como, por exemplo, o salmão ao molho de maracujá (R$ 174,90), a moqueca de frutos do mar (R$ 189,90), paella (R$ 139,90), risoto de camarão com alho poró e limão siciliano (R$ 129,90), nhoque artesanal (R$ 129,90) e bife à parmegiana (R$ 149,90).
Na alta temporada, há ainda a opção de rodízio de frutos do mar.
End.: Avenida Vereador Manoel dos Santos 1599
Baixa temporada: De quarta a segunda das 9h às 16h e de sexta e sábado também das 19h30 às 23h30. Na alta temporada, o restaurante funciona o dia todo.
Instagram: @casadapraiaoficial_
Green House
Localizado na praia de Bombas, o Green House é mais uma boa dica para curtir de dia ou à noite, já que fica em frente à praia de Bombas.
Nós gostamos muito do ambiente, principalmente porque tem uma área ao ar livre que é muito legal. Achamos o atendimento da casa muito bom também.
De entrada, tem, por exemplo, bolinhos de camarão (R$ 29,99) e ceviche (R$ 59,99). Nós pedimos uma salada de frutos do mar (R$ 69,99) que roubou a cena da noite. Estava ótima! Ela vem com camarão, polvo, salmão, marisco, repolho, cebola roxa, creme de leite e cream cheese. Perfeita!
De prato principal (para duas pessoas), pedimos o polvo à provençal com arroz negro (R$ 189,99). Estava muito bom. Tem ainda a paella (R$ 159,99), camarão cremoso (R$ 149,99), moqueca de peixe (R$ 139,99) e filé mignon ao molho de cerveja (R$ 169,99).
Além disso, se você quiser petiscar no Green House, são muitas as opções: lula à dorê (R$ 89,99), isca de peixe (R$ 49,99), sequência de camarão (R$ 199,99) e mix de frutos do mar (R$ 129,99) são alguns deles.
Como fomos num sábado à noite, a casa estava movimentada e tinha um DJ tocando música eletrônica.
End.: Av. Leopoldo Zarling, 1707 – Bombas
Instagram: @greenhousebombinhas
Segunda, quarta e quinta das 17h à 0h.
Sexta, sábado e domingo das 11h à 0h.
Na alta temporada, abre todos os dias, das 11h à 1h da manhã.
Tomatino Cantina Italiana
Se você gosta de comer uma boa massa, não pode deixar de visitar a Tomatino Cantina Italiana em Bombinhas. Nós gostamos tanto que fomos duas vezes.
Ela fica localizada no centro da cidade, na avenida próxima à praia de Bombinhas. Aliás, confesso que foi bem difícil escolher o que comer, já que há muitas boas opções. A maioria dos pratos é para duas pessoas.
Na primeira vez, comemos nhoque à bolanhesa (R$ 83). Já na segunda, escolhemos ravióli artesanal de carne com molho de 4 queijos (R$ 83). Os pratos estavam incríveis e eram pra duas pessoas.
O cardápio a Tomatino Cantina Italiana funciona da seguinte maneira: você escolhe o tipo de massa que quer e o valor varia de acordo com o molho.
Por exemplo, você escolhe alguma das massas artesanais (espaguete ou fettuccine) ou penne, farfalle e fusilli ou alguma das massas especiais (nhoque, ravióli de ricota e espinafre, ravióli de carne ou sorrentino de presunto e queijo).
Depois, você decide qual molho acompanha. Para as massas tradicionais, tem, por exemplo, ao sugo (R$ 61), pesto (R$ 67), bolonhesa (R$ 72) e quatro queijos (R$ 74).
Além disso, para as massas especiais, tem ao sugo (R$ 74), pesto (R$ 81), bolonhesa (R$ 83) e ao funghi (R$ 89).
Gostamos muito da qualidade das massas servidas. Estava realmente muito bom.
End.: Av. Ver. Manoel José dos Santos, 929 – Centro
De domingo a quinta, das 11h30 às 14h e das 19h às 22h45
Sábados, das 19h às 22h45
Não abre às sextas-feiras
Instagram: @cantinatomatino
Berro d’Água
O Berro d’Água é mais um restaurante em Bombinhas que nós amamos conhecer. Ele fica na praia de Zimbros e tem, inclusive, mesas pra quem quiser passar o dia por lá. Nós fomos à noite e adoramos.
Aliás, se você viaja com crianças, o Berro d’Água tem uma área com brinquedos que elas adoram.
Pra começar, nós pedimos um bolinho de camarão (R$ 13), que estava ótimo, e ostras naturais (R$ 55), que são cultivadas na praia de Zimbros e são sempre frescas. Incrível!
Entre as outras opções de entradas estão os camarões à milanesa (R$ 99), isca de peixe (R$ 65), tartare de salmão (R$ 45) e lula à milanesa (R$ 93).
De prato principal, escolhemos a moqueca mista com peixe e camarão (R$ 194,90). Estava perfeita! Muito bem temperada e com aquele gostinho incrível de praia.
Tem ainda congrio à siciliana (R$ 209,90), anchova grelhada (R$ 92,90), risoto de bacalhau (R$ 259,90), camarão à grega (R$ 219,90), risoto de camarão (R$ 199,90) e camarão com catupiry (R$ 199,90).
Além disso, o restaurante tem música ao vivo de boa qualidade.
End.: R. Rio Juquiá, 578 – Zimbros
Tel.: (47) 3224-4432
Instagram: @berrodagua
Baixa temporada: De segunda a quinta das 11h às 17h
Sexta, sábados, domingos e feriados das 10h às 23h
De dezembro a março, todos os dias, das 10h às 23h
Hermoso Burger
O Hermoso Burger é mais uma dica entre os restaurantes em Bombinhas. Como o nome diz, ele é especializado em hambúrgueres.
Pra começar, tem porção de batata frita (R$ 26), cebolas empanadas (R$ 26) e nuggets (R$ 28).
Nós pedimos o Hermoso ABC, que é hambúrguer de 140g de novilho precoce, creme de 4 queijos, Catupiry original, bacon fatiado, alho e molho barbecue servido no pão de brioche (R$ 34). Amamos! Estava realmente muito gostoso.
Além disso, o Hermoso Burger tem cheese burger (R$ 25), x-salada (R$ 28), cheddar bacon (R$ 28) e o Hermoso Bacon (R$ 32). Há ainda opções de hambúrgueres vegetarianos.
End.: Av. Falcão, 973 – Bombas
De segunda a sábado, das 18h45 às 23h30.
Buraco na Proa
O Buraco na Proa é mais uma dica do que fazer em Bombinhas. Este restaurante é bem simples e é visitado por muitos moradores. Ele funciona como buffet livre ou por quilo.
Nós fomos num dia de semana (R$ 48,90 por pessoa) e tinha camarão com casca, strogonoff de camarão, mariscos, massas, peixes, carnes e muito mais.
Mas o cardápio do Buraco na Proa varia muito de acordo com o dia. Há, por exemplo, dias com camarão na moranga, camarão havaiano, feijoada, tainha e muito mais.
Prepare-se para comer muito!
End.: Av. Prof. João José da Cruz, 43 – Canto Grande
De terça a sexta, das 11h às 14h30
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 15h
Instagram: @buraconaproabombinhas
O Alquimista Burger
Mais uma dica pra quem quer comer hambúrguer em Bombinhas, O Alquimista Burger tem sanduíches bem diferentes no cardápio, mas também conta com opções tradicionais.
Eu comi o Suíço (R$ 39), que é com pão roseta, hambúrguer com 180g de carne bovina com ervas de provence, molho de queijo gruyère, bacon caramelizado, alface americana e cebola crispy. Amei! Estava demais.
O Rafa foi mais ousado. Ele pediu o Costela Burger (R$ 43) com blend de costela bovina assada em baixa temperatura por 18h, pão australiano, queijo cheddar, cebola caramelizada, bacon crocante e tomate.
Além disso, outra boa opção é O Alqumista (R$ 41) com pão cervejinha, hambúrguer de 180g de carne bovina recheado com parmesão, bacon crocante, cebola crispy, molho de whisky e molho cheddar com cerveja stout.
O cardápio do O Alquimista Burger ainda possui sanduíches mais básicos e vegetarianos.
Aliás, vale dizer que o ambiente é super legal e espaçoso.
End.: R. Giesta, 98 – Morrinhos
De terça a domingo, das 18h à meia-noite
Instagram: @oalquimistaburger
Forneria Oliva
A Forneria Oliva fica no mesmo lugar do O Alquimista Burger e é mais uma boa dica entre os restaurantes em Bombinhas.
Aliás, nós experimentamos a pizza quando estávamos hospedados na Pousada dos Ingleses, na praia de Zimbros. Eles têm uma parceria com a Forneria Olive. Dão algumas opções de pizzas individuais, que foram pré-assadas no forno à lenha, e esquentam pros hóspedes jantarem.
Nós comemos de quatro queijos e portuguesa e, mesmo não sendo na própria pizzaria, amamos. A massa é ótima! E olha que somos exigentes com pizza.
Na Forneria Oliva há opções de pizzas para uma ou duas pessoas. Tem margherita (R$ 59), quatro queijos (R$ 76) e portuguesa (R$ 65). Além disso, há opções diferentes como a de funghi (R$ 65), Di Parma (R$ 87) com presunto parma, e a Alpina (R$ 59) com muçarela, tomate e gorgonzola.
End.: Av. Girassol, 1057 – Morrinhos
De terça a domingo, das 18h à meia-noite
Instagram: @forneriaoliva
9. Onde se hospedar em Bombinhas
Há ótimas opções de hospedagem em Bombinhas. Nós ficamos em duas pousadas em regiões diferentes e gostamos muito das duas.
Pousada dos Ingleses
A primeira delas foi a Pousada dos Ingleses, que fica localizada na praia de Zimbros. Ela é mais distante do centro de Bombinhas, mas é ideal pra quem quer relaxar e fugir da muvuca.
Gostamos muito do quarto, que, na verdade, é um chalé com sala, cozinha e área para dormir. Além disso, o café é servido na varanda e é muito gostoso. Cada dia com pães e bolos diferentes. Aliás, aproveite para conferir o valor das diárias na data da sua viagem!
Pousada Bora Bora
A segunda pousada que nos hospedamos foi a Bora Bora, que fica bem no centrinho e é pé na areia em Bombinhas. A acomodação que ficamos também tinha sala, cozinha e quarto. Tudo bem espaçoso.
Além disso, o café da manhã era ótimo com muitas opções de pães recheados, salgadinhos e bolos. Muito bom mesmo.
Ahh… e o melhor de tudo é que o hotel tem estrutura na praia com guarda-sóis e cadeiras. Na baixa temporada, um bar de praia funciona aos finais de semana. Na alta temporada, acredito que tenha também durante a semana.
Além disso, o Bora Bora possui uma boa área infantil. Aliás, aproveite para ver o valor das diárias com desconto!
Outras opções de hospedagem em Bombinhas
Outras opções de hospedagem em Bombinhas são a Pousada Canário Azul, a Riviera Bombinhas, a Vila do Bosque, a Refúgio das Galés, a Pousada Garatéia e a Arágua.
O ideal é tentar ficar hospedado perto de onde você vai mais ficar. Por exemplo, se você preferir curtir as praias do centro (Bombas e Bombinhas), tente se hospedar perto delas. Desta forma, não precisará usar tanto o carro.
Não deixe de ver o post supercompleto que fizemos com dicas de onde ficar em Bombinhas.
10. TPA de Bombinhas
Por receber muitos carros na alta temporada, de 15 de novembro a 15 de abril, é cobrada uma taxa de preservação ambiental (TPA) em Bombinhas.
A cobrança é feita por veículo e tem duração de 24h, mas não é contada por dia em que você esteve na cidade. Por exemplo, se você chegou dia 16 de novembro em Bombinhas e ficou lá até o dia 30 de novembro, mas não saiu da cidade nenhuma vez, irá pagar apenas uma taxa.
Agora se você chegou no dia 15 de novembro, às 10h da manhã, mas no dia 16 de novembro saiu da cidade e voltou às 11h da manhã, terá que pagar outra taxa, já que ela tem validade de 24h.
Para controlar o acesso, foram instalados radares que leem as placas dos carros. É possível pagar a taxa pessoalmente, pelo site da Prefeitura ou pelo APP TPA. Você tem até 30 dias para efetuar o pagamento.
A TPA tem como objetivo o crescimento local sustentável, a preservação da natureza e a qualidade de vida dos habitantes e da população flutuante.
Os valores pagos entre novembro de 2021 e abril de 2022 foram os seguintes:
- Motos e bicicletas: R$ 4
- Veículos de pequeno porte: R$ 33
- Utilitários: R$ 49,50
- Veículos de excursão (vans e micro-ônibus): R$ 66
- Camihões: R$ 99
- Ônibus: R$ 165
11. Como chegar em Bombinhas
Bombinhas tem apenas duas entradas e ambas passam pelo município vizinho de Porto Belo. Vale dizer que quem vem de carro, o acesso é feito a partir da BR-101.
Já para quem vem de avião, há dois aeroportos nas proximidades: o de Navegantes e o de Florianópolis. Abaixo explicamos as diversas formas de se chegar a Bombinhas:
De avião
O aeroporto mais perto de Bombinhas é o de Navegantes (68 km), o mesmo que atende ao Beto Carrero, Balneário Camboriú e Blumenau. Já o aeroporto de Florianópolis fica a apenas 86 km.
A partir deles, a melhor forma de chegar é de carro alugado, como falaremos abaixo, ou de transfer particular com alguma agência.
Aliás, se você pretende alugar carro nossa sugestão é fazer a cotação no site da Rentcars, que é o que sempre usamos em nossas viagens. Ele compara os preços entre as melhores locadoras e permite pagamentos parcelados em até 12 vezes. Dá pra cotar e reservar online.
De carro
Pra ir a Bombinhas de carro, como falei, existem apenas duas entradas na cidade. O acesso se dá pela BR-101, a principal estrada de Santa Catarina, e depois por 13 km via Av. Governador Celso Ramos, que cruza Porto Belo.
Quem vem do norte do estado, como Balneário Camboriú ou Joinville, ou até mesmo de Curitiba ou do Sudeste, deve pegar o viaduto de acesso na saída 154. Há bastante sinalização, seja pra Porto Belo ou Bombinhas.
Já quem sai do sul, como Florianópolis ou Porto Alegre, deve seguir pela BR-101 até a saída 156, logo após o pedágio. Em ambos os casos será preciso cortar Porto Belo pela Av. Gov. Celso Ramos.
Aliás, vale lembrar que veículos que cheguem entre novembro e abril devem pegar a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), como já explicamos todos os detalhes nesse link.
Trânsito na alta temporada
Durante a temporada de verão, principalmente em dezembro e janeiro, o acesso a Bombinhas costuma ter muito trânsito, já que a estrada é de pista simples ao deixar a BR-101. O mesmo acontece nos feriados. Então é bom evitar os horários de pico.
Há relatos de quem já levou até sete horas para cruzar os poucos quilômetros por dentro de Porto Belo. Aliás, os reflexos do congestionamento podem começar ainda na BR-101.
Como chegar em Bombinhas de ônibus
Infelizmente não há rodoviária em Bombinhas. O terminal mais próximo fica em Itapema, cidade a 20 km.
Ou seja, tentar chegar de ônibus pode ser um pouco complicado. Até há uma linha de ônibus coletivo urbano que sai de Balneário Camboriú e passa por Itapema, mas o destino é um terminal em Porto Belo. Ali é preciso pegar outro coletivo.
Mas pra quem quer vir na alta temporada, normalmente a Viação Catarinense coloca linhas de ônibus diretos com destino a Bombinhas, principalmente partindo de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
Como não há rodoviária na cidade, o desembarque é feito na Av. Leão Marinho, perto da Praia de Bombas.
12. Precisa de carro em Bombinhas?
Como a gente já disse aqui, o ideal é que você tente se hospedar perto das praias que vai mais frequentar. Por exemplo, se for ficar em Bombinhas e Bombas, tente se hospedar nestas regiões. Desta forma, você usará menos o carro enquanto estiver lá.
Como nós fomos na baixa temporada, achamos o carro muito útil. Nós conseguimos circular por todas as praias e não nos preocupamos em procurar vagas, já que estava tudo vazio.
Na alta temporada, as coisas mudam. Vai ser bem difícil encontrar lugares para deixar o carro e o trânsito estará bem mais caótico. Portanto, tente se hospedar mais no centro para conseguir fazer a maior parte das coisas a pé.
De toda forma, na hora de alugar o carro a gente sempre usa a Rentcars, que funciona como um buscador entre as principais locadoras de veículos do Brasil. Além disso, é possível dividir o pagamento em até 12x sem juros. Faça a sua cotação agora mesmo!
Aliás, depender de Uber não é tarefa fácil. São poucos carros disponíveis, a maioria com passageiros vindos de outra cidade. Se for a ideia, o melhor é usar táxi.
13. Tempo em Bombinhas: Melhor época
Antes de falarmos sobre o tempo em Bombinhas, vamos falar sobre a movimentação na cidade. A alta temporada costuma acontecer entre o final do ano (dezembro) e o Carnaval.
Durante a alta temporada, prepare-se para pegar bastante trânsito para chegar à cidade e para circular por lá. Provavelmente, você terá dificuldade também para encontrar lugar para estacionar o carro na rua.
Além disso, as praias costumam ficar bem cheias. A da Sepultura, por exemplo, que é uma das mais bonitas da região, é super pequena e fica abarrotada de gente.
Se você quer pegar ainda calor, a melhor época para viajar para Bombinhas é entre março e abril. A gente foi uma vez nesta época do ano pra lá e percebeu que a cidade estava cheia, mas não lotada. Além disso, o calor estava intenso.
Agora, se você não liga de ficar sem entrar na água, vale muito a pena viajar pra lá em maio. Nós ficamos uma semana na cidade neste período do ano e pegamos praticamente todos os dias de sol e calor, mas a água estava realmente muito gelada.
Foi ótimo para circular. As praias estavam super vazias, não tivemos dificuldade nenhuma para estacionar e não pegamos filas em restaurantes. Aliás, em algumas ocasiões, só estávamos nós na praia.
Clima em Bombinhas
Dito tudo isso, vamos falar finalmente sobre o tempo em Bombinhas.
Os meses mais chuvosos em Bombinhas são janeiro (média de 190 mm) e fevereiro (159 mm). São também os meses mais quentes: janeiro (mínima média de 22º e máxima média de 27º) e fevereiro (mínima de 23º e máxima de 28º).
Já os meses menos chuvosos são junho (89 mm), agosto (88 mm) e julho (98 mm). Além disso, também são os meses mais frios: agosto (mínima de 14º e máxima de 20º), julho (mínima de 14º e máxima de 20º) e junho (mínima de 15º e máxima de 21º).
Veja abaixo as temperaturas médias mínimas e máximas e a quantidade de chuva em cada mês do ano:
Janeiro: Mínima de 22º e máxima de 27º – 190 mm de chuva
Fevereiro: 23º e 28º – 159 mm
Março: 22º e 27º – 130 mm
Abril: 20º e 25º – 104 mm
Maio: 17º e 22º – 110 mm
Junho: 15º e 21º – 89 mm
Julho: 14º e 20º – 98 mm
Agosto: 14º e 20º – 88 mm
Setembro: 16º e 21º – 138 mm
Outubro: 18º e 23º – 131 mm
Novembro: 19º e 25º – 126 mm
Dezembro: 21º e 26º – 128 mm
Os dados foram checados no Climatempo.
14. O que fazer em Bombinhas em 3 dias
Embora seja uma cidade pequena, há muito o que fazer em Bombinhas em 3 dias. Veja as nossas sugestões:
Dia 01 em Bombinhas
A nossa dica é começar o dia indo na praia de Bombas. Depois, seguir pela passarela e parar na Praia do Ribeiro e, em seguida, curtir a praia de Bombinhas.
À tarde, vá ao Mirante Eco 360 para curtir a vista lá de cima. Dependendo do dia e da época do ano, é possível fazer uma tirolesa por lá.
O pôr do sol pode ser no Tatuíra na Praia de Canto Grande (Mar de Dentro).
Dia 02 em Bombinhas
As nossas dicas do que fazer em Bombinhas em 3 dias seguem com mais praias. De manhã, aproveite para ir às praias do Embrulho e Lagoinha. Depois, vale a pena ir até a praia da Sepultura.
Para chegar até ela, o ideal é ir de carro, já que fica mais longe. Tem estacionamento pago no local.
Aliás, vale lembrar que a Praia da Sepultura é bem pequena e na alta temporada fica lo-ta-da. Portanto, se for baixa temporada, aproveite para curtir a praia em paz. Além disso, há duas opções de bares por lá: o Ohana e o Sabor do Mar.
Se for na alta temporada, talvez você não queira ficar muito tempo por lá.
Aproveite para curtir o pôr do sol no bar flutuante Porto do Sol. É bom sempre checar antes no perfil deles no Instagram (@barflutuanteportodosol) se o bar estará aberto, já que devido às condições climáticas pode acabar tendo que fechar.
Dia 03 em Bombinhas
Veja as últimas dicas do que fazer em Bombinhas em 3 dias: aproveite a manhã para fazer a trilha do Morro do Macaco. Depois, tente conhecer as praias de Conceição, Mariscal (passe pelo Mirante no caminho do centro até a praia) e Quatro Ilhas.
À tarde, escolha entre passar pelas praias de Canto e Zimbros, que são mais distantes, ou curtir mais a estrutura de Bombinhas, que tem boas opções de bares e restaurantes.
Nosso dica de roteiro em Bombinhas termina com o fim de tarde no bar Movimento Aina, na praia de Canto Grande (Mar de Dentro).
Para comer e curtir a noite, veja as nossas dicas de bares e restaurantes.
15. O que fazer em Bombinhas em 1 dia
Agora as nossas dicas são sobre o que fazer em Bombinhas em 1 dia. Muita gente acaba indo à cidade apenas de bate e volta. Não é o ideal, já que há muitas praias e atrações por lá, mas a gente mesmo já fez isso saindo de Balneário Camboriú.
Vamos dar duas sugestões de roteiros:
Sugestão 1 do que fazer em Bombinhas em 1 dia
Chegada de manhã à cidade, ir à praia de Bombas, de lá pegar a passarela e passar pela praia do Ribeiro e depois curtir o dia na praia de Bombinhas.
Sugestão 2 do roteiro em Bombinhas pra 1 dia
A manhã pode ser igual a sugestão 01: Bombas, Praia do Ribeiro e Bombinhas. À tarde, a nossa dica é ir ao Mirante 360 para curtir a vista da região e fazer tirolesa.
Mas tente ficar pelo menos 3 dias na cidade para conseguir aproveitar tudo o que ela tem a oferecer.
16. Quanto tempo ficar em Bombinhas
Como já dissemos neste post, embora Bombinhas seja uma cidade pequena, ela possui diversas praias, restaurantes e atrações.
Vale a pena ficar pelo menos 3 dias inteiros na cidade, mas nós passamos uma semana e não nos arrependemos. Conseguimos conhecer todas as praias, curtir bastante cada uma delas e ainda não ficamos estressados com os dias nublados.
Se você quiser ficar uma semana, terá bastante coisa pra ver, mas o ideal é passar pelo menos três dias inteiros na cidade.
Perguntas frequentes sobre Bombinhas
Sem dúvidas, a melhor coisa para se fazer em Bombinhas é curtir as praias. Algumas das principais são Bombas, do Ribeiro, Bombinhas, Canto Grande e Sepultura. Aliás, aproveite para ver a lista completa de praias.
O melhor para se fazer em Bombinhas à noite é curtir os bares e os restaurantes que a cidade oferece. Entre eles estão o Tatuíra, o Green House e o Berro d’Água. Aliás, veja as dicas de bares e restaurantes na cidade.
Não tem muito o que fazer em Bombinhas no inverno. Nós fomos em maio e já tinha bastante coisa fechada. O ideal é curtir a cidade em épocas mais quentes. Aliás, veja a melhor época pra viajar pra lá.
Bombinhas está localizada em Santa Catarina. Fica a 75 km de Florianopólis. Além disso, a cidade faz parte da Costa Verde e Mar. Veja mais dicas!
Aliás, ficou com alguma dúvida do que fazer em Bombinhas? Deixe nos comentários!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Ainda não conheço Bombinhas, mas essa matéria me passou uma ótima impressão do local e as dicas com riqueza de detalhes são muito interessantes. Parabéns, pois convenceu-me a ir conferir pessoalmente.
Adorei as dicas e peguei vários roteiros desse post!
Neste momento estou com a família em Bombinhas e amando visitar a cidade com crianças!
Obrigada pessoal! (o vídeo do youtube com dicas da cidade tbm ficou show!)
Abraços!